A importância do relacionamento para uma estratégia de link building
Um dos grandes desafios do link building é descobrir como conquistar links naturalmente e de forma gratuita. O segredo está no relacionamento.
Ter o link do seu site em um veículo de destaque com certeza te dá vantagens em relação ao seus concorrentes. Mas chegar a este resultado exige uma estratégia de link building baseada em relacionamento.
A velha estratégia de enviar um e-mail pedindo para ter o seu link inserido em um artigo ou texto on-line faz com que você pense igual ao seus concorrentes.
Digo isso pois esta é uma prática comum, principalmente nos meios do marketing de busca e da assessoria de imprensa digital.
O processo de construção de relacionamento exige esforço. Por isso alguns optam pela contratação de agências
E é justamente nesse meio em que se fala bastante sobre “networking”. Mas nem sempre fazer contatos e construir relacionamentos é o que vemos na prática. Mesmo sendo essa estratégia fundamental para o processo de construção de link building do seu site.
Link building pode ser grátis?
Neste artigo você irá conhecer as boas práticas do link building em uma estratégia eficaz, de forma que seu link começará a ser incluído em outros sites naturalmente.
Crescer nos ciclos sociais é semelhante a crescer no link building
O termo link building e seu significado já devem ser familiares para você. Se não for, tudo bem. Você pode entender melhor sobre ele e a importância do link building no SEO neste nosso outro artigo.
Mas vamos a uma breve analogia usando um exemplo do off-line para entendermos o contexto on-line. Em nossa vida social, todos começamos do mesmo ponto: construindo relacionamentos aos poucos.
Começa na infância com as pessoas de convivência mais próxima, como vizinhos, depois com colegas e professores na escola, e assim vamos construindo nossas relações. Algumas com, outras sem conexões.
Mas no final, acabamos tendo uma rede de contatos de diferentes meios que frequentamos algum dia ou continuamos fazendo parte.
Sabemos que existem as pessoas influentes e populares, muitas vezes também são poderosas por consequência de sua visibilidade.
Imagine quantas pessoas já tiveram a oportunidade de se apresentar para esses outros indivíduos que estão “no topo da cadeia alimentar” e quantas quiseram ou pediram para ser apresentadas.
Dentro dessa rede de relações, desse networking, certamente já aconteceu da própria pessoa importante ir se apresentar e criar conexões.
Por outro lado, há as pessoas comuns, anônimas, que buscam uma oportunidade de ter mais destaque na vida profissional, pessoal, familiar, ou outra área que desejam.
A forma como criam contatos e estabelecem conexões é a mesma que o outro grupo influente.
A diferença é que pessoas comuns acabam conhecendo outras pessoas comuns, de maneira geral. Mas isso não é uma regra.
Afinal, deve-se começar de algum lugar, certo? Estar no topo da cadeia alimentar hoje indica que tudo começou lá de baixo, na base.
Consegue pensar nesse cenário dentro da sua estratégia de link building? Vou te ajudar a desenvolver esse pensamento.
A estratégia mais usada nem sempre é a recomendada
Assim como em nossa vida social, existem algumas regras de etiqueta para sermos bem vistos e crescermos na estratégia de link building.
Uma delas é não enviar e-mails solicitando a veículos, sites e/ou blogs que seu link seja inserido na página de algum deles.
Isso geralmente não funciona, já que um grande volume de mensagens semelhantes chegam nas caixas de entradas das pessoas importantes e que podem dar visibilidade a domínios através de link building.
É como se uma celebridade recebesse em sua rede social centenas de mensagens por dia de fãs e admiradores, com aqueles dizeres quase que padrão que todo mundo tem vontade de expressar para seu ídolo.
É algo tão comum na rotina daquela celebridade que é difícil mensagens assim chamarem a atenção dela.
No fim das contas, a “caixa de entrada” da rede social da personalidade famosa se torna igual a da pessoa influente do veículo de mídia: cheia de mensagens “clichês” ignoradas.
Como conquistar links naturalmente
O melhor a se fazer é buscar ir conhecendo aos poucos pessoas que trabalham onde você gostaria que seu site fosse linkado. A partir disso, cultivando boas relações e estando presente nos canais certos, você irá crescendo e chegando nas pessoas mais influentes.
É importante conhecer as pessoas desde a base da pirâmide da “cadeia alimentar” até o topo. Dessa forma você tem mais chances de ter o seu domínio recomendado para outras pessoas. Com isso, seu link pode começar a ser inserido de maneira orgânica em outros sites.
Você pode começar a fazer este networking indo a eventos em que as empresas que você deseja alcançar estejam presentes.
Como nem sempre é possível ir a eventos, ainda mais no período de quarentena que estamos vivendo devido a pandemia do Covid-19, aposte no LinkedIn.
Busque fazer contatos de qualidade e não apenas ter quantidade de contatos na sua rede.
Depois, invista em se tornar mais próximo de contatos estratégicos e dos sites que você gostaria de ter seu domínio linkado.
Em seguida você pode oferecer para eles um conteúdo original, produzido de forma exclusiva para ser publicado no blog de cada um.
Agência de link building
Para algumas pessoas todo esse processo pode soar como extremamente trabalhoso, seja pela quantidade de tempo investido ou pela urgência em se obter backlinks.
Estudos mostram que a variedade e a qualidade das fontes de links são fundamentais, o que exige um processo de relacionamento seja ininterrupto.
É por isso que algumas agências de conteúdo, como a Experta Media, são especialistas em link building e assessoria de imprensa digital.
Elas investem a maior parte dos seus esforços na construção de um processo de relacionamento. Assim é possível ofertar o serviço em um grande volume para diferentes segmentos.
Quer conhecer um pouco mais do nosso trabalho? Chame a gente. Vamos adorar bater um papo com você!