O papel da assessoria de imprensa no marketing digital
A assessoria de imprensa sempre teve um papel essencial no marketing, entretanto, com a revolução tecnológica, agora é preciso adaptá-la ao universo digital.
As transformações digitais trouxeram novas possibilidades para a assessoria de imprensa atual. Com a expansão da web, as atividades da assessoria de imprensa também tiveram de se expandir ao mundo digital e, embora ainda seja importante construir relações sólidas com jornalistas da maneira tradicional, os profissionais deste segmento devem aprender a se relacionar também com o marketing digital.
Décadas atrás, o grande desafio da assessoria de imprensa era colocar a história de seu cliente na edição impressa de um importante jornal ou revista de grande circulação. Atualmente, alguns desses veículos já nem existem mais na forma física, restringindo-se apenas às versões on-line, nas quais as notícias chegam ao seu destino em tempo real por meio da Internet.
Este boom tecnológico ajudou a redefinir o papel que a assessoria de imprensa desempenha dentro de uma organização e como são medidos seus resultados. Com ajuda das novas mídias, o segmento responsável por criar estratégias de relacionamento entre marcas e a imprensa assume agora funções também desempenhadas no âmbito do marketing digital, como o SEO (técnicas de otimização e ranqueamento de websites), o relacionamento com digital influencers, o marketing de conteúdo e o gerenciamento de marca em redes sociais.
Além da redução considerável de publicações em mídia impressa, visto que esse já não é mais o principal canal de informação, ampliou-se as possibilidades de veiculação de conteúdos pela internet.
Num ambiente mais democrático, porém mais competitivo que antes, essa nova assessoria de imprensa passa a se relacionar não apenas com jornalistas e veículos tradicionais, mas também influenciadores, blogueiros e produtores de conteúdo dos mais diferentes segmentos. E mais, deve se preocupar também em conseguir um bom posicionamento virtual da marca nas ferramentas de busca.
Mas como as novas mídias influenciam no trabalho do assessor de imprensa atualmente? A assessoria de imprensa tradicional, que produz releases e faz follow ups com a imprensa, ainda é relevante nos dias de hoje? Como contar uma história em um espaço extremamente competitivo como a internet? Existem técnicas para melhorar a visibilidade dos conteúdos publicados via assessoria de imprensa digital?
Esses e outros questionamentos permeiam o dia a dia de profissionais de comunicação e marketing que passam diariamente por atualizações em suas atividades. Por meio desse artigo é possível entender um pouco mais sobre como o segmento de assessoria de imprensa está:
- se adaptando ao ambiente digital
- expandindo seu relacionamento com novos formadores de opinião e um público mais segmentado.
Importância da assessoria de imprensa no marketing digital
Claramente, a tecnologia não eliminou a necessidade de uma assessoria de comunicação, apenas deu aos profissionais maior capacidade de se conectar com seus públicos estratégicos.
As organizações já entenderam a necessidade de usar esses canais online para conhecer mais sobre seu próprio negócio, mapear a concorrência e falar com a sua audiência de forma mais ampla e assertiva, coisa que não poderia ser alcançada apenas com métodos offline.
Construir uma marca forte na era digital, onde a concorrência está em constante crescimento, pode ser um desafio, mas há uma grande variedade de métodos que podem ser usados pelos assessores de imprensa para melhorar a presença e a visibilidade online de um determinado produto, serviço ou personagem.
Essas estratégias incluem o marketing de conteúdo, as mídias sociais e as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), melhorando o posicionamento em buscadores como o Google.
Assessoria de imprensa digital: uma breve definição
A assessoria de imprensa digital pode ser definida como o gerenciamento da identidade de uma marca ou serviço e sua reputação online, por meio do uso intencional de novas tecnologias. Elas podem incluir tanto o gerenciamento como a divulgação de conteúdos em:
- plataformas de mídia como sites, blogs, eBooks, boletins eletrônicos, fóruns e vídeos;
- redes sociais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, YouTube e Pinterest;
- plataformas de mensagens instantâneas como WhatsApp.
A atividade ainda pode ser responsável por otimizar páginas corporativas aplicando técnicas de SEO.
Como ocorreu na maioria dos segmentos, a assessoria de imprensa foi transformada pela Internet e pelo grande volume de informações diárias que acompanha o usuário da rede mundial de computadores.
Além disso, o domínio das mídias sociais criou uma arena totalmente nova para os profissionais de marketing que precisam se adaptar a essa nova realidade de mercado.
O que faz um assessor de imprensa digital?
As responsabilidades de um profissional de assessoria de imprensa digital incluem:
- a criação e curadoria de conteúdo compartilhável;
- a definição de qual plataforma é mais adequada para cada tipo de conteúdo;
- a construção e o gerenciamento de perfis;
- a presença em mídias sociais;
- a coordenação e análise de pesquisas pagas;
- as campanhas sociais;
- a avaliação das configurações de SEO;
- o orçamento digital;
- entre outras atividades.
Embora gerenciar relacionamentos com jornalistas e influenciadores seja parte integrante do papel do assessor de imprensa, isso representa apenas uma fração do que este profissional desempenha na era digital.
Hoje em dia, formadores de opinião esperam muito mais do que meros releases e comunicados à imprensa. Espera-se das organizações que elas tenham uma vitrine multimídia atualizada com conteúdo de notícias, como um centro de comunicações interativo; isso inclui website com blog atualizado, redes sociais e canais de comunicação ativos.
Essencialmente, o trabalho da assessoria de imprensa digital é o mesmo da tradicional, mas a chave é conhecer seus pontos fortes e como encontrar a melhor forma para contar a história do seu cliente de maneira significativa, conquistando a cobertura ampla da mídia digital para sua marca.
7 pontos importantes para o assessor de imprensa criar uma presença mais eficaz no ambiente digital
1. Procurar fazer comunicados de imprensa mais inteligentes e criativos
Uma forma de definir a eficiência de um press release é comparar algumas versões passadas, analisando o desempenho de cada um, o impacto alcançado e os temas de palavras-chaves associadas à marca.
2. Os argumentos do assessor de imprensa precisam estar mais focados em grupos específicos
Claro que é possível ter uma ideia ou mensagem central, mas geralmente é preciso segmentar esse conteúdo para atender todos os segmentos de mídias on-line.
3. Para a maioria dos jornalistas e blogueiros, a taxa e-mails recebidos supera, em muito, o tempo para lê-los
Portanto, é fundamental você enviar um conteúdo de destaque, pelo qual os leitores estejam realmente interessados.
4. Para a maioria das assessorias de imprensa, ter uma história publicada em um grande portal pode significar uma conquista
Apesar disso, hoje em dia, sob o ponto de vista de SEO, o que importa é a inclusão do link building, fator que ajudará nas métricas do ranqueamento no Google.
5. Trabalhar com influenciadores digitais agora é uma tática de assessoria crível
Portanto, ao escolher um porta-voz para enviar um material de divulgação de uma marca vale a pena avaliar possíveis candidatos por alcance e exposição na mídia.
6. Monitorar a cobertura das redes sociais
A democratização da Web permite que os comentários sobre um determinado tópico sejam acompanhados, o que será útil para avaliar a conexão entre o conteúdo e a opinião pública.
7. Press release
O conteúdo de um press release, que costumava ser direcionado para jornais e revistas, agora precisa ser otimizado para dispositivos móveis como smartphones, tablets e desktops.
Conclusão
Trabalhar com comunicação na era digital significa que as coisas podem mudar a uma velocidade vertiginosa, mas o que podemos ter certeza é que o mundo da assessoria de imprensa continuará existindo de uma maneira ou de outra.
Se você é um profissional de comunicação ou marketing, conte para a gente como o surgimento das mídias digitais mudou seu trabalho.
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