O que é SEO off-page
Você sabia que o link building é uma prática de SEO off-page? Redes sociais e guest posts entram nessa lista também. Saiba como utilizá-las de modo eficiente.
Nós estamos sempre falando sobre Link Building, uma prática de SEO muito eficiente para melhorar a autoridade de um site. O que muitas pessoas não sabem é que o trabalho de Search Engine Optimization, em português, otimização para mecanismos de busca se divide em duas frentes: O On-page e o Off-page.
O Link Building refere-se a uma prática off-page, cujo foco é o que ocorre fora do ambiente do seu site. Hoje vamos nos dedicar a falar sobre essa modalidade e te explicar porque ela é tão importante para quem deseja conseguir se destacar na Internet.
Portanto, neste post você vai ler sobre:
- O que é SEO off-page
- Qual a diferença entre SEO off-page e SEO on-page
- Quais as melhores técnicas de SEO-off page
O que é SEO off-page
O SEO é um conjunto de técnicas para aprimoramento de sites. O objetivo é fazer com que os robôs do Google, ao analisarem um site por meio de seus algoritmos, não tenham dificuldades para identificar o tipo de conteúdo o usuário vai encontrar.
Essa verificação também leva em consideração o relacionamento entre os sites. Assim como ocorre nas relações humanas, se o seu site recebe boas referências constantemente, ele obterá algumas vantagens a médio e longo prazo. É sobre esse tipo de troca que vamos falar agora!
As ações que ocorrem fora do seu domínio, mas que contribuem para que o seu site conquiste posições mais elevadas no ranking dos buscadores, fazem parte daquilo que conhecemos como SEO off-page.
Em termos práticos, o SEO off-page refere-se ao processo de construção de autoridade a partir do relacionamento com outros sites.
Qual a diferença entre SEO off-page e SEO on-page
Antes de apresentarmos as técnicas de SEO off-page que trazem resultados efetivos, vamos falar também sobre as otimizações que precisam ser feitas internamente, dentro do seu próprio site.
Por meio do SEO on-page, você prepara diversas áreas desse ambiente para atender em duas frentes. Em primeiro lugar, para fornecer uma experiência fluida e agradável para as pessoas que vão visitar o seu site. Consequentemente, o Google vai captar e considerar esse esforço na hora de decidir qual resultado ele exibe primeiro para um usuário que busca por aquilo que você oferece.
No SEO on-page, é possível otimizar:
Títulos e subtítulos
Também conhecidos como headings, os títulos e subtítulos das páginas de um site são capazes de construir uma hierarquia de informações. Quanto mais importante for um tema dentro do seu site, maior deve ser a sua relevância dentro dessa esquematização. A maneira de expressar essa organização para o robô do Google é através das tags de título e subtítulo (H1, H2, H3 e assim por diante).
Meta description
A meta descrição é um resumo do que cada página do seu site vai abordar. É uma espécie de apresentação, que torna tudo mais claro para o Google e também ajuda o usuário a decidir melhor qual resultado apresentado para ele em sua busca vai responder melhor àquilo que ele de fato quer saber.
URLs amigáveis
A URL é o endereço de cada página do seu site. Uma URL amigável é aquela que expressa da forma mais clara possível o conteúdo da página, por meio das palavras-chave mais adequadas, com volume de busca relevante.
Palavras-chave
E por falar em termos de busca, é de extrema importância que você conheça quais são as palavras-chave mais importantes para o seu negócio e distribua esse termos ao longo dos conteúdos.
A diferença entre SEO on-page e SEO off-page é, principalmente, o local onde as ações de otimização serão colocadas em prática.
As melhores técnicas de SEO-off page
Agora que você já entendeu o conceito de SEO off-page, vamos falar sobre como fazer essa estratégia acontecer. É importante destacar que quando falamos em otimização, é o conjunto de diferentes ações e a consistência delas que vai trazer o resultado esperado. Vamos lá?
Redes Sociais
Apesar de não ser um fator de ranqueamento direto, uma presença forte nas redes sociais vai manter seu público sempre informado sobre o que ocorre em sua marca. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Estimular compartilhamentos e criar um fluxo de informação no Facebook ou Instagram, por exemplo, pode trazer novos visitantes para o seu site. O truque é inserir, sempre que útil e necessário, um link para o seu site nas publicações.
Link Building
Construir links que referenciem o seu site é uma medida certeira para chamar a atenção dos robôs do Google. A linkagem é um código capaz de transmitir uma mensagem, grosso modo, semelhante à propaganda boca a boca.
Como já falamos por aqui, o link building é, inegavelmente, um diferencial competitivo para quem deseja obter bons resultados de ranqueamento em motores de busca como o Google.
Guest Posts e Parcerias
Uma forma super eficiente de conseguir criar e movimentar o SEO off-page do seu site é desenvolver uma rede de relacionamento com outros sites. Você pode listar blogs que tratam de assuntos relacionados ao seu produto ou serviço, por exemplo, e oferecer seu conteúdo para eles. Parcerias com marcas complementares à sua também podem render resultados incríveis.
Conclusão
O SEO off-page nos remete à própria estrutura da internet, que é baseada na linkagens e na colaboração. Invista em relacionamento mapeando sua rede de interesse e descubra como pode contribuir com ela. Na dúvida, conte com o nosso apoio!
2 comentários em “O que é SEO off-page”
Comentários encerrados.
Aplicar as técnicas de SEO é essencial para o tráfego orgânico.
Ainda não fiz os Guest Post mas sei que são importantes.
Parabéns pelo conteúdo. Sucesso
Obrigada, Lilian! Recomendamos também a leitura desse artigo: https://www.expertamedia.com.br/link-building/guest-post-e-recomendado-para-link-building/