O que é SEO On-Page?
Saiba o que é SEO on-page, sua importância e as considerações relevantes sobre essa técnica do marketing digital.
Para um site ocupar as primeiras páginas de pesquisa da web, é necessário se atentar a uma combinação de fatores que os mecanismos de busca consideram importantes. O SEO (Search Engine Optimization) é uma prática que visa à otimização dos sites para que sejam mais bem-vistos e, consequentemente, elencados pelo Google na página de resultados das buscas.
Essa prática se divide em duas frentes: SEO on-page e SEO off-page.
Por aqui, falamos muito sobre o SEO off-page e suas ferramentas, como o link building e o digital PR. Mas a realidade é que essas estratégias não serão eficientes se você não der atenção aos fundamentos do SEO on-page.
Confira neste artigo:
- O que é SEO on-page
- Por que o SEO on-page é importante
- Como fazer SEO on-page na prática
Boa leitura!
Mas do que se trata o SEO on-page?
SEO on-page refere-se à prática de otimizar as páginas do seu site para melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa. A lógica é a seguinte: você organiza o seu site para ajudar o robô do Google a entender o seu conteúdo e indexá-los nas buscas.
Dessa forma, a disposição de diversos elementos dentro do seu site está diretamente ligada ao ranqueamento no Google. Vamos combinar que o buscador não apresentaria uma página no topo da SERP com erros estruturais para os usuários, certo?
Quando falamos em on-page, portanto, estamos nos referindo a tudo que está dentro do site, como código HTML, URLs, títulos, design, velocidade de carregamento e a própria estrutura do texto, por exemplo.
Nesse sentido, promover melhorias nesses (e outros) aspectos significa aumentar as chances de alcançar melhores posições nos mecanismos de busca e, consequentemente, obter mais tráfego orgânico.
Como diferenciar SEO on-page do SEO off-page?
Os conceitos têm sentidos opostos, mas as estratégias se complementam. O SEO se ramifica em duas partes, uma direcionada às otimizações dentro do site (on page) e outra destinada a ações fora do site que podem trazer melhorias para ele (off page).
A diferença é de caráter técnico, pois se trata de desenvolver processos diferentes, mas com o mesmo fim: melhorar a classificação nos mecanismos de busca.
Com técnicas de SEO on-page bem aplicadas, o seu site se torna “amigável” ao Google, ou seja, a engrenagem está funcionando: seu conteúdo está estruturado, pode ser encontrado pelos usuários e oferecer respostas a eles.
Porém, é preciso trazer autoridade ao seu domínio para que ele tenha relevância perante aos mecanismos de busca, sendo melhor posicionado nos resultados de pesquisa. As técnicas de SEO off-page ficam por conta disso, principalmente, por meio da conquista de backlinks de qualidade e menções on-line.
Por que o SEO on-page é importante?
Além de criar conteúdo relevante e de alta qualidade, que pode ser feito e divulgado por uma agência de link building, você precisa se preocupar com os elementos visíveis apenas pelos mecanismos de pesquisa. É sob esse aspecto que o SEO on-page é importante, pois inclui a otimização de títulos e elementos técnicos do código-fonte HTML, de acordo com as práticas recomendadas.
Muito além da parte técnica, o SEO on-page também é essencial para garantir uma boa experiência do usuário. Seja pela produção de conteúdo útil, pela otimização por palavra-chave (de modo que a pessoa identifique rapidamente do que se trata cada página), pelo design intuitivo e de fácil navegabilidade, entre outros aspectos.
Se você se dedicar às estratégias para otimizar seu conteúdo e sua página, verá sua colocação no ranking melhorar, o que pode te render mais tráfego e mais conversões para o seu site.
Continue a leitura e veja abaixo alguns fatores de otimização em que você deve se concentrar:
SEO on-page na prática
Significa atender às especificidades do Google para conseguir ranquear nos primeiros resultados de pesquisa. Em uma só página, é possível fazer muitos ajustes, a seguir você confere cada um dos aspectos que precisam ser aprimorados.
Código HTML
A qualidade do seu código deve ser alta e, para isso, você precisa que seu site esteja hospedado em uma plataforma compatível com SEO. Seu trabalho não terá resultado se houver alguma falha técnica impedindo a indexação do seu site.
Foco na palavra-chave
A palavra-chave refere-se ao termo pelo qual as pessoas podem chegar até o seu site de maneira orgânica. Ela representa os termos e expressões que os usuários estão pesquisando na internet.
Vamos a um exemplo: se você tem uma loja de biquínis e produz um conteúdo para a palavra-chave “maiô asa delta”, provavelmente algum cliente em potencial poderá fazer uma pesquisa sobre o assunto e chegar até você.
Por isso, é tão importante saber quais são as palavras-chave estratégicas para o seu nicho e construir os conteúdos com base nelas. Resumindo, no SEO on-page, a palavra-chave é fundamental porque é ela quem define o tema principal do seu conteúdo.
Vale ressaltar que hoje o recomendado é ter cuidado para não exagerar no número de vezes que o termo exato pode aparecer ao longo do texto.
Otimização de conteúdos
Podemos dizer que existe uma “receita” para um conteúdo existir na web e ter visibilidade. Isso envolve principalmente questões de estrutura, para facilitar que os usuários encontrem as respostas que procuram de forma mais ágil.
Dessa forma, é possível seguir alguns critérios para tornar os conteúdos mais atrativos, veja abaixo:
TITLE TAG
Também conhecida como meta title ou título SEO, a title tag é o título que aparece na seção principal de cada página da web, fornecendo uma sugestão ou contexto inicial sobre qual é o tópico do seu conteúdo. Esse título é destacado na página de resultados do Google – normalmente usado como link clicável.
Como geralmente é a primeira coisa que os usuários veem, vale a pena otimizá-las usando palavras-chave específicas ou complementá-las com alterações que mostrem ao leitor que o seu conteúdo é único e valioso. Seu meta title deve conter 60 caracteres ou menos, para que a sequência apareça completa na SERP.
DICA EXPERTA: Se você ainda não é o primeiro colocado para buscas com o nome da empresa, inclua o nome ao final de cada meta title (desde que não exceda o limite de 60 caracteres). Essa prática pode ajudar o Google a reconhecer o seu site.
Por exemplo, esta é a title tag deste artigo: SEO on-page: saiba aplicar no Marketing Digital - Experta.
HEADING TAGS
Headings tags são elementos HTML (H1, H2, H3…) usados para identificar títulos e subtítulos do seu conteúdo, da maior para a menor importância. Esses cabeçalhos têm uma função importante tanto para os usuários quanto para o SEO.
Uma sequência lógica no texto, divida em tópicos (Hs), torna o conteúdo mais fácil e agradável para os visitantes e, por outro lado, fornece um contexto rico em palavras-chave para os mecanismos de pesquisa.
Para o heading H1, você pode usar as mesmas palavras da title tag, mas, neste caso, não há limite de caracteres. Para os subtítulos (H2, H3,…) é ideal que você use estrategicamente outras palavras específicas, sinônimos ou frases relacionadas ao conteúdo.
URLS AMIGÁVEIS
URLs limpas e organizadas melhoram a arquitetura do seu site e é mais provável que os usuários cliquem nelas, pois mostram o resultado da pesquisa que melhor corresponde às suas consultas.
As URLs devem oferecer a melhor ideia dos tópicos da sua página: inclua uma breve descrição com as palavras-chave que você está segmentando, em vez de uma longa sequência de números confusos. Este recurso descritivo no localizador ajuda a consolidar sua página e eleva a classificação nos resultados de pesquisa.
Por exemplo, use site.com.br/como-fazer-url-amigavel no lugar de site.com.br/url164729478538.
Outras dicas para criar uma URL amigável incluem:
- Mantenha entre 50 e 60 caracteres;
- Use apenas letras minúsculas;
- Inclua a palavra-chave long tail (de cauda longa);
- Não use números, acentos e caracteres especiais.
META DESCRIPTION (META DESCRIÇÃO)
A meta description é geralmente exibida na página de resultados do mecanismo de busca (SERPs), abaixo do título (title tag). A otimização correta dessas descrições pode ajudar a melhorar a taxa de cliques da página e a percepção da qualidade do resultado.
Este recurso não influencia diretamente na classificação, mas ajuda os usuários a entenderem melhor do que se trata o seu conteúdo. Portanto, vale a pena ajustar as palavras-chave principais na sua meta description para melhorar seus resultados de cliques.
A meta descrição deve ser informativa e atrativa, além de conter até 160 caracteres para ser visualizada sem cortes.
FEATURED SNIPPETS
São recursos disponibilizados pelo Google para oferecer respostas mais precisas aos usuários. Ao fazer uma pesquisa no Google, os resultados em featured snippets aparecem em destaque, na “posição zero”, indicando a resposta.
Os formatos variam, podendo ser trechos, listas ou tabelas, por exemplo. O importante é que, para ocupar essa posição privilegiada, seu conteúdo precisa ser bem estruturado. Conquistar featured snippets pode ser muito vantajoso para suas estratégias de SEO, no entanto, é preciso desenvolver táticas específicas para isso.
Uma pesquisa do Ahrefs revelou que nem sempre os sites na posição zero são os mesmos do primeiro resultado orgânico. A dica é apostar em conteúdos com respostas diretas para as principais perguntas relacionadas à palavra-chave em questão.
Saiba mais: Google explica como o algoritmo escolhe os snippets de pesquisa
REDAÇÃO PARA SEO
Escrever um conteúdo otimizado para SEO não é importante somente para o seu blog ou para a sua estratégia de link building. Lembre-se que a otimização leva em conta o que os usuários procuram e como os mecanismos de busca funcionam.
Portanto, o conteúdo interno das páginas de seu site também devem ser de alta qualidade, contendo palavras-chave corretas, informativas e claras, para que os mecanismos de pesquisa entendam e classifiquem bem seu site.
Produzir um conteúdo confiável e otimizado para SEO requer práticas como o uso de palavras-chave em títulos e parágrafos; a divisão do texto de forma organizada, com subtítulos em uma sequência lógica; o uso correto da ortografia e gramática; entre outras.
Além disso, é preciso se atentar à legibilidade, ou seja, para um texto atender aos critérios de SEO é preciso que a leitura tenha fluidez. Para isso, a dica é a utilização de bullet points, escrita dinâmica (sem blocos de textos extensos) e call to action (CTA).
LINKAGEM INTERNA
Os links em um blog post são essenciais para garantir a conexão dentro de um site. As páginas precisam ser interligadas e muitos conteúdos acabam complementando-se. Por isso, a linkagem interna é um dos fatores para promover a melhor experiência dos usuários.
Porém, para a estratégia de linkagem funcionar, os textos-âncora precisam ser atrativos, assim a visita entre as páginas é estimulada.
Por outro lado, ela também contribui para a arquitetura e a hierarquia do site, favorecendo a indexação. Isso acontece porque o robô do Google costuma seguir os links para encontrar as páginas do site.
Quando uma página não possui nenhum link direcionando para ela, ela é chamada de “página orfã”. Dessa forma, ela não é encontrada naturalmente pelo Google, o que pode atrapalhar a sua indexação. Por isso, evite ao máximo a presença de página órfã em seu site.
OTIMIZAÇÃO DE IMAGENS E VÍDEOS
O desempenho de um site pode ser profundamente prejudicado caso imagens e vídeos não estejam otimizados. Arquivos pesados podem deixar o tempo de carregamento mais lento e levar muitos usuários a abandonarem as páginas.
Dessa forma, a taxa de rejeição aumenta. Por isso, é importante se atentar ao formato adequado de imagem ou vídeo escolhido e comprimi-los antes de fazer o upload no blog, sem que haja uma grande perda de qualidade.
Além disso, outra técnica de otimização de imagens para SEO é a utilização de alt text (texto alternativo), ou seja, uma breve descrição da imagem que poderá ser exibida em seu lugar caso o carregamento não seja concluído.
Pense na experiência do usuário
É preciso ter em mente que todo conteúdo é destinado às pessoas e não serve apenas para fins de ranqueamento. O principal objetivo do Google é atender as expectativas de seus usuários, então, esse passa a ser o principal objetivo para os produtores de conteúdo também.
VALOR DO CONTEÚDO
O Google’s Helpful Content Update deixou mais claro do que nunca a importância de oferecer conteúdos úteis aos usuários. Na prática, significa escrever textos capazes de solucionar todas as dúvidas sobre determinado assunto que uma pessoa possa ter.
Por isso, o Google valoriza a criação de conteúdos feitos de pessoas para pessoas, com linguagem natural e entendimento real sobre o tema.
Confira algumas dicas de como produzir um conteúdo útil e otimizado:
- Insira palavras-chave com moderação;
- Utilize variações de texto âncora;
- Use linguagem simples e tom conversacional;
- Separe o conteúdo em heading tags que respondam às principais perguntas sobre o tema;
- Entregue informações que correspondam à intenção de busca do usuário;
- Não “encha linguiça”, se não souber mais o que escrever, pesquise outros tópicos relacionados para desenvolver.
MOBILE FRIENDLY
A compatibilidade com dispositivos móveis não é mais uma sugestão: é um pré-requisito, especialmente se você deseja classificar bem seu conteúdo. Hoje, segundo a Statista, mais de 50% do tráfego da Internet vêm de smartphones e tablets.
Mecanismos de pesquisa como o Google, por exemplo, usam a compatibilidade com dispositivos móveis ou velocidade de resposta de um site como um fator de classificação. Essa otimização geralmente concentra-se no desenvolvimento de um site responsivo.
O design responsivo é aquele que se adapta tanto a versão desktop quanto a mobile, tela de celulares e outros dispositivos móveis.
Saiba mais: O que é SEO mobile e como fazer?
VELOCIDADE DO SITE
É outro fator para ocupar posições mais altas no Google. Quem faz pesquisas no buscador está procurando respostas rápidas e sites lentos não ajudam os usuários.
Por isso, quem quer estar no topo das buscas precisa otimizar o tempo de carregamento do seu site. O recomendado é que a velocidade seja de até 3 segundos.
Vale a pena checar no seu site e avaliar, não é mesmo? A ferramenta PageSpeed Insights é gratuita e pode te auxiliar.
Não sabe como usar a ferramenta? Não se preocupe! Confira nosso Guia Completo sobre Google PageSpeed Insights.
Sitemap
Falamos muito aqui sobre como o SEO on-page contribui para as páginas do seu site alcançarem boas posições no ranking das buscas, certo?
Porém, para isso acontecer, os rastreadores dos mecanismos de pesquisa precisam encontrar o seu conteúdo em meio a uma infinidade de sites, que estão constantemente atualizando suas páginas.
A cada nova atualização, o processo de rastreamento e indexação precisa ocorrer novamente. Como falamos, a linkagem interna guia essa etapa, porém é possível oferecer uma ajudinha ainda melhor com o sitemap.
Trata-se de um arquivo que contém todas as URLs do seu site, levando ao buscador todas as informações das páginas para facilitar a análise dos links e agilizar a indexação.
Para começar, você precisa listar quais são as páginas do seu site que serão rastreadas. Assim, você consegue visualizar o “mapa” do seu site para criar o sitemap.
Alcance o topo das buscas com a Experta!
Para quem tem negócios on-line, quanto mais visibilidade melhor, não é mesmo?
E qual melhor lugar para estar do que a primeira posição do Google?! Se você quer melhorar seus resultados, existe a possibilidade de contar com o trabalho de uma agência especializada neste tipo de trabalho.
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