Conseguir links apontando para o seu site (backlinks) é fundamental para quem quer alcançar uma boa colocação nos resultados do Google. Quando um site faz link para outro, os algoritmos dos motores de busca são capazes de rastrear essa ligação.
Acesse este post se você quer saber mais sobre o que são backlinks.
Os links também podem mensurar a relevância do domínio que fez a referência e até fazer uma espécie de doação dessa autoridade para o domínio referenciado. Por isso, atualmente, é tão comum empresas recorrerem a especialistas ou agências de link building para executarem uma estratégia.
Entretanto, existe um detalhe importante: o tipo de link que é ofertado. Nem todo link é qualificado para fazer essa transferência de autoridade da forma mais eficiente possível. Para o usuário final, que é o leitor de um artigo como esse, o link vai ser visualmente sempre igual: algumas palavras vão ter uma indicação clara – uma cor diferente ou um sublinhado – de que se trata de uma parte clicável do texto.
Ao fazer o clique, ele será levado a outra página, onde encontrará informações complementares àquelas que estava lendo. Ao menos é assim que os motores de busca esperam que aconteça. (Nunca se esqueça que, para gigantes como o Google, oferecer uma boa experiência ao usuário é sempre a prioridade).
Para o site que concede o link e para aquele que recebe a citação por esse meio, a forma como essa ligação vai ser expressa no código do site pode fazer toda a diferença. É por isso que os links podem ser classificados de duas formas principais: links dofollow e links nofollow. Nesse artigo você vai descobrir:
- Quais são as diferenças entre link dofollow e nofollow;
- Qual deles deve ser priorizado em uma estratégia de link building;
- O que fazer quando o link obtido é diferente do esperado.
Vamos lá?
Link dofollow e link nofollow: qual a diferença entre eles?
A principal diferença entre um link dofollow e um link nofollow está no tipo de relação construída entre o site que insere o link em seu conteúdo e o site que é citado por meio deste link.
Quando um site recebe um link dofollow, ou seja, quando alguém insere em seu próprio site um link natural para outra página, os motores de busca logo entendem que há uma relação de confiança (e talvez até de admiração) entre o domínio que concedeu o link e o domínio que foi linkado.
O Google percebe o site linkado como uma boa referência, ao menos para aquele site que inseriu o link, e pode concluir que ele merece ser visto por mais pessoas. Isso acontece, principalmente, quando o site que faz a referência tem grande autoridade de domínio.
Então, o site citado por meio do link passa a ter sua autoridade um pouco maior e com chances de ocupar uma posição mais elevada no ranking de resultados. Tudo isso pode ser medido por meio de ferramentas de SEO como o MOZ, Ahrefs, SEMrush, entre outras do mercado.
Nofollow: código modificado e links não naturais
Alguns sites simplesmente preferem não assumir um lado nessa relação. Eles concordam em inserir o link, para melhorar a experiência do leitor, mas modificam o código HTML do link, inserindo a tag nofollow.
Assim, eles comunicam aos algoritmos do Google que não considerem esse link para fins de ranqueamento, expressando que não endossam o site para o qual linkaram. Os motivos para essa decisão são diversos.
Alguns veículos digitais, principalmente os maiores, alegam não ter como verificar todos os links que recebem em suas sugestões de conteúdo e, por isso, padronizam as publicações adotando o nofollow em 100% dos casos, o que não chega a ser uma decisão completamente acertada.
Além disso, muitos sites têm receio de inserir links de páginas com baixa qualidade, até porque isso também pode prejudicar a autoridade de domínio deles.
Já adiantamos que marcar todos os links como nofollow não é a melhor alternativa. Todas as atualizações do Google estão priorizando cada vez mais a naturalidade do conteúdo, ou seja, textos originais e relevantes escritos de pessoas para pessoas, sem excesso de palavras-chave ou qualquer outra prática que sirva única e exclusivamente para o interferir no ranqueamento.
E mencionar outras páginas em seu site é uma boa prática natural, principalmente, para servir de referência e melhorar a jornada do usuário, visto que um conteúdo que pode ser de seu interesse, já estará disponível e de fácil acesso.
Como em todo texto informativo, seja blog post, notícia, estudo acadêmico, entre outros, é importante ter referências externas para comprovar o ponto de vista do seu artigo. Afinal, o Google também precisa saber se o conteúdo foi embasado em fatos reais, pesquisas e estudos científicos ou até na experiência profissional do autor.
Inicialmente, o link nofollow era indicado pelo Google para ser utilizado em casos de anúncios afiliados. Entretanto, o excesso de utilização desse atributo, principalmente pelos grandes portais, fez com que a navegação dos seus robôs ficasse prejudicada.
Por isso, recentemente o Google passou a considerar os links nofollow como uma “dica” para passar autoridade. Além do mais, também criou novos atributos: a tag “patrocinado” ou “sponsored” para links pagos e a tag “ugc” para conteúdos criados por usuários.
Sabia mais sobre mudanças e novos atributos de links:
https://www.expertamedia.com.br/links-nofollow-sponsored-e-ugc/
É dessa forma que o Google se esforça para entregar ao seu usuário conteúdos cada vez melhores e mais alinhados com as buscas realizadas.
Dofollow ou nofollow? Qual tipo de link é melhor?
É claro que, dentro de uma estratégia de link building, o link dofollow é a melhor opção, visto que é capaz de trazer resultados mais perceptíveis.
Não há nenhuma barreira para que os algoritmos entendam que se trata de uma referência natural, necessária e genuína. Sites que enviam links dofollow com responsabilidade costumam ser valorizados pelos algoritmos, pois colaboram para a navegação dos crawlers.
Entretanto, os links nofollow também têm a sua importância na construção da autoridade de um site. Acontece que esses mesmos algoritmos estão sempre privilegiando interações naturais, que priorizem verdadeiramente a experiência do usuário. E não parece natural que um site receba somente links dofollow, não é mesmo?
O link nofollow, mesmo não trazendo toda a autoridade possível para o seu site, não deixa de ser uma forma de citação e não será completamente ignorada pelo Google. Além disso, por meio desse link, o seu site poderá receber algum volume de tráfego, o que também conta como fator de ranqueamento.
Como saber se meu link foi marcado como nofollow?
A olho nu, todos os links parecem iguais, não é mesmo?
Para identificar a tag do link, basta clicar nele com o botão direito do mouse e selecionar “Inspecionar“.
O link dofollow aparecerá da seguinte forma:
<a href=”URL”>texto âncora</a>
Já o link nofollow possui uma tag específica:
<a href=”URL” rel=”nofollow”> texto âncora </a>
A mesma lógica se aplica no caso de links marcados como sponsored ou UGC:
<a href=”URL” rel=”sponsored”>texto âncora </a>
<a href=”URL” rel=”ugc”> texto âncora </a>
Inspecionar o elemento é uma forma bem simples e garantida de conferir a tag do link, entretanto, um profissional de SEO e link building confere centenas de backlinks por dia. Imagina o tempo que levaria para inspecionar um por um.
Por isso, já existem diversas extensões e plugins para instalar no Google ou Bing, por exemplo, que são capazes de identificar automaticamente os links marcados com tags diferentes. Ou seja, links com tags nofollow, sponsored ou ugc são destacados/contornados no texto para fácil identificação do usuário.
Como receber mais links dofollow que nofollow?
Essa deve ser a maior dúvida dos profissionais que estão iniciando no link building.
Uma dura realidade é: nem todos os sites vão querer publicar seus conteúdos. E, sem a publicação de conteúdo ou sem a inserção de link, não há como o seu site receber backlinks.
Por isso, existem 2 fatores essenciais para conferir antes de iniciar sua estratégia de link building: a qualidade do site e do conteúdo.
Confira algumas dicas para aumentar suas chances de conquistar links dofollow:
Escreva conteúdo útil e de qualidade
Nós sempre ressaltamos a importância de produzir conteúdo útil e relevante para seu público-alvo. Mas além de responder e esclarecer dúvidas do usuário, o artigo deve ser novo e atrativo para que os veículos de imprensa queiram publicá-lo.
Pautas batidas com temas que já foram discutidos várias vezes e que não trazem nenhuma novidade não despertam interesse nos sites.
Portanto, ao criar sua estratégia de link building com distribuição de conteúdo, desenvolva pautas quentes e interessantes para o mercado. Isso vai aumentar as chances de seus textos (com links) serem publicados em sites grandes, de boa qualidade e/ou referência no segmento em que atua.
Entretanto, deixar o usuário interessado em seu conteúdo é apenas o primeiro passo…
Otimize seu site
Mesmo com um conteúdo original, informativo e de interesse ao público, ainda há o risco de que grandes sites compartilhem seu conteúdo, mas removam o link ou marquem como nofollow. Isso é muito comum quando o site referenciado é de baixa qualidade e, como falamos anteriormente, linkar páginas assim pode ser prejudicial para a autoridade de domínio do site de referência.
O raciocínio do Google é simples: “esse site deve ser confiável se esses outros sites confiáveis estão apontando para ele”. Entretanto, o contrário também se aplica a essa lógica: “esse site não deve ser confiável se esses outros sites de baixa qualidade estão apontando para ele”.
Para que ele mantenha seus links inseridos no texto na hora de publicar, também é preciso ter um site de boa qualidade. Então, antes de sair enviando links para todo mundo, faça uma auditoria do seu site para conferir quais alterações são necessárias para a otimização on-page do seu domínio.
Na hora de criar sua estratégia de link building, confira esses aspectos das páginas escolhidas:
- Indexação da página;
- URL amigável;
- Title e heading tags otimizadas;
- Meta descrição;
- Velocidade de carregamento;
- Versão mobile adaptada;
- Gramática e coerência do texto;
- Hierarquia de informações.
Como você pode ver, a qualidade de um site não depende apenas das métricas de autoridade, mas também da sua arquitetura e capacidade de organização para que o usuário navegue de forma intuitiva pelo domínio.
Se atente à escolha do texto âncora
Como já explicamos, o link natural é sempre dofollow.
Para que ele se torne nofollow, é preciso inserir a tag à mão. Por isso, na hora de enviar um artigo para publicação no site de terceiros, é possível impulsionar a obtenção de links dofollow, simplesmente tendo cuidado na hora de escolher o texto âncora e a página de destino.
Por isso, separamos algumas dicas para desenvolver e aprimorar sua estratégia de link building:
- Diversifique o texto âncora, não utilize sempre a palavra-chave como texto âncora (até porque não é uma prática natural aos olhos dos robôs do Google);
- Dê preferência às palavras-chave long tail, aquelas mais específicas, pois elas possuem maior chance de ranquear, devido à menor concorrência e à atração de tráfego qualificado;
- Insira links relevantes ao contexto. Por exemplo, não faz sentido colocar um backlink de pet shop em um artigo que fala sobre carros esportivos.
É preciso que o link faça sentido, principalmente para o leitor.
A partir desse raciocínio, você terá argumentos para negociar com o veículo caso perceba que a tag nofollow foi inserida no momento da publicação.
Investir em uma estratégia de link building bem feita é a forma mais garantida de conseguir um maior volume de links dofollow para o seu site e, assim, conquistar a autoridade on-line que sua empresa merece.
Leia também: Principais perguntas e respostas sobre o que é link building
Backlink de qualidade é com a Experta
Na Experta, dispomos de uma equipe de jornalistas e produtores de conteúdo voltada para a criação de artigos de qualidade, originais e relevantes ao segmento de cada cliente.
Além disso, nossas analistas de SEO vão garantir a otimização on-page do seu site para reduzir as chances dos links serem marcados com a tag nofollow.
Por fim, a distribuição é feita manualmente. Isso significa que cada site é analisado individualmente (não só a autoridade de domínio como também o tráfego orgânico e o nicho inserido) para saber se vale a pena publicar lá.
Tudo isso para garantir que nossos clientes vão receber apenas backlinks de qualidade e alcançar as primeiras posições no Google!
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