Tendências do link building e SEO
Não é destino, é algoritmo! Pesquisamos algumas tendências e trazemos nossas apostas para um link building que traz crescimento real para sua marca.
Traçar um planejamento com objetivos e metas é o primeiro passo para ter sucesso em qualquer estratégia de link building e SEO. Principalmente porque esse é um caminho que trará resultados a médio e longo prazo, o que significa que quando mais rápido você começar, melhor.
Como resultado do investimento está a melhoria de posições na página de resultados do Google para palavras-chave que realmente fazem sentido para a sua empresa. O que ao final significa mais conversão e vendas, com recorrência e sem custo com campanhas pagas.
Mas será que as técnicas de link building e SEO continuarão as mesmas em 2022?
O link building mudará nos próximos anos?
Para trazer algumas respostas – ou caminhos possíveis – consultamos as publicações dos principais especialistas da área, avaliamos e agora estamos compartilhando as que consideramos mais relevantes.
Estar antenado com esses temas é essencial para quem deseja gerar mais visibilidade na internet e alcance de marca. Afinal, O SEO realmente é capaz de gerar um fluxo de tráfego mais acelerado e garantir mais conversão.
Neste artigo vamos abordar:
- As previsões para SEO e link building em 2024
- Como destacar sua empresa na internet
- O papel do link building na estratégia de conversão e vendas
Vamos lá?
Link building em 2024: colaboração e intenção de busca são a chave
Alguns especialistas costumam dizer que o SEO não muda e que a base é a mesma. Aqui na Experta acreditamos que os fundamentos do funcionamento do Google devem ser sempre levados em consideração. Contudo, precisamos ter em mente o fato de os buscadores evoluírem em função dos usuários e das novas tecnologias.
Por outro lado, não podemos dizer o mesmo sobre link building. Desde que os links começaram ser utilizados pelo Google como fator para determinar o ranqueamento, muita coisa mudou.
No passado, não era preciso muito esforço para conseguir uma boa autoridade on-line. Bastava investir em técnicas como keyword stuffing (repetição exagerada de palavras-chave), receber referências de qualquer tipo de site, feitas em qualquer contexto, sem priorizar o leitor, para obter algum tipo de resultado.
Houve a época em que links de comentários ou de fóruns podiam trazer inúmeros benefícios. Teve também aquele momento no qual não interessava muito de onde um backlink vinha. Foi a farra da automação.
Depois, o Google foi ficando cada vez mais inteligente e refinado. E hoje é quase um senso comum que os links que apontam para um site devem ser o mais naturais possível e de muita qualidade.
2024 e as estratégias de link building
O ano de 2021 foi marcada por várias atualizações importantes no algoritmos do Google. Podemos destacar o Core Web Vitals, o Spam Update e o Google November 2021 core update.
Para quem está fazendo link building pensando em 2022, é importante pensar que as boas referências nunca foram tão importantes! No link building moderno essa é uma máxima que precisa estar sempre em mente.
Recorrência e variedade também são palavras de ordem para quem deseja investir em práticas de link building de qualidade e seguras. O comportamento robótico que traz muitos links de uma só vez ou de um só domínio pode ser um indicativo de Black Hat (aquelas velhas práticas que não surtem bons efeitos e que podem até gerar punições).
5 dicas para o link building em 2024. Façam suas apostas!
Promova seu conteúdo
Nos famosos webinários promovido pelo Google, o Central office-hours, vimos o John Muller sugerir (em fevereiro de 2020) que para que um site receba links é importante que se promova o conteúdo existente. Acreditamos que a sugestão será ainda mais válida em 2022.
Qualidade dos links é melhor do que quantidade
Apesar de parecer uma recomendação óbvia, com as atualizações dos algoritmos voltados para os links de spam, investir na conquista de backlinks naturais e de qualidade se tornou ainda mais fundamental.
Use dados, compartilhe dados
Atualmente a web oferece dados aos montes. Considere buscá-los, entendê-los e transformá-los em recursos de informação e conhecimento.
Tenha assessoria de imprensa digital (digital PR) como metodologia para link building
Os assessores de imprensa são profissionais que compreendem muito bem o que é de interesse público. Por isso, são habilitados a fazerem a ponte entre empresas e veículos de comunicação, transformando em notícias assuntos de seus clientes. Estratégias de link building que seguem princípios semelhantes costumam ter mais sucesso.
Diminuição da eficácia dos guest posts
Com uma certa recorrência, os comunicados do Google alertam sobre os riscos da utilização de guest posts como estratégia para ganho de links. Por isso, acreditamos ser importante pensar cada vez mais em outros tipos de estratégia.
SEO em 2024: o que esperar?
O ano de 2023 exigiu dos profissionais de SEO nervos de aço. Foram muitas realizações. Vamos relembrar algumas?
Atualizações e updates de 2021
Featured Snippet Drop – Fevereiro e março
O MozCast detectou uma queda de 40% em SERPs do Google com trechos em destaque (fevereiro), com um misterioso retorno aos níveis anteriores três semanas depois (março).
Avaliações de produtos – 8 de abril de 2021
O Google anunciou uma atualização para recompensar análises de produtos aprofundadas em contraponto a análises fracas e de afiliados com spam
Core update e Spam update – 2 de junho e 23 de junho de 2021
Danny Sullivan, do Google, disse que as duas foram atualizações globais que visavam tanto os resultados da web quanto os resultados de imagens.
Page Experience – atualização da experiência na página – 25 de junho de 2021
Esta atualização deu início ao tão esperado Core Web Vitals (divulgado com antecedência pelo Google em 2020). Impactou os resultados orgânicos e os resultados de notícias (incluindo as notícias principais).
Core Update – 1º de julho de 2021
Continuação do Core Update de junho
Link spam Update e Google Title Update – 26 de julho e 24 de agosto de 2021
O Google divulgou sobre um novo sistema de geração de títulos na SERP, no qual a exibição deixou de ser especificamente a title do site e passou a gerá-los no intuito de descrever com precisão do que trata uma página.
Spam update – 3 de novembro de 2021
Até dezembro deste ano de 2021, ainda não se sabe se esta atualização tem foco em link de spam, conteúdo ou outras formas de spam.
Core update – 18 de novembro de 2021
Esse foi o terceiro core update divulgado pelo buscador.
Atualização de revisões de produtos – Product Reviews Update – 2 de dezembro de 2021
Impactou, inicialmente, países de língua inglesa e afetará análises de produtos.
O que é um core update do Google?
São mudanças significativas que o Google faz em seus algoritmos de classificação e acabam afetando um grande número de páginas e sites. Apesar da importância, é comum ocorrerem várias vezes ao ano. De forma geral, as atualizações elas são projetadas para melhorar a qualidade e a relevância dos resultados de pesquisa do Google.
Infographic by: https://www.oncrawl.com
Intenção do usuário
Mais do que nunca, será extremamente importante as pessoas pararem de pensar somente em termos de SEO” e criar conteúdos pensando na intenção do usuário ao usar um determinada palavra-chave. Para isso, vale a pena checar nosso artigo sobre a confusa jornada do consumidor.
Um dos alertas para essa estratégia é o fato de em 2021 o Google ter realizado uma atualização na qual reescreveu as title tags de inúmeros sites
Marketing de conteúdo
Adicionar centenas de conteúdos genéricos em um site já não é mais uma boa estratégia. Procure entender cada vez o seu público-alvo e busque entregar conteúdos que são diferentes das que já foram produzidos por outros sites.
Apesar de essa recomendação sempre estar entre as que são dadas, agora temos o Google MUM, uma atualização voltada para inteligência artificial.
Combate à desinformação também na SERP
O Google está sendo pressionado a criar soluções para combater a desinformação. Por isso a SERP tende a ficar cada vez mais orientada a conteúdo que possam apresentar fatos checados. Ter autoridade e credibilidade perante aos algoritmos fará toda diferença. Um dos beneficiados pode ser os conteúdos locais.
Imagens como conteúdo original
Investir em imagens de banco de imagens poderá não ser uma boa estratégia em 2022. A tendência é que o Google passe a valorizar cada vez mais fotos e recursos visuais que sejam originais, principalmente aqueles que colaboram para que os algoritmos aprendam sobre lugares pessoas e produtos.
EAT
Desde 2019, os fatores EAT têm se mostrado como fundamentais na construção da autoridade SEO de um site. Não importa sua abordagem de SEO, é importante demonstrar um nível apropriado de E-A-T em seu conteúdo, link building, Digital PR e até no SEO técnico
Apoio de ferramentas
Profissionais de conteúdo precisam estar cada vez mais abertos a tomarem decisões com apoio de ferramentas. Seja checando dados, comparando concorrentes ou analisando estrutura técnica. Cresce a importância do editor de conteúdo neste cenário.
Campanhas pagas mais caras
Os custos do PPC aumentarão globalmente, especialmente em mercados de rápido crescimento como os Estados Unidos. Isso tornará as campanhas pagas mais desafiadoras, mas a pesquisa orgânica se tornará mais democrática.
Destacando sua empresa na internet em 2024
Não é nossa culpa se o que a gente falou até agora não foi uma surpresa para você! As transformações na tecnologia que envolve os buscadores também acontecem aos poucos, à medida que pessoas reais interagem com ela.
O que o Google espera da gente agora é uma conscientização do papel do criador de conteúdo dentro da rede. Ou seja: os valores da sua empresa e o modo como ela se comporta on-line já estão sendo levados em conta faz tempo.
Portanto, a fórmula para colher um bom resultado por trás do trabalho de SEO e serviço de link building está em quem vai trilhar esse caminho com você. A reputação do site que leva um link para o seu, em linhas gerais.
Preparado para o que vem por aí?