Como combinar link building e mídias sociais

Apesar das mídias sociais não serem um fator de ranqueamento no Google, elas podem ser uma excelente aliada em uma estratégia de link building

Publicado em: 21 de maio de 2022
Atualizado em: 13 de outubro de 2023

O link building é uma estratégia para criar autoridade de um site e aumentar as chances de ranqueamento de palavras-chave nas páginas do Google. Esse processo exige estratégia e ela não precisa ser isolada. As mídias sociais podem exercer um papel importante para atingir resultados na aquisição de backlinks de qualidade.

Entretanto, para executar um bom trabalho de link building, é importante entender a função de cada canal e do hiperlink. O primeiro ponto é lembrar que mídias sociais e páginas na internet podem carregar links, mas não trarão o mesmo resultado porque o atributo que o link possui em cada um desses exemplos é diferente.

Aqui você pode entender as diferenças entre os links sponsored, nofollow e UGC.

Por isso, o objetivo de um estrategista de link building que deseja ganhar destaque no Google deve ser ampliar recursos para obter backlinks de qualidade. Nesses casos, as mídias sociais são excelentes aliadas, tanto para divulgação e inspiração quanto para criação de pautas e conteúdos.

Links de mídia social podem levar autoridade para um site?

A resposta é não. Mas eles podem colaborar como bons sinais sociais, extremamente importantes para qualquer tipo de site. Em 2014, Matt Cutts, que na época era responsável pela equipe de Webspam do Google, afirmou que o Google não tratava os links e perfis de mídia social como sinais de classificação, mas sim como seus próprios resultados de busca orgânica.

Redes sociais para link building

Outro ponto que vale ser destacado é que o Google não rastreia as páginas de redes sociais como as outras páginas da web. Seja por causa da dificuldade imposta pelas próprias plataformas, seja para evitar problemas com exibição de conteúdos pessoais dos usuários das plataformas.

De forma geral, podemos perceber que páginas bem posicionadas no Google tendem a ter fortes presenças sociais e conteúdos frequentemente compartilhados.

Para entender melhor sobre métricas, acesse o post: O que é autoridade de domínio no SEO.

Link building, SEO e o conteúdo para mídias sociais

Já sabemos que a menção em mídias sociais não é um fator de classificação para os buscadores. Portanto, não ajudará diretamente a conquistar as tão desejadas primeiras posições. 

Embora não haja a correlação direta de classificação entre os dois, existem benefícios para SEO, por isso você não deve deixar de planejar uma estratégia de mídia social para seus artigos de link building.

Veja algumas maneiras de aproveitar ao máximo:

1 – Melhorar o desempenho do seu conteúdo

As plataformas e redes sociais são lugares estratégicos para compartilhar qualquer tipo de conteúdo que você produz. Sabemos o quão trabalhoso e demorado pode ser escrever um conteúdo relevante e de qualidade.

Muitas vezes, para que esse conteúdo seja exibido em boas posições nas páginas do Google, é necessário aguardar um tempo maior. Ao compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais, você pode fazê-lo chegar mais rápido nas pessoas e ainda obter feedbacks.

2 – Fazer contatos com pessoas de autoridade

Uma estratégia de link building deve ter como foco fazer seu conteúdo chegar em boas fontes. Se você não divulga seu conteúdo, não será possível obter publicações com backlinks de qualidade para ele.

Por isso, o trabalho de prospecção, na maioria das vezes, precisa ser feito um a um. E você deve se perguntar: Como encontrar quem queira publicar meu conteúdo? Algumas plataformas de mídias sociais podem ser estratégicas. Um exemplo é o Linkedin.

Por lá, você pode pesquisar por pessoas que são referências em determinados assuntos, verificar onde certos jornalistas trabalham e, claro, entrar em contato de forma mais pessoal.

3- Aparecer nos resultados de pesquisas com seu perfil ou página

Embora o objetivo do link building e do SEO seja posicionar o site de uma empresa ou negócio no buscador, o Google também pode exibir resultados de perfis de mídias sociais, tanto de pessoas quanto de marcas.

Logo, se você tiver uma oportunidade a mais de aparecer em outros formatos ou resultados de pesquisa para seu nome ou marca, por que não aproveitar?

4 – Gerar mais confiança

Um dos grandes desafios do trabalho de link building é fazer com que outros sites e veículos confiem no seu conteúdo a ponto de publicá-lo.

Para conseguir uma boa conexão, é fundamental oferecer um bom texto, mas também possuir autoridade para falar sobre o assunto.

A pessoa ou marca por trás do conteúdo faz toda diferença, inclusive para o Google, que valoriza cada vez mais os fatores E-A-T. Existem muitas firmas por aí que não são confiáveis ​​e não fornecem nada aos consumidores, então as pessoas são muito cautelosas com as empresas com as quais escolhem se envolver.

5 – Investigar bons resultados e se inspirar

Quando estamos executando um trabalho de SEO e link building, é preciso ofertar conteúdos realmente interessantes para as pessoas e para os veículos de informação.

Entretanto, muitas vezes, precisamos criar e produzir conteúdos que inicialmente não possuem muito apelo. Nesse momento, buscar inspirações ou investigar o que costuma dar certo e ser compartilhado pode colaborar com o sucesso na aceitação do seu conteúdo.

Diversas ferramentas como Ahrefs e SemRush costumam mostrar resultados de determinadas pesquisas ou palavras-chave em relação a compartilhamento em mídias sociais. Aproveite esses dados para checar formato, tipo e assunto que costuma ter mais aderência.

Por meio de análises de conteúdos compartilhados, você pode produzir atualização de algumas informações, elaborar um conteúdo único com tópicos de destaque de outros conteúdos que fizeram sucesso ou pensar em algo que ainda não foi abordado.

Conclusão

Apesar de as mídias sociais não serem um fator de ranqueamento no Google, elas podem ser uma excelente aliada em uma estratégia de link building. É preciso ter em mente que a web é um território vasto, composto plataformas de mídias sociais, websites e muitos outros recursos que, ao final, se complementam.

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