Consultoria em SEO e a importância dos relatórios
Relatórios são etapas importantes do trabalho da consultoria em SEO. Saiba como o serviço funciona e como esses documentos são feitos.
Procurando por um serviço que ajude o seu site a subir nos posicionamentos dos mecanismos de busca, ofereça aumento no número de leads e de vendas do seu negócio? Então, saiba que a consultoria em SEO é uma das soluções mais eficazes para o que você está buscando.
Esse serviço tem como base o uso de estratégias do Search Engine Optimization (SEO) e pode gerar impactos positivos no ganho de autoridade de uma marca. Mas como saber se a consultoria de SEO está funcionando?
Um dos pontos mais interessantes desse trabalho é que os profissionais dão uma atenção detalhada à exibição dos resultados do projeto, preparando relatórios minuciosos, com diferentes métricas de marketing que permitem analisar como está a evolução do seu site.
Ficou curioso para saber mais sobre o serviço de consultoria em SEO e como esses relatórios podem te ajudar a entender os avanços do seu negócio? Fique conosco. Neste artigo, iremos te mostrar esse trabalho e tirar todas as suas dúvidas.
Boa leitura!
O que faz uma consultoria em SEO?
A consultoria em SEO tem como principal objetivo avaliar, analisar e direcionar a estratégia para otimizar uma página. Mas afinal, o que é a otimização de sites?
Segundo as práticas de SEO, a otimização permite que as páginas de um site ofereçam uma melhor experiência do usuário e estejam adequadas aos padrões exigidos por mecanismos de busca, como o Google e o Bing.
Quando investimos nessa técnica, garantimos que os algoritmos dos buscadores encontrem todas as informações de que precisam para realizar um ranqueamento positivo para o seu negócio.
O trabalho dos profissionais que atuam na consultoria em SEO é orientar seus clientes sobre os principais erros cometidos em um site, para que tudo possa ser ajustado ao longo do projeto.
Fazendo uma metáfora para explicar o papel da consultoria em SEO, é como se ela fosse um médico que, durante a consulta, avalia os sintomas, realiza o diagnóstico e, no final, aponta as possibilidades de tratamento.
Para isso, esses profissionais fazem uma espécie de varredura e dividir o trabalho em diferentes etapas:
- Pesquisa de palavras-chave;
- Desenvolvimento de estratégia;
- Análise de concorrência;
- Auditoria técnica do site;
- Otimização de conteúdo.
Saiba mais detalhes sobre cada processo a seguir.
Pesquisa de palavra-chave
O ponto de partida para iniciar os trabalhos em SEO é o estudo de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Para isso, o consultor realiza pesquisas aprofundadas para identificar quais termos são relevantes para a sua marca, considerando também os que podem ser pesquisados pelo seu público-alvo nos mecanismos de busca.
Nesse processo, é possível usar ferramentas do próprio Google, como Google Adwords para ajudar a encontrar as palavras-chave que mais façam sentido para o seu negócio.
Auditoria técnica do site
Como mencionado anteriormente, durante o trabalho de varredura no site, os consultores em SEO realizam uma série de análises para identificar problemas que afetam o desempenho do seu portal nos motores de busca.
Estrutura de URL, tags de título, meta description, tempo de carregamento da página, tamanho das imagens e outros detalhes são analisados na auditoria técnica do site. É nesse momento, por exemplo, que os profissionais descobrem por que você recebe poucas visitas na internet.
Análise de concorrência
Um dos pontos-chave do trabalho da consultoria em SEO é analisar os concorrentes do seu negócio. Como sua concorrência está se desempenhando no Google?
Essa etapa é fundamental para responder a essa pergunta e identificar as oportunidades de otimização, uma vez que são analisadas as palavras-chave e estratégias que outros sites estão usando.
Quando identificamos pontos fortes e fracos de quem você deseja superar, torna-se mais fácil definir os caminhos a seguir para conquistar o protagonismo esperado nos mecanismos de busca.
Desenvolvimento de estratégia
Com as informações das etapas anteriores em mãos, fica mais fácil para o consultor em SEO traçar o direcionamento a ser seguido, ou seja, o planejamento estratégico de SEO.
Nessa etapa, são apontadas soluções, a forma que elas devem ser implementadas e os pontos positivos que podem trazer para a empresa.
Otimização de conteúdo
O conteúdo de qualidade tem um papel essencial na otimização de um site. Quando os buscadores encontram um material informativo, relevante e de qualidade, eles entendem que sua página deve ser exibida para mais usuários, potencializando o número de acessos.
O consultor de SEO irá, portanto, auxiliar no processo de otimização de conteúdo, apontando quais são os mais eficientes, conforme o seu setor, área de atuação e palavras-chave.
Importância dos relatórios
Agora que você já entendeu como funciona a consultoria em SEO, deve estar se perguntando: e os resultados?
Para mostrar aos clientes o sucesso do projeto, os profissionais desse setor criam relatórios de acompanhamento que detalham todo o processo, desde o início até o cumprimento das metas.
Esse tipo de documento é essencial para garantir a transparência do serviço, uma vez que a empresa ficará ciente dos resultados do trabalho de otimização do site.
Além disso, esses relatórios ajudam a fornecer insights para que o consultor de SEO faça ajustes e desenvolva estratégias adicionais para melhorar o desempenho do seu site.
Cada empresa trabalha de uma forma específica, sendo assim, algumas enviam documentos mensalmente, outras quinzenalmente e por aí vai. Outro ponto importante é que cada uma pode utilizar métricas diferentes para mostrar o resultado da otimização.
No entanto, geralmente o documento conta com:
- Monitoramento e análise de desempenho;
- Cliques;
- Autoridade de domínio;
- Evolução de palavras-chave;
- Ranqueamento no Google.
Monitoramento e análise de desempenho
A primeira parte do relatório faz um panorama completo do projeto. Aqui, o consultor em SEO revisita os objetivos, a proposta de otimização, quais eram as expectativas, como foi o trabalho e o desempenho.
Também é comum encontrar alguns relatórios que trazem uma breve explicação sobre as métricas analisadas. Essa parte é um resumo do que será falado nas próximas páginas.
Cliques
Outra parte importante do relatório de SEO é quando o consultor traz as taxas de cliques. Isso porque, ao fazer a otimização do site, você garante os elementos necessários para atrair mais pessoas, o que reverte em cliques no seu portal.
Uma taxa de clique alta significa que você também teve um aumento no tráfego orgânico da página e em outras métricas, apontando o sucesso do projeto da consultoria em SEO.
Importante ressaltar que nessa etapa do relatório é comum que o consultor trace comparativos com o início do trabalho para identificar o progresso.
Autoridade de domínio
No começo deste artigo, falamos sobre o ganho de autoridade que o trabalho da consultoria em SEO pode trazer para seu site. Dessa forma, é de se esperar que esse seja um ponto importante no relatório, não é?
Quando um consultor trabalha com otimização, ele está se certificando de que seus conteúdos serão relevantes o bastante para serem usados como fontes em outros portais, com links que direcionem para o seu site. O trabalho de link building é, inclusive, um grande aliado nesse processo.
Todos esses aspectos são fundamentais para o ganho de autoridade de uma marca, já que o Google entende que essa citação aponta que você é um especialista naquele assunto.
Dessa forma, no relatório, os consultores em SEO costumam mostrar a evolução da autoridade de um domínio. Para isso, eles utilizam métricas como DA e DR.
Evolução de palavras-chave
Durante o trabalho da consultoria em SEO, as palavras-chave são fundamentais para entender como chegar até o público-alvo e ser encontrado nas pesquisas do Google e do Bing.
No relatório, elas aparecem novamente numa espécie de ranking, pois são exibidos o número total de termos ranqueados e a quantidade de tráfego gerada por cada um, por exemplo.
Esses resultados ajudam a entender se a estratégia foi positiva e se esses termos foram os que mais surtiram efeito para o seu negócio. Como mencionamos anteriormente, o relatório também serve para dar insights para os projetos futuros. Sendo assim, todas as informações são válidas e preciosas na consultoria em SEO.
Ranqueamento no Google
Um dos principais motivos para uma marca procurar o trabalho da consultoria em SEO é a melhora no posicionamento das páginas nos mecanismos de busca, dessa forma, esse também é um detalhe que deve fazer parte do relatório.
Nessa parte, os profissionais mostram como foi a evolução da visibilidade orgânica do site. Importante destacar que a melhora nesse quesito significa um aumento no tráfego orgânico, que, por sua vez, traz mais chances de conversão para a marca.
Além disso, ao melhorar o ranqueamento no Google, a página também adquire ganho de visibilidade perante os usuários na internet, o que certamente pode gerar mais reconhecimento e oportunidades para o seu negócio.
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