Google lança série “SEO Made Easy” no YouTube
A ideia do SEO Made Easy (SEO simplificado, em tradução livre) é fornecer dicas práticas para otimização de sites para um melhor desempenho nos mecanismos de busca.
No dia 21 de setembro de 2023, o canal Google Search Central lançou o primeiro vídeo da série “SEO Made Easy” no YouTube. O intuito é ensinar profissionais do marketing digital, desde iniciantes até experientes, a melhorar o desempenho dos seus sites nos resultados de pesquisa do próprio Google.
Como o SEO é um alvo em constante movimento, esta série tem como objetivo fornecer lições em vídeo de forma rápida, simplificada e prática para ajudar sites a serem bem sucedidos no Google.
O episódio de estreia de “SEO Made Easy” aborda a importância dos dados estruturados para a otimização de sites, e também convida os visitantes a deixarem suas dúvidas nos comentários para que estes se tornem tema dos próximos vídeos.
Episódio de estreia: Como modificar o nome do seu site na Pesquisa Google
No primeiro episódio, Martin Splitt – especialista do Googlebot na equipe de Relações da Pesquisa Google – explica como os sites podem personalizar a forma como o nome da sua marca aparece nas páginas de resultados dos motores de busca da Google (SERPs).
Se a Pesquisa Google tiver dificuldade em determinar automaticamente o nome preferido do seu site, os dados estruturados podem ser utilizados para influenciar a forma como este é apresentado.
Splitt fornece dicas práticas para aqueles que podem não ser capazes de integrar dados estruturados nos seus domínios. Em primeiro lugar, é preciso garantir que o nome do site apareça consistentemente no título de todas as páginas.
Ele observa que alguns sistemas de gestão de conteúdo permitem que você defina um nome para todo o site, enquanto outros podem exigir a adição manual do nome do site em cada título de cada página. No entanto, ele adverte que esta abordagem só funciona para subdomínios ou domínios de nível superior e não a nível de diretório.
Uma vez efetuadas essas alterações, é necessário dar tempo ao Google para processar as atualizações. Você pode acelerar o processo utilizando o Google Search Console e solicitando que a página inicial seja reindexada.
Segundo episódio: Como o Google vê o meu conteúdo?
Saber como o Google vê o seu site é indispensável para avaliar o desempenho de sua estratégia de SEO.
Quando você não tem certeza se a Pesquisa Google tem conhecimento de alguma página do seu site, talvez já tenha recorrido à operação de pesquisa “site:” para uma verificação rápida.
Esta pesquisa consiste em colocar o comando “site:” + o seu domínio/ + palavra-chave da página que você quer encontrar. Assim, os resultados mostram todas as páginas indexadas do seu site que contém essa palavra-chave. Lembrando que esse tipo de pesquisa não tem relação com ranqueamento!
Entretanto, nem sempre esse método funciona.
Por isso, no segundo episódio da série, Martin Splitt mostra uma das funcionalidades mais utilizadas do Google Search Console: a inspeção de URL. Com ela, você pode conferir se a página está indexada, qual é a sua respectiva URL canônica e como é o HTML que a Pesquisa Google está indexando.
A inspeção de URL também é muito utilizada para saber se a sua página precisa ser indexada novamente após ser atualizada.
Splitt destaca que o mais importante para se atentar é a HTML renderizada, pois é justamente isso que o Google usa para indexar o conteúdo de uma página.
Mais episódios a caminho
A série “SEO Made Easy” marca o mais recente investimento da Google em conteúdos educativos do YouTube para webmasters e profissionais de marketing digital.
As duas primeiras aulas foram direcionadas para dúvidas de iniciantes no SEO, mas a ideia é que o conteúdo fornecido avance à medida que a série se desenrola (podendo até responder dúvidas que você mesmo deixa nos comentários dos vídeos).
Quem sabe, em futuros episódios, Martin Splitt nos dê mais informações sobre as próximas atualizações do Google?
Sendo os primeiros de muitos, estes episódios preparam o terreno para uma exploração aprofundada das estratégias de SEO que podem ajudar o seu site a brilhar na Pesquisa Google.