Auditoria de backlinks: conhecendo as ferramentas mais populares
Saiba quais são as ferramentas de auditoria de backlinks que podem te ajudar a conquistar links de qualidade e melhorar o seu posicionamento nas buscas.
Quem deseja conquistar as melhores posições nos mecanismos de busca deve saber que os backlinks são essenciais. Eles significam que o seu site está sendo recomendado por outras páginas na internet, agregando valor, confiança e atraindo tráfego orgânico.
Mas você sabia que não basta simplesmente ter um link direcionando para sua página? Inclusive, se o link não for qualificado, o seu site pode ser penalizado e o efeito oposto acontecer, prejudicando consideravelmente a classificação nos resultados de pesquisa.
Por isso, a auditoria de backlinks é uma etapa fundamental para as estratégias de SEO! Ela é responsável por analisar os links, certificar-se da qualidade e identificar links tóxicos que podem estar atrapalhando o ranqueamento.
Gerenciar o desempenho dos backlinks é um dos aspectos da otimização de sites para os motores de busca. Se esse processo for bem feito, as linkagens vão garantir a sua relevância online.
Para realizar uma auditoria de backlinks é necessário usar ferramentas. Neste post, vamos mostrar quais são as principais a serem usadas, bem como quais as métricas mais importantes para ficar de olho! Não perca.
O que é auditoria de backlinks?
É o processo de encontrar todos os links que direcionam para o seu site e avaliá-los. Assim, é possível analisar o perfil deles e identificar quais são os backlinks de qualidade.
O algoritmo do Google considera os seguintes fatores ao encontrar um novo backlink apontando para o seu site:
- Coerência da página de origem do backlink com a página de destino;
- Relação com o contexto que está inserido;
- Reputação da página;
- Autoridade de domínio;
- Variação de texto âncora.
Por isso, não adianta conseguir que qualquer site direcione para o seu. A ideia é que o seu link seja um complemento do assunto para quem estiver acessando aquela página. Dessa forma, não é interessante que sites não confiáveis ou que não se relacionem com seu nicho estejam direcionando para o seu domínio.
Então, o objetivo é melhorar o perfil de backlinks do seu site para impulsionar o ranqueamento no Google. Além disso, a auditoria de backlinks orienta as estratégias de link building, permitindo encontrar boas oportunidades.
Como fazer uma auditoria de backlinks?
Para começar, é necessário conhecer as ferramentas específicas para auditoria de backlinks. Há diversos programas que podem auxiliar nesse processo, no entanto, antes você precisa saber quais pontos analisar.
Seu perfil X Perfil dos concorrentes
A primeira etapa da auditoria de backlinks é analisar como é o desempenho dos seus concorrentes nessa etapa pode ajudar você a entender qual caminho seguir nas suas estratégias de link building e se está na direção certa.
As ferramentas de análise de backlinks possuem funcionalidades que permitem essa comparação, basta inserir o domínio do seu site e domínios de seus concorrentes. Em seguida, é preciso ter atenção com as métricas:
- Números de backlinks: importante para ter um parâmetro da quantidade de backlinks que você tem em comparação à concorrência;
- Tipos de backlinks: ao identificar as páginas dos seus concorrentes que recebem maiores números de backlinks, busque entender o que torna aquele conteúdo bom para atrair mais links;
- Palavras-chave orgânicas: também é preciso saber para quantas e quais palavras-chave orgânicas seu concorrente está ranqueando, assim, é possível encontrar novas oportunidades de classificação de palavras-chave e textos âncora;
- Domínios de referência: nessa comparação, pode ser que você descubra domínios de referência que estão fazendo linkagens para seu concorrente, mas não para você. Assim, é possível entrar em contato com os sites mapeados para conseguir novas oportunidades de backlinks.
Analise seus backlinks
Ao listar todos os backlinks que apontam para o seu site, é hora de fazer as análises. Isso inclui avaliar a qualidade de cada link. Assim, é preciso observar:
- Autoridade da página do backlink;
- O texto âncora utilizado;
- Relevância dentro do contexto;
- Se o backlink traz popularidade ao seu site (atributo dofollow ou nofollow).
Remova backlinks ruins
O próximo passo é eliminar os links tóxicos que estão prejudicando o desempenho do seu site. Eles são considerados spam, provenientes de sites sem relevância para seu nicho ou de sites com baixa qualidade.
A remoção desses links pode ser feita de duas maneiras: pedir ao proprietário do site para retirar o link ou usar ferramentas para rejeitá-los, processo conhecido como disavow.
Apesar de o próprio Google ter disponibilizado um documento com o passo a passo para realizar a rejeição de links artificiais, a prática não é a mais recomendada, uma vez que o algoritmo do mecanismo está em constante atualização para ignorar links ruins automaticamente.
Portfólio limpo
Ao identificar e eliminar os links desqualificados, a autoridade do seu domínio tende a melhorar. Isso influencia positivamente na classificação do seu site nos mecanismos de busca, podendo gerar maior tráfego orgânico e visibilidade online.
Principais ferramentas para fazer auditoria de backlinks
Como falamos, o Google tem uma série de critérios para avaliar a relevância de um backlink. Por isso, é necessário o uso de ferramentas para monitorar as métricas e descobrir qual caminho funciona para a conquista de links qualificados para o seu site.
A seguir você confere, as ferramentas mais conhecidas para realizar auditorias de backlinks:
Backlink Audit da Semrush
As principais funcionalidades do Backlink Audit da Semrush são: identificar todos os links tóxicos (Toxic Score) e analisar a qualidade geral dos domínios (Authority Score). A ferramenta leva em consideração vários fatores para definir quais são os links que estão prejudicando a performance do seu site.
Ela permite a revisão de até 500 backlinks por domínio de referência. Além disso, possui integração com outras plataformas como: Google Search Console e Majestic.
Por meio dela, é possível enviar um e-mail diretamente para proprietários de sites e negociar a retirada de links ruins, assim como possibilita a criação de arquivos de rejeição a esses links, que são enviados ao Google para desfazer o vínculo.
Majestic
A Majestic é uma ferramenta de SEO que possui grande capacidade de analisar links, sendo muito utilizada para as estratégias de link building, por exemplo.
Nela, há duas métricas fundamentais para os profissionais de SEO mensurarem a autoridade de domínio de um site: trust flow, que mede o nível de confiança de um site, e citation flow, que confere a quantidade de links direcionando para seu site.
Por isso, é uma ferramenta que se destaca em relação ao detalhamento do processo. O plano gratuito pode ser interessante para começar o processo, mas na opção premium há mais funcionalidades para aprofundar a auditoria de backlinks.
Moz Link Explorer
O Moz Link Explorer é outra ferramenta muito conhecida no universo do SEO, principalmente, para a auditoria de backlinks. Possui finalidades semelhantes ao Majestic e o Backlink Audit. As principais características são as análises da autoridade de página e autoridade de domínio.
Também é possível verificar a pontuação de spam dos backlinks, monitorar os links novos ou perdidos, pesquisar o perfil de backlinks dos concorrentes, entre outros.
Ahrefs Backlink Checker
Responsável por proporcionar uma análise de backlinks mais completa, O Ahrefs Backlink Checker traz funcionalidades que mostram o crescimento e o declínio do perfil de backlinks e especificações sobre o tipo de link, por exemplo.
Dentre as métricas, a que recebe maior destaque é a classificação de domínio (DR) que, em uma escala de 0 a 100, aponta o nível de “popularidade” de um site e dá estimativas de tráfego orgânico.
Além disso, a auditoria de backlinks do Ahrefs também traz dados como:
- Relatórios de domínios referidos;
- Páginas do seu site que recebe mais links (best my links report);
- Detalhes do texto âncora do link;
- Links partidos;
- Formas de rejeitar spam.
Outras ferramentas de auditoria de backlinks
Google Search Console: na aba “links” é possível ter uma ideia sobre os links externos e identificar os principais sites com backlinks direcionando para a sua página. Porém, essas análises podem ser úteis apenas para o início do processo, sendo necessário complementar com base em outras ferramentas.
Ubersuggest: também é considerada uma ferramenta poderosa para melhorar o perfil de backlinks do seu site. Oferece tanto uma versão gratuita quanto paga e dispõe de recursos para gerenciamento dos links.
Monitor Backlinks: usado para identificar os melhores backlinks que estão apontando para o seu site. Nele é disponibilizada uma visão geral sobre o perfil dos links.
Rank Signals: ferramenta gratuita que mostra a posição do site nas buscas. Assim, ela consegue examinar o perfil de backlinks do seu site, apresentando os tipos de linkagem (dofollow e nofollow), os links ruins e comparando os resultados com a concorrência.
Open Link Profiler: faz a verificação dos novos backlinks, gerando relatórios que podem auxiliar na criação e atualização de estratégias.
Linkody: possui mecanismos ágeis para monitorar os links e acompanhar as estratégias de link building.
Como conquistar bons backlinks?
Após uma auditoria de backlinks completa, para conseguir ser mencionado em outros sites é preciso “merecer”. Se você pagar para ter um link, o Google entende essa ação como tentativa de manipular o resultado de busca e vai penalizá-lo.
Abaixo você confere dicas para conseguir bons backlinks e de forma natural:
1. Crie conteúdo de qualidade
A produção de materiais ricos costuma funcionar muito bem para conseguir ser citado por outros canais, já que eles servem como fonte. Alguns exemplos:
- Pesquisas;
- Guias detalhados;
- Infográficos;
- E-books.
Além disso, os veículos têm interesse em indicar conteúdos que realmente vão ajudar os usuários, assim a produção de texto precisa ser atraente e se destacar em relação aos concorrentes.
2. Invista em estratégias de link building
As estratégias se resumem em conseguir criar bons backlinks. Isso inclui fazer a análise de veículos relevantes para o seu negócio. Por exemplo, não adianta ser citado em um site de venda de móveis se o seu nicho é sobre moda feminina.
Outro ponto importante é a identificação de oportunidades. As ferramentas que indicamos possibilitam encontrar sites dentro da sua área que tenham links quebrados. Assim, pode ser oferecido um conteúdo seu para substituí-los.
Essa é uma tática considerada bastante vantajosa, pois, ao mesmo tempo que resolve o problema do outro site, ajuda você a conquistar um backlink de qualidade.
3. Conte com os serviços de Digital PR
O objetivo do Digital PR ou assessoria de imprensa digital é fortalecer a presença online de uma marca. Assim, em conjunto com as estratégias de SEO off-page, elas podem gerar backlinks valiosos em sites de notícias, blogs especializados, entre outras alternativas.
Os profissionais do setor nutrem um bom relacionamento com jornalistas, influenciadores digitais e blogueiros. Dessa forma, conseguem fazer publicações em canais de confiança. Esse é um fator com enorme potencial de agregar autoridade ao seu site e, consequentemente, melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca.
Entenda como a Experta pode ajudar!
Agora, você sabe que fazer uma auditoria de backlinks é essencial para se destacar nos mecanismos de busca. Porém, deu para perceber que não é uma tarefa tão simples assim!
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