SERP do Google: o que é e por que ficar de olho nela
Entender a estrutura da SERP do Google pode ser a chave para melhorar sua posição no ranking de pesquisas.
Jornalista. Mestre em Comunicação e Sociedade, com foco em tecnologia. Especialista em link building e SEO. Fundadora da Experta, a maior agência de link building do Brasil, pioneira em Digital PR.
Se você já usou o Google para realizar qualquer tipo de pesquisa, com certeza se deparou com a Search Engine Results Page ou, simplesmente, SERP. Trata-se da página que o mecanismo de buscas exibe após uma consulta, contendo os resultados que o algoritmo considera mais relevantes para o que você procurou.
A SERP é um componente essencial para o Search Engine Optimization (SEO) e o marketing digital. É por meio dela que o seu site ou blog pode ganhar visibilidade. Entender como ela funciona e classifica os resultados pode ser a chave para uma estratégia de SEO bem-sucedida.
Se você ainda está se perguntando qual é a verdadeira importância da SERP, fique tranquilo! Ao longo deste texto, você vai virar um especialista no assunto.
A princípio, podemos entender a SERP fazendo uma analogia com uma vitrine numa rua cheia de lojas. Os produtos expostos têm mais chances de serem notados por quem passa pela via. O raciocínio é semelhante: ter o seu site ou blog apresentado nos primeiros resultados da SERP pode ser a diferença entre atrair um grande volume de visitantes ou não ser notado.
Mas como garantir essa visibilidade? Como se destacar entre tantos concorrentes? E, mais importante, como tirar o máximo proveito das diferentes posições e recursos oferecidos pela SERP? Para responder estas questões, você precisa começar conhecendo a estrutura e as principais funcionalidades.
Neste conteúdo, iremos explicar, detalhadamente, como a SERP é estruturada, quais são os tipos de resultados que podem aparecer e como você pode otimizar o seu site ou blog para conquistar posições de destaque.
Vamos lá!
O que é a SERP do Google?
A SERP é a página de resultados exibida pelo Google, quando você faz uma pesquisa. Ela lista os links e informações relacionados ao termo pesquisado. Basicamente, é o lugar onde você encontra as respostas para a sua consulta após apertar o “enter” na caixa de busca.
Ela contém uma variedade de resultados, incluindo links para páginas web, anúncios pagos, snippets destacados, imagens, vídeos e muito mais. Cada um desses elementos tem um papel específico na experiência do usuário e na visibilidade dos sites.
A classificação dos resultados na SERP é determinada por um complexo algoritmo do Google que leva em consideração fatores, como:
- Relevância do conteúdo
- Backlinks de qualidade
- Experiência do usuário
- Autoridade do site
- Usabilidade do site
Qual é a estrutura da SERP do Google?
Nesse momento, você pode estar pensando que é uma perda de tempo ler um texto sobre a página de resultados do Google… Afinal, nós a conhecemos como a palma de nossas mãos, certo? Talvez não!
A estrutura da SERP do Google segue um padrão que já estamos acostumados. Primeiro, encontramos os anúncios pagos que, geralmente, aparecem no topo e no final da página. Depois são listados os resultados orgânicos, que são os links não pagos considerados mais relevantes para a consulta do usuário.
Mas existem alguns detalhes importantes que deixamos passar despercebidos se não observarmos com um olhar atento.
Observando a imagem a partir de uma perspectiva voltada para as estratégias de SEO, você precisa saber disso:
- Os resultados pagos ocupam uma posição privilegiada na SERP. Eles são gerados a partir de lances dados por anunciantes em palavras-chave específicas. Além do valor, a relevância e a qualidade do anúncio influenciam sua posição. Anúncios bem elaborados, com textos atrativos e landing pages de qualidade têm mais chances de ocupar o topo da página.
- Já os resultados orgânicos não envolvem custos diretos, mas requerem o trabalho de uma boa agência de SEO que utilize as técnicas certas para conquistar um bom posicionamento. A ordem dos resultados orgânicos é determinada pelo algoritmo do Google, que leva em consideração fatores como palavras-chave, backlinks, qualidade do conteúdo, design responsivo, entre outros.
- No final da SERP, o Google, frequentemente, apresenta uma seção de “Pesquisas Relacionadas”, que oferece sugestões adicionais baseadas na consulta inicial do usuário.
O que são SERP features e como conquistá-los?
SERP Features, ou recursos da SERP, são elementos adicionais que aparecem nos resultados de busca, além dos links orgânicos e pagos. Eles oferecem uma maneira de destacar informações relevantes para os usuários diretamente na página de resultados do mecanismo de busca.
Para conquistá-los, é necessário ter textos otimizados para SEO, seguindo as melhores práticas. E não adianta usar uma estratégia só para conquistar todos os features. Na verdade, você precisa apostar em estratégias específicas para cada objetivo.
Viu como a SERP pode ser mais complexa do que se imagina?
Agora, vamos ver alguns dos principais SERP Features e como você pode trabalhar para alcançar essas posições de destaque.
Featured snippets
Os featured snippets são aquelas caixas de informação que aparecem em destaque no topo dos resultados orgânicos. Elas oferecem respostas mais diretas à consulta do usuário, sem a necessidade de clicar no link.
No exemplo acima, você consegue observar que buscamos por “o que significa tbt nas fotos” e logo apareceu um featured snippet. Para conquistar essa visibilidade, há algumas estratégias possíveis:
- Responder perguntas frequentes: identificar as perguntas que os usuários fazem e responder a dúvida, de maneira clara e concisa, no seu conteúdo (geralmente, perguntas com o que, quando, como, onde, por que, para que serve);
- Estruturar bem o conteúdo: usar listas, tabelas e parágrafos curtos para organizar suas respostas;
- Dividir bem o conteúdo: utilizar cabeçalhos (H2, H3) para separar as seções e facilitar a leitura e a compreensão pelo Google.
Imagens
As imagens costumam ficar em uma aba separada na SERP. Para aparecer na aba principal, é necessário que o Google identifique que elas são o resultado mais relevante para a consulta do usuário.
No print acima, buscamos pela atriz e cantora “selena gomez“, e o Google entendeu que uma imagem era mais relevante do que um link de blog, por exemplo. Mas para que a sua imagem possa aparecer no topo da SERP, alguns cuidados são necessários:
- Texto alternativo (alt text): use descrições claras e relevantes no texto alternativo das imagens. Vale lembrar que esse recurso também é essencial para usuários com deficiência visual e que utilizam leitores de tela para navegar na internet;
- Nome do arquivo e legendas: renomeie os arquivos de imagem com palavras-chave relevantes e use legendas informativas. Isso ajuda tanto na experiência do usuário quanto na otimização SEO do conteúdo.
Vídeos
Vídeos também estão em uma aba separada da SERP. Da mesma forma que as imagens, são frequentemente apresentados na aba principal para consultas que podem ser melhor respondidas por meio desse tipo de linguagem. Tutoriais e receitas são exemplos de conteúdos comuns nesse formato.
No exemplo acima, buscamos por “tutorial ahrefs“, uma das principais ferramentas de SEO que usamos por aqui. Veja que os primeiros resultados foram todos vídeos. Para conseguir destacar seus conteúdos dessa maneira, sugerimos:
- Usar títulos e descrições otimizados: crie títulos e descrições de vídeo que incluam palavras-chave relevantes;
- Acrescentar transcrições e tags: adicione transcrições e tags aos seus vídeos para melhorar a indexação e a relevância;
- Incluir thumbnails objetivas: as thumbnails são essas imagens de “capa” do vídeo, elas facilitam o reconhecimento do assunto pelo usuário e aumentam as chances de clique.
Notícias
As notícias aparecem na parte superior da SERP, destacando informações recentes e relevantes sobre um tópico específico. Elas podem incluir manchetes, imagens e links para fontes confiáveis.
Uma forma de conseguir aparecer nas primeiras posições das notícias é:
- Manter o conteúdo fresco: ter o conteúdo sempre atualizado com os assuntos em alta é essencial;
- Seguir diretrizes de SEO: se engana quem pensa que a otimização SEO não serve para jornalistas. Notícias e reportagens também podem ser otimizadas para a palavra-chave desejada para se destacar da concorrência e conquistar melhores posições na SERP. Além disso, é importante evitar práticas de black hat SEO e investir em profissionais especializados que possam ajudar.
Locais
A seção de locais exibe resultados relacionados a empresas, estabelecimentos ou pontos de interesse próximos à localização do usuário. Nesse espaço, veremos informações como endereço, horário de funcionamento, avaliações e mapas.
No exemplo acima, buscamos por “hamburgueria Copacabana, Rio de Janeiro” e logo recebemos resultados dos locais mais bem avaliados da região escolhida. Se você estiver com a localização ativa, o Google ainda é capaz de te mostrar os locais mais perto de você. Também é possível filtrar locais por horário de atendimento e classificação.
Para seu negócio aparecer assim, é necessário:
- Google Meu Negócio: crie e mantenha um perfil atualizado no Google Meu Negócio com informações completas sobre seu estabelecimento;
- Informações atualizadas: certifique-se de que todas as informações, como horário de funcionamento e endereço, estão corretas e atualizadas.
Além de melhorar sua visibilidade para os robôs do Google, você melhora a experiência do usuário ao reunir informações importantes em um lugar estratégico.
As pessoas também perguntam
Sabe quando você faz uma pesquisa no Google e depois aparecem outras “sugestões” de pesquisas? Então, essa é a seção “as pessoas também perguntam”. Nela, aparecem perguntas relacionadas à consulta original e suas respostas.
No exemplo acima, buscamos por “o que é stakeholder” e veja o que o algoritmo sugeriu a partir do que outras pessoas também perguntaram:
- O que stakeholders significa?
- Quais os 3 tipos de stakeholders?
- O que significa stakeholders no marketing?
- Qual a importância do stakeholders nas empresas?
Em cada uma dessas perguntas, podemos visualizar uma espécie de “featured snippet“, respondendo o questionamento. Veja:
Para conseguir aparecer nessa seção da SERP, indicamos:
- Criar conteúdo que responda a perguntas frequentes: identifique as perguntas que o seu público faz e responda-as de forma clara em seu conteúdo. Outra opção é segmentar o conteúdo em tópicos que respondam às principais perguntas relacionadas ao assunto;
- Apostar no formato de perguntas e respostas: use um formato de perguntas e respostas (FAQ) em seu conteúdo para facilitar a extração pelo Google.
Painel de conhecimento
Os painéis de conhecimento são aqueles que aparecem na lateral da SERP, oferecendo um resumo de informações sobre uma entidade, pessoa, organização ou lugar. A Wikipédia é a atual rainha do painel de conhecimento.
No exemplo acima, buscamos por “o que é pis” e o painel de conhecimento mostrou um breve resumo de imagens e texto da Wikipédia. Mas como fazer para aparecer nesta seção? Bom, nós sugerimos:
- Presença on-line consistente: ter uma presença on-line que seja consistente e verificável em várias fontes confiáveis;
- Reivindique o seu conhecimento: utilize o Google Meu Negócio e outras plataformas para reivindicar e gerenciar suas informações.
Avaliações
As avaliações são uma extensão da seção “Locais”. Elas costumam aparecer para negócios e produtos, sendo baseadas em comentários de clientes. Na prática, podem ajudar o usuário a tomar decisões mais assertivas.
No exemplo acima, entramos nas avaliações da pesquisa por “hamburgueria Copacabana, Rio de Janeiro“. Podemos observar comentários de clientes insatisfeitos. Para nós, usuários do Google, isso já serve como um alerta na hora de escolher um estabelecimento. Para conseguir se sair bem nessa aba:
- Incentive avaliações: peça aos seus clientes para deixarem avaliações após a compra ou serviço;
- Feedback: responda as avaliações e gerencie o feedback para manter uma boa reputação on-line.
Como conquistar snippets na SERP do Google
Os snippets são considerados a posição “zero” no ranqueamento do Google. Por esse motivo, conquistar esta posição é uma das maiores metas de qualquer estratégia de tráfego orgânico.
Existem algumas práticas recomendadas para aumentar suas chances de conquistar um snippet. É disso que vamos falar a seguir.
Conteúdo responsivo
Já estamos cansados de saber que o Google valoriza sites que oferecem uma ótima experiência aos usuários. O conteúdo responsivo precisa estar em pleno funcionamento para conseguir conquistar a posição “zero”.
Você consegue garantir que o seu conteúdo se adapta a diferentes dispositivos, como desktop, tablet, celular? Se não, sugerimos que você comece hoje mesmo a resolver essa situação. Isso porque o Google prioriza sites mobile-friendly.
Para saber mais, confira nosso guia completo sobre SEO mobile.
Meta title (título otimizado)
O título SEO ou meta title nem sempre é igual ao título do conteúdo. O título otimizado é aquele que aparece no resultado das buscas do Google, trata-se da primeira impressão que os usuários têm do seu conteúdo. Ele deve ser claro, relevante, conter a palavra-chave principal e ter entre 50 e 60 caracteres. O Google usa o meta title para determinar o contexto do seu conteúdo e, quando bem otimizado, ele pode aparecer nos snippets.
Portanto, capriche no título! Imagine que você está escrevendo sobre “Receitas saudáveis para o verão”. Um bom título seria “10 Receitas saudáveis e refrescantes para o verão“. Essa title é atrativa, direta e inclui a palavra-chave de forma natural.
Meta description
Há quem diga que a meta description não importa tanto assim. Nós discordamos. Para um conteúdo de qualidade, é necessário que todos os aspectos sejam bem elaborados. Embora não afete diretamente o ranqueamento, uma meta descrição bem escrita pode ser um destaque diante a concorrência.
Seja conciso, informativo, inclua a palavra-chave e mantenha um limite de 160 caracteres. Lembre-se: o Google pode usar partes dela nos snippets. Seguindo o exemplo anterior, sobre receitas saudáveis, uma boa meta description seria algo como:
“Aprenda 10 receitas saudáveis de lanches e bebidas refrescantes para o verão, perfeitas para manter o frescor, a leveza e a saúde nos dias mais quentes“.
Linkagem interna
A linkagem interna é parte fundamental do SEO on-page. Ela conecta páginas relevantes entre si, facilitando a navegação dos usuários e a indexação pelo Google. Quando o conteúdo é bem interligado, o buscador pode destacar trechos relevantes em snippets.
Por exemplo, se você está escrevendo sobre “Marketing Digital”, pode encontrar oportunidades para linkar para outros conteúdos do seu site que abordam temas como “SEO”, “Assessoria de Imprensa Digital” ou “Marketing de Conteúdo”.
Link building
Certamente, uma boa estratégia de link building é a melhor oportunidade para conseguir conquistar a posição “zero” do Google. A prática envolve obter backlinks de qualidade de outros sites para o seu conteúdo. Quanto mais links relevantes você tiver, maior a autoridade do seu site.
Pense nessa prática como uma recomendação. Se existem diversos sites te recomendando, maior é sua credibilidade perante o Google. Aqui, na Experta, temos especialidade em produzir conteúdo de qualidade para link building. E uma das principais lições que aprendemos ao longo dos anos é: essa técnica traz muitos benefícios.
Conteúdo útil e atualizado
No SEO, o conteúdo é rei. Para conquistar os snippets, não podia ser diferente. O próprio Google já explicou que a qualidade do conteúdo é o principal fator de escolha de snippets de pesquisa.
O Google prioriza páginas ativas, relevantes e úteis ao usuário. Se você produz conteúdo de pessoas para pessoas (não exclusivamente para o algoritmo) e realiza atualizações regularmente, tem mais chances de aparecer na posição zero.
Conteúdo que não é útil ou relevante prejudica a sua credibilidade e, também, pode afetar negativamente o ranqueamento.
DICA EXPERTA: Esteja sempre atento às boas práticas de SEO. Elas ajudam a garantir que o seu conteúdo seja encontrado, compreendido e valorizado pelo Google.
Zero Moment of Truth
O Zero Moment of Truth (ZMOT), ou “momento zero da verdade”, é um conceito importante quando falamos sobre SERP. Ele se refere ao instante em que um consumidor pesquisa um produto ou serviço on-line antes de efetuar a compra. Quando você percebe que precisa comprar um novo celular, por exemplo, e logo abre o Google e busca por esse produto.
Antes da era digital, o processo de compra costumava ser linear, com o consumidor indo diretamente da exposição à compra. No entanto, com a proliferação da internet e dos dispositivos móveis, o ZMOT se tornou um momento de atenção. É quando os consumidores buscam informações, avaliações, comparações de preços e opiniões de outros compradores para tomar uma decisão informada.
O ZMOT tem implicações significativas para o SEO. Nesse momento inicial, estar em primeiro lugar na SERP pode ser a diferença entre conseguir vender seu produto ou cair no esquecimento.
SEO e a SERP
Para conseguir conquistar boas posições na SERP, ter boas estratégias de SEO on-page e off-page é indispensável. Um especialista que domine as técnicas vai realizar análises detalhadas do desempenho do seu site para entender o que está funcionando e onde há espaço para melhorias.
Outros aspectos importantes de atenção incluem:
- A usabilidade do seu site, incluindo a velocidade de carregamento e a facilidade de navegação;
- Construção de URLs amigáveis, limpas e descritivas, que ajudem os usuários e o Google a entender o conteúdo da página;
- Produção de conteúdo de qualidade que seja informativo, bem escrito e responda às perguntas dos usuários;
- Conquista de backlinks de fontes confiáveis e relevantes para aumentar a autoridade do seu site.
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