No dia 31 de julho, o Google anunciou uma série de recursos de pesquisa relacionados a imagens, incluindo atualizações sobre como o algoritmo lida com deepfakes e a expansão do recurso “Sobre esta imagem” para o Circle to Search e o Google Lens.
Continue lendo para saber mais!
Combate aos deepfakes
Os chamados “deepfakes” consistem em todo conteúdo falso e/ou explícito não consensual, principalmente imagens e vídeos gerados artificialmente.
O Google disse que fez melhorias na diferenciação entre conteúdo explícito real e consensual, como cenas de nudez de atores, e conteúdo falso explícito (deepfakes).
A questão do conteúdo falso explícito vai além dos mecanismos de pesquisa. Emma Higham, gerente de produtos do Google, comentou sobre a atualização, afirmando:
“Essas mudanças são atualizações importantes para nossas proteções na Pesquisa, mas há mais trabalho a ser feito para resolver esse problema, e continuaremos desenvolvendo novas soluções para ajudar as pessoas afetadas por esse conteúdo.”
Para combater o aparecimento de deepfakes nos resultados de pesquisa, o Google abordou duas estratégias:
Facilitação no processo de remoção de conteúdo
O Google modificou seus sistemas para agilizar a remoção de conteúdo falso ou explícito dos resultados de pesquisa.
Quando uma solicitação de remoção for aprovada, o sistema tentará filtrar resultados explícitos semelhantes em pesquisas relacionadas ao indivíduo afetado.
Para isso, um novo sistema de varredura foi implementado para identificar e remover imagens duplicadas depois que uma original for removida com sucesso dos resultados de pesquisa.
Modificações no sistema de classificação
O algoritmo do Google foi ajustado para reduzir a visibilidade de conteúdo deepfake em muitas pesquisas.
Para consultas que buscam esse tipo de conteúdo e incluem nomes de pessoas, o sistema vai priorizar conteúdo não explícito, como artigos de notícias.
Além disso, sites com várias páginas removidas devido a imagens falsas explícitas podem sofrer alterações em seu ranqueamento geral.
O Google está fazendo duas coisas ao mesmo tempo: facilitando a identificação de imagens falsas e reprimindo algoritmicamente as deepfakes.
Essa atualização do algoritmo representa o mais recente esforço do Google para adaptar sua funcionalidade de pesquisa em resposta à evolução dos desafios do conteúdo digital. Segundo Emma Higham, as alterações feitas já reduziram em 70% a exposição de imagens explícitas nos resultados.
Saiba mais: Todas as atualizações do Google até 2024
Expansão do recurso “Sobre esta imagem”
Além da atualização de combate aos deepfakes, o Google também anunciou a expansão do recurso “Sobre esta imagem” para outras plataformas, incluindo o Circle to Search e o Google Lens.
Essa mudança oferece às pessoas mais pontos de acesso para obter contexto sobre as imagens que encontram on-line, incluindo:
- Como outros sites usam e descrevem a imagem;
- Metadados disponíveis;
- Identificação de imagens geradas por IA com marcas d’água específicas.
Essa expansão ocorre em um momento em que a alfabetização digital e a capacidade de verificar informações on-line são cada vez mais importantes.
No entanto, vale a pena observar que, embora essas ferramentas possam ser úteis, elas não são infalíveis. Os usuários ainda são incentivados a avaliar criticamente as informações e consultar várias fontes ao verificar declarações ou imagens on-line.
Como acessar o recurso?
Confira as novas formas de acessar o recurso “Sobre esta imagem”:
No Circle to Search:
- Ative o recurso pressionando o botão inicial ou a barra de navegação;
- Faça um círculo ou toque na imagem na tela;
- Deslize para cima nos resultados da pesquisa e selecione a guia “Sobre esta imagem”.
No Google Lens:
- Tire um print da tela ou faça o download da imagem;
- Abra o aplicativo do Google e use o ícone do Lens;
- Selecione a imagem e toque na guia “Sobre esta imagem”.
Benefícios da expansão
- Verificar rapidamente as declarações associadas às imagens;
- Entender a origem de uma imagem e como ela foi usada na Web;
- Ajudar a distinguir entre conteúdo visual criado por humanos e por IA;
- Maneira rápida para estudantes, jornalistas e pesquisadores reunirem o contexto e as possíveis fontes relacionadas a uma imagem;
- Compreender o histórico e o contexto de uma imagem pode ajudar a protegê-lo de táticas de manipulação visual frequentemente usadas em golpes.
Tanto a atualização de combate aos deepfakes quanto a expansão do “Sobre esta imagem” demonstram o compromisso do Google em manter os resultados de pesquisa seguros e confiáveis à medida que a Web muda.