CTA: o que é, como fazer e exemplos práticos

Você, certamente, já se deparou com um call to action (CTA) ao visitar um blog, receber um e-mail ou navegar nas redes sociais. E, muito provavelmente, também já foi impactado…

Publicado em: 8 de dezembro de 2024
Atualizado em: 18 de dezembro de 2024
Flávia Crizanto

Jornalista. Mestre em Comunicação e Sociedade, com foco em tecnologia. Especialista em link building e SEO. Fundadora da Experta, a maior agência de link building do Brasil, pioneira em Digital PR.

Você, certamente, já se deparou com um call to action (CTA) ao visitar um blog, receber um e-mail ou navegar nas redes sociais. E, muito provavelmente, também já foi impactado por ele ao instalar algum aplicativo, se inscrever em uma newsletter ou seguir um determinado perfil no Instagram.  

Mas, afinal, o que é call to action (CTA)?

A expressão pode ser traduzida como “chamada para ação”. Quando bem construída, consegue levar os usuários a agirem de uma forma específica.

Muito mais do que uma frase de efeito sugerindo uma prática, o CTA faz uso de estratégias para concluir o objetivo proposto. Ele pode ajudar a otimizar a conversão do público, conquistar leads qualificados e aumentar o número de seguidores, por exemplo.

Por isso, entender o assunto é tarefa fundamental para quem quer evoluir os conteúdos e levar os resultados para outro patamar. Pensando em te ajudar, preparamos um conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre CTA.

Neste artigo você verá: 

 

  • O que é um CTA;
  • Quando usar um CTA;
  • Como fazer um bom CTA; 
  • Exemplos; 
  • Como analisar os resultados do CTA. 

 

Boa leitura! 

CTA-o que é, como fazer e exemplos-experta-media

Foto: Freepik 

 

O que é CTA no marketing digital?

 

Como mencionado anteriormente, um CTA é uma chamada para ação. Isso significa que ele  incita uma atividade em um conteúdo para o leitor. A técnica é bastante utilizada no marketing digital para incentivar o visitante de uma página a continuar a navegação em outras páginas que apresentem conteúdos, produtos ou serviços da marca. 

A chamada pode variar, conforme os objetivos da campanha e as estratégias do marketing. Ela pode levar o usuário a:

 

  • comprar um produto;
  • assinar uma newsletter;
  • preencher um formulário;
  • compartilhar um conteúdo; 
  • acessar as redes sociais. 

 

O CTA, geralmente, indica qual é o próximo passo a ser tomado pelo usuário e é apresentado como botão, link ou frase persuasiva, destacados visualmente para chamar a atenção. 

No blog da Experta, ao final de cada conteúdo, você encontra um CTA que indica o que fazer em seguida. Em alguns casos, iremos direcioná-lo aos nossos serviços e, em outros, iremos apresentar mais um conteúdo atrativo. 

Isso porque se você terminar a leitura deste conteúdo e não encontrar nenhum estímulo para ações, é provável que você saia do nosso site sem conhecer nosso trabalho ou sem aprofundar seus conhecimentos. Porém, se você for estimulado, as chances de continuar interagindo conosco são muito maiores, não é mesmo? 

 

Quando usar um CTA?

 

Se o objetivo é engajar o usuário, direcionar suas ações e impulsionar os resultados do marketing digital, o CTA é uma boa alternativa. Mas para que ele cumpra o seu papel, é preciso saber usá-lo corretamente. 

As chamadas precisam ser bem formuladas e posicionadas de forma que sigam a estratégia e garantam os resultados esperados. 

Entenda, a seguir, quando usar o CTA:

 

Guiar o usuário

 

Uma das finalidades do CTA é guiar o usuário, direcionando-o para realizar uma determinada ação. Dessa forma, se o objetivo é fazer com que o visitante acesse uma landing page, preencha formulários de inscrição ou acesse um perfil nas redes sociais, a estratégia pode ser útil. 

 

Ganhar um cliente

 

O CTA também pode ser usado para converter visitantes em leads qualificados. Isso porque ao utilizar chamadas de ação e incentivar o usuário a conhecer novos produtos e serviços da marca, maiores são as chances dele se tornar, de fato, um cliente. 

 

Aumentar engajamento nas mídias sociais

 

Conhecidas por serem um terreno fértil para a interação, as mídias sociais podem ser canais interessantes para incorporar CTAs e aumentar o número de visualizações, curtidas e compartilhamentos

As chamadas de ação podem direcionar os usuários a participarem de enquetes, compartilharem postagens, curtirem e comentarem os conteúdos, aumentando o alcance e a visibilidade nas redes sociais. 

 

Incentivar pedidos de newsletters

 

A newsletter tem o papel de comunicar o público sobre as notícias importantes da marca, aumentando o alcance das informações e engajando a audiência. Dessa forma, o CTA pode ser usado para encorajar os visitantes a se inscreverem nesse canal. 

Atrair inscritos para a newsletter é essencial para gerar mais visibilidade e potencializar as conversões em conteúdos, eventos e outros ativos digitais. 

 

Estabelecer relacionamento com a persona

 

Muitas marcas oferecem materiais e outros conteúdos gratuitos como uma estratégia para atrair leads qualificados. Os CTAs podem ajudar nesse processo, estabelecendo um relacionamento com a persona com base no seu interesse. 

 

Como fazer um bom CTA?

 

Agora que você já sabe o que é um CTA e quando usá-lo, chegou a hora de aprender a fazer uma boa chamada para ação. É preciso ter em mente que os CTAs são muito mais do que um “clique aqui” ou um “acesse agora”, é preciso estimular e seduzir o usuário a fazer o que a marca está pedindo. 

Para acertar em cheio, é necessário estar atento a alguns detalhes que ajudam a gerar gatilhos mentais que convencem o visitante a seguir as orientações. Confira as dicas da Experta:

 

Defina a persona

 

O primeiro passo para fazer um CTA eficaz é conhecer bem o público e a persona da marca. O conceito de persona pode ser entendido como o perfil fictício de cliente relevante e/ou ideal para o negócio, que conta com uma série de características, como hobbies, profissão, idade, gostos e dores. 

Ao entender esse perfil, é mais fácil traçar uma linguagem que converse de forma coerente e estimule o visitante a concluir a ação do CTA. Essa compreensão deve ser obtida antes mesmo de começar a pensar nas frases de persuasão e botões de navegação. Ela é o primeiro passo para elaborar uma boa chamada para ação.

 

Identifique em qual estágio de compra a persona está  

 

Além de identificar a persona, também é importante entender em qual jornada de compra o visitante está. Por esse motivo, é bom estar atento às etapas do funil de vendas e à finalidade daquele conteúdo. 

Ter um CTA estimulando o visitante a fazer um pedido de orçamento ou uma compra é uma boa estratégia para um conteúdo de meio de funil, por exemplo. Nesse modelo, você oferece o caminho para quem já está mais próximo da etapa final para fechar negócio.

 

Escolha o melhor local

 

No processo para fazer uma chamada de ação, a máxima “quem não é visto não é lembrado” faz todo o sentido. Quando estiver configurando a página e definindo o layout, lembre-se de inserir o botão de CTA em um local bem posicionado no site, tanto para desktop, quanto para mobile. 

Em e-mails, eles costumam ficar no final do texto, já em landing pages é possível espalhá-los em todas as dobras, principalmente, perto de formulários. Garanta que ele esteja visível e com fácil acesso, isso fará toda a diferença. 

 

Crie um texto realmente atraente

 

Sabendo quem se deseja alcançar, quais ações são esperadas e qual lugar se deve colocar o botão, chegou o momento de elaborar o texto do CTA. É sempre importante lembrar que o texto deve ser interessante e atraente a fim de incentivar a ação do visitante. 

Seja específico, comece com verbos e mostre porque aquela atividade deve ser feita. As chamadas de ação são curtas, mas conseguem transmitir o principal benefício da oferta e o que acontecerá em seguida.

Além disso, o CTA deve estar alinhado com o conteúdo no qual ele foi adicionado, ou seja, ele jamais deve vir sozinho e sem contexto. A ideia é que o leitor sinta que a chamada faz parte do material, sendo uma interação direta que sugere ações interessantes. 

 

Crie senso de urgência 

 

Criar senso de urgência é uma estratégia poderosa para incentivar os visitantes a agirem imediatamente. Ao mostrar que há uma limitação de tempo ou disponibilidade, maiores são as chances de conversão

Nessa etapa, é importante pensar em gatilhos mentais e outras estratégias que garantam que a chamada de ação seja bem sucedida. Aqui vão alguns exemplos de frases que podem ajudar a criar senso de urgência:

 

  • O tempo está acabando;
  • Economize hoje;
  • Compre agora;
  • Última oportunidade; 
  • Acesse agora e garanta o seu.

 

Tenha atenção às cores 

 

As cores ajudam a tornar tudo esteticamente atraente. Na elaboração de um CTA, elas também podem auxiliar, dando mais destaque para o olhar do visitante. 

Vale lembrar que as cores causam maior diferença no momento do clique se forem contrastantes. Você pode usá-las para destacar elementos, chamar atenção para uma área específica ou incentivar ações. Seja criativo, mas cuidado com os excessos.  

 

Utilize elementos complementares 

 

Além de um bom texto e de cores para chamar atenção, os CTAs também podem ganhar o apoio de outros elementos para garantir resultados satisfatórios. Imagens, setas, símbolos e emojis podem ajudar a atrair a atenção do visitante para o conteúdo. 

Aqui também vale a pena ser criativo. Empresas com uma persona mais jovial, por exemplo, podem apostar em GIF e memes para fortalecer a linguagem passada na chamada de ação. Só é preciso tomar cuidado com excessos para que o foco da estratégia não se perca em meio a tantos elementos juntos. 

 

Exemplos de CTA

 

Como você viu, há muitas formas de usar o CTA e dicas específicas para construir um que seja eficiente para a sua marca. 

Aliadas a um conteúdo interessante e uma oferta atrativa, as chamadas para ação podem melhorar a conversão e atrair um público qualificado

Para simplificar a visualização de como os CTAs funcionam, listamos os principais canais onde esse recurso pode ser usado. Confira:

 

Na home

 

Normalmente, o objetivo do site é levar o visitante a realizar alguma ação, como comprar um produto, acessar um material rico ou contratar serviços. Uma boa forma de fazer com que isso aconteça logo de cara é utilizando os CTAs na home do site

Os e-commerces, por exemplo, podem adotar chamadas de ação com cupons de desconto, criando o senso de urgência. Os CTAs na home do site, geralmente, aparecem em banners diferentes, que se destacam na página e prendem a atenção do visitante. 

A seguir, você verá alguns exemplos que podem ser adicionados na home do site: 

 

  • “Seja bem-vindo! Inscreva-se agora e receba nossas novidades em primeira mão!”
  • “Aproveite 20% de desconto na sua primeira compra! Use o cupom BEMVINDO20”
  • “Agende sua consulta gratuita e descubra como podemos te ajudar.”
  • “Sua primeira visita no nosso site vale ouro. Baixe nosso e-book com 50% de desconto só hoje!”

 

Nas redes sociais

 

Nas redes sociais, os CTAs também podem ser usados para gerar interação e fazer com que o visitante siga os passos indicados. A chamada pode estar em diferentes lugares.

No Instagram, por exemplo, a chamada para ação pode marcar presença nas legendas, convidando o público para alguma interação, ou nos stories, com os botões de links clicáveis. Já no Facebook, a maioria dos CTAs trazem link de um site ou blog. 

Confira alguns exemplos: 

 

  • “Clique no link da bio para saber mais!” 
  • “Curta e compartilhe se você gostou!” 
  • “Marque um amigo que precisa ver isso!” 
  • “Clique em ‘Saiba Mais’ para detalhes exclusivos.”
  • “Clique no link para ler o artigo completo.”
  • “Clique em ‘Seguir’ para ficar por dentro das novidades.”

 

No e-mail marketing

 

Os CTAs são figurinhas carimbadas no e-mail marketing. Neles, a chamada pode aparecer em diversos lugares e de diferentes formas, tanto em textos, quanto em elementos visuais. 

Dica da Experta: Coloque o CTA acima da dobra. Assim, ele ficará mais visível para o usuário sem que ele precise rolar a página para ter acesso a toda a informação. Além disso, não deixe o visitante perdido, se você chamou a atenção dele, crie formas de interação e desejo para fazê-lo agir. 

Confira alguns exemplos: 

 

  • “Oferta por tempo limitado! Compre agora e economize.”
  • “Experimente grátis por 30 dias! Clique aqui para começar.”
  • “Teste nosso serviço sem compromisso. Inscreva-se agora!”
  • “Participe do nosso webinar gratuito! Inscreva-se aqui.”

 

No blog

 

Embora não seja uma regra, podemos afirmar que boa parte dos conteúdos de um blog é direcionada ao topo do funil, ou seja, a intenção é atrair a maior quantidade de visitantes possível para uma página de destino. Antes de fazer o CTA, certifique-se da estratégia para que ele possa ter o resultado esperado

A seguir, confira alguns exemplos de chamada para ação no blog: 

 

  • “Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba mais artigos como este no seu e-mail!”
  • “Tem algo a acrescentar? Participe da discussão nos comentários.”
  • “Achou este conteúdo útil? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!”
  • “Quer saber mais? Baixe nosso e-book gratuito sobre este tema.”
  • “Interessado em mais? Confira nossos outros conteúdos sobre [tema relacionado].”
  • “Leia também: [Título de outro post relacionado].”
  • “Curioso para ver como funciona? Experimente grátis por 30 dias.”

 

Nos vídeos

 

O YouTube permite a inserção de links para outros sites nos vídeos. Sendo assim, os criadores de conteúdo e marcas conseguem adicionar CTAs e direcionar seus visitantes para conteúdos complementares. Além de engajar o público, a estratégia potencializa a aquisição de leads e transforma espectadores em potenciais clientes. 

Confira alguns exemplos de CTA para vídeos: 

 

  • “Inscreva-se no canal e fique por dentro dos próximos conteúdos.”
  • “Gostou do conteúdo? Deixe seu like e compartilhe nas redes sociais.”
  • “Assista o próximo vídeo e saiba mais sobre o assunto.” 
  • “Se você gostou desse vídeo, você também vai gostar desse [Título do vídeo relacionado].”

 

Nos anúncios

 

Incluir CTAs em anúncios é uma boa forma de maximizar o impacto das campanhas de marketing digital, principalmente se o foco são os de fundo de funil. Esse tipo de estratégia facilita a captura de leads e pode ajudar a promover conteúdos, eventos e serviços da marca. 

Confira exemplos: 

 

  • “Oferta por tempo limitado! Garanta já o seu.”
  • “Teste nosso serviço por 30 dias grátis!”
  • “Reserve seu lugar no nosso próximo workshop. Vagas limitadas!”

 

Como analisar o resultado do CTA?

 

De todas as pessoas que provavelmente viram o CTA, quantas delas clicaram? Esta é uma dúvida comum entre aqueles que investem nesse tipo de estratégia e, por isso, a principal métrica de análise de sucesso é a taxa de cliques.

Uma das maneiras de conseguir essa informação é por meio de plataformas específicas como o DashGoo, mas também é possível acompanhar as métricas do Instagram, Facebook, Facebook Ads, YouTube, Google Analytics, Google Ads e muito mais. 

O resultado da taxa de cliques é a divisão entre o número de visitantes (originados do call to action) pelo número de pessoas que acessaram a página. Sendo assim, se 100 pessoas visitaram a página que contém a chamada e nove visitaram o endereço que sua ação propõe, sua taxa de clique é de 9% (9/100).  

Mas vale lembrar que sempre tem como melhorar. A dica principal é testar novas maneiras e formas de estimular o público até conquistar os resultados esperados.

 

Conte com a Experta para saber mais! 

 

Agora você sabe que o CTA pode ajudar a melhorar sua visibilidade, chegou a hora de conhecer outro aliado fundamental para o sucesso da sua marca: o SEO tem como objetivo aumentar a visibilidade da sua empresa para que você possa atrair e converter leads. 

Na Experta, temos profissionais qualificados para ajudar nesse processo e transformar o seu site para alcançar o sucesso!

Ficou curioso para saber como melhorar o SEO de um site? Entre em contato conosco que a gente te explica! 

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