Assessoria de Imprensa: o que é e como funciona na prática
Assessoria de Imprensa é o serviço (ou estratégia) que pode ajudar você, sua empresa, produtos e serviços a criarem um relacionamento com a imprensa e veículos de comunicação. O assessor de imprensa é o profissional que reconhece o momento certo e as oportunidades de você estar na mídia, criando reputação de marca e se posicionando como autoridade no mercado.
O que é assessoria de imprensa e para que serve?
A assessoria de imprensa é um serviço/estratégia de comunicação que busca promover uma organização/instituição ou pessoa de forma positiva diante do público, através dos meios de comunicação e formadores de opinião.
Essa estratégia surgiu no final do século XIX, através de Ivy Lee (considerado o pai das Relações Públicas), que intermediava relações entre indústrias e mídia, usando princípios de transparência e honestidade.
O objetivo do serviço de assessoria é construir e manter uma boa reputação e imagem da organização (ou pessoa).
É a equipe de assessoria de imprensa que representa a empresa diante da mídia - especialmente quando ocorrem as famosas polêmicas.
O que faz um assessor de imprensa?
O assessor de imprensa costuma ser uma pessoa formada em relações públicas ou jornalismo (porém, nem sempre) que trabalha elaborando estratégias de comunicação com a imprensa e os formadores de opinião.
O assessor entra em contato com os veículos e estabelece um relacionamento, elaborando comunicados de imprensa (press release), organizando entrevistas etc., sempre visando divulgar informações (em boas pautas) que valorizem o cliente (organização, empresa, pessoa).
Além disso, um assessor de imprensa também trabalha ajudando a construir a autoridade de sites na internet.
O mercado de assessoria de imprensa
As melhores assessorias de imprensa já entenderam que o mercado de comunicação mudou.
Agora é preciso investir em estratégias que levem consideração o crescimento do universo digital, a importância de se construir uma reputação e autoridade web com foco da exibição da marca também no Google.
A Experta possui uma assessoria de imprensa composta por uma equipe especializada em SEO e digital PR pronta para criar as melhores estratégias e aumentar a visibilidade da sua marca por meio da produção de releases e notícias relevantes pautados em dados.
Confira abaixo os melhores conteúdos para você se informar e aprender mais sobre assessoria de imprensa.
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Dúvidas comuns sobre assessoria de imprensa
Branding envolve a construção e gestão da marca da organização na mídia e também em meios digitais como o Google.
Ela usa as redes sociais para disseminar notícias, construir relacionamentos com influenciadores e interagir com o público.
A metodologia da assessoria de imprensa pode ajudar na disseminação de informações e conteúdos que contenham links para páginas estratégicas de sites que desejam estar nas primeiras posições do Google.
Um press kit é um conjunto de materiais, como fotos, biografias e informações de contato, fornecido aos jornalistas para facilitar a cobertura.
Clipping é o monitoramento e arquivamento de todas as notícias relacionadas à organização.
É importante porque os algoritmos se tornaram um importante fator de disseminação da informação, o gate keeper dos tempos modernos.