Assessoria de Imprensa: o que é e como funciona na prática

Assessoria de Imprensa é o serviço (ou estratégia) que pode ajudar você, sua empresa, produtos e serviços a criarem um relacionamento com a imprensa e veículos de comunicação. O assessor de imprensa é o profissional que reconhece o momento certo e as oportunidades de você estar na mídia, criando reputação de marca e se posicionando como autoridade no mercado.

O que é assessoria de imprensa e para que serve?

A assessoria de imprensa é um serviço/estratégia de comunicação que busca promover uma organização/instituição ou pessoa de forma positiva diante do público, através dos meios de comunicação e formadores de opinião.

Essa estratégia surgiu no final do século XIX, através de Ivy Lee (considerado o pai das Relações Públicas), que intermediava relações entre indústrias e mídia, usando princípios de transparência e honestidade.

O objetivo do serviço de assessoria é construir e manter uma boa reputação e imagem da organização (ou pessoa).

É a equipe de assessoria de imprensa que representa a empresa diante da mídia - especialmente quando ocorrem as famosas polêmicas.

O que faz um assessor de imprensa?

O assessor de imprensa costuma ser uma pessoa formada em relações públicas ou jornalismo (porém, nem sempre) que trabalha elaborando estratégias de comunicação com a imprensa e os formadores de opinião.

O assessor entra em contato com os veículos e estabelece um relacionamento, elaborando comunicados de imprensa (press release), organizando entrevistas etc., sempre visando divulgar informações (em boas pautas) que valorizem o cliente (organização, empresa, pessoa).

Além disso, um assessor de imprensa também trabalha ajudando a construir a autoridade de sites na internet.

O mercado de assessoria de imprensa

As melhores assessorias de imprensa já entenderam que o mercado de comunicação mudou.

Agora é preciso investir em estratégias que levem consideração o crescimento do universo digital, a importância de se construir uma reputação e autoridade web com foco da exibição da marca também no Google.

A Experta possui uma assessoria de imprensa composta por uma equipe especializada em SEO e digital PR pronta para criar as melhores estratégias e aumentar a visibilidade da sua marca por meio da produção de releases e notícias relevantes pautados em dados.

Confira abaixo os melhores conteúdos para você se informar e aprender mais sobre assessoria de imprensa.

Saiba tudo sobre assessoria de imprensa

Mergulhe nos melhores conteúdos sobre serviços, agências e informações

Digital PR é a adaptação da assessoria de imprensa tradicional para o ambiente on-line, visando construir e gerenciar a reputação da marca na internet.

É uma das estratégias mais atuais para aquisição de backlinks aliado à construção de reputação da marca.

Você já ouviu sabe o que é Share of Voice? E Share of Voice Orgânico? Tire suas dúvidas, aprenda o que significa e como aplicá-los em suas estratégias. Acesse agora.

Aprenda como elaborar releases eficientes que vão ajudar a ranquear para SEO. Use no seu link building e digital PR. Confira!

Construir uma boa reputação ou uma estratégia de branding eficaz é fundamental para quem deseja competir no mercado. Descubra como assessoria de imprensa pode ser uma aliada.

Dúvidas comuns sobre assessoria de imprensa

Branding envolve a construção e gestão da marca da organização na mídia e também em meios digitais como o Google.

Ela usa as redes sociais para disseminar notícias, construir relacionamentos com influenciadores e interagir com o público.

A metodologia da assessoria de imprensa pode ajudar na disseminação de informações e conteúdos que contenham links para páginas estratégicas de sites que desejam estar nas primeiras posições do Google. 

Um press kit é um conjunto de materiais, como fotos, biografias e informações de contato, fornecido aos jornalistas para facilitar a cobertura.

Clipping é o monitoramento e arquivamento de todas as notícias relacionadas à organização.

É importante porque os algoritmos se tornaram um importante fator de disseminação da informação, o gate keeper dos tempos modernos.