Como a assessoria de imprensa digital pode beneficiar o ranqueamento no Google

Se engana quem pensa que só o link building é ferramenta poderosa no ranqueamento do Google. A assessoria de imprensa digital está ganhando cada vez mais força nesse âmbito.

Publicado em: 3 de junho de 2020
Atualizado em: 8 de fevereiro de 2024

Que o serviço de assessoria de imprensa digital é importantíssimo para ampliar o reconhecimento de uma marca, intensificando sua pegada digital e construindo uma boa reputação, a maioria das pessoas já sabe.

E, de fato, esses são passos essenciais para garantir seu espaço no mundo on-line. Porém, o que às vezes pode passar despercebido é que a assessoria de imprensa digital também pode ser uma grande aliada na conquista de backlinks para ranquear no Google

Ou seja, além de ter uma pegada digital relevante e cheia de potencial, com a contratação do serviço, você também pode alcançar os primeiros lugares nos sites de pesquisa. Portanto, existem muitas vantagens.

A assessoria de imprensa digital pode ser uma aliada na estratégia de trazer visibilidade ao seu site nas buscas do Google. Mas, antes de mais nada, é essencial que você entenda, pelo menos superficialmente, como determinada estratégia alcança esses resultados. Essa é, também, uma maneira de se proteger de propagandas enganosas, que prometem repercussões incríveis – e, várias vezes, impossíveis de serem entregues.

Por isso, o conteúdo de hoje vai explicar um pouco mais sobre como a assessoria de imprensa digital impacta no ranqueamento do Google, além de se aprofundar sobre algumas etapas do serviço que podem interferir diretamente na sua posição em resultados de pesquisas.

Com a leitura desse texto, você irá entender mais sobre:

  • A relação entre a assessoria e o ranqueamento;
  • A importância de um conteúdo de qualidade;
  • A junção de assessoria de imprensa digital e SEO;
  • A vantagem de se ter um relacionamento com os veículos de notícias.

Para saber mais sobre esse importante serviço, continue lendo!

Assessoria de imprensa digital e ranqueamento no Google

ilustração de um laptop com a página do Google aberta
fonte: flaticon.com

Não há receita de bolo para conseguir as primeiras posições no Google. Mas, como sempre falamos aqui no blog da Experta, algo importantíssimo para isso é o ganho constante de backlinks de qualidade.

Se você ainda não entende muito bem o funcionamento por trás da estratégica de link building e seu impacto no ranqueamento, podemos resumir de forma rápida: basicamente, quando algum veículo digital de relevância insere o link para sua página, é uma maneira de mostrar ao Google sua importância. Como se aquele site estivesse fazendo um voto de confiança para seu portal.

Isso é realmente algo muito valorizado pelos robôs do Google. Portanto, você pode (e deve) ter um conteúdo de qualidade, responder as perguntas de seus usuários de maneira eficaz, produzir textos com muita frequência… Se não houver ganho de backlinks, isso ainda pode ser interpretado como se o seu trabalho não fosse tão relevante assim.

Porém, uma estratégia de link building não pode ser feita de qualquer maneira, já que não é todo backlink que irá impactar no seu ranqueamento. Isso não quer dizer que você não possa adquirir links rapidamente, nem que todos os sites que te mencionem devem pertencer ao seu segmento.

Uma boa estratégia irá analisar para além disso, pensando em conceitos como contexto da publicação, autoridade da página, ganho de links rápidos, mas naturais etc.

Falamos um pouco sobre isso no texto ‘Mitos do Linkbuilding’.

https://www.expertamedia.com.br/mitos-do-link-building/

Agora, no que se refere à assessoria de imprensa digital, a estratégia funciona por meio de alguns passos, impulsionando o ganho de backlinks e, consequentemente, beneficiando seu ranqueamento no Google.

Algumas das etapas mais importantes são a produção de um conteúdo de qualidade, a aplicação de técnicas de SEO no texto e a construção de um relacionamento com os veículos digitais.

Iremos falar um pouco mais sobre essas três frentes agora.

Produção de um conteúdo de qualidade

ilustração de um laptop com uma folha com texto na frente e uma mulher sentada
fonte: freepik.com

Nunca é demais frisar a necessidade de se divulgar um conteúdo de qualidade. Essa é uma das características, junto à uma quantidade boa de backlinks, que os sites de pesquisa mais valorizam na hora de montar seu ranqueamento.

O Google preza imensamente pela experiência do usuário. Isso quer dizer que ele sempre irá apontar os sites que melhor responderão as dúvidas colocadas na busca. O ideal, portanto, é fazer conteúdos completos e densos, que não irão deixar o leitor com a necessidade de buscar em outros portais.

Esse é um ponto crucial quando falamos de Marketing de Conteúdo e gestão de blogs. Você deve sempre pensar no seu cliente, no que ele precisa, quais são suas dúvidas e escrever posts que poderão ajudá-lo, de maneira prática.

Na estratégia de link building, isso continua sendo verdade. A questão é que o texto não será publicado no próprio blog da marca, mas sim em outros veículos de notícias. Isso traz algumas diferenças importantes, que diversas empresas ainda têm dificuldade de colocar em prática.

Antes de tudo, é essencial dizer que ninguém conhece seu negócio melhor do que você mesmo. Mas, se tratando de um processo para ganhar backlinks, outros aspectos para além de voz da marca, valores e perfis de clientes, devem ser levados em conta.

Isso porque o link building precisa fazer com que outros veículos se interessem em publicar seu conteúdo, inserindo o link desejado ao longo do texto. Dessa forma, há a necessidade de uma equipe com conhecimento jornalístico, que saiba aproveitar os ganchos do momento para criar pautas interessantes.

É por meio da produção de conteúdo de qualidade, relevante e útil que as empresas de assessorias de imprensa digital garantem publicações, muitas vezes espontâneas, para os clientes.

Portanto, se você não tiver tempo ou mão de obra suficiente para pautar e produzir conteúdos de excelência, a dica é contratar um serviço que faça isso. Pois, sem um texto de qualidade, dificilmente seu conteúdo será valorizado pelo Google.

SEO na assessoria de imprensa digital

pesquisa do termo seo em um buscador online
fonte: freepik.com

Além de um texto atual e bem escrito, para conseguir um bom ranqueamento no Google, é preciso aplicar técnicas de SEO na estratégia de assessoria de imprensa digital. Portanto, o texto deve ser otimizado, com escolhas inteligentes de textos-âncoras, aqueles que carregam o link, e feito de forma que as palavras-chave ganhem destaque.

É um profissional qualificado de uma agência de link building que poderá analisar qual a melhor estratégia para o seu negócio, mapeando veículos e entendendo a forma com que seus concorrentes estão trabalhando. Sem esse conhecimento, seu trabalho de produção de conteúdo será em vão.

Um grande desafio para o ganho de backlinks, por exemplo, é garantir que os veículos digitais irão manter os links, da maneira que o cliente deseja. Isso acontece porque, assim como o Google, os jornais e a imprensa on-line estão preocupados com a experiência de seu usuário. Se o link não está fazendo sentido no texto e o jornalista não tem obrigação contratual de publicá-lo, provavelmente ele será retirado.

Então, vamos supor que você e sua equipe façam um ótimo texto, extremamente relevante. Porém, na hora de linkar a página desejada, isso foi feito de forma artificial, assemelhando-se a um conteúdo publicitário. Na hora da publicação, as chances que o link não apareça são grandes. Assim, todo esse trabalho não rendeu nenhum backlink para seu site.

Por isso é muito importante contar com um profissional especializado, que, além de produzir conteúdo atrativo com escolhas estratégias de palavras e termos, saiba também fazer essa inserção dos links de maneira natural e contextualizada.

Combinar o SEO na assessoria de imprensa só irá potencializar os resultados.

Um assessor pode conseguir uma nota em algum site sobre determinado evento que seu cliente irá realizar. Isso é extremamente importante, porém essa visibilidade durará por alguns dias. Quando o profissional atua junto às técnicas de SEO, como o próprio link building, as marcas poderão ranquear no Google, aumentando sua visibilidade e alcance por um tempo maior, sendo uma estratégia de longo prazo.

Relacionamento prévio com veículos

ilustração de uma tela de computador com uma página aberta e duas mulheres na frente interagindo com a cena
fonte: freepik.com

Como falamos anteriormente, em nada adianta todo o trabalho para produzir o conteúdo, se ele não for publicado e não gerar backlinks. Além das dicas que já falamos, uma forma que as agências de link building garantem boas publicações, em veículos com autoridade alta, é por meio da manutenção de uma relação com os jornalistas.

Esse relacionamento no link building é um dos pré-requisitos para se realizar uma estratégia que dê bons resultados. A partir do momento que se estabelece uma confiança entre a agência e os veículos de imprensa, mais fácil é garantir uma publicação nesses sites.

Quando um jornalista sabe da qualidade do conteúdo e da capacidade da empresa, a tendência de publicar matérias enviadas por ela, e ainda com os links corretos, aumenta. É uma relação de troca, já que, muitas vezes, os próprios jornalistas entram em contato com profissionais de competência confirmada para pedir pautas e sugestões para textos.

Porém, esse processo é trabalhoso e requer tempo. É necessário que a agência mantenha-se sempre disponível aos veículos, mostrando seu valor e competência. Portanto, contar com o apoio dessas empresas, que já possuem uma intimidade com os profissionais da área, além de poupar tempo e esforço, também irá garantir resultados melhores.

Agora que você já sabe mais sobre assessoria de imprensa digital e de que formas ela pode ajudar no seu ranqueamento do Google, que tal investir na estratégia? Aqui na Experta Media estamos prontas para atendê-lo, com profissionais capacitados e qualificados. Entre em contato conosco!

CONFIRA TAMBÉM