O que é assessoria de imprensa?
Conheça a história, os objetivos e os serviços da assessoria de imprensa. Saiba como este trabalho pode auxiliar o seu negócio.
Você já se perguntou o que é assessoria de imprensa? Qual é a relevância desse tipo de trabalho para o seu negócio? Quem pode contratar o serviço? Afinal, o que um assessor de imprensa faz?
Se você tem dúvidas ou, simplesmente, quer aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, continue a leitura!
Neste conteúdo, iremos responder cada uma destas questões e, também, explicar como é o trabalho da assessoria de imprensa, relembrando a sua história e mostrando as mudanças até os dias de hoje. Você já ouviu falar em Digital PR?
Fique com a gente e descubra tudo sobre assessoria de imprensa, um trabalho essencial para quem busca fortalecer a imagem e manter uma boa reputação no mercado.
Assessoria de imprensa: o que é?
Assessoria de imprensa é o setor da comunicação que se dedica a mediar a relação entre os veículos da imprensa e os assessorados, que podem ser organizações ou figuras públicas.
Graças ao destaque que certas personalidades recebem ou o papel que ONGs e instituições públicas e privadas desempenham na sociedade, é necessário estabelecer uma comunicação transparente, cuidar da imagem e zelar pela reputação da marca.
Para isso, é preciso dialogar com quem produz as notícias. O trabalho do assessor de imprensa é criar estratégias de divulgação e comunicação que apresentem o assessorado como autoridade em sua área de atuação. Para isso, é preciso estabelecer uma relação com a imprensa.
Entre as atribuições de um assessor de imprensa estão:
- Divulgação do trabalho do cliente;
- Organização de coletivas de imprensa para a realização de anúncios relevantes;
- Orientação para o assessorado falar com os profissionais da mídia (media-training);
- Realização do clipping com as participações em reportagens e entrevistas;
- Gerenciamento de crises.
Como podemos notar, o trabalho de assessoria de imprensa está diretamente relacionado à geração de mídia espontânea. Como os profissionais da área, normalmente, têm formação em jornalismo, já conhecem a dinâmica da produção de notícias e conseguem produzir conteúdos para seus clientes com a qualidade necessária para conquistar espaço nos canais de comunicação.
Esta é uma das principais vantagens de contratar o trabalho de uma assessoria de imprensa, realizado tanto por jornalistas freelancers, profissionais de Relações Públicas (RPs), funcionários do setor de comunicação das empresas ou agências especializadas.
Relacionamento com a imprensa
É a base para todos os esforços de assessoria de imprensa. Para ser possível colaborar com as pautas propostas pelos veículos, oferecer conteúdos e conseguir espaços na mídia para a participação dos clientes como fonte, é preciso nutrir uma boa relação com diversos canais de comunicação.
Com isso, é necessário ter sempre atualizado o contato com os jornalistas que estão nas redações, mantendo a proximidade, a confiança e a disponibilidade para a parceira.
Para isso, algumas ações são indispensáveis:
- Manter uma lista de contatos atualizada e segmentada para cada nicho de mercado (chamada de mailling);
- Enviar releases e outros conteúdos atrativos que apresentem o assessorado como autoridade na sua área de atuação;
- Retornar às demandas da imprensa no prazo combinado;
- Conhecer a dinâmica das redações para saber o melhor horário para o envio de materiais e a realização do follow-up (contato direto com o profissional da imprensa);
- Marcar coletivas de imprensa com prazo suficiente e num horário adequado para que os repórteres estejam presentes;
- Criar uma relação de parceria e confiança com a imprensa, e não de entrave ou obstáculo entre repórteres e assessorado.
Assessoria de imprensa especializada
Empresas, organizações e personalidades têm buscado agências para intermediar o relacionamento com a imprensa e, assim, tornarem-se uma referência junto aos formadores de opinião.
O trabalho de assessoria de imprensa é extremamente especializado e, por isso, é necessário buscar uma agência que tenha expertise na atividade e um relacionamento sólido com a imprensa. Um bom posicionamento junto à mídia pode trazer mais resultados e contribuir para o alcance dos objetivos de negócio.
A Experta atua para posicionar seus assessorados em boas oportunidades, garantindo que as marcas conquistem a credibilidade e o brand awareness que precisam para alcançar suas métricas estratégicas.
História da assessoria de imprensa
O trabalho de assessoria de imprensa existe desde o final do século XIX. A atividade se confundiu com o início das Relações Públicas no mundo e, por isso, Ivy Lee, que é considerado o pai da RP é, também, apontado como o primeiro assessor de imprensa, no período de industrialização dos Estados Unidos.
Ele era um jornalista de redação que estava no lugar certo, na hora certa. Ivy Lee percebeu uma oportunidade de intermediação entre as indústrias e a imprensa, já que havia uma grande demanda de solicitações das equipes de reportagem para esclarecimentos sobre as denúncias relativas à rotina de empresas do setor industrial.
Naquele momento, muitos empresários norte-americanos eram acusados de monopólio, impedindo o desenvolvimento de pequenas empresas. Dentre eles, um dos homens de negócios mais impopulares, John D. Rockfeller, que graças ao trabalho de Ivy Lee, teve sua imagem transformada pela opinião pública.
O jornalista passou a ser chamado por várias corporações. Assim, criou uma carta de princípios para nortear seu trabalho e a enviou para os repórteres nas redações, comprometendo-se a fornecer apenas notícias e ficar à disposição da imprensa para esclarecimentos.
Muitas das práticas descritas no documento guiam as ações das assessorias de imprensa até hoje.
História da assessoria de imprensa no Brasil
No Brasil, a primeira empresa privada a criar e estruturar um setor específico de assessoria de imprensa foi a Volkswagen, na década de 1960 (mais de 50 anos depois da fundação do escritório de Ivy Lee), com o propósito de se relacionar com os veículos de comunicação de forma estratégica, planejada e sistematizada.
Em meados de 1970, o Brasil ganhou sua primeira agência de assessoria de imprensa, a Unipress. De lá para cá, o trabalho cresceu, tornando-se importante para os objetivos estratégicos de empresas e organizações de diferentes segmentos e portes. Celebridades e personalidades que recebem alta demanda da mídia especializada também dispõem de assessoria especializada.
Seja para a atuação e construção de relacionamento com grandes veículos de imprensa, para um trabalho mais próximo da mídia especializada, para dialogar com meios de comunicação locais e regionais ou para todas as alternativas anteriores, a assessoria de imprensa é um trabalho estratégico e necessário.
Leia também: como a assessoria de imprensa pode beneficiar pequenas empresas
Release: o principal instrumento da assessoria de imprensa
O trabalho de assessoria de imprensa foi criado e pautado no fazer jornalístico, ou seja, apurando informações e produzindo material para tirar as dúvidas da mídia sobre as empresas assessoradas.
Os conteúdos, a princípio, eram chamados de notas e comunicados para imprensa, depois receberam o nome de press-releases ou apenas releases.
Qual é a função dos releases?
Os primeiros releases eram construídos sem título, como sugestões de pauta para a imprensa, contendo um lead básico para responder às perguntas: quem?, fez o que?, quando?, onde?, como? e por que?. Se houvesse mais alguma informação a acrescentar, o assessor poderia incluir mais um ou dois parágrafos.
Com a chegada de novos meios de comunicação, o modo de fazer assessoria de imprensa também passou por transformações, sobretudo, com o crescimento dos veículos de notícias nos meios digitais.
Os releases são responsáveis por apresentar o cliente ou seu produto à imprensa. Por isso, devem convencer o jornalista de que o texto proposto é uma boa pauta para o veículo.
Em geral, um bom release deve ter título, lead, mais um ou dois parágrafos e o boiler, que é um pequeno texto com informações sobre o assessorado. Alguns podem ser maiores, dependendo do objetivo e da mídia para a qual se direciona, mas, na maior parte das vezes, esse é o formato básico de texto para a imprensa.
O release não precisa, necessariamente, ser aproveitado na íntegra, podendo ser usado em partes ou para estimular o agendamento de entrevistas ou a busca de informações complementares para uma pauta do repórter.
Press-kits
Com a evolução da assessoria de imprensa, um dos instrumentos de trabalho que passou a ser utilizado foi o press-kit, um conjunto de materiais enviado aos jornalistas para que possam conhecer mais sobre o assessorado, que fica à disposição como fonte de informações sobre determinado assunto.
Um press-kit é, normalmente, composto por uma pasta com um release mais completo a respeito do assessorado ou da ação, panfletos, folders, plaquetes, mídias em alta resolução, amostras de produtos, materiais personalizados da empresa e/ou outras informações e itens que sejam considerados relevantes.
Geralmente, o material é enviado para os jornalistas responsáveis pela editoria com que o assessorado deseja dialogar. Tanto o release, quanto o press-kit são materiais enviados à imprensa para atrair a mídia para um assunto que tenha valor-notícia, motive pautas ou, simplesmente, coloque o assessorado à disposição para falar sobre determinado tema.
A mudança da assessoria de imprensa com a chegada do digital
Assim como todo o fazer jornalístico e o mercado de comunicação, a assessoria de imprensa também passou por transformações com a chegada da internet e a popularização dos recursos digitais. Apesar de as transformações terem trazido muitos desafios para os profissionais, de forma geral, o mercado se ampliou e novas possibilidades de atuação surgiram.
Entre os principais impactos estão a redução da hegemonia dos grandes veículos de comunicação e o aparecimento dos buscadores, como Google, Bing, Yahoo, entre outros.
A web e, posteriormente, as plataformas de redes sociais empoderaram os usuários e fizeram com que a informação fluísse de forma mais rápida, por canais diversificados.
Estas transformações exigiram a adaptação do trabalho das assessorias de imprensa, com a criação de novos serviços.
Assessoria de imprensa digital (Digital PR)
É a vertente da assessoria de imprensa adaptada para cumprir as demandas da era digital. Dessa forma, o trabalho é voltado, especificamente, para o relacionamento de empresas, marcas e personalidades com a mídia no ambiente digital.
Como as informações da web circulam muito rápido e por uma diversidade de canais, fica a cargo do trabalho de Digital PR encontrar os melhores espaços para trazer visibilidade on-line para os clientes.
Isso inclui a publicação de matérias em portais relevantes e a participação em podcasts e outras plataformas de mídia. Assim, os profissionais de Digital PR também precisam manter um bom relacionamento com os veículos de comunicação, sobretudo, dentro do nicho do cliente, para assim conseguir parcerias relevantes.
Portanto, a assessoria de imprensa digital tem o dever de construir a reputação on-line de uma marca. Para isso, diferente do modelo tradicional de assessoria de imprensa, o profissional que atua no meio digital precisa expandir o seu conhecimento e ter contato com outros segmentos, como o marketing e o SEO, para que o trabalho desenvolvido tenha um melhor resultado.
Digital PR X Link Building
Muitas vezes, o trabalho de digital PR pode ser confundido com o link building. Para não ter dúvidas, é importante compreender como funciona a segunda estratégia e quais são os seus objetivos.
Tanto o digital PR quanto o link building fazem parte das estratégias de SEO off page, ou seja, técnicas de otimização para os mecanismos de busca que acontecem fora de um site.
Para uma página estar no topo do Google, ela precisa ter autoridade e um dos fatores que contribui para isso são os links recebidos de outro site, os chamados backlinks.
E é aí que temos a principal diferença entre as duas estratégias:
Enquanto o link building é focado na conquista de backlinks de qualidade, o digital PR tem foco na conquista de menções on-line da marca (com ou sem link).
No entanto, os backlinks também podem influenciar na credibilidade on-line de uma marca. Afinal, imagine como pode ser vantajoso para uma empresa ser citada, por meio de links, em portais relevantes, não é mesmo?
Quando o Google passou a exigir naturalidade nesse processo de aquisição de links, os assessores de imprensa passaram a ser excelentes aliados, já que são especialistas em pautar a imprensa e conquistar espaço informativo na mídia.
Porém, é fundamental entender que as técnicas têm princípios diferentes, o link building é voltado para melhorar a métrica de autoridade de um site, e o digital PR para trazer visibilidade e presença digital para uma empresa.
Leia também: A história de link building e sua importância para a construção de backlinks
Relacionamento com influenciadores
A facilidade de criação de blogs e sites fez com que o início do século XXI fosse marcado pela chegada de blogueiras e blogueiros. Esta mudança foi responsável por mostrar que a formação de opinião não era mais liderada somente pelos grandes veículos de comunicação. Pessoas comuns passaram a ser referência quando postavam resenhas e informações em suas páginas.
Recentemente, vimos essa força migrar para as plataformas de redes sociais, nas quais os chamados influenciadores ganharam visibilidade e capacidade de chegar rapidamente em uma audiência enorme ou segmentada.
Para os assessores de imprensa, é mais um segmento de atuação. O que agora também pode incluir podcasts e canais no Youtube.
Leia também: como fazer parcerias com blogs e influenciadores
Experimente uma assessoria digital conectada com as necessidades da sua marca
Com o tempo, o trabalho de assessoria de imprensa evoluiu e ganhou novas possibilidades, que vão além de pautar a grande imprensa. Neste novo mercado, os profissionais devem entender, também, sobre link building, SEO, branding e digital.
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