Como obter mais resultados com assessoria de imprensa em 2024?
Com o grande avanço tecnológico nos últimos anos, era de se esperar que a assessoria de imprensa também fosse afetada. Por isso, saiba como atualizar sua estratégia em 2023!
Sabia que construir autoridade digital nunca foi tão importante quanto nos últimos dois anos? Essa questão vale tanto para as empresas e organizações em todos os canais possíveis, quanto para os meios de comunicação, com presença on-line cada vez mais forte. Nesse cenário, a assessoria de imprensa ganha destaque e importância para alavancar os negócios de marcas e empresas no geral.
A assessoria de imprensa vem passando por mudanças significativas nos últimos anos. Com a pandemia, todas as relações de trabalho foram modificadas, incluindo o relacionamento com parceiros, públicos-alvo e audiência de referência, como a mídia. As relações, de modo geral, estão cada vez mais digitalizadas e, quando se trata de assessoria, essa lógica não é diferente.
Diante desse cenário, surgem as questões: como aumentar a presença na mídia e ter mais resultados com assessoria de imprensa em 2023? Quais estratégias são imprescindíveis para um bom relacionamento e posicionamento junto à imprensa?
Para encontrar respostas a essas dúvidas, confira agora mesmo alguns caminhos que levam a resultados otimizados a partir da assessoria de imprensa em 2023.
Tenha um plano de pautas consistente
O primeiro passo para obter bons resultados com assessoria de imprensa é ter um plano de pautas consistente. Isso direciona o trabalho do assessor e garante que a mensagem transmitida sobre a marca esteja alinhada aos seus objetivos.
Por isso, desde o início do relacionamento entre a assessoria de imprensa e a organização a ser assessorada, o preenchimento de um briefing detalhado precisa ser levado em consideração. Quanto mais a assessoria entender sobre o negócio, mais poder de convencimento terá junto à imprensa especializada.
Esse briefing, preenchido detalhadamente, dará à assessoria de imprensa as ideias para as campanhas do período, além de sugestões de pauta que podem ser ofertadas para os jornalistas nas redações. Um material rico tende a render releases mais bem aceitos na mídia.
Produza releases e sugestões de pauta inteligentes
O release é uma ferramenta essencial na assessoria de imprensa. Trata-se de um material elaborado em formato de notícia para que o jornalista na redação de um veículo noticioso se interesse pelo conteúdo – que pode ser publicado na íntegra ou motivar uma matéria sobre o assunto. Para isso, essa peça precisa ser construída de maneira inteligente e objetiva.
As redações têm menos jornalistas e centenas de e-mails chegam em suas caixas de entrada todos os dias. Por isso, o release precisa ser impecável e trazer fatos relevantes que justifiquem o tempo usado pelo profissional da redação para ler e trabalhar a partir do material.
O texto deve manter todas as características jornalísticas e ser otimizado para SEO. Assim, o jornalista tem mais condições de aproveitar o conteúdo, com o mínimo de revisões técnicas possível, uma vez que o tempo está cada vez mais escasso em uma redação enxuta.
Diversificação das mídias
A construção de uma pauta é muito importante para o seu sucesso. Por isso, dados e informações relevantes sobre o assunto são fundamentais e podem fazer a diferença para conseguir bons resultados. Além disso, outros conteúdos podem ser produzidos junto ao release e oferecidos aos jornalistas nas redações para diversificar o número e os tipos de veículos alcançados.
Um bom release precisa ser enviado à imprensa com uma ou mais fotos de qualidade sobre o assunto em pauta, por exemplo. Para ofertar o conteúdo a produtores de TV e outros canais multimídia online, por sua vez, pode ser assertivo ter um ou dois vídeos já produzidos, agilizando a produção da matéria.
Se um vídeo release estiver disponível também poderá ser a diferença na escolha do material para veiculação por parte do produtor e editor do veículo. É importante ressaltar que a peça audiovisual deve ser crua, sem marca ou legenda.
Para rádio, é importante ter uma ou duas sonoras gravadas para oferecer aos produtores, assim como uma fonte qualificada e de boa fala para entrevistas ao vivo.
Portais de notícia também podem se interessar por conteúdos em áudio e vídeo. No mundo cada vez mais conectado à internet e às redes sociais, blogueiros e influencers comportam-se como veículos e, a eles, podem ser oferecidos diversos tipos de materiais, incluindo produtos para review, por exemplo.
Invista em Digital PR e link building
Com o avanço digital e tecnológico, a maneira como as marcas falam mudou. O relacionamento com a mídia evoluiu e envolve ser reconhecido em buscadores como Google e diversos canais digitais.
Digital PR é uma palavra-chave nesta nova realidade. A prática – que é uma assessoria de imprensa digital – usa canais online para conquistar reputação, presença na web e autoridade para empresas, produtos ou serviços.
Esta é, portanto, uma estratégia ligada à assessoria de imprensa para alavancar as menções de uma marca na web e a conquista de backlinks de qualidade na imprensa – links de referência que apontam para o site da organização e geram credibilidade.
O objetivo pode ser atingido quando os profissionais responsáveis pela estratégia buscam veiculação de projetos e campanhas a partir do relacionamento com a mídia, blogs e influenciadores digitais, por exemplo.
Assim, para o sucesso de campanhas, mapear os veículos do mundo digital pode fazer diferença. É preciso chegar mais perto dos microinfluenciadores e veículos de imprensa digital. O domínio das práticas de SEO e de link building – serviço que impulsiona a conquista de backlinks – passa a ser primordial para o resultado.
Com ações de link building, em que são elaborados conteúdos relacionados às companhias e a seus serviços e produtos, é possível aumentar a reputação e a autoridade do site da marca nos mecanismos de busca. Para isso, usa-se um conjunto de táticas que busca adquirir links relevantes e qualificados em outros veículos, melhorando o posicionamento orgânico, ranqueamento e tráfego.
Seja uma liderança inovadora
Diversos são os tipos de conteúdos que podem ser trabalhados em assessoria de imprensa digital. Eles incluem campanhas reativas, campanhas próprias e liderança inovadora.
Na primeira opção, aproveita-se uma oportunidade que já está rolando na internet, repercute-se o assunto e projeta-se a empresa como fonte especialista do conteúdo, para esclarecer dúvidas, analisar aspectos ainda obscuros ou trazer informações relevantes sobre o tema em questão. Os integrantes da organização, assim como menções à marca, ganham destaque (brand awareness).
Já em relação às campanhas próprias, quando a empresa tem um produto ou serviço a ser lançado, a assessoria identifica atributos relevantes que chamem atenção da imprensa e possam ser distribuídos adequadamente. A partir da análise desses atributos e após encontrar uma angulação perfeita para abordagem do assunto, o trabalho de divulgação é feito.
Ser uma liderança inovadora, por sua vez, atrai uma dinâmica ainda mais frutífera de presença na mídia, autoridade e reputação. Essa circunstância pode ser observada, por exemplo, quando uma empresa lança um estudo inédito, conta com um dado relevante e essas informações despertam o interesse da imprensa.
Quando o serviço de assessoria lança o material inédito e encontra repercussão midiática, a marca ganha autoridade dentro do contexto de campanha. O estudo e os seus resultados são noticiados e o cliente obtém projeção ao interpretar os dados. Trata-se, portanto, de uma pauta altamente qualificada e noticiada.
Planeje uma gestão preventiva de crise
O lugar-comum associa o gerenciamento de crise à resolução de problemas depois que eles acontecem. No entanto, a gestão de crise é um trabalho preventivo, e um de seus pontos mais importantes é a transparência no relacionamento com a imprensa.
Se há alguns anos as empresas já estavam vulneráveis às crises no ambiente de negócios, a crescente presença no ambiente digital ampliou a possibilidade e a diversidade de crises. Para lidar com esse cenário de maneira correta, é necessário ter uma postura coerente e transparente no relacionamento junto à mídia.
O trabalho da assessoria de imprensa deve começar muito antes de qualquer problema e precisa ser contínuo. O intuito é tornar a marca reconhecida do público formador de opinião.
O primeiro passo para um bom gerenciamento de crise é se antecipar a ela. Por isso, analisar os cenários e compreender o que pode acontecer a cada decisão tomada é determinante para evitar problemas futuros. Transparência e acessibilidade junto à imprensa também são muito importantes e evitam agravamento de situações prejudiciais.
Faça uma análise assertiva de clipping
O clipping é uma poderosa ferramenta de avaliação de resultados sobre a penetração de uma empresa na mídia. Além de demonstrar a quantidade de vezes que a marca foi mencionada na imprensa especializada, o clipping também mostra:
- diversificação do tipo de veículos;
- impressões de redes sociais relacionadas ao conteúdo noticioso sobre a marca;
- autoridade digital dos veículos.
O clipping ajuda ainda a acompanhar o interesse dos veículos em relação aos assuntos abordados pela marca assessorada. Com uma equipe atenta às tendências e às pautas que estão sendo tratadas na mídia, é possível obter mais oportunidades e se aprofundar no que está acontecendo no segmento relacionado à organização.
Além disso, a maneira como uma pauta é abordada junto à imprensa ou a resposta para a mídia em determinadas situações pode ser o diferencial na gestão preventiva de crise.
Essa análise, contudo, precisa ser realizada e apresentada de maneira transparente. Nem sempre um resultado quantitativo alto é sinônimo de alcance de objetivos. Em outras palavras, é melhor ser noticiado em alguns veículos com credibilidade do que em vários meios com pouca autoridade ou especialização.
Expertise em assessoria de imprensa
A Experta é uma plataforma de serviços digitais que impulsiona e sustenta resultados no Google. As soluções incluem link building, SEO, assessoria de imprensa digital e gestão de blogs, ferramentas imprescindíveis para uma estratégia assertiva de Digital PR.
Para compreender melhor como essas ações podem ajudar a melhor posicioná-lo na internet, confira outros conteúdos no blog.
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