Dicas para aprimorar suas estratégias de backlinks

Entenda como a pandemia do Covid-19 também impactou o universo on-line e a importância de colocar em prática nas suas estratégias de backlinks e boas práticas de link building.

Publicado em: 27 de agosto de 2020
Atualizado em: 30 de julho de 2024

O ano de 2020 ficará marcado não só pela pandemia Covid-19, mas também por toda transformação provocada por ela. O mercado digital talvez tenha sido um dos que – apesar de todo o contexto extremamente delicado – acabou se beneficiando e também passou por uma rápida adaptação dos profissionais e empresas. As áreas dedicadas ao SEO aqueceram.

Aparecer nas primeiras posições do Google passou a ser o objetivo de muitos negócios digitais. Com isso, as estratégias de link building também ganharam atenção e estão amadurecendo. 

Entretanto, ainda existem aquelas pessoas que desejam pegar um atalho para se beneficiar dos grandes resultados que os backlinks são capazes de gerar

Cabe a nós da Experta lembrar que os algoritmos do Google (o mais utilizados pelos consumidores) estão cada vez mais inteligentes e capazes de identificar estratégias que não seguem as suas diretrizes. Consequentemente, não trazem resultados.

O objetivo deste post é promover um debate e uma reflexão sobre como as melhores estratégias de link building estão sendo utilizadas pelos profissionais do marketing digital por meio da abordagem dos seguintes tópicos:

  • Por que é importante aprender sobre os links antes de fazer link building;
  • Os riscos da utilização de ferramentas para criar backlinks automaticamente;
  • Cuidados na hora de selecionar sites para fazer backlinks;
  • O que vale a pena analisar quando queremos aumentar a autoridade de domínio.

Vamos lá?

Por que os links são importantes para um site?

Porque os links são essências da web!

São eles que nos permitem navegar entre páginas, formar e explorar uma verdadeira rede. Dentro desse cenário, se o hiperlink existe é porque há um importante motivo, que vai além de nos levar de uma página a outra. Todo o sistema construído em torno dos links é chamado de link graph.

Em um artigo escrito por Roger Montti no portal Search Engine Journal, é possível conferir uma excelente analogia para explicar a importância dos links e dos backlinks. Ele nos mostra que, assim como a gente pode mapear uma cidade ou um país por meio das estradas que se ligam, o mesmo pode ser feito entre os sites, criando um grande mapa de links.

O Google também utiliza o link graph para descobrir, rastrear e, consequentemente, classificar sites. Aqui voltamos na importância de se ter esse conhecimento quando você for executar uma estratégia de link building. O mapa que você constrói – e ajuda a construir – precisa ser o melhor e mais consistente possível. 

Cabe ressaltar que a decisão de o Google ranquear um site determinada posição não depende somente do mapa de links. Existem outros fatores que são levados em consideração, como a qualidade dos conteúdos e os aspectos on-page e técnicos de um site. 

Mas, compreender a razão da existência e a missão mais ampla dos backlinks é o ponto inicial para você também saber como executar uma estratégia de link building de qualidade.

Antes de começar, entenda o universo dos links

Essas são algumas das perguntas que todo profissional do marketing digital deveria fazer antes de começar uma estratégia de link building:

  • Por que é importante fazer link building?
  • Qual o motivo do Google usar backlinks como fator de ranqueamento?

Esse primeiro passo poderia evitar que muitos profissionais e empresas começassem uma busca desenfreada por backlinks provenientes de qualquer fonte ou domínios de referência ruins. É por meio de questionamentos e do conhecimento que as melhores decisões podem ser tomadas e os bons resultados alcançados. 

Muitos iniciantes no link building se desesperam por essa conquista desenfreada por backlinks e acabam recorrendo à práticas Black Hat, as quais não são bem vistas pelo Google. Alguns exemplos dessas técnicas são:

  • Inserir links em sites de baixa qualidade, cujo único objetivo é publicar links (redes PBN);
  • Só considerar sites com alta autoridade de domínio, mas sem nenhum tráfego;
  • Incluir links em comentários, o que pode ser reconhecido como spam;
  • Plágio de conteúdo apenas para inserir um backlink;
  • Inserir links em sites fora de contexto.

Site que praticam essas ações em excesso correm grandes riscos de serem penalizados pelo Google. Essa punição pode incluir a perda de posições na classificação, redução do tráfego ou até o banimento do site. Neste último caso, o algoritmo do Google não indexa mais os conteúdos do site em questão, de modo que ele não pode mais ser ranqueado no mecanismo de busca.

Lembre-se: fazer link building exige que você saiba quais páginas do seu site realmente devem ser trabalhadas em determinado momento e contexto.

Processos automatizados de link building são perigosos

Se você está automatizando o seu processo, você pode estar perdendo tempo e dinheiro. Criar links por meio de ferramentas de link building que apenas trazem sites estranhos e de origem duvidosa pode te levar a simplesmente não obter resultados.

Para não ser tão radical nessa afirmação, pode ser que, em um primeiro momento, estratégias desse tipo possam trazer alguns resultados nos primeiros dias ou semanas. Mas a tendência é que, em médio prazo, esse tipo de estratégia não se mantenha e outros sites de mais qualidade ocupem as posições mais privilegiadas. 

O próprio Google, por meio de seus profissionais, já se manifestou sobre como o buscador entende o impacto dos backlinks gerados automaticamente.

Na maioria das vezes, ele consegue reconhecê-los e não os leva em consideração. Segundo o webmaster do Google John Mueller, a identificação é fácil porque eles possuem um padrão de vínculos. Em casos mais extremos, pode haver uma punição.

Cartas marcadas no link building devem ser questionadas

Depois que parte do mercado percebeu que as ferramentas de automação não são tão efetivas e não trazem resultados como esperado, a tentativa de conseguir um atalho mudou. 

Atualmente, serviços de link building são comumente oferecidos por meio de fazendas de links ou com a oferta de uma planilha com sites para fazer backlinks.

As fazendas de links são sites intencionalmente construídos para gerar backlinks para outros sites. Geralmente, quando estamos procurando por esse tipo de serviço, é muito comum receber propostas que vem com uma lista pronta e definida na qual podemos escolher de onde ganhar os backlinks. 

Costumamos dizer que essa é uma versão da automação de links, só que executada por pessoas e não por ferramentas. Quem opta por esse recurso, acaba por comprar uma estratégia limitada, feita por cartas marcadas, além de correr o risco de um concorrente percorrer facilmente o mesmo caminho.

Nos grandes eventos mundiais, como o SMX Next, profissionais experientes e reconhecidos da área foram categóricos em afirmar que cada vez mais a estratégia de cartas marcadas se torna ineficaz. 

Sairá na frente quem for capaz de produzir páginas de conteúdo realmente úteis e promovê-las com eficácia.

Abandone a obsessão por métricas de autoridade de domínio

Quando aprendemos sobre link building, um dos primeiros conceitos que temos contato é o das métricas de autoridade de domínio. Por isso, a tendência é que passemos a buscar incessantemente por backlinks com autoridades de página ou de domínio muito altas. 

Muitos podem não concordar, entretanto, o objetivo deste post é mostrar a experiência que estamos tendo nos últimos anos e é com base nelas que fazer essa afirmação: não foque com tanta veemência nesses números!

A autoridade de domínio e autoridade de página são métricas criadas por empresas, como o Ahrefs, Moz, SEMRush e Majestic. Além de elas não serem ferramentas oficiais do Google, existe a possibilidade de manipulá-las. 

É muito comum em nosso dia a dia nos depararmos com sites com alta autoridade de domínio, mas sem tráfego e com baixa qualidade de conteúdo. Ou seja, confiança zero. 

Durante a análise de métricas dos sites, também é preciso considerar o tráfego orgânico e o nicho em que ele está inserido. Afinal, não adianta ter uma ótima autoridade de domínio, mas não ter usuários visitando e lendo os conteúdos. Além disso, é importante ter contextualização, por exemplo, não faz sentido inserir um link de produtos de beleza em sites de jogos on-line.

Cada vez mais se torna evidente que é muito melhor obter links que realmente foram enviados de forma natural para o um site, mesmo que os backlinks tenham uma autoridade mais baixa.

Aqui, vale aquela velha máxima do SEO: é muito melhor transferir toda essa energia de obsessão por autoridade de domínios para a produção de conteúdos de qualidade e na construção de páginas relevantes. Pode ter certeza, os links virão.

Outro ponto importante, é termos a consciência de que, para que um conteúdo seja encontrado, existe a necessidade de promoção dos conteúdos de qualidade que produzimos. Obviamente, não estamos dizendo que você não utilize as métricas de autoridade das ferramentas. Elas são um excelente parâmetro de referência e nos ajudam a saber se estamos no caminho certo.

Então, como fazer link building?

Um bom link building começa com uma pesquisa de palavras-chave aprofundada, identificando quais termos têm mais relevância e maior oportunidade de ranquear. Seguido pela elaboração de uma pauta estratégica para, assim, criar conteúdo útil e atrativo tanto para o público quanto para o site que você deseja publicar.

Conteúdo pronto, chegou a hora de distribuí-lo. O processo de escolha de sites de referência deve incluir: 

  • Conferência da qualidade do site: é um domínio com objetivos reais ou só serve para troca de links?
  • Análise de métricas, tanto autoridade de domínio quanto tráfego orgânico;
  • Contextualização do backlink escolhido com o site.

Para finalizar, é essencial fazer relatórios de acompanhamento para saber se a estratégia está funcionando ou se serão necessários ajustes.

Aqui, é apenas um resumo do processo. Olhando assim, pode até parecer fácil, mas cada etapa exige muito trabalho e atenção aos detalhes.

Link building orgânico e de qualidade é na Experta

Se não tomarmos os devidos cuidados, estaremos deixando na web um mapa de links (link graph) confuso e mal estruturado, o que no final pode ser ruim para os nossos sites e para aqueles com os quais nos conectamos. Sigamos pensando na qualidade e no contexto! 

Por isso, todas as reflexões trazidas neste post têm o objetivo de estimular a ideia de que, quando entendemos a razão pela qual executamos uma estratégia, conseguimos criar soluções seguras e que seguirão produzindo resultados a longo prazo. 

É pensando nisso que a Experta oferece o serviço de link building com foco em tráfego orgânico! Conteúdos originais de qualidade escritos por jornalistas e a distribuição manual, com análise individual de cada site para garantir o sucesso da estratégia.

CONFIRA TAMBÉM