Como surgiu a compra de backlinks?
Saiba mais sobre a história dos backlinks e aprenda estratégias para evitar penalizações do Google.
Comprar backlinks é uma prática comum entre administradores de sites e profissionais de SEO que buscam melhorar a posição no ranking dos mecanismos de busca. A técnica ganhou força quando as empresas perceberam o impacto que um grande número de backlinks pode ter na visibilidade de um site.
Mas você já se perguntou como funciona e qual é a origem da compra de backlinks? Será que esta é a melhor estratégia para conquistar tráfego orgânico?
Na prática, a técnica consiste em pagar pela inserção de links do seu conteúdo em outros sites, na expectativa de melhorar a classificação nos resultados de busca. E mesmo que possa parecer tentadora, é uma ação que pode ser extremamente prejudicial.
Se você acompanha o conteúdo da Experta, já sabe que não recomendamos a compra de backlinks. Neste blogpost, vamos comprovar porque a prática pode ser prejudicial e como investir em estratégias mais seguras para conquistar os resultados desejados.
Vamos lá!
Como surgiu o backlink?
Os backlinks ou links de retorno são menções de um site para outro, considerados uma parte fundamental da web desde a sua criação. A ideia é simples: quando um site faz a linkagem para outro, é como uma espécie de recomendação, um voto de confiança. Por isso, é um fator fundamental para ter um bom ranqueamento no Google.
Pense em um blog sobre culinária. Se ele mencionar uma receita incrível de bolo de chocolate e colocar um link para o site de uma confeiteira que também compartilha receitas deliciosas, isso será um backlink. Na prática, o blog está recomendando o trabalho da confeiteira e direcionando os leitores para lá.
O conceito de backlink ganhou relevância com a introdução do Google e seu algoritmo PageRank, desenvolvido por Larry Page e Sergey Brin, em 1998. A importância de uma página era avaliada com base na quantidade e na qualidade dos backlinks que ela recebia.
Quanto mais backlinks de sites relevantes e de alta qualidade, melhor era a classificação da página nas pesquisas. O sistema ajudou a tornar o Google o principal motor de busca, pois oferecia resultados mais relevantes e precisos aos usuários.
Como nasceu a compra de backlinks?
Ao perceberem que quanto mais links, melhor o ranqueamento do site, os profissionais de SEO criaram maneiras de aumentar rapidamente o número de backlinks para seus clientes.
Surgiu, assim, o mercado de compra e venda de backlinks, no qual empresas especializadas começaram a vender links em sites de autoridade com a promessa de uma boa posição na SERP do Google.
No entanto, a prática tornou-se problemática. O Google percebeu que muitos sites estavam manipulando o algoritmo comprando backlinks. Mas como ele descobriu isso?
Muitos conteúdos de péssima qualidade começaram a ocupar posições de destaque nos resultados de busca, prejudicando a experiência do usuário (um dos critérios mais importantes para o mecanismo). Em resposta, o Google realizou várias atualizações em seu algoritmo para combater a manipulação.
Uma delas foi o Penguin Update, lançado em 2012. A atualização tinha a finalidade de garantir que os resultados de busca fossem mais relevantes e confiáveis para os usuários. Para isso, penalizava sites com links para conteúdos de baixa qualidade. Dessa forma, impediu que backlinks artificiais ou de baixa reputação contribuíssem para uma melhor classificação nos resultados das buscas.
Cuidados para obter backlinks de qualidade
Mas será que depois dessa atualização os backlinks pararam de ser importantes para o Google? Muito pelo contrário.
O Google valoriza backlinks de qualidade, que são conquistados de forma natural e orgânica. Em vez de buscar atalhos ou métodos artificiais para obter backlinks, você deve focar em estratégias que promovam a criação de links genuínos.
Veja a seguir alguns cuidados que podem ajudar:
Não compre
A compra de backlinks pode parecer uma solução rápida, mas é uma prática arriscada que pode resultar em penalizações pelo Google. O melhor que você pode fazer é se concentrar na criação de conteúdos de qualidade, que estejam alinhados com o público alvo. Assim, naturalmente, vai atrair links de outros sites.
Não use ferramentas automatizadas
Ferramentas automatizadas que criam backlinks em massa também são uma má ideia. Os links costumam vir de sites de baixa qualidade ou irrelevantes, o que pode caracterizar Black Hat SEO. Tenha muito cuidado, pois o uso de ferramentas automatizadas pode ocasionar a desindexação do seu site!
Avalie se a troca de links vale a pena
Trocar links com outros sites pode ser uma estratégia válida, desde que os sites envolvidos sejam relevantes e de alta qualidade. No entanto, evite esquemas de troca excessiva, que podem ser vistos como manipulação.
Não use comentários para deixar links
Deixar links em comentários de blogs e fóruns é outra prática que deve ser evitada. As menções são de baixa qualidade e podem ser vistas como spam pelos motores de busca.
Atenção com as atualizações do Google
As atualizações do Google são realizadas para garantir que os resultados de busca sejam os mais relevantes e de alta qualidade possíveis. Portanto, a melhor estratégia é estar sempre atento às notícias para ajustar as práticas de SEO de acordo com as mudanças estabelecidas.
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