Como criar um perfil de backlinks diversificado e saudável

Saiba como e por que um perfil de backlinks diversificado é importante em uma estratégia de link building que prioriza o usuário.

Publicado em: 12 de junho de 2024
Atualizado em: 14 de junho de 2024

A pesquisa está evoluindo em ritmo acelerado e novos recursos, formatos e até mesmo novos mecanismos de pesquisa estão surgindo no espaço.

Apesar das controvérsias, o algoritmo do Google ainda prioriza os backlinks ao classificar sites. Portanto, se você quer que seu site fique visível nos resultados de pesquisa, você deve levar em conta seu perfil de backlinks.

Neste artigo, vamos mostrar como criar e manter um perfil de backlinks diversificado que potencialize o desempenho de pesquisa do seu site.

Como é um perfil de backlink saudável?

Um perfil de backlinks saudável requer um perfil de backlinks diversificado.

Como o Google afirma em suas diretrizes, ele rastreia as páginas principalmente por meio de links de outras páginas vinculadas às suas páginas, adquiridos por meio de promoção e naturalmente ao longo do tempo.

Na prática, um perfil de backlinks saudável pode ser definido em três áreas principais:

1) Distribuição dos tipos de links

Para o Google, não parece natural ter predominantemente um tipo de link em seu perfil e isso também indica que você não está diversificando suficientemente sua estratégia de conteúdo.

Alguns dos vários tipos de links que você deve ver em seu perfil de backlinks incluem:

  • Links de texto âncora
  • Links de imagem
  • Links de redirecionamento
  • Links canônicos

É normal (e até ideal) a maioria dos links estar em textos âncora e imagens, já que essas são as formas mais comuns de criar links na Web, mas você deve ter alguns dos outros tipos de links, pois eles são obtidos naturalmente com o tempo.

2) Variação de texto âncora

Já passou da época em que os profissionais de SEO enchiam o texto com a palavra-chave exata para ranquear no Google. Agora, certifique-se de que seu perfil de backlinks tenha uma variação de texto âncora adequada. 

Se você otimizar demais para um tipo específico de texto âncora, isso parecerá suspeito para mecanismos de pesquisa como o Google e poderá ter repercussões negativas no seu ranqueamento.

Aqui estão os tipos de texto âncora que você pode encontrar em um perfil de backlinks:

  • Texto âncora de marca: o link vai no nome de sua marca;
  • URLs: link inserido na própria URL (por exemplo, www.nomedosite.com);
  • Correspondência exata: texto âncora que corresponde exatamente à palavra-chave que a página foi otimizada (por exemplo, “tênis azul”);
  • Correspondência parcial: texto âncora que corresponde parcialmente ou semelhante à palavra-chave que a página foi otimizada (por exemplo, “opções de calçados azuis confortáveis”);
  • Texto âncora genérico: por exemplo, “este site” ou “clique aqui”.

Para manter um perfil de backlinks saudável, busque uma combinação de textos âncora em um intervalo semelhante a este:

  • Texto âncora de marca: 35-40%.
  • Texto âncora de correspondência parcial: 15-20%.
  • Texto âncora genérico: 10-15%.
  • Correspondência exata: 5-10%.
  • URLs: 5-10%.

Essa distribuição representa uma mistura natural de diferentes textos âncora. Normalmente, os âncoras mais comuns são de correspondência parcial à palavra-chave ou genérico, visto que essas são escolhas mais naturais no contexto de uma página da Web.

3) Proporção de backlinks dofollow e nofollow

Por fim, você deve monitorar a proporção de links dofollow X links nofollow que apontam para o seu site.

Vamos recapitular:

Quando um site recebe um link dofollow, ou seja, quando alguém insere em seu próprio site um link natural para outra página, os motores de busca entendem que há uma relação de confiança entre o domínio que concedeu o link e o domínio que foi linkado.

Já o atributo nofollow é utilizado em links que apontam para um site no qual o site vinculado não confia. Assim, eles comunicam ao algoritmo do Google que não considerem esse link para fins de ranqueamento.

Embora não seja incomum ter alguns links nofollow (as pessoas entendem mal a finalidade do atributo nofollow), um perfil de backlinks saudável terá muito mais links dofollow.

O mais recomendado é buscar uma proporção de 80%:20% ou 70%:30% em favor dos links dofollow.

Também existem outros atributos rel, como UGC ou Sponsored. O “UGC” marca links de conteúdos gerados pelo usuário, já o “Sponsored” marca links de fontes patrocinadas ou pagas. 

Esses atributos são ligeiramente diferentes da tag nofollow, mas funcionam basicamente da mesma forma, informando ao Google que esses links não são confiáveis nem endossados pelo site que os vincula. Você pode simplesmente agrupar esses links com links nofollow ao calcular sua proporção.

Importância de diversificar seu perfil de backlinks

Então, por que é importante diversificar seu perfil de backlinks? Há três motivos principais que você deve considerar:

1) Naturalidade do conteúdo

Em primeiro lugar, diversificar seu perfil de backlinks é a melhor maneira de se proteger contra a otimização excessiva e as penalidades do Google que podem vir com ela. 

Cada vez mais o algoritmo prioriza a naturalidade dos conteúdos. Ou seja, a produção de conteúdo feito para os usuários e não exclusivamente para os robôs.

Como profissionais de SEO, nosso trabalho é otimizar sites para melhorar o desempenho, mas a otimização excessiva pode resultar em penalidades que prejudicam a visibilidade nos resultados de pesquisa. 

Considerando a regularidade das atualizações de algoritmo do Google nos dias de hoje (e a escassez de informações sobre elas), você pode ver seu desempenho cair e não ter ideia do motivo.

Por isso é tão importante ficar atento ao seu perfil de backlinks e à forma como ele está se desenvolvendo.

2) Diversificação das fontes de tráfego

Outro motivo para cultivar um perfil de backlinks diversificado é garantir que você esteja diversificando suas fontes de tráfego.

Isto é, ao invés de inserir todos os seus links em apenas um site, você deve explorar outras formas de divulgar estes links, como e-mail marketing, redes sociais, link building, guest post etc.

Ao diversificar suas fontes você garante um fluxo constante de tráfego e visitantes mesmo se outra fonte cair repentinamente.

3) Descoberta de novos públicos

A criação de um perfil de backlinks diversificado também é essencial para descobrir novos públicos.

Se você adquirir links dos mesmos poucos sites e plataformas, precisará de ajuda para expandir seu público-alvo e aumentar o reconhecimento do seu site.

Embora seja importante adquirir links de sites que atendam ao seu público existente, você também deve explorar maneiras de criar links que possam atingir novos leads. A melhor maneira de fazer isso é ampliar a rede de distribuição de links.

Um perfil de backlinks diversificado indica uma abordagem variada de SEO e marketing que ajudará a trazer novos visitantes e visibilidade para o seu site.

Como criar um perfil de backlinks diversificado?

Agora que você sabe como é um perfil de backlinks saudável e por que é importante diversificá-lo, está na hora de aprender como fazer isso na prática.

Isso se resume à sua estratégia de aquisição de links e aos tipos de links que você busca ativamente. Para orientar sua estratégia, vamos dividir o link building em três categorias principais:

1) Links fundamentais

Os links fundamentais representam os links que seu site simplesmente deve ter. Essas são oportunidades em que um backlink existiria se todos os sites fossem conhecidos por todos os proprietários de sites.

Alguns exemplos de links fundamentais incluem:

  • Menções: sites que mencionam sua marca de alguma forma (nome da marca, produto, funcionários, dados proprietários etc.) no site deles, mas não fazem links.
  • Parceiros: sites que pertencem a parceiros ou empresas com as quais você se conecta off-line, e também deve se conectar (linkar) on-line.
  • Associações ou grupos: sites de associações ou grupos off-line que você faz parte e para os quais seu site deve ser mencionado com um link.
  • Patrocínios: todos os eventos ou organizações que sua empresa patrocina e possuem sites devem mencionar o seu site.
  • Sites com links para concorrentes: se um site tiver links para um concorrente, há uma grande chance de que ele também tenha links para o seu site.

Como linha de base para sua estratégia de link building, você deve começar esgotando essas oportunidades primeiro para garantir que não esteja perdendo links altamente relevantes para o seu perfil de backlinks.

2) Distribuição de conteúdo

A distribuição de conteúdo é muito mais proativa do que a aquisição de links básicos mencionada acima. Você deve manifestar a oportunidade criando conteúdo digno de link em vez de simplesmente capitalizar uma oportunidade existente.

Alguns exemplos de distribuição de conteúdo para links são:

  • Digital PR: as campanhas de digital PR têm vários benefícios e objetivos além da aquisição de links, mas os backlinks devem ser um KPI principal.
  • Pesquisa original: ao fornecer dados valiosos ao seu público, você conquista links de referência de forma orgânica, basta se certificar de que todas as citações à sua pesquisa estejam corretamente vinculadas.
  • Guest post: seja em colunas regulares ou em contribuições pontuais, fornecer conteúdo para convidados em sites ainda é uma estratégia viável de aquisição de links - quando bem feita. A melhor maneira de avaliar sua estratégia de guest post é perguntar a si mesmo se você ainda escreveria o conteúdo para um site sem garantir um backlink, sabendo que ainda assim criará autoridade e apresentará sua mensagem a um novo público.
  • Imagens originais: além de pesquisas e dados, se a sua empresa criar imagens originais que ofereçam valor exclusivo, você pode promover essas imagens e solicitar links de citação.

A distribuição de conteúdo é um caminho viável para criar um perfil de backlinks saudável, desde que o conteúdo que você está promovendo seja digno de links.

3) Engajamento do público

Depois de buscar todas as oportunidades fundamentais e distribuir manualmente seu conteúdo, você deve garantir que sua marca esteja ativa e representada em todos os espaços e comunidades em que seu público se envolve.

Em termos de backlinks, isso pode significar:

  • Links da Wikipédia: a Wikipédia recebe mais de 4 bilhões de visitas mensais, portanto, os backlinks aqui podem trazer tráfego de referência significativo para o seu site. Entretanto, a obtenção desses links é difícil, pois essas páginas são moderadas de perto e seu site só será vinculado se for legitimamente um dos principais recursos da Web.
  • Fóruns (Reddit, Quora, etc.): mais uma vez, esses fóruns são estritamente moderados e, para obter posicionamentos de links nesses sites, é necessário ter uma página que ofereça valor significativo e exclusivo para um público específico.
  • Plataformas sociais: embora essas estratégias provavelmente sejam administradas por outras equipes fora da área de SEO e se concentrem em métricas diferentes, você ainda deve ter a intenção de converter essas interações em links quando ou onde for possível. Por exemplo, a inserção de links na bio e CTAs que incentivem cliques.
  • Eventos presenciais (off-line): embora possa parecer contraintuitivo pensar em eventos off-line como uma fonte potencial de aquisição de links, existem oportunidades legítimas de links nesse caso. Afinal, a maioria das empresas, marcas e pessoas com quem você interage nesses eventos também tem sites, e o networking pode facilmente se traduzir em conexões on-line na forma de links.

Embora a maioria das oportunidades de link listadas acima tenha o atributo nofollow devido à natureza dos sites associados a elas, elas ainda são adições valiosas ao seu perfil de backlinks, pois são domínios poderosos e confiáveis.

Esses links ajudam a diversificar suas fontes de tráfego, trazendo tráfego orgânico e altamente qualificado, visto que essas comunidades compartilham seu público-alvo.

Como evitar o desenvolvimento de um perfil de backlinks tóxico

Agora que você já conhece as estratégias de link building que podem ajudá-lo a cultivar um perfil de backlinks saudável e diversificado, vamos discutir o que deve ser evitado.

Conforme mencionado anteriormente, se você otimizar demais uma estratégia ou um link, isso pode parecer suspeito para os mecanismos de pesquisa e fazer com que seu site seja penalizado. Então, como evitar encher seu perfil de backlinks com links tóxicos?

Lembre-se da "regra de ouro" do link building

Essa regra é perguntar a si mesmo: Se os mecanismos de pesquisa como o Google não existissem e a única maneira de as pessoas navegarem na Web fosse por meio de backlinks, você gostaria que seu site tivesse um link no site em potencial?

Pensar dessa forma elimina todas as partes táticas e focadas em SEO da equação e deixa apenas os elementos humanos da vinculação, em que dois sites são vinculados porque isso faz sentido e facilita a navegação na Web.

Evite redes privadas de blogs (PBNs)

Outra boa regra é evitar colocar seu site em redes privadas de blogs (PBNs). 

Nem sempre é fácil identificar uma PBN, mas existem alguns sinais de alerta que você pode ficar atento, como:

  • A pessoa que está oferecendo a você a inserção de um link menciona que tem uma lista de domínios que pode compartilhar;
  • O site em potencial tem pouco ou nenhum tráfego e não parece ter envolvimento humano (comentários no blog, seguidores nas mídias sociais, visualizações etc.);
  • O site apresenta conteúdo reduzido e pouco investimento em experiência do usuário (UX) e design;
  • O site abrange tópicos e categorias genéricos, atendendo a todo e qualquer público;
  • As páginas do site apresentam vários links externos, mas poucos links internos;
  • O perfil de backlinks do site apresenta otimização excessiva em qualquer uma das formas discutidas anteriormente (alta densidade de texto âncora de correspondência exata, proporção anormal de links nofollow, apenas um ou dois tipos de links etc.).

Mais uma vez, a diversificação é fundamental para a criação de um perfil de backlinks saudável, mas evitar PBNs óbvios e lembrar a "regra de ouro" do link building ajudará muito a manter seu perfil livre de toxicidade.

Avaliação do perfil de backlinks

Ao investir esforços para criar e manter um perfil de backlinks diversificado e saudável, você também deve reservar um tempo para avaliá-lo regularmente de uma perspectiva mais analítica.

Há duas maneiras principais de avaliar o mérito de seus backlinks:

Utilize ferramentas de análise de backlinks

Há uma variedade de ferramentas de SEO que você pode usar para analisar seu perfil de backlinks.

Essas ferramentas podem fornecer informações úteis, como o número total de backlinks e domínios de referência. Você pode usar essas ferramentas para analisar seu perfil completo, dividido por:

Você também pode usar essas ferramentas para rastrear novos backlinks recebidos, bem como backlinks perdidos, para ajudá-lo a entender melhor como seu perfil de backlinks está crescendo.

Algumas das melhores ferramentas para analisar seu perfil de backlinks são: Semrush, Ahrefs, Moz e SEOClarity.

Muitas dessas ferramentas também têm recursos que estimam o quanto seu perfil pode parecer tóxico ou suspeito para os mecanismos de pesquisa, o que pode ajudá-lo a detectar possíveis problemas com antecedência.

Compare seu perfil de backlinks com a concorrência

Por fim, você deve comparar seu perfil de backlinks com os de seus concorrentes e com os que competem com seu site nos resultados de pesquisa (SERP).

As ferramentas mencionadas anteriormente também podem ajudar nessa análise. Os principais dados que você deve comparar são:

  • Número total de backlinks
  • Número total de domínios de referência
  • Detalhamento das métricas de autoridade dos links (Domain Rating, Domain Authority, Authority Score etc.)
  • Métricas de autoridade de domínios concorrentes
  • Crescimento dos links nos últimos dois anos

Essa comparação vai ajudar a avaliar a posição atual do seu domínio no mercado e fornecerá informações sobre o caminho a ser percorrido se você estiver atrás dos concorrentes.

É importante observar que não é tão simples assim: quem tiver mais backlinks terá o melhor desempenho na pesquisa.

Esses números normalmente são indicadores sólidos de como os mecanismos de pesquisa avaliam a autoridade dos domínios de seus concorrentes, e você provavelmente encontrará uma correlação entre perfis de backlinks fortes e desempenho de pesquisa forte.

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