Por que o link building é fundamental para SEO?
Entenda porque o link building é importante para uma boa estratégia de SEO e como começar conquistar backlinks de qualidade.
Para seguir rumo à primeira página do Google, o link building é uma ferramenta poderosa e um ótimo aliado do SEO para gerar visibilidade, atrair possíveis novos clientes e interessados no que você está oferecendo ao mercado. Diga-se de passagem, cada dia mais competitivo.
Os profissionais de marketing de forma geral já conhecem a estratégia de link building e técnicas de SEO e sabem os benefícios que ambos podem trazer para negócios e marcas. Por isso, aqueles que querem sair na frente, investem fortemente em ambas as estratégias de forma que não apenas o tráfego seja garantido para o site, mas também o ranqueamento para palavras-chave estratégicas.
Apesar de todos os benefícios, fora do meio de marketing esses termos podem não ser tão conhecidos mais profundamente por quem busca sucesso com seu conteúdo e site. Se você deseja colher resultados reais, além de escrever textos e artigos, precisa construir uma estratégia para que eles tenham destaque e sejam vistos pelo público que você deseja atingir.
A internet oferece diversas possibilidades de produção de conteúdos que devem ser explorados. Porém queremos que você embarque nesse desafio conhecendo todas as questões com as quais você pode se deparar.
Escrevemos esse artigo para que você não se depare com a frustração de não alcançar os resultados desejados e possa entender um pouco mais sobre a construção dessa estratégia ao longo do artigo.
Vamos começar com uma questão fundamental.
O que é SEO?
Quando falamos em SEO – a sigla, em inglês, significa Search Engine Optimization -, falamos em otimização da página. Na prática, o SEO é o conjunto de técnicas que fazem com que o algoritmo dos buscadores, como o Google, definam a colocação de um site no ranking de buscas de certas palavras-chaves.
Isso significa seguir certas determinações para que a sua página apareça logo nos primeiros resultados da pesquisa de um termo. Por exemplo: ao pesquisar “delivery de comida japonesa” no Google, o ideal seja que a página do seu restaurante japonês, que tem delivery, apareça primeiras posições.
A grande questão em relação a isso é: todos os dias novas páginas surgem na internet e os buscadores precisam indexá-las, mas necessitam saber a ordem de prioridade para mostrá-las ao usuário. É aí que o SEO entra como ferramenta para determinar a posição de aparição.
É importante dizer também que pode ser difícil executar a estratégia, pois vários fatores de classificação estão envolvidos. Este pode ser um dos fatores que fazem com que o SEO seja esquecido em muita das vezes.
Uma maneira de começar a ter sua página percebida pelo algoritmo dos buscadores é por meio do link building.
Para se aprofundar no assunto, confira nosso guia de SEO para jornalistas e produtores de conteúdo de forma geral:
https://www.expertamedia.com.br/seo-para-jornalistas/
Afinal, o que é link building?
Link building é um processo de construção de autoridade de um website por meio de links de outros sites para o seu. Cada link representa um voto ou uma referência. Esse voto leva em consideração o termo ou palavra que está sendo referenciado no link.
Quanto mais links externos de qualidade e contextualizados com seu negócio apontarem para o seu site, melhor! Entretanto é importante que esses links venham de domínios diferentes.
Precisamos pensar como votos mesmo. Para um site ganhar as eleições do Google precisa que uma variedade de fontes aponte para ele.
Diversidade é a palavra de ordem quando falamos de backlinks
Isso se traduz em maior autoridade para o domínio do seu site, já que o algoritmo irá entender que você está oferecendo conteúdos relevantes e que estão sendo referenciados por outros canais.
Mas fique atento: é ótimo ter outros sites apontando para o seu através de links, para que outros usuários encontrem o seu negócio. Entretanto, vale ressaltar que esses domínios devem ser de qualidade.
Por isso, busque relacionar seu site com outros que tenham qualidade, boa autoridade de domínio e sigam as boas práticas estabelecidas pelo Google e outros buscadores. Fuja daqueles que tentam conseguir resultados rápidos trapaceando o algoritmo.
Para ser beneficiado pelo buscador, é preciso estabelecer uma relação de confiança com ele, ok?
A relação entre link building e SEO
Você já deve ter imaginado que, mesmo seguindo todos os padrões estabelecidos no mercado, não é uma tarefa fácil estar em destaque e bem ranqueado nos buscadores.
A estratégia de link building não traz grandes resultados da noite para o dia. Como já foi citado anteriormente, é um processo que precisa de planejamento e recorrência.
Para entender a relação entre SEO e link building é necessário entender dois conceitos:
- Seo on-page:são todas as ações que você executar e otimizar dentro do seu site e que estão sob seu controle. Podemos citar ajustes técnicos e de conteúdo nas página.
- Seo off-page:são ações que você promove fora do seu site. Aqui podemos incluir o link building, parcerias e assessoria de imprensa digital.
As duas estratégias estão totalmente interligadas. Entretanto, algumas pesquisas mostram que a maior das pessoas gasta 70% dos esforços no SEO on-page e 30% no off-page.
Mas nos resultados o impacto pode ser inverso. As estratégias off-page tendem a representar mais de 70% de importância nos resultados nos mecanismos de busca. O ideal é que você concentre os seus esforços nas duas alternativas.
Para ter resultados com o seu site e com uma página otimizada para os buscadores é necessário entender que é ranqueamento orgânico é uma estratégia que leva tempo.
Investir em link building contribui diretamente para os resultados de SEO e aumentam consideravelmente as chances de visitas orgânicas ao seu site.
Usar otimização SEO e apostar no link building é uma combinação potente.
Como começar a fazer link building?
Um bom jeito de começar é criando conteúdo relevante e de qualidade. Para distribuí-los, você pode apostar em estratégias como:
- Investir em relacionamento e parcerias com outros sites
- Guest post
- Press release
- Infográficos
- Pesquisas
- Ferramentas
Para conseguir que seus conteúdos apareçam em outros sites e veículos, o caminho a ser traçado é o do investimento em contato e relacionamento. Procure se comunicar com sites relevantes no seu segmento ou nicho e procure mostrar como seu conteúdo poderá colaborar também para o site onde a publicação será realizada.
Neste artigo contamos um pouco mais sobre a importância do relacionamento para uma estratégia de link building:
https://www.expertamedia.com.br/relacionamento-no-linkbuilding/
Conclusão
Link Building é uma estratégia fundamental para quem deseja fazer SEO que gere resultados. Além disso, pode ser um diferencial competitivo, já que parte das pessoas ainda investe muito mais tempo nas ações on page e se esquecem dos impactos positivos do SEO off page.
Investir em link building é trabalhar para que seu domínio “ganhe pontos” no ranking dos buscadores e suba de posição, ainda mais quando a disputa é acirrada.
Se você ficou interessado em colocar em prática SEO e link building no seu negócio digital, entre em contato conosco. Somos especialistas neste mercado.