Distribuição de conteúdo: saiba como fazer e descubra as vantagens
Contar com uma boa rede de distribuição de conteúdo pode ser a chave para aumentar o volume de tráfego orgânico do seu site e ganhar autoridade de domínio.
Você já pensou no que de pior pode acontecer a um conteúdo produzido? Isso mesmo, não receber nenhuma visualização e ficar esquecido na web.
Sabemos que a competição por cliques está cada vez mais acirrada, e só garantir a qualidade de um conteúdo não é mais suficiente.
Por isso, pensar em quais caminhos seguir para distribuir um conteúdo é fundamental.
A distribuição de conteúdo complementa o processo de produção e garante que ele chegue até o público-alvo.
Talvez você esteja pensando que ela seja só mais uma etapa do processo, afinal, ninguém faz conteúdo para ficar guardado e não ser compartilhado com as pessoas!
Mas, o que queremos chamar a atenção é que não basta apenas publicar um texto, uma foto ou um vídeo, é preciso entender onde está a sua audiência e divulgá-los nos canais adequados, conquistando autoridade para o seu negócio.
Ficou curioso para saber como fazer uma boa distribuição de conteúdo?
Continue a leitura!
Neste post vamos dar dicas para você ter sucesso na sua estratégia. Além disso, vamos mostrar todos os benefícios que uma rede de distribuição de conteúdo pode trazer ao seu negócio e impulsionar os resultados.
O que é distribuição de conteúdo?
É o processo de difundir, divulgar ou promover um conteúdo por diferentes canais. Os formatos de mídia variam, podendo ser imagem, vídeo, áudio ou texto. Por isso, uma rede de distribuição de conteúdo inclui veículos de imprensa, redes sociais, blogs e outros meios.
A verdade é que todo conteúdo é produzido com a intenção de ser visto, lido ou ouvido. Assim, é preciso garantir que ele chegue até o público-alvo.
Dessa forma, a distribuição de conteúdo faz parte da estratégia para alcançar maior visibilidade na web, atingir cada vez mais pessoas e conquistar mais leads.
Quais são os tipos de distribuição de conteúdo?
Como falamos, existem diversas maneiras de distribuir um conteúdo! Por exemplo, a distribuição pode ocorrer tanto quando terceiros compartilham seus conteúdos ou quando você mesmo o faz. Veja abaixo as diferentes formas de classificar a distribuição de conteúdo:
Própria
A distribuição de conteúdo própria envolve a publicação de conteúdos em canais em que você seja proprietário, ou seja, no seu blog, perfil nas redes sociais, newsletter e outros.
Dessa forma, trata-se de uma divulgação que visa atingir as pessoas que já interagem com você através desses canais.
A vantagem é a possibilidade de se aproximar do seu público, criando maior conexão com eles ao adotar uma linguagem direta, atrativa e seguindo a identidade e tom de voz da marca.
Além disso, esses conteúdos ficam armazenados no seu perfil, servindo como uma espécie de portfólio da sua empresa a fim de demonstrar sua autoridade e conhecimento no segmento.
Orgânica
Também chamada de distribuição espontânea, gratuita ou conteúdos ganhos. Ela acontece quando outros veículos compartilham um conteúdo seu ou sobre você.
Por exemplo, vamos imaginar que você seja dono de uma empresa no ramo de cosméticos e acaba de lançar um novo produto corporal, é comum que as pessoas testem e façam resenhas em blogs ou vídeos recomendando o item. Então, essa pode ser considerada uma forma de distribuição orgânica.
Outro exemplo é quando uma cobertura de imprensa cita a sua marca. Na Experta, a distribuição de conteúdo para imprensa é feita através das estratégias de link building e Digital PR.
Dessa forma, conteúdos contendo links para o seu site podem ser divulgados por diferentes portais na web e atrair cada vez mais tráfego orgânico.
Aqui na Experta, somos fãs do crescimento orgânico! Apesar dos resultados serem de médio e longo prazo, eles são muito mais duradouros e eficientes para o seu negócio.
Nessa estratégia, você conquista seu público aos poucos com maiores chances de fidelizá-los a ponto de se tornarem usuários recorrentes em seu blog, redes sociais ou newsletters, de forma espontânea.
Paga
É quando você paga um valor X para que seu conteúdo seja propagado de forma segmentada, atingindo as pessoas certas para o tipo de produto ou serviço que você oferece.
Diferente da distribuição gratuita e própria, é possível ter maior controle sobre as pessoas que desejam atingir com um conteúdo. Dessa forma, com mídia paga o alcance de um material pode ser bem mais expressivo.
A divulgação de conteúdo pago pode ser através de campanhas no Google Ads, anúncios e impulsionamentos nas redes sociais. Esse tipo de pagamento gera o que chamamos de tráfego pago.
Em um primeiro momento, pode até parecer a melhor opção devido aos resultados imediatos. Entretanto, pense em quanto investimento deve ser feito para manter esses resultados constantes.
Lembre-se: Os resultados do tráfego pago acabam junto com o investimento feito.
Por exemplo, se você investir em uma campanha paga por 6 meses, o tráfego e taxa de cliques do seu site vão aumentar apenas durante esse tempo. Ao final desse período, há grandes chances das taxas caírem novamente, podendo até voltar ao que eram antes da campanha.
Como fazer uma boa distribuição de conteúdo?
Deu para entender que, para ter sucesso na distribuição de conteúdos, é preciso seguir critérios estratégicos. Dessa forma, essa etapa precisa estar alinhada com todas as outras, desde o início da produção dos conteúdos. Veja o passo a passo para conquistar boas publicações:
Tenha conteúdo de alta qualidade
A qualidade de um conteúdo pode ser a porta de entrada para sua divulgação em diferentes veículos de comunicação. Se você domina um assunto, com certeza será capaz de criar materiais ricos em informações.
E qual a vantagem disso? O interesse das pessoas em compartilhá-los aumenta. Quanto mais gente fizer referência a um conteúdo do seu site, maior será a sua autoridade de domínio.
Alguns exemplos de conteúdos valiosos para a distribuição são:
- E-books
- Infográficos
- Pesquisas
- Artigos
- Texto em formato jornalístico
- Materiais com dados
Para o link building, a relevância dos textos também é essencial, uma vez que os veículos de imprensa tendem a dar preferência a conteúdos bem estruturados, atrativos e que podem ser úteis aos leitores.
Confira alguns de nossos materiais educativos AQUI.
Identifique o público de site de terceiros
A primeira regra para um conteúdo ter muitos acessos é chegar ao público certo. Não adianta publicar um conteúdo sobre métodos científicos em uma página de fofoca de celebridades, certo?
Por isso, é importante sempre ter em mente quem são as pessoas que se interessam pelos assuntos relacionados ao seu segmento.
Com esse pensamento, fica mais fácil fazer a seleção dos sites que poderão fazer parte da sua estratégia de distribuição. O critério é escolher aqueles que se aproximam do seu nicho, portanto, sites voltados para o seu público-alvo são bons canais para a distribuição de conteúdos.
Vale lembrar que a coerência de um backlink é fundamental no SEO (Search Engine Optimization). Sendo assim, para ter sucesso no link building, é preciso garantir que a linkagem externa seja qualificada e contextualizada, o que pode impactar significativamente a autoridade do seu site e melhorar o seu posicionamento nos mecanismos de busca.
No desenvolvimento de ações de Digital PR, assessoria de imprensa digital, também é válido se atentar para a identificação do público dos sites que irão fazer menções a sua marca.
Procure por sites parceiros com boa autoridade
É uma característica indispensável quando o assunto é link building e Digital PR. Para essa estratégia de distribuição ser bem sucedida e trazer bons resultados é preciso conquistar backlinks de qualidade.
Por exemplo, se um site que não apresenta bom desempenho faz referência ao seu através de um link, provavelmente aquele backlink trará mais prejuízos do que benefícios.
Por isso, é importante garantir que a distribuição de conteúdo aconteça em sites relevantes, buscando parcerias com sites que apresentem boas métricas de autoridade e números de tráfego real, ou seja, que realmente possam trazer mais visitantes para sua página.
Fique atento: Não se impressione com altas métricas de autoridade de domínio sem antes conferir o tráfego do site.
Muitos domínios utilizam práticas Black Hat para manipular o algoritmo do Google e conquistar boas métricas de autoridade. Entretanto, esses sites (comumente utilizados apenas troca de links) correm um grande risco de serem penalizados no futuro, podendo até serem banidos do mecanismo de busca.
Diversifique as plataformas
Até aqui mostramos o caminho para conseguir publicações de conteúdos através da colaboração com outros sites.
Apesar da conquista de veículos parceiros ser importantíssima para a distribuição, não podemos esquecer que existem muitas outras formas de aumentar o alcance de um conteúdo.
Entre elas, destacam-se plataformas como Instagram, LinkedIn, Facebook, TikTok, YouTube, e-mail marketing e outras.
Apesar de o Google não indexar links de redes sociais, essas plataformas concentram uma grande quantidade e variedade de usuários. Assim, quanto maior sua presença digital, maiores as chances de conquistar novos públicos.
Segundo o levantamento Global Consumer Insights Pulse, 32% dos brasileiros e 31% dos consumidores em nível global pesquisam nas redes sociais sobre o que desejam comprar. Ou seja, o impacto das mídias sociais já possui a mesma importância que as indicações de amigos e familiares.
Monitore resultados
Para saber se todo o esforço está valendo a pena, é preciso avaliar os resultados. O monitoramento é baseado em analisar as métricas do seu site.
Se o seu site está recebendo mais visitas, é sinal de que as estratégias de distribuição de conteúdo estão funcionando. O acompanhamento constante é essencial para verificar como o volume de tráfego se comporta, apresentando resultados sólidos ou flutuantes.
Além disso, é importante considerar se a distribuição está ocorrendo através de mídia paga ou não, visto que os resultados orgânicos são de médio a longo prazo.
Assim, é possível aprimorar as estratégias para que tudo o que tenha sido conquistado não fique estagnado.
Não sabe qual ferramenta usar para o monitoramento? Confira nosso artigo completo sobre ferramentas de SEO!
Quais as vantagens da distribuição de conteúdo?
Contar com uma rede de distribuição de conteúdo pode ser o diferencial do seu negócio para atrair novos clientes. Por isso, a produção de conteúdo e seu compartilhamento são tão importantes, marcando o início da relação entre a empresa e o consumidor.
Confira os principais benefícios em adotar uma boa tática de distribuição de conteúdo:
Eleva credibilidade da marca
Para ter credibilidade, é necessário que a sua marca seja conhecida e tenha certa relevância no setor em que atua.
Imagine como pode ser vantajoso conquistar publicações em sites influentes e portais de notícias de destaque. Esse é o desejo de muitas empresas que querem se consolidar no mercado e conseguir elevada notoriedade.
Por isso, é fundamental construir boas parcerias com canais de distribuição. Nesse caso, contratar os serviços de uma agência de SEO especializada em link building pode ser a solução para deixar o seu negócio em maior evidência.
Constrói autoridade do site
Ser referenciado através de links em sites de terceiros não é vantajoso apenas do ponto de vista da atração de tráfego, mas também para o ranqueamento no Google.
Os backlinks conquistados são entendidos pelo Google como votos de confiança, ou seja, eles apontam que seu conteúdo é confiável e oferece informações valiosas aos usuários, tanto que está sendo citado por outros sites.
Entendeu como funciona a lógica do algoritmo do Google? Pois é, um conteúdo de qualidade distribuído para os canais certos pode aumentar significativamente a autoridade do seu site perante o buscador.
Lembrando que a autoridade de domínio (DA) é um dos principais fatores para alcançar as primeiras posições nos mecanismos de pesquisa.
Gera mais interesse para o conteúdo
A distribuição de conteúdo, quando bem feita, pode levar os usuários a entrarem em contato com a sua marca e aprofundar o interesse nos produtos ou serviços.
Por isso, assim como a produção, a divulgação também faz parte da persuasão de clientes em potencial.
Diferentes canais de distribuição possibilitam um alcance amplo de pessoas, atraindo-as para os conteúdos que possam chamar sua atenção.
A divulgação de um assunto nas redes sociais pode levar o usuário a querer se aprofundar na temática, acessando um blog post no seu site, por exemplo.
Conte com os serviços da Experta!
Somos uma empresa especializada em link building, Digital PR, SEO e Gestão de Blogs. Com experiência no mercado, contamos com a parceria de veículos de imprensa de destaque para conquistar publicações relevantes para nossos clientes.
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