Fator E-A-T no Google: sua importância para o link building
Aplicar o fator E-A-T em seus conteúdos é indispensável para garantir um bom posicionamento no Google, principalmente, aliado a uma boa estratégia de link building.
Na corrida pelo melhor posicionamento no ranking do Google, são muitas as tarefas a serem executadas. Porém, é preciso escolher estrategicamente como e onde empregar os esforços.
Seja por uma questão de otimizar investimentos ou de direcionar melhor o tempo de trabalho, é fato que, ao menos para as pequenas e médias empresas, não é possível seguir todas as tendências que surgem no mundo do marketing digital, visto que trata-se de algo extremamente dinâmico.
Especialmente quando falamos de SEO, então, há uma série de dados e fatores a se atentar. Um deles é o chamado fator E-A-T, que, conforme anunciado pelo Google em 2019, é uma parte importante de seus algoritmos".
Hoje vamos falar mais sobre ele.
Neste conteúdo você vai descobrir:
- O que é fator E-A-T
- O que o fator E-A-T pode dizer sobre o seu site
- Qual a relação entre fator E-A-T e link building.
Vamos lá?
O que é fator E-A-T?
Trata-se da sigla para Expertise, Authority,Trustworthiness. Ou, em português, "experiência, autoridade e confiabilidade". Esses são os critérios que Google utiliza para avaliar a qualidade do conteúdo de uma página.
Quando vamos produzir qualquer tipo de conteúdo para a Internet, precisamos entender a responsabilidade que isso implica. Utilizar fontes confiáveis (e, mesmo assim, checar mais de uma fonte) e entrevistar especialistas é uma forma de atestar a veracidade do conteúdo que você cria e publica.
Para que fique mais claro: o Google não quer exibir links para páginas que compartilham dados, opiniões ou informações fraudulentas, sem veracidade. O motor de busca deseja obter a maior certeza possível de que estão recomendando sites que realmente detém um alto nível de conhecimento, autoridade e confiabilidade, especialmente quando se trata de saúde, finanças e segurança.
E é isso por isso que ele trouxe o fator E-A-T. Trata-se, portanto, da maneira que o Google encontrou para proteger os seus usuários de conteúdos de baixa qualidade.
Como é feita a avaliação do fator E-A-T
A avaliação do E-A-T de um site não é feita por algoritmos, mas por avaliadores humanos que seguem algumas diretrizes estabelecidas pelo Google. Essas pessoas visitam páginas em busca de informações sobre o site e fazem uma análise conforme os dados que encontram.
São levados em consideração, por exemplo:
Experiência e o nível de conhecimento de quem fornece o conteúdo
Para ser considerada uma boa fonte de informação, é preciso que uma página conte com credenciais como conhecimento formal ou informal sobre o assunto, biografia ou número de artigos escritos pelo autor, publicação de artigos em outros sites. Entretanto, um conteúdo bem escrito, com boas referências e conteúdo informativo, coeso e original também pode atestar experiência.
Autoridade: o que dizem de você
Nessa etapa, os avaliadores vão buscar informações sobre o seu site no ambiente externo a ele, fazendo um rastreamento, no próprio Google, das menções que sua empresa recebeu. Críticas, prêmios, notícias, opiniões de especialistas… tudo conta!
Confiabilidade: consistência e transparência
Esse é o critério mais subjetivo de todos. Para julgar a sua página como confiável, são observados, além da reputação do autor do conteúdo, a consistência das informações sobre a sua empresa disponíveis no seu site e as páginas voltadas à experiência do usuário, como as de informações de contato, por exemplo.
O E-A-T é importante mesmo?
Apesar de ser um fator bastante criterioso e relevante, o fator E-A-T não é a única etapa da avaliação da qualidade de uma página. Após o E-A-T entrar em cena, o Google ainda faz uma análise do conteúdo principal e da experiência para o usuário desta página. E até agora estamos falando das avaliações feitas por humanos. A avaliação feita pelos algoritmos (ou robôs) não considera o fator E-A-T para ranqueamento, ao menos não diretamente.
O que estamos querendo dizer é: se você estiver atento à qualidade do seu site, é muito provável que você alcance uma boa avaliação nesse fator, o que é ótimo.
E-A-T e link building
Você deve ter percebido que, ao longo desse artigo, citamos algumas expressões que pertencem ao universo do link building, como a autoridade, por exemplo. Não é mera coincidência!
O E-A-T "flerta" tanto com o SEO on-page quanto com o SEO off-page.
Isso porque o SEO on-page estimula a melhora da qualidade das páginas internas do seu site, favorecendo a experiência do usuário que, como dissemos, está relacionada à letra T do fator E-A- T (trustworthiness - confiança em português).
Já as práticas de SEO off-page atendem à letra "A" de authority (autoridade), processo que ocorre por meio do relacionamento com outros sites.
Como sempre falamos por aqui, o link building é uma forma comprovada de aumentar a autoridade de um site. A relação entre sites, por meio dos backlinks, pode ser rastreada não só pelos algoritmos, como por ferramentas de monitoramento que nos ajudam a traçar estratégias mais assertivas.
Se você quiser saber mais a fundo como o link building favorece a melhora de autoridade de um site, não deixe de conferir nosso artigo "Por que o link building é fundamental para SEO".
Ao produzir conteúdos de qualidade e mantendo consistência no ritmo das publicações, após algum tempo, seu site terá um bom portfólio de backlinks. Isso vai atrair tráfego, elevar seus níveis de autoridade e também contar como uma boa referência em uma avaliação E-A-T.
Conclusão
Conteúdos digitais estão sujeitos a todo tipo de avaliação: dos algoritmos, usuários, especialistas…
Se o seu compromisso for o de contribuir com informação relevante, você se sairá bem em qualquer uma delas.
Concentre-se sempre em oferecer a melhor experiência para o leitor que busca a informação que você possui. Não abra mão de investir em uma estratégia eficiente. Se precisar de ajuda, conte conosco!
Entre em contato, vamos adorar bater um papo com você!