Entenda os links: sponsored, nofollow e UGC
O tipo de atributo de seu backlink faz toda a diferença para seu respectivo ranqueamento e conversão.
Desde o dia 2 de março, o Google está considerando novos atributos nos links. Eles podem ser usados sozinhos ou em combinação. São eles: rel = “sponsored” e rel = “UGC”. Além disso, o atributo rel = “nofollow”, já existente, passa a ser considerado pelo buscador para fins de classificação.
Uma das razões para mudança é o excesso de links nofollow em portais.
Está confuso sobre o que tudo isso significa? Continue lendo este artigo!
Falar de link building representa entender a função de um link e seus atributos em todo o sistema da internet, principalmente para os mecanismos de busca, como o Google.
Os mecanismos de busca facilitaram a nossa vida e permitiram que as informações fossem organizadas dentro de toda a internet para serem entregues aos usuários de acordo com a relevância, definida pelos algoritmos.
Desde então, ser visto, considerado e ranqueado nas primeiras páginas do Google passou a ser o desejo de todas as pessoas que querem ser encontradas pela Internet.
É aí que entram os links.
O processo de indexação de um site passa pela capacidade de os robôs do Google chegarem até uma página e reconhecê-la. Os links têm um papel importante nessa tarefa e são uma das principais maneiras de o processo de indexação ocorrer.
Principais perguntas e respostas para saber o que é link building
De forma resumida:
Quando um novo site é criado, um backlink vindo de um outro site – já visitado pelos robôs do Google e indexado – é um dos primeiros sinais para que o Google também indexe este novo site.
Os backlinks são muito importantes para o ranqueamento. Com a evolução das estratégias de marketing digital, passou a ser necessário organizar as razões pelas quais um site envia um link para outro. E as razões podem ser muitas:
- Parcerias
- Publicidade em banner
- Fóruns
- Referência editorial
- Comentário em blogs ou artigos
- Spam
- Acréscimo de informações
Em 2005, o Google criou o atributo nofollow para impedir que links de spam passassem autoridade e manipulassem os sinais de ranqueamento. Sim, durante muito tempo enviar centenas de links e consegui-los de qualquer maneira ajudava a alavancar melhores posições no buscador.
O atributo nofollow é inserido no código html, conforme o exemplo abaixo:
<a href=”http://www.example.com/” rel=”nofollow”>Link text</a>
Assim, a ideia era utilizá-lo em links que não gostaríamos que passassem autoridade para outro site. Ou seja, ao optarmos por essa alternativa, o Google simplesmente não seguia, rastreava e nem indexava o link. Não servia, portanto, como fator de classificação.
Vale aqui uma observação: dados experimentais e evidências sugerem que o Google há muito tempo considera os links nofollow como um potencial sinal de classificação. Mas a empresa nunca assumiu essa hipótese.
O que muda com os novos atributos de link
A primeira mudança é o fato de o Google passar a considerar os atributos nofollow, o que significa que ele pode contar um link nofollow como crédito, considerá-lo parte da análise de spam ou para outros fins de classificação.
Há benefício ou não em marcar todos os links como nofollow? Entenda mais neste artigo:
https://www.expertamedia.com.br/beneficio-marcar-todos-os-links-como-nofollow/
Benefícios para os assessores de imprensa
De maneira geral, o trabalho de uma assessoria de imprensa digital pode beneficiar o ranqueamento no Google. Veja mais aqui:
https://www.expertamedia.com.br/assessoria-de-imprensa-digital-ranqueamento-no-google/
Na prática, o fato de grandes portais de notícias adotarem o atributo nofollow na maior parte dos seus conteúdos pode ser uma das razões pelas quais a mudança foi implementada.
Essa prática fez com que grandes quantidades de links fossem desperdiçadas pelo o Google. Para os criadores de conteúdos e assessores de imprensa essa é uma boa notícia, já que existe uma possibilidade de consideração do link para classificação.
Ou seja:
- Em alguns casos, os links dofollow podem ser usados para rastreamento e indexação
- Em alguns casos, os links dofollow podem ser usados para classificar
Para conteúdos patrocinados e criados pelos usuários, o Google inseriu os outros dois atributos.
- rel=”sponsored”: Esse atributo pode ser usado para identificar links em seu site que fazem parte de um anúncio, patrocínio ou outro contrato pago.
- rel=”ugc”: Esse atributo é recomendado para links que aparecem no conteúdo gerado pelo usuário, como comentários e postagens no fórum.
Gary Illyes, do Google, e Danny Sullivan, coautores da mudança – que foi anunciada em setembro de 2019 – disseram que os novos atributos servem para ajudar o Google a entender melhor a web e permitir que os proprietários dos sites classifiquem a natureza de seus links, se quiserem.
O mecanismo de busca reforçou ainda que a implementação dos atributos UGC e sponsored é voluntária. Caso não seja feito, não há nenhum problema. Agora, para quem estava usando o “nofollow” para bloquear áreas sensíveis de um site, a partir de agora, é recomendado que se faça de maneiras diferentes, usando metatags ou o robots.txt.
De acordo com o anúncio do Google, a orientação é de que não há necessidade de alterar os links nofollow que você já possui em seu site.
Como ficam os trabalhos de link building com essas alterações?
Especialistas de todo o mundo são categóricos em afirmar que não haverá grandes mudanças e impactos para os profissionais de link building e assessoria de imprensa digital.
O importante é ter em mente que links dofollow continuam sendo importantes.
Além disso, para trabalhos de backlinks executados previamente, o Google não exige que sejam feitas alterações. A partir de agora, é necessário, porém, atenção ao desenrolar dos resultados que virão a partir da mudança.
O uso desses novos atributos de links pelo Google poderá evoluir, e será interessante entender no futuro – por meio de estudos e análises – se haverá algum benefício de classificação devido ao uso do nofollow, UGC e sponsored.