Melhores estratégias de link building

Conheça as diferentes estratégias de link building que existem e escolha a mais adequada para você e seu negócio!

Publicado em: 26 de junho de 2020
Atualizado em: 3 de dezembro de 2024

Entender a complexidade e o funcionamento do link building é parte essencial de qualquer estratégia bem-sucedida de SEO. Táticas bem exploradas de backlinks têm um enorme impacto sobre a classificação do seu site nas buscas do Google.

Isso quer dizer que, se você deseja obter uma classificação mais alta nas páginas de resultados de pesquisa do Google (SERPs, em inglês: Search Engine Results Page), não pode ignorar a importância do link building. Você precisará montar uma estratégia sólida que o ajude a direcionar links para o seu site.

De fato, o trabalho de link building continua sendo uma das mais importantes ferramentas de SEO e suas táticas são eficazes para obter backlinks de qualidade, aumentando o tráfego orgânico.

Por isso, neste artigo iremos:

  • entender a importância da estratégia
  • conhecer dicas e estratégias de link building

Vamos lá?

A importância de uma boa estratégia de link building

Muitos profissionais de marketing concordam que o link building é uma tarefa complexa, que exige tempo e esforço para mostrar resultados, mas é uma das mais gratificantes quando você a domina.

Embora a estratégia tenha essa característica desafiadora, as estatísticas apontam que o número de domínios vinculados a uma página está relacionado às classificações mais altas na SERP do que qualquer outro fator.

Ao planejar uma estratégia de link building, é necessário lembrar-se de que o SEO é altamente dinâmico, e que a cada dia surgem novos elementos-chave que o algoritmo do Google leva em consideração.

Aliás, para ficar por dentro de algumas mudanças relacionadas à forma do Google enxergar os links, acesse o nosso post:              

https://www.expertamedia.com.br/link-building/links-nofollow-sponsored-e-ugc/

 

As táticas para chegar aos melhores resultados não se limitam mais às substituições de links quebrados (broken link building), comentários em blogs e fóruns e tampouco à forçar palavras-chaves em seu conteúdo. Essas táticas hoje, além de serem ultrapassadas, podem atrapalhar o crescimento do seu site. 

É importante aplicar técnicas éticas de construção de links que tenham uma coisa em comum: entregar valor para as pessoas que leem o conteúdo e clicam nos seus links, mantendo as penalidades do Google afastadas.

Nos tópicos abaixo vamos relacionar alguns elementos que você deve considerar para o desenvolvimento desse pilar essencial de qualquer campanha de SEO bem-sucedida.

Se você quiser saber mais sobre as melhores estratégias de link building continue explorando este artigo!

1. Skyscraper Link Building

Embora o conteúdo original ainda seja importante, os profissionais de SEO se concentram em criar algo melhor do que se encontra disponível na web. Essa técnica avançada é chamada de Skyscraper. Trata-se de identificar o melhor conteúdo relacionado com as suas palavras-chave e trabalhar para uma versão muito melhor, a qual as pessoas vão querer compartilhar e vincular.

Em outras palavras, você encontra um conteúdo relacionado ao seu nicho nas primeiras páginas do Google. Tudo o que precisa fazer é analisá-lo e descobrir o que falta para que fique mais completo. Você pode adicionar mais dados, estatísticas, exemplos atuais e tendências, resultando em um conteúdo de alta qualidade. Isso facilitará ganhar backlinks de outros sites.

2.  Infográficos

Existem muitas maneiras de usar essa tática simples para fortalecer suas estratégias avançadas de link building. Você pode usar um artigo de alto compartilhamento, já existente, como base para criar um infográfico.

Essa versão diferente, embora com o mesmo tema, terá seu próprio recurso. Além dos infográficos terem uma resposta tremenda do público, você pode solicitar que o mesmo site, onde está o artigo, publique esse novo formato criado por você.

3. Publique uma pesquisa original

Uma das melhores estratégias de criação de backlinks é realizar pesquisas. Você deve publicar seus levantamentos e dados criando conteúdo original em torno deles. As pessoas e os próprios sites de empresas têm necessidade de vincular-se a estudos e pesquisas originais relevantes para seu setor. Embora seja uma tática que requer esforço, com ela você obterá muitos backlinks de alta qualidade e você pode publicar estudos de caso em sites respeitáveis ​​do seu nicho.

4. Crie vários formatos de um único conteúdo

Isso envolve a criação de um artigo longo e sua conversão em vídeos, podcasts, infográficos, e-books, entre outros. Essa ideia pode ajudar você a gerar mais conteúdo em menos tempo, com menor esforço. Esses vários formatos podem ser promovidos nos canais de mídia social relevantes e atrair um público diferenciado. Quanto mais presença você tiver em vários canais, mais backlinks terá.

5. Use links de forma contextualizada

Os links que você insere devem apontar para conteúdos intimamente relacionados ao tema do seu site. Como já dissemos, você não deve apenas criar links, mas deve trabalhá-los da forma correta. Lembre-se de que os links existem na Web para direcionar um usuário da página A para a página B e, nessa suposição, por que um link levaria a um conteúdo que não está relacionado com o seu segmento? Portanto, não deixe de seguir essa postura com seus esforços de link building.

6. Utilize variação de textos âncora

Texto âncora é o texto usado para vincular uma página à outra, ou seja, é o texto que carrega o link. Naturalmente, ao criar um link para um site, você provavelmente faria referência ao nome da marca, ao título do artigo ou talvez apenas usasse um ‘clique aqui’ ou algo similar.

Porém, depois da atualização do algoritmo Penguin, o Google começou a olhar mais de perto para os textos âncora e passou a ver o excesso de uso de palavras-chave exatas como algo negativo. Portanto, o perfil do seu link deve conter uma mistura natural, usando o texto âncora e a palavra-chave em frases que deixem a leitura mais fluída. Se muitos sites contêm o mesmo texto âncora, pode parecer suspeito e um sinal de que os links não foram obtidos organicamente.

Para entender melhor como usar variação de textos  âncora acesse nosso post Mitos do link building

Você gostou dessas dicas? Conseguiu acrescentar boas informações para executar o seu projeto? Deixe seus comentários abaixo e, se quiser conhecer outras boas práticas de SEO, procure mais tópicos relacionados com essa estratégia aqui no nosso blog. Aproveite para conquistar links de qualidade entrando em contato conosco!

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