O que são backlinks?

Também chamados de links de entrada ou inbound links, os backlinks são ligações que levam um usuário a navegar na Internet de um site para outro.

Publicado em: 24 de março de 2022
Atualizado em: 2 de novembro de 2024

Backlinks são os links recebidos de outro site e também podem ser chamados de links de entrada. 

Os links podem ser inseridos ao longo de um conteúdo de texto de maneira estratégica para incentivar novas pesquisas. Eles mantêm os usuários envolvidos por mais tempo e contribuem para enriquecer a experiência na Web.

Quem começa a atuar no mundo do marketing digital, principalmente no SEO, pode logo se deparar com o termo e ficar um pouco confuso. O objetivo desse artigo é fazer com que você entenda exatamente o que são os backlinks e, mais do que isso, saber por que eles são importantes para a sua estratégia e como fazer para se beneficiar de tudo que ele pode te dar.

explicando o que são backlinks
Ao receber um link de outro site, você passa a ter um backlink.

Abaixo você pode conferir um exemplo de um backlink que a Experta recebeu do Portal iG Delas. Neste caso, o link foi inserido para referenciar a Experta, visto que a CEO da agência foi uma das fontes do conteúdo.

backlink da experta no ig delas
Leia aqui: Empreender e impactar a sociedade: mulheres mostram como é possível

Neste artigo você vai aprender:

  • O que são backlinks
  • Como funcionam os backlinks
  • A importância dos backlinks
  • Os tipos de backlinks que existem
  • Como criar uma estratégia para conquistar backlinks de qualidade

Por que os backlinks são tão valiosos para o SEO?

O conceito de SEO (Search Engine Optimization) compreende as otimizações de sites para os mecanismos de busca. Elas podem ser tanto on-page, dentro da página, ou off-page, fora dela. Para estar nas três primeiras posições do Google, é preciso trabalhar muito bem esses dois aspectos. 

No SEO on-page, as práticas incluem: organização dos conteúdos, uso de palavras-chave, meta description, URLs amigáveis, linkagem interna, descrição de imagens (alt text), design responsivo e muitas outras otimizações. 

Já no SEO off-page, o trabalho se concentra na busca de autoridade de domínio para o seu site, afinal, você não irá conseguir um bom posicionamento se o seu site não for visto como relevante pelo Google. 

É exatamente por isso que os backlinks são essenciais para o SEO. Por meio deles, os algoritmos dos mecanismos de busca conseguem avaliar a credibilidade da sua página e definir se elas merecem estar no topo das buscas.

Imagine a Internet como uma vasta biblioteca de diferentes tópicos, e cada livro quer popularidade para poder ser recomendado. É aí que entram os backlinks! Eles são como votos de confiança, capazes de contribuir para a autoridade, a confiabilidade e a experiência geral do usuário de um site. 

O raciocínio do Google é simples: 

  • Se muitas pessoas estão recomendando este site, ele deve ser importante e útil;
  • Se outros sites confiáveis estão apontando para esse site, ele deve ser confiável;
  • Conteúdos linkados facilitam a jornada on-line do usuário.

DICA EXPERTA: se você tem um site bem otimizado para o SEO, mas mesmo assim não consegue uma boa classificação no Google, vale a pena olhar para o seu perfil de backlinks.

Um alerta: da mesma forma que o seu conteúdo ganha destaque quando está vinculado a outros sites de qualidade, os backlinks que não condizem com o seu setor ou que partem de sites que não tenham boa reputação poderão ser penalizados, causando o efeito contrário.

O impacto dos backlinks no ranqueamento no Google

A função dos backlinks vai muito além de simplesmente oferecer novos conteúdos para os usuários clicarem. A verdade é que eles são um ponto decisivo para ranquear no Google. 

Por isso, a conquista de backlinks é tão importante para as empresas que querem aparecer no 1º lugar do Google! Uma pesquisa realizada pela Backlinko confirma que os sites que ranqueiam na primeira página no Google possuem grande quantidade de backlinks. 

Ficou curioso? Nos próximos tópicos vamos abordar todos os dados da pesquisa de forma completa. Mas, antes, precisamos entender por que os backlinks agradam tanto os motores de busca. 

A resposta é mais simples do que parece. Na prática, quando o robô do Google detecta um novo link referenciando o seu site, ele dá um voto de confiança a sua página. Assim, você ganha autoridade perante ao Google, aumentando as chances de alcançar boas posições no buscador. 

Transferindo essa lógica para o mundo analógico, seria o famoso boca a boca: uma pessoa compra um produto maravilhoso, indica para a amiga, que passa a informação para a vizinha e por aí vai.

Essa transferência de autoridade também é chamada de link juice e ajuda os robôs do Google a entenderem a relevância de cada site. 

Leia também: O Google realmente se resume a links e cliques?

Agora, voltando à analogia, você não compra um produto que qualquer pessoa indica, não é mesmo? Geralmente, a fonte precisa ser confiável. Na lógica do SEO, os motores de busca também seguem por esse caminho. Então, não é qualquer backlink que vai trazer autoridade ao seu domínio. 

Resumindo, você precisa conquistar backlinks de qualidade, ou seja, links provenientes de sites relevantes e que tenham o mesmo contexto do seu site. Por isso, os backlinks transferem autoridade de um site para outro, influenciando no ranking dos resultados de pesquisa e aumentando a visibilidade da sua marca. 

Dessa forma, você precisa conseguir boas publicações para que o backlink traga bons resultados para as métricas do seu site. Como fazer isso? Através de estratégias de link building.

banner ebook link building

Continue lendo para entender como a conexão feita entre os sites tem valor para o marketing digital e para as estratégias de SEO bem sucedida.

Quais são os tipos de backlinks?

tipos de links
Links podem estar em textos, propagandas, comentários ou em atalhos do próprio site.

Um link pode ser inserido em diferentes partes de um site. Alguns são colocados em banners de propagandas, outros podem ser inseridos em fóruns, diretórios de pesquisa, comentários e também nos textos de conteúdos em matérias jornalísticas ou blog posts. Esse último é chamado de link contextual ou editorial.

backlink contextual da experta no terra
Os links contextuais ou editoriais são colocados em expressões ou palavras-chave de textos, geralmente, para trazer um complemento informativo. Leia aqui: Profissionais de SEO devem abrir o olho pro Gemini, do Google

Quando recebemos um backlink, o Google possui mecanismos para avaliar a intenção do link e assim evitar que seus algoritmos sejam manipulados e passem inadequadamente autoridade de um site para outro. 

Por isso, um link vindo de uma propaganda ou de um comentário em um post de um blog não irá passar a mesma autoridade de um link contextual.

Fica também a cargo do editor de um site indicar quando um link está sendo enviado naturalmente, se foi comprado ou postado em um comentário. Para isso, o Google criou parâmetros que podem ser inseridos no código HTML de um site e que indicam o tipo de link. São eles:

Link dofollow 

Os links dofollow indicam ao robô do Google que aquela linkagem é confiável, ou seja, está tudo bem passar a autoridade de um site para outro. Esse é o tipo de backlink que realmente pode ajudar a melhorar sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

Lembre-se de que quando eles são provenientes de sites de qualidade, possuem mais valor. Portanto, tenha em mente que não se trata de quantidade e, sim, de qualidade.

A regra de ouro é que vale muito mais um backlink proveniente de um site de qualidade do que vários backlinks de origens ruins e descontextualizadas.

Link nofollow

Quando marcamos um link como nofollow ("rel=nofollow") no código HTML, estamos indicando para os robôs do Google que não queremos que o site passe a autoridade para o outro.

Uma dúvida muito comum é se veículos de imprensa devem ou não colocar links nofollow em suas matérias. Grandes portais costumam usá-los com frequência porque consideram links como propaganda gratuita, o que não é verdade. Links são citações.

Entretanto, o excesso de links com a indicação nofollow na web em geral fez com que os robôs do Google tivessem dificuldade de rastrear e indexar os conteúdos web. 

Por isso, o buscador fez uma importante mudança: links nofollow passaram a ser considerados como indicadores de autoridade e classificação.

Saiba mais sobre a diferença entre link dofollow e nofollow.

Link sponsored

Com a mudança da função do link nofollow, o Google criou novos atributos que não passam autoridade e indicam algum tipo de relação comercial. Um deles é o “rel=sponsored”. 

O sponsored permite a identificação de links que fazem parte de algum tipo de contrato pago. Ele deve ser inserido em banners de propaganda ou informes publicitários, por exemplo.

Link UGC

O “rel=UGC" também foi um novo atributo anunciado em 2020. Ele deve ser usado para identificar links gerados pelo usuário em comentários e mensagens em fóruns.

Assim, ao marcar a tag UGC, você mostra ao Google que não está endossando aquele link. Essa é uma forma de proteger a autoridade do seu site, pois, como trata-se de links gerados por usuários, é possível evitar spam e links externos de sites desqualificados.

Saiba mais sobre as mudanças e novos atributos de links: nofollow, sponsored, UGC.

O conceito de backlinks naturais

É muito comum encontrar discussões sobre o que é e o que não é um link natural. Em seus anúncios e comunicados, o Google informa que trata-se daqueles conquistados de forma espontânea e contextualizada.

Os Fundamentos da Pesquisa Google (antigo manual de diretrizes de qualidade) é uma excelente referência a ser consultada quando temos dúvidas sobre os limites de uma ação ou estratégia. O documento informa que um link passa a não ser natural quando tem a intenção de manipular os algoritmos.

Por isso, todo cuidado é pouco antes de você pensar em comprar ou automatizar a conquista de links. Outro ponto que você deve tomar muito cuidado é com a palavra onde o link é inserido.

Para entender mais sobre o processo de compra de links, acesse o post 7 coisas para saber antes de comprar backlinks.

Texto- âncora 

A palavra-chave ou expressão que recebe o link é chamada de texto-âncora e tem um impacto direto no termo de busca que será ranqueado nas páginas do Google. 

De forma geral, quando estamos pensando em otimização para o Google, tendemos a usar como texto-âncora para um link a palavra-chave que gostaríamos de ranquear.

Entretanto, um excesso de textos-âncora de correspondência exata pode parecer manipulação. Por isso, procure variar os termos que escolhe para receber os links.

Opções de texto-âncora

  • Correspondência exata: o hiperlink é colocado no texto com a correspondência exata da palavra-chave que está sendo trabalhada. Por exemplo: agência de link building;
  • Correspondência parcial: são âncoras que contemplam a palavra-chave e também outras expressões. Exemplo: listas de agência de link building. Na correspondência parcial, também podemos incluir uma variação da palavra-chave, como ‘estratégias de criação de link’;
  • Marca: quando o nome da marca é usado como texto-âncora;
  • URL: quando o próprio endereço da URL é utilizado. Exemplo: expertamedia.com.br;
  • Natural: quando uma palavra natural é usada como âncora. Exemplo: “clique aqui”;
  • Imagem: quando um link é inserido na imagem, o Google irá identificar como texto âncora o atributo ALT da imagem. Quando este espaço fica em branco, a âncora será identificada como âncora “no text”.

Como identificar backlinks de qualidade?

Fala-se muito da qualidade dos backlinks como uma importante ferramenta para a conquista da autoridade de uma marca, página ou domínio. Mas, principalmente, como fator para conseguir as melhores posições no Google.

Fato é que os backlinks são um grande diferencial competitivo. Mas, nesse cenário, todo cuidado é pouco. O tipo de backlink que você conquista pode determinar o sucesso ou o fracasso da sua estratégia de SEO. 

E a principal dúvida costuma ser: como definir essa qualidade?

Antes de responder a essa pergunta, vamos a um exemplo:

Suponhamos que eu fabrique bijuterias artesanais e queira conquistar backlinks de qualidade. Você consideraria comprar meus produtos se ele fosse indicado pela Rita Lobo ou pela Giovanna Ewbank?

Lembre-se que Giovanna Ewbank trabalha com moda, é conhecida por ser fashionista e tem uma ampla base de seguidores interessados nesse assunto. Já Rita Lobo também é ótima e tem milhares de seguidores, mas com foco em gastronomia. Logo a opinião dela tem pouco peso para o meu negócio, mas seria importantíssima se eu produzisse quentinhas.

Percebe a diferença?

Características de um backlink de qualidade

  • Vem de um site verificado e com boa autoridade de domínio no seu mercado de atuação;
  • Vem de um site de alta qualidade;
  • Está alinhado ao contexto da postagem (nada de pedir um backlink para brincos grandes num conteúdo sobre looks minimalistas!);
  • De preferência, é dofollow.

Como saber se um backlink é prejudicial?

Durante muito tempo, um dos grandes temores de quem buscava conquistar backlinks era ser punido pelo Google. Com o amadurecimento do buscador, as punições manuais, ou seja, aquelas que tiravam o site dos motores de busca passaram a ser menos comuns.

Por outro lado, o Google passou a ignorar muitos tipos de backlinks. O que significa que você pode estar realizando um trabalho de conquista de links que, no final, não irá trazer nenhum tipo de benefício, apenas desperdício de tempo e de dinheiro.

Por isso, vale evitar alguns tipos de fontes de backlinks.

Confira neste post mais informações sobre as punições e penalidades do Google.

Características de um backlink ruim

  • Vem da troca de links aleatória com outros sites. É muito comum a tentativa de fazer acordos com outros sites, mas esse tipo de estratégia é facilmente detectada pelos algoritmos;
  • Vem de um site de baixa qualidade e pouca autoridade de domínio;
  • Está com o atributo nofollow ou sponsor (não é o ideal);
  • É comprado por meio de ferramentas de automação ou em ofertas em sites como o Mercado Livre;
  • Vem de um site com pouco ou nenhum conteúdo original;
  • É descontextualizado;
  • É obtido por meio de disparador de notícias.

Você também pode seguir um passo a passo sobre como conseguir os primeiros backlinks para um site.

Quais fatores de ranqueamento impactam as primeiras posições no Google?

Quem acompanha o universo do SEO e do link building sabe que Brian Dean, da Backlinko,  é um dos maiores especialistas da área.

Ele se destaca por desenvolver estudos, metodologias e pesquisas baseados em um grande volume de dados, que nos ajudam a entender e aplicar as melhores estratégias para ranquear no Google.

Nas palavras de Brian, “eu acho que o mundo do SEO precisa de mais dados como esse. Como se costuma dizer, os números não mentem.”

Para realizar a pesquisa que estamos traduzindo aqui, três itens foram observados:

  • Conteúdo
  • Backlinks
  • Velocidade de carregamento

Entre os diversos fatores que chamaram atenção está a relação direta da autoridade dos sites e dos backlinks com as primeiras posições de ranqueamento no Google. 

Os dados obtidos pela pesquisa levam em consideração a análise de 1,8 milhões de resultados de pesquisa do Google.

Confira alguns pontos de destaque:

Autoridade de domínio alta

A pesquisa mostrou que a autoridade geral de um site tem uma forte relação com classificações mais altas nos mecanismos de busca. Ela é classificada pela ferramenta Ahrefs através da métrica chamada de DR (Domain rating).

A pesquisa mostrou que a autoridade geral dos links de um site (medida classificação de pelo Ahrefs) se correlaciona com classificações mais altas do Google na primeira página:

A classificação de autoridade de domínio do Ahrefs está relacionada a classificações mais altas na primeira página do Google.
A classificação de autoridade de domínio do Ahrefs está relacionada a classificações mais altas na primeira página do Google. Reprodução/Backlinko

O gráfico aponta que a classificação média do domínio aumenta conforme o posicionamento na SERP (página de resultados do Google).

A classificação média do domínio aumenta de acordo com a posição na SERP.
A classificação média do domínio aumenta de acordo com a posição na SERP. Reprodução/Backlinko

Para ficar mais claro, quanto mais alto você estiver na primeira página, maior será a classificação do seu domínio. Então, ter uma classificação de domínio alta é uma vantagem para o ranqueamento.

Páginas com mais backlinks

A pesquisa revelou que a quantidade de backlinks tem influência no posicionamento dos resultados de pesquisa. 

Dessa forma, foi observado que as páginas com maior número de backlinks tendem a ranquear melhor no Google.

As páginas de classificação superior têm mais backlinks do que as páginas de classificação inferior (ao excluir URLs com 0 backlinks).
As páginas de classificação superior têm mais backlinks do que as páginas de classificação inferior (ao excluir URLs com 0 backlinks). Reprodução/Backlinko

Eles também constataram que o primeiro colocado nas páginas do Google tem 3,8 vezes mais backlinks dos que se classificam entre as posições 2 e 10.

O resultado #1 no Google tem 3,8 vezes mais backlinks do que as posições #2 a #10.
O resultado #1 no Google tem 3,8 vezes mais backlinks do que as posições #2 a #10. Reprodução/Backlinko

Portanto, mesmo que o algoritmo do Google esteja em constante mudança, e que alguns fatores possam mudar, os backlinks continuam sendo um diferencial para o ranqueamento.

Variedade de domínios de referência

Obter backlinks de vários sites diferentes é importante para o SEO. Por isso, aqui na Experta sempre prezamos pela diversidade na conquista de publicações para nossos clientes.

O estudo revelou que é melhor obter 10 links de 10 sites diferentes do que 10 links do mesmo domínio.

As páginas de classificação superior têm mais domínios de referência do que as páginas de classificação inferior (ao excluir URLs com 0 backlinks).
As páginas de classificação superior têm mais domínios de referência do que as páginas de classificação inferior (ao excluir URLs com 0 backlinks). Reprodução/Backlinko

Assim como nos backlinks, os principais resultados tendem a ter mais domínios vinculados do que aqueles na parte inferior da primeira página.

Conteúdo abrangente

Na corrida pelo ranqueamento, a pesquisa concluiu que conteúdos bem elaborados superam aqueles que são abordados de forma rasa. 

Foram analisadas mais de 11,8 milhões de URLs, verificando a profundidade do assunto tratado nas páginas. 

A análise relaciona a classificação do conteúdo com a posição nos resultados de pesquisa, incluindo os dispositivos móveis e computadores.

Páginas com conteúdos mais abrangentes estão correlacionadas com classificações mais altas no Google.
Páginas com conteúdos mais abrangentes estão correlacionadas com classificações mais altas no Google. Reprodução/Backlinko

O resultado foi que conteúdos que abrangem tópicos de forma mais completa ocupam melhores posições. É possível perceber, então, que os usuários estão interessados em conteúdos capazes de responder suas perguntas de forma plena.

Número médio de palavras do conteúdo

Uma dúvida recorrente no SEO é se o tamanho de palavras de um conteúdo influencia no posicionamento no Google. 

Na pesquisa, foi observado que conteúdos bem ranqueados tendem a ser longos. No geral, a contagem média de palavras dos 10 melhores resultados do Google é de 1.447 palavras.

Além disso, outro estudo na área mostra que conteúdos mais longos tendem a acumular mais backlinks do que os posts de blogs mais curtos.

O conteúdo de formato longo gera mais backlinks do que postagens curtas em blogs.
O conteúdo de formato longo gera mais backlinks do que postagens curtas em blogs. Reprodução/Backlinko

No entanto, apesar de o conteúdo longo tender a ser melhor para o ganho de links, não encontrou-se relação direta entre a contagem de palavras e a classificação.

A contagem média de palavras do conteúdo dos top 10 resultados do Google é distribuída uniformemente.
A contagem média de palavras do conteúdo dos top 10 resultados do Google é distribuída uniformemente. Reprodução/Backlinko

Isso pode ser porque o conteúdo de formato longo pode ajudar a chegar na primeira página. Mas isso não ajudará quando você for disputar as primeiras posições.

Como trata-se de um estudo de correlação, é impossível identificar por que o conteúdo longo tende a aparecer na primeira página do Google.

Tag title otimizadas por palavra-chave 

Desde o surgimento dos mecanismos de busca, a tag title (ou tag de título) foi considerada o elemento de SEO mais importante de uma página.

A title tem o objetivo de fornecer às pessoas (e aos mecanismos de pesquisa) uma visão geral do tópico principal de uma página. Por isso, é previsível que as palavras que aparecem na tag de título tenham um impacto significativo nas classificações.

O próprio Guia do Google para iniciantes em SEO recomenda a criação de tags de título que descrevam o que é essa página.

A pesquisa reforçou que a maioria das titles na primeira página do Google contém toda ou parte da palavra-chave para a qual foram classificadas.

A maioria dos títulos contém 65% a 85% da palavra-chave.

A maioria dos títulos contém de 65% a 85% da palavra-chave.
A maioria dos títulos contém de 65% a 85% da palavra-chave. Reprodução/Backlinko

Apesar disso, as tags de título otimizadas por palavra-chave não se correlacionam com classificações mais altas na primeira página do Google.

As tags de título otimizadas para palavras-chave não estão relacionadas a classificações mais altas na primeira página do Google.
As tags de título otimizadas para palavras-chave não estão relacionadas a classificações mais altas na primeira página do Google. Reprodução/Backlinko

De fato, o modelo linear do gráfico prevê uma relação muito pequena entre a correspondência da tag title e as classificações (apenas uma diferença de 1% entre o resultado nº 1 e nº 10).

Dessa forma, uma title rica em palavras-chave pode ser entendida como um "ticket para entrada" para ajudá-lo a chegar à primeira página.

No entanto, quando você estiver na primeira página, o uso da palavra-chave exata em seu título pode não ser primordial para subir na classificação.

É nesse sentido que entram outros fatores para o ranqueamento, como backlinks, experiência do usuário e autoridade de domínio.

Autoridade da página (UR) 

A pesquisa também trouxe respostas para a seguinte pergunta: a autoridade geral de um site é mais importante do que de uma página específica? 

Para solucionar essa dúvida, foi investigada a relação da autoridade da página (URL Rating) com as posições no Google. E, sim, existe uma relação! Mas, ela não é tão significativa.

As páginas classificadas de 1 a 6 têm uma classificação média de URL 12. A classificação média de URL de 7 a 10 é 11.
As páginas classificadas de 1 a 6 têm uma classificação média de URL 12. A classificação média de URL de 7 a 10 é 11. Reprodução/Backlinko

Por exemplo, nas páginas que ocupam as seis primeiras posições a classificação média de URL é 12. Por outro lado, as que estão nos lugares de 7-10, o número é 11. 

Portanto, a classificação para o domínio de página é semelhante entre os resultados. No conjunto de dados geral, a classificação média foi de 11,2.

URLs mais curtas

O Google recomenda o uso de "URLs simples" e aconselha especificamente evitar URLs "extremamente longas".

No entanto, percebeu-se que essas recomendações parecem estar mais voltadas para a experiência do usuário do que para os resultados de SEO.

E, de fato, a pesquisa mostrou que as URLs curtas estão acima das URLs longas.

URLs curtas tendem a superar URLs longas.
URLs curtas tendem a superar URLs longas. Reprodução/Backlinko

As URLs na posição 1 são, em média, 9,2 caracteres menores do que as URLs classificadas na posição 10.

URLs na posição #1 possuem 9,2 caracteres a menos do que URLs na posição #10.
URLs na posição #1 possuem 9,2 caracteres a menos do que URLs na posição #10. Reprodução/Backlinko

Além disso, o tamanho médio da URL nos 10 principais resultados no Google é de 66 caracteres.

Porém, no geral, a maioria das URLs na primeira página do Google tem aproximadamente o mesmo comprimento (40 a 100 caracteres).

A maioria das URLs na primeira página do Google tem entre 40 e 100 caracteres.
A maioria das URLs na primeira página do Google tem entre 40 e 100 caracteres. Reprodução/Backlinko

Assim, pela pesquisa, URLs curtas podem melhorar o SEO por alguns motivos diferentes. Em primeiro lugar, por elevar o CTR (taxa de cliques). Segundo, por ajudar o Google a entender o que é a sua página.

Por fim, páginas com URL longa possuem menos autoridade, o que significa classificações mais baixas. É comum que elas apontem para as páginas que estão distantes da inicial.

Velocidade de carregamento do site

O Google usa a velocidade do site como um sinal oficial de classificação desde 2010. Em 2018, destacou que esse fator foi projetado para dar aos usuários mobile um carregamento mais rápido

A pesquisa tentou checar se a velocidade de carregamento estaria correlacionada com as melhores posições.

Para realizar a checagem, utilizou-se a velocidade do domínio do Alexa para analisar o tempo médio de carregamento de 1 milhão de domínios em um conjunto de dados e analisou-se a velocidade média de carregamento de todo o domínio.

No geral, não encontrou-se correlação entre a velocidade do site e as classificações do Google:

A velocidade de carregamento da página não se tem relação com as classificações da primeira página no Google.
A velocidade de carregamento da página não se tem relação com as classificações da primeira página no Google. Reprodução/Backlinko

À primeira vista, essa descoberta pode ser uma surpresa. Afinal, o PageSpeed ​​é um sinal confirmado pelo Google. Sabendo disso, você esperaria que as páginas mais rápidas superassem geralmente as mais lentas.

No entanto, os dados mostram um resultado diferente. E quando você se aprofunda um pouco mais, essa falta de relacionamento faz sentido.

Quando o Google anunciou sua atualização de velocidade, eles fizeram questão de ressaltar que essa atualização afetaria amplamente as páginas extremamente lentas. E que a atualização como um todo pode não ser tão impactante.

A velocidade média de carregamento da página para os 10 primeiros resultados do Google é de 1,65 segundos.
A velocidade média de carregamento da página para os 10 primeiros resultados do Google é de 1,65 segundos. Reprodução/Backlinko

A atualização de velocidade afetou apenas uma pequena porcentagem de consultas. Em suma, o algoritmo do Google parece eliminar as páginas extremamente lentas versus as rápidas.

A análise descobriu que a velocidade média de carregamento da página para um resultado na primeira página é de 1,65 segundos. A velocidade média de carregamento da página para os 10 melhores resultados do Google é inferior a 2 segundos.

Constatou-se também que uma página média levava 10 segundos para carregar no computador e 27 segundos para carregar no celular.

Comparada a esse benchmark, a velocidade média de carregamento de 1,65 segundo é extremamente rápida. E como os 10 principais resultados tendem a carregar relativamente rápido, eles não parecem ser afetados pelas várias atualizações de velocidade do Google.

Saiba como melhorar a velocidade do seu site com o Google PageSpeed Insights!

Tempo de permanência no site 

Outro ponto abordado na pesquisa foi a verificação se há relação entre o tempo de permanência em um site e a classificação nas primeiras páginas. 

O resultado foi positivo. Mostrando que, o tempo no site é maior nas posições mais altas do Google.

O tempo de permanência no site está relacionado a classificações mais altas no Google.
O tempo de permanência no site está relacionado a classificações mais altas no Google. Reprodução/Backlinko

Na análise, o tempo médio no site para um resultado da primeira página do Google é de 2,5 minutos.

O tempo médio de permanência no site para um resultado da primeira página do Google é de 2,5 minutos (150 segundos).
O tempo médio de permanência no site para um resultado da primeira página do Google é de 2,5 minutos (150 segundos). Reprodução/Backlinko

Obviamente, a pesquisa não é suficiente para afirmar que sites que concentram os usuários por mais tempo em suas páginas vão alcançar as primeiras posições do Google. 

No entanto, fica claro que essa característica pode ter influência para o Google classificar as páginas, afinal, a experiência dos usuários é considerada a todo momento por ele. 

Apesar do próprio buscador negar que a taxa de rejeição, isto é, quando uma pessoa sai rapidamente do seu site, é um fator para o ranqueamento, é preciso ter atenção. 

Pois, o que podemos observar até aqui é que conteúdos de qualidade costumam manter as pessoas mais engajadas na página. Portanto, um tempo alto no site é um subproduto de conteúdo de alta qualidade, que o Google mede.

Fatores menos relevantes para o ranqueamento no Google

Na pesquisa, foi revelado que embora alguns pontos possam ser importantes para as otimizações de SEO, quando correlacionados com os fatores para o ranqueamento na primeira página, o resultado não é tão relevante. Veja a seguir:

Tags H1 otimizadas por palavra-chave

Semelhante às descobertas das titles, a maioria das páginas nos resultados do Google tem uma palavra-chave correspondente na tag H1 da página. A maioria das tags H1 contém 60% a 80% da palavra-chave.

A maioria das tags H1 contém de 60% a 80% da palavra-chave.
A maioria das tags H1 contém de 60% a 80% da palavra-chave. Reprodução/Backlinko

Além disso, os H1s correspondentes a palavras-chave não têm essencialmente nenhuma relação com classificações mais altas do Google.

Peso do HTML 

O peso do HTML da página não tem relação com as classificações. Segundo as análises, o tamanho da página não pode ser associado ao seu posicionamento nas classificações.

O tamanho do HTML da página não tem relação com as classificações.
O tamanho do HTML da página não tem relação com as classificações. Reprodução/Backlinko

Marcação de esquema

A marcação Schema é sempre muito debatida no universo do SEO. O próprio Google tem sido vago sobre o impacto do Schema nos rankings.

Muitos acreditam que a marcação Schema oferece aos mecanismos de pesquisa uma melhor compreensão do que seu conteúdo significa. Esse entendimento mais profundo os incentivará a mostrar seu site para mais pessoas.

No entanto, apesar desses benefícios em potencial, a pesquisa descobriu que poucos sites implementaram o esquema. Apenas 72,6% das páginas na primeira página do Google usam o recurso.

E, de acordo com a análise, a presença de dados estruturados não teve relação com os rankings do Google.

Não há correlação entre a marcação de esquema e as classificações.
Não há correlação entre a marcação de esquema e as classificações. Reprodução/Backlinko

Seu site precisa de backlinks?

A resposta é sim. Principalmente porque os links ajudarão o seu site ser indexado. A questão que você deve se atentar é sobre a quantidade de backlinks necessários e para quais páginas eles devem apontar.

Há uma tendência natural da maioria das pessoas em enviar links apenas para a home do site. Contudo, é importante lembrar que um website é composto por várias páginas e cada uma delas possui objetivos diferentes e, consequentemente, potencial para ranquear para diferentes palavras-chave.

A depender do nicho e da dificuldade das palavras-chave que você deseja ranquear, será preciso um número maior ou menor de backlinks.

Apesar de os backlinks serem importantes para conquistar boas posições na SERP, é possível ranquear páginas que não possuem backlinks. Isso ocorre porque o Google entende que aquele site possui autoridade suficiente para tal.

Onde conseguir backlinks de qualidade?

A tarefa de construir backlinks para o seu site leva tempo e esforço. O primeiro passo é traçar uma estratégia. Lembre-se daquele velho clichê: “quando não se sabe onde se quer chegar, qualquer caminho vale”.

Dessa forma, o primeiro passo é definir seus objetivos, ou seja, entender o que você pretende com sua estratégia digital. Coisas como:

  • Melhorar o ranqueamento de páginas e palavras-chave específicas;
  • Fortalecer a marca e o domínio;
  • Conquistar tráfego e visibilidade;
  • Melhorar a autoridade da marca entre outras.

Para cada um desses objetivos, será preciso um tipo de plano de ação diferente. É importante ter isso bem definido para a construção de um planejamento mais assertivo.

O segundo passo é elencar os diferenciais do seu negócio. Em que você se destaca e pode oferecer conteúdos de qualidade? É possível apresentar dados inéditos ou surpreendentes? Um produto ou serviço com qualidade acima da média, ou que seja uma inovação no mercado? Uma equipe com nomes de sucesso em determinado nicho?

Com isso em mente, vai ficar mais fácil seguir para a próxima etapa para obtenção de backlinks de qualidade que são: conquistar credibilidade e relacionamento sólido.

O que isso significa? Você vai precisar mapear o seu mercado para encontrar empresas, sites e pessoas alinhadas ao seu produto ou serviço e, então, ser capaz de oferecer razões para que elas vejam seu conteúdo como importantes para serem linkados.

Além disso, esses parceiros precisam tratar de temas similares aos seus e possuir personas semelhantes. Analisando o perfil, você ainda vai precisar identificar possibilidades de linkagem.

Primeiros passos

Após o planejamento, é preciso colocar a mão na massa, mas sempre com o conhecimento de que a principal recomendação do Google é para que os backlinks cheguem de forma natural. 

Entretanto, John Mueller, Webmaster do Google, sugeriu em uma das suas lives que os sites promovam seus conteúdos para que eles possam ser vistos e reconhecidos como importantes para serem linkados.

Se você estiver iniciando sua estratégia e ainda não possui recursos para investir em uma equipe ou agência, você pode começar com alguns passos:

  • Investigue onde seus concorrentes estão conseguindo links de qualidade;
  • Entre em contato com sites que podem se interessar pelo seu conteúdo.

Aqui vale um alerta importante. Cuidado com os guest posts. Eles geralmente são uma das principais estratégias para quem está começando a criar backlinks, mas nem sempre garantem bons resultados. 

É importante você saber que uma estratégia de conquista de backlinks exige tempo e planejamento. Por isso, algumas empresas preferem investir em equipes especializadas.

Saiba mais como funciona uma agência de backlinks.

Dicas para construir uma boa rede de parceiros

Independentemente do seu objetivo, alguns fatores podem te ajudar na construção de uma boa rede de parceiros:

  • Produza conteúdo interessante e de alta qualidade para o seu público-alvo. Certamente ele servirá como referência para o seu setor, ganhando menções e compartilhamentos, e isso é uma grande vantagem para o SEO.
  • Um bom conteúdo visual também capta a atenção das pessoas e, muitas vezes, com mais facilidade do que um longo texto. Cada vez que alguém compartilha seu conteúdo, você recebe um backlink. Portanto, pense em produzir infográficos, diagramas e outros tipos poderosos de imagens que sejam "compartilháveis".
  • Sempre que fizer uma postagem nas mídias sociais, inclua links direcionando os seus seguidores ao seu site. Isso também pode gerar compartilhamentos, o que despertará o interesse de outros públicos pelo seu site.
  • Acesse o Google, pesquisando as palavras-chave que pretende trabalhar no seu conteúdo. Identifique a postagem que esteja melhor classificada na página de resultados. Você pode melhorar e expandir esse tema, produzindo um conteúdo mais completo e com informações mais atualizadas, cobrindo todos os ângulos do tópico.
  • Crie conteúdo que agrade o público como “listas”, “passo a passo”, “como fazer”, “guias práticos”, por exemplo. Você pode também fazer postagens com vídeos ou podcasts incorporados. Esses formatos geralmente são atrativos, o que pode gerar mais backlinks para o seu site.
  • Você também pode começar a fazer pesquisas de backlinks dos seus concorrentes. Para isso, você pode utilizar ferramentas de link building como SEMrush, Ahrefs, Monitor Backlinks, Link Research Tools, entre outras. Elas podem te ajudar a entender e melhorar o seu portfólio de backlinks.

Para saber mais estratégias, confira nosso artigo: Como conseguir os primeiros backlinks para um site?

Ferramentas para verificar backlinks

Da mesma forma que você pode ter uma noção do que os seus concorrentes estão fazendo, as ferramentas são úteis para examinar em detalhes os backlinks do seu site.

Manter a atenção aos links que você recebe é muito importante. As diretrizes para webmasters do Google recomendam que você se desfaça de linkagens de sites mal-intencionados, removendo os links tóxicos que apontam para o seu site.

Se não o fizer, o Google poderá penalizá-lo algoritmicamente ou manualmente, o que implica no banimento do mecanismo de pesquisa. 

SEMrush

Ferramentas como SEMrush dispõe de uma seção para auditoria de backlinks que permite encontrar todos os links apontados para o seu site. É a ferramenta "Backlink Audit", que verifica todos os backlinks e classifica os que são tóxicos.

Ahrefs

O mesmo pode ser feito com o Ahrefs, por meio do "Site Explorer", no qual, além de checar várias informações sobre o seu site, você pode visualizar os backlinks, identificando os que podem ser prejudiciais.

Google Search Console

No Search Console você também encontra uma área para visualizar seus backlinks. Essa ferramenta possui uma funcionalidade que permite a remoção de links ruins, chamada "disavow".

Leia também: Tudo sobre o Google Search Console

Existe uma quantidade ideal de backlinks?

Respondemos esse questionamento aqui no artigo:

Quantos backlinks uma empresa precisa para ranquear no Google?

Mas a resposta, assim como quase tudo no mundo do SEO, vai depender. Descobrir qual a quantidade de backlinks ideal para o seu site não depende apenas de você, mas do comportamento dos seus concorrentes e da dificuldade da palavra-chave.

Existem páginas que conseguem ranquear sem um único backlink, mas caso seus concorrentes comecem a ser citados por outros sites relevantes, provavelmente o recebimento de backlinks vai fazer falta.

Backlinks tem extrema importância

Neste artigo, quisemos mostrar que os backlinks têm extrema importância para que os mecanismos de pesquisa descubram o seu conteúdo, ajudando a gerar mais tráfego orgânico para o seu site.

Como já dissemos, gerar backlinks de qualidade para o seu site requer estratégia, tempo e esforço. Caso não disponha de recursos – seja tempo ou profissional especializado na equipe – contar com uma agência de link building pode ser a melhor opção.

Se você tem dúvidas sobre isso, acesse nosso post que explica as vantagens de contar com uma agência de link building.

Se precisar de ajuda para começar a sua estratégia, faça contato e conte com a gente!

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