Principais perguntas e respostas sobre link building

Quais são as suas principais dúvidas sobre link building? Temos certeza de que, neste artigo, você encontrará todas as respostas que precisa!

Publicado em: 20 de maio de 2020
Atualizado em: 14 de junho de 2024

Link building pode parecer um mistério, principalmente para quem está dando os primeiros passos no mundo do ranqueamento no Google e no SEO.

Entre os fatores de ranqueamento estão os links. Entendê-los e compreender a importância de uma estratégia de backlinks é muito importante para saber a razão de direcionar seus esforços para a conquista deles.

Você, possivelmente, já buscou alguns artigos ou ouviu orientações de especialistas. No entanto, ainda há poucos conteúdos baseados em uma infinidade de perguntas e respostas que vão direto ao ponto, principalmente para quem é iniciante.

Sabemos que o link building ainda carrega questionamentos, como já dissemos. Por isso, nada melhor que perguntas com respostas para você entender mais sobre o assunto.

Com esse post você vai saber: 

  • Quais são os principais elementos e definições de link building;
  • Como funciona o processo de criação dos primeiros backlinks;
  • Porque alguns links não trazem resultados para SEO

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Principais elementos e definições

fonte: freepik.com

1. O que é um backlink?

Para simplificar, backlinks são links de um site que apontam para outros sites, ou seja, um processo de aquisição de hiperlinks de sites externos.

É importante dizer que backlinks são um sinal de classificação extremamente relevante para o Google, já que eles enviam a autoridade do site onde está o hiperlink para o site que estão linkando.

Por isso, eles são um ingrediente essencial de praticamente todas as estratégias de SEO. Backlinks causam um impacto gigantesco na posição do seu site nas páginas de pesquisa dos mecanismos de busca.

Eles influenciam a popularidade, o ranqueamento do Google, a relevância e a autoridade geral do domínio do seu site. Quanto mais backlinks de qualidade você apontar para seu site e páginas, melhor será sua classificação na pesquisa.

Confira nosso conteúdo: Comprar backlinks – 4 coisas que você precisa saber

2. O que é link building?

Link building é uma parte crucial de toda estratégia de SEO. Para os leigos, o link building é uma abordagem estratégica para criar links relevantes nos sites de outras pessoas, com o objetivo de direcioná-los para o seu site, gerando assim tráfego de referência.

A estratégia de link building colabora para aumentar a autoridade do seu próprio site nas pesquisas do Google.

Acesse também este artigo do nosso blog:

https://www.expertamedia.com.br/link-building/o-que-e-linkbuilding/

3. Todos os sites precisam de backlinks?

De modo geral, independentemente de sua natureza, qualquer tipo de site pode ser beneficiado pela  geração de um fluxo constante de backlinks. Mas para  alguns nichos específicos, os links são uma grande diferencial competitivo.

Os sites que mais investem em estratégias de link building são aqueles que não podem ser efetivamente promovidos sem uma quantidade significativa de links valiosos. Entre eles estão sites de serviços e vendas de produtos, como os e-commerces.

Geralmente, as equipes de marketing não têm as habilidades ou mão-de-obra necessárias para criar estratégias eficazes de criação de links, por isso contratam agências especializadas ou profissionais de SEO. Leia neste artigo sobre alguns mitos do link building:

https://www.expertamedia.com.br/link-building/vantagens-agencia-de-link-building/

4. O que é um link de saída ou outbound link?

Links de saída são aqueles que saem do seu domínio para outros sites.

5. O que é um link de entrada ou inbound link?

É um link que vem de outro site para o seu próprio site.

6. O que é um link oculto?

Links ocultos vêm em diferentes formas, mas geralmente na forma de texto oculto com hiperlink. O objetivo é torná-los discretos (exemplo: texto em branco sobre fundo branco), porque seu único objetivo é transmitir a autoridade do link e não serem percebidos pelos leitores.

7. O que são links de rodapé?

Um link de rodapé é um link localizado na seção de rodapé de uma página da web. Eles geralmente estão localizados na parte inferior das páginas da web e são tratados como seções completamente separadas.

8. O que é um backlink ou link dofollow?

Um backlink dofollow é um atributo do link de entrada que distribui ou passa autoridade de uma página para outra, o que pode contribuir para afetar positivamente sua classificação no SERP do Google.

https://www.youtube.com/watch?v=vAmMmFAIRQg

9. O que é texto-âncora?

É o texto clicável em um hiperlink. O texto âncora pode ser uma palavra, frase ou um conjunto de caracteres que carregam seu link.

10. A diferença entre os links dofollow e nofollow?

Ambos são atributos que podem ser inseridos em um link através de código HTML. O atributo nofollow tem a seguinte estrutura:

<a href="http://www.example.com/" rel="nofollow">Link text</a>

De forma resumida, a mais importante entre os backlinks dofollow e nofollow é que os primeiros influenciam quase que diretamente nas classificações do Google, passando autoridade de um site para o outro. Enquanto os últimos são úteis como fonte de tráfego.

Desde março de 2020, o Google anunciou que os links dofollow podem ser usados como dicas de ranqueamento. Além disso, criou mais dois atributos, o sponsored, UGC.

Para saber mais, confira neste post:

https://www.expertamedia.com.br/link-building/links-nofollow-sponsored-e-ugc/

11. Como posso saber se um determinado backlink que recebi é um link dofollow ou nofollow?

Você pode fazer essa checagem olhando o código ou utilizando alguma ferramenta. Para conferir no código, siga os seguintes passos:

  1. Vá até a página de onde você está recebendo o link.
  2. Clique com o botão direito do seu mouse
  3. Selecione a opção exibir código-fonte da página
  4. Busque pelo texto âncora. Neste exemplo vamos supor que o texto âncora é: link building.

Se o link tiver atributo dofollow, se parecerá  com esta estrutura.

<a href="https://www.expertamedia.com.br"> link building </a>

Caso seja nofollow você pode poderá ver no atributo rel=

<a href="https://www.expertamedia.com.br" rel="nofollow"> link building </a>

Um outra opção é usar uma ferramenta, como o MOZ. Uma extensão pode ser instalada m sua barra navegação.  Para isso siga os seguintes passos:

  1. Instale a barra do Moz no seu navegador
  2. Ao clicar no ícone outra barra aparecerá mais abaixo.
  3. Clique no ícone do lápis
  4. Você verá que mais abaixo irá aparecer as opções follow, nofollow, internal e external. 
  5. Escolha alguns deles e os links com os atributos que você escolheu aparecerão destacados na página.

12. Todos os links externos são nofollow?

Não. Assim como qualquer outro tipo de link, os links externos podem ser nofollow, dofollow ou ainda ter outros atributos como sponsored, UGC e outros mais.

13. O que são backlinks contextuais?

Backlinks contextuais são links para outros sites, inseridos no conteúdo principal de uma página. Eles se encaixam organicamente no conteúdo (geralmente texto). Os links contextuais nunca aparecem nas barras laterais, rodapés, anúncios ou na navegação. Eles são encontrados exclusivamente em locais reservados para o conteúdo principal.

14. Os links nofollow são importantes?

Mesmo que os links nofollow não influenciem diretamente seus rankings, eles ainda carregam algum valor. Recentemente, o próprio Google afirmou que eles funcionam como uma dica de que o link deve ser considerado. 

Logo, é recomendável que você tenha no portfólio de backlinks do seu site os links nofollow, apesar de serem os links follow que vão impactar de maneira mais direta o seu ranqueamento.

Além disso, vale ressaltar que em alguns casos é extremamente importante que você indique o atributo nofollow. É o caso de links em campanhas publicitárias, por exemplo, que podem gerar milhares de backlinks de uma mesma fonte, como um banner. 

Quando elaboramos uma campanha com o objetivo de criar um perfil de backlinks que leve a bons resultados de ranqueamento no Google, alguns pontos precisam ser considerados:

Primeiramente, nem todos os links dofollow levam a mesma autoridade para o seu site. Alguns não influenciarão seu ranqueamento, enquanto outros podem realmente prejudicá-lo. Cuidado com as fontes de onde você busca seus backlinks. 

Definitivamente, algumas práticas não são recomendáveis, como adquirir muitos backlinks dofollow de um mesmo domínio. O Google pode interpretar isso como uma tentativa maliciosa de obter classificações mais altas sem pensar nos usuários. 

Seu portfólio de backlinks deve ser diversificado, pois isso informa aos mecanismos de pesquisa que seu site é realmente relevante. O Google considerará isso mais natural, ao contrário dos casos em que você confia apenas em alguns domínios de alta qualidade para seus backlinks. 

Obviamente, o foco principal deve estar em obter links de  sites respeitáveis ​​e com grande autoridade de domínio, mas certifique-se de misturar um pouco com alguns links nofollow.

Diversificar as origens de tráfego é a chave. Portanto, concentre-se em tirar o máximo proveito das mídias sociais e de domínios com credibilidade.

Leia também nosso artigo em que trazemos o questionamento “existe benefício em marcar todos os links como nofollow?”:

https://www.expertamedia.com.br/link-building/beneficio-marcar-todos-os-links-como-nofollow/

15. O que exatamente são autoridade de domínio e autoridade de página?

A autoridade de domínio é uma métrica, formulada por algumas ferramentas. A mais conhecida é a do MOZ. Mas atualmente o Ahrefs também possui uma medição que consideramos bastante confiável e mais alinhada com os resultados reais. 

Essas ferramentas oferecem representação numérica de quão "confiável" é o seu domínio. No MOZ essa métrica é chamada de DA (Domains authority) e no Ahrefs de DR (Domain rating)

A pontuação que vai de 1 a 100 é calculada com base na quantidade e qualidade dos links de entrada para o seu site. Quanto maior a pontuação, maiores as chances de todas as suas páginas terem uma boa classificação nos resultados de pesquisa orgânica do Google.

Quando falamos em autoridade do domínio, estamos nos referindo ao site na sua totalidade. Mas essas ferramentas também oferecem uma análise específica por página. No Ahrfs essa métrica é chamada de UR (URL rating) e no MOZ PA (Page Authority).

16. O que significa o termo "troca de links" ou “links recíprocos”?

É um tipo de troca de links entre dois sites na internet. Nesse processo, cada um dos domínios concordam em fornecer um link para o outro em seu próprio site. Como estratégia de SEO, essa prática não é recomendada porque pode ser entendida como manipulação.

17. O que é taxa de link direto?

A proporção de links diretos representa a porcentagem exata de links que apontam para páginas internas de um site, em comparação com o número total de links que se referem à página inicial do site.

Uma alta taxa de links diretos geralmente indica que um site específico possui um portfólio de links rico e variado, cheio de links naturais e valiosos.

18. O que é tiered backlink?

É o que chamamos de criação de backlinks em camadas.  É uma tática de SEO que se concentra na criação de links vindos  várias fontes para o seu site e, em seguida, na promoção dessas fontes para maximizar o valor que você obtém deles.

19. Qual é a diferença entre backlinks e link building?

O link building é uma prática ou o processo de construção de links, enquanto os backlinks são os links reais que apontam de um site para outro.

20. O que é link building quebrado?

A execução de estratégia de link building buscando por links quebrados é muito comum. É uma abordagem que visa a criação de links por meio da localização de fontes de informações que possuem conteúdos com links quebrados, desatualizados ou excluídos.

De forma geral, ao descobrir esses links o responsável entra em contato sugerindo a inserção de um novo link ou a reconstrução do conteúdo.

21. O que são links internos?

Links internos são links que vão de uma página para outra no mesmo domínio. Além de melhorar a navegação no site, eles também estabelecem a hierarquia de informações e distribuem efetivamente o link juice. Links internos são uma poderosa ferramenta de ranqueamento.

22. Link building está morto?

Não. Pelo contrário. Como já mencionamos acima, os links são extremamente importantes. Enquanto os links continuarem a desempenhar um papel crucial na maneira como o mecanismo de pesquisa calcula o valor dos sites, o link building continuará sendo fundamental, principalmente em tempos desafiadores. 

Como tudo no mundo do SEO e do marketing, o link building está evoluindo. Algumas formas antigas de criar links não são mais eficazes, mas isso não significa que o link building como prática está morrendo. 

A estratégia ainda é válida. Apenas algumas regras estão mudando a cada nova atualização do algoritmo do Google.

https://www.youtube.com/watch?v=q3_qATUEYLc

23. Quais são os melhores sites para aprender sobre link building?

Existem dezenas e dezenas de sites que escrevem sobre SEO no Brasil, mas poucos se dedicam efetivamente ao link building. Você pode buscar essa informação no blog em português no Neil Patel ou do SEMRush

O blog aqui da Experta Media se propõe a ser a maior biblioteca de conteúdo sobre link building do Brasil. Então, não deixe de conferir os conteúdos que postamos frequentemente. 

No exterior, existem dezenas de sites que escrevem sobre SEO e link building, mas alguns dos mais relevantes são MOZ, Backlinko, Search Engine Journal e Ahrefs.

24. Como o link building funciona?

Links são basicamente pontes. Os mecanismos de pesquisa usam links para rastrear a Web. Eles percorrem os links entre páginas individuais em um site específico e também entre sites diferentes. 

Os links ajudam os mecanismos de busca, como o Google, a descobrirem novas páginas e sites e a determinar a posição em que uma página ou site específico deve ser classificado na SERP para um conjunto ou termos específicos de palavras-chave.

Ao tentar calcular a posição exata de um determinado site, o Google também analisa o portfólio de links do site. Ele examina todos os links provenientes de sites externos, bem como a qualidade desses sites. Se o seu portfólio de links for melhor que o de seus concorrentes, você terá uma grande chance de ganhar um lugar acima na SERP.

25. O que é link juice?

"Link juice", também conhecido como "link equity", é um termo popular do mercado de SEO. É usado para descrever o valor de SEO que um hiperlink envia de um site  ou página específica para outra. Esse valor depende de vários fatores, como a autoridade da página de vinculação, a relevância do tópico, etc.

Saiba mais no nosso artigo:

https://www.expertamedia.com.br/seo/link-juice/
https://www.expertamedia.com.br/seo/link-juice/

26. O que é um "href"?

Um atributo HTML que aponta para o destino de um link.

Exemplo:

<a href="https://www.expertamedia.com.br">link building</a>

27. O que é um portfólio de links?

Uma coleção/arquivo de todos os sites e páginas com links para seu domínio.

28. O que é um rel?

Um elemento que atribui e descreve instantaneamente o atributo de um link. Exemplo: "rel = nofollow".

29. O que são domínios abandonados?

Sites que não estão mais ativos (ou disponíveis para compra), mas possuem backlinks voltados para eles. Alguns SEOs e criadores de links pesquisam ativamente esses tipos de domínios. Eles os compram e, em seguida, usam um código de status 301 para redirecionar os backlinks para seu próprio domínio.

30. O que é um TLD?

TLD, também conhecido com Top Level Domain, refere-se ao ponto mais alto de um determinado domínio no sistema de nomes de domínio hierárquico. Existem vários TLDs genéricos específicos de cada país. Alguns deles começaram como ccTLD (country specific) e acabaram sendo adotados como genéricos (.me, .io, .ly).

31. Quais fatores determinam a qualidade de um link?

A qualidade de um link específico é determinada por várias métricas:

  • Dofollow x nofollow links
  • Autoridade de domínio;
  • A natureza do link, é um link externo ou interno;
  • Qualidade dos outros links da página;
  • Sinais de spam;
  • Engajamento do usuário;
  • Texto âncora;
  • Contexto editorial;
  • Relevância;
  • Autoridade da página;
  • Posição do link na página;
  • Autoridade do autor;
  • Idade do link e da página.

Aproveite e acesse nosso conteúdo sobre como conseguir backlinks de qualidade:

https://www.expertamedia.com.br/link-building/backlinks-de-qualidade/

32. É difícil fazer link building?

Muito difícil.

Como já dissemos anteriormente, nem todos os links são criados iguais. Alguns deles exigem pouco ou nenhum esforço, enquanto outros exigem muito trabalho duro.

Fazer link building requer uma mistura de criação e distribuição de conteúdo, conhecimento de psicologia do consumidor, assessoria de imprensa e SEO para ser bem-sucedido.

O processo de link building é  interminável  porque o ideal é que seu site não pare de receber links. E a verdade é que quanto melhor você está no jogo, mais difícil fica. Os especialistas e gerentes de SEO precisam constantemente de novos sites relevantes e de autoridade nos quais possam obter um backlink de qualidade. 

Além disso, para fazer corretamente, você não pode realmente começar a criar links aleatoriamente. Esse processo requer estratégia, planejamento editorial, comunicação e habilidades de SEO. Para quem está começando a criar links, pode ser bastante desafiador.

33. ​​Quanto tempo leva para um link funcionar?

Esta é uma pergunta complicada. Tudo depende de suas expectativas. Se, por exemplo, você está esperando que seus backlinks recém-adquiridos subam rapidamente sua página para o topo da pesquisa, provavelmente terá que esperar um pouco.

Backlinks individuais por si só não têm realmente o poder de melhorar drasticamente seus rankings. Inúmeras coisas acontecem desde o momento em que um novo link é adquirido até o momento em que começa a influenciar seu ranqueamento no Google com esses backlinks.

Autoridade de domínio, confiança e autoridade de marca, tipo de links, velocidade do link, competitividade de palavras-chave, relevância do link, textos âncora - esses são apenas alguns dos principais elementos diretamente relacionados à rapidez com que seus esforços de link building começarão dar resultados.

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