Brainstorming: o que é, como fazer e exemplos

Saiba como utilizar o brainstorming para sair do bloqueio criativo e solucionar problemas na sua empresa.

“Duas cabeças pensam melhor do que uma”. O dito popular é usado em diferentes ocasiões e tem o conceito parecido com uma técnica bastante explorada no marketing: o brainstorming

Considerada uma técnica colaborativa, o brainstorming é feito em equipe e usado para sair do bloqueio criativo e desenvolver ideias para resolver um problema ou dar sequência a algum projeto. 

Em tradução livre, o termo “brainstorming” significa “chuva de ideias” e pode ser um aliado no dia a dia de muitos profissionais. 

Ficou curioso para saber mais? Continue a leitura! 

Neste conteúdo, iremos explicar o que é brainstorming, quando e como fazer, mostrar as principais vantagens e técnicas. Aproveite! 

 

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O que é brainstorming?

 

O conceito de brainstorming tem relação direta com o significado da palavra em inglês. Como mencionamos anteriormente, o termo em português é “tempestade de ideias” e diz respeito à técnica que reúne pessoas para pensarem em novas ideias a fim de solucionar um problema. 

Na fase escolar, por exemplo, é comum os estudantes se reunirem na mesa da sala de aula para debater sobre qual tema será mais interessante para o trabalho final de determinada disciplina.

O brainstorming é isso: um método para gerar ideias novas, espontâneas e criativas em grupo com a finalidade de resolver alguma questão. 

Esse método foi desenvolvido em 1939, pelo executivo de publicidade Alex Osborn. Em seu livro Your Creative Power, publicado em 1948, ele descreveu o brainstorming como uma maneira de estimular a criatividade em grupo, tendo como objetivo encorajar os participantes a pensarem livremente e compartilharem qualquer ideia que venha à mente.

 

Quando fazer um brainstorming?

 

O brainstorming pode ser usado em diferentes situações. Geralmente, o método é explorado para solucionar problemas, mas pode ser aplicado em situações positivas e de desenvolvimento ao pensar no crescimento de uma empresa.

Confira, a seguir, algumas situações em que o brainstorming costuma ser utilizado:

 

Para campanhas publicitárias

 

As campanhas publicitárias precisam ser criativas, inovadoras e atraentes para chamar a atenção do público e garantir o resultado esperado, seja ela a conversão de clientes ou apenas a divulgação de um produto ou serviço. 

Por esse motivo, é comum que muitas agências de publicidade invistam na técnica de brainstorming para desenvolver campanhas e trazer soluções criativas para seus clientes.

 

Desenvolvimento de produtos

 

Desenvolver produtos novos é uma tarefa que requer planejamento e criatividade para fazer com que o produto transmita a imagem esperada. Nesse processo, usar a técnica de brainstorming é um bom caminho para pensar em soluções que fujam do padrão e se destaquem diante da concorrência

O método pode ser usado, também, para aprimorar produtos já existentes, bem como a sua embalagem, comunicação e distribuição. 

 

Resolução de problemas

 

Quando um problema aparece em uma empresa, é importante que ele seja solucionado rapidamente para evitar impactos maiores. O brainstorming pode ajudar nesse processo, reunindo participantes para pensar em ideias focadas na análise das consequências e na busca por uma solução

 

Gestão de projetos

 

Na etapa de gerenciamento de projetos, o método de brainstorming pode ajudar a desenvolver diversas etapas, como estipulação de entregas, identificação de recursos, desenvolvimento de tarefas e divisão de responsabilidades. 

 

Gestão de processos

 

No gerenciamento de processos, as técnicas de brainstorming também são eficazes. Em grupo, a “tempestade de ideias” pode ajudar a procurar formas de melhorar os processos internos e externos. 

 

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Foto: Freepik 

 

Passo a passo para fazer um brainstorming

 

Ao contrário do que se pensa, o brainstorming não é um bate-papo em que as ideias, simplesmente, caem do céu.

Durante a prática, todos os participantes são incentivados a contribuírem com o maior número possível de soluções, até mesmo as que são consideradas loucas e impraticáveis. 

A partir dessa coletânea de ideias, o próprio grupo consegue pensar em alternativas que podem, ou não, mesclar as sugestões dadas anteriormente pelos participantes.

Por isso, a técnica é considerada uma forma útil para agregar conhecimento e auxiliar no bloqueio criativo. 

Mas, afinal, como se faz um brainstorming? A seguir, preparamos um passo a passo com todas as etapas para você aprender a colocar o método em prática. Confira! 

 

1) Definir um coordenador

 

Para o brainstorming funcionar de forma organizada, no qual todos os participantes tenham o poder de fala, é preciso ter um coordenador.

Essa pessoa é responsável por coordenar a sessão e mantê-la organizada, garantindo que o grupo permaneça focado, ativo e participativo ao longo do processo. 

A escolha do coordenador é livre. Geralmente, os grupos escolhem a pessoa responsável pelo projeto em questão ou o líder do setor que está tentando achar uma ideia. Mas há também aqueles que optam por outras pessoas, considerando características como voz ativa, educação e empatia, aspectos considerados determinantes. 

 

2) Apresentar problema  

 

Para dar início ao brainstorming, o coordenador deve explicar ao grupo qual é a meta ou o problema a ser resolvido na sessão.

Nesse momento, é importante detalhar todas as informações possíveis sobre o objeto de estudo, para a equipe ter todas as coordenadas para direcionar suas ideias. 

É necessário fazer uma reflexão de forma inicial sobre o tema, mostrando todos os fatores que influenciam o problema e que podem impactar nas soluções dadas. Alguns coordenadores utilizam slides ou quadros para listar todos os tópicos da questão e facilitar a visualização durante o processo. 

 

 3) Determinar causas

 

Após apresentar o problema, a equipe deve apontar as possíveis causas que provocaram o ocorrido, de forma organizada e horizontal, para que todos tenham as mesmas oportunidades de opinar.

Nesse momento, o coordenador deve induzir os colaboradores a refletirem sobre essas questões, trocando informações entre si e esclarecendo dúvidas. 

É importante que, nesse momento, as causas sejam anotadas em algum local. Muitas empresas optam por post-its, blocos de anotações ou aplicativos específicos no celular. A ideia é manter tudo anotado para que os apontamentos não sejam perdidos ao longo do processo. 

 

4) Hierarquizar causas

 

Ao determinar as possíveis causas para o problema, o coordenador deve ler todas e orientar os participantes a refletir e estabelecer a importância delas. Quando mais de uma pessoa apontar uma mesma causa, a questão deve ser tratada como prioridade e debatida entre o grupo quanto antes. 

Nesse processo de hierarquização, os post-its também podem ajudar a estabelecer a ordem. Além disso, também é possível utilizar o método dos porquês para aprofundar o tema e encontrar a raiz dos problemas.

Vale lembrar que o método dos 5 porquês é uma estratégia de análise de causa raiz, em que a lógica é indagar diversas vezes “mas por quê?” para encontrar a verdadeira causa que originou toda a questão. 

 

5) Criar plano de ação

 

Depois que todas as causas são definidas e classificadas entre as mais e menos prioritárias, é hora de pensar em como contornar a situação, pensando em soluções para o problema. É nesse momento que acontece a tempestade de ideias.

Assim, o papel do coordenador fica ainda mais evidente. Com muitos participantes tentando pensar em soluções, é fundamental que a pessoa escolhida garanta que não haja caos e que todos possam falar de forma organizada. 

Um método que pode ser eficaz nessa etapa é o 3W2H, que consiste em se fazer algumas perguntas como: 

 

  • what? (o que?);
  • why? (por quê?);
  • where? (onde?);
  • who? (quem?);
  • when? (quando?);
  • how? (como?);
  • how much? (quanto?). 

 

Para facilitar a visualização desses tópicos, pode ser interessante adicionar as respostas para as perguntas em um caderno em forma de lista ou tabela, por exemplo.

 

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Vantagens do brainstorming

 

Ao utilizar o brainstorming durante dinâmicas em grupo, é possível desenvolver habilidades interpessoais, além de trazer benefícios para a empresa. A prática estimula o trabalho em equipe e a solução rápida de problemas, desenvolve a criatividade e muitas habilidades. 

A seguir, separamos algumas das vantagens que o brainstorming pode trazer: 

 

Estímulo à criatividade e à geração de ideias

 

O principal benefício do brainstorming é o estímulo à criatividade e à geração de um grande volume de ideias. Ao abrir espaço para que todos os participantes compartilhem suas sugestões, a técnica cria um ambiente onde a criatividade coletiva é estimulada.

Esse espaço, sem julgamentos e aberto a novas ideias, favorece a liberdade criativa e encoraja os participantes a pensarem “fora da caixa”, o que pode resultar em soluções originais, que vão além dos limites convencionais

 

Fomento à colaboração e ao trabalho em equipe

 

Ao reunir diversas pessoas, que podem ser de departamentos ou de funções diferentes, para resolver um problema em comum, o brainstorming fortalece o trabalho em equipe.

A capacidade de ouvir opiniões diferentes e pensar em conjunto é um aspecto valorizado pelas empresas, além de ser eficaz para o sucesso da organização. 

Para o colaborador, adquirir essa habilidade também pode ser benéfica. Além de desenvolver uma habilidade, ele fortalece seu relacionamento dentro do espaço de trabalho, impulsionando o networking

 

Identificação e solução de problemas

 

Outra vantagem do brainstorming é a capacidade de identificar e resolver problemas de forma eficiente. Durante a reunião com toda a equipe, todos os colaboradores são incentivados a analisar os desafios sob diferentes ângulos e propor soluções alternativas. 

A diversidade de ideias geradas, até mesmo as que parecem inusitadas, podem superar os obstáculos, melhorar processos, resolver problemas e impulsionar o crescimento da organização. 

 

Estímulo à inovação

 

A inovação é uma das principais características do brainstorming, aspecto fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Ao reunir mentes criativas e estimular a liberdade de expressão, a organização pode descobrir soluções inovadoras e estratégias de negócio disruptivas. 

Vale lembrar que a troca de ideias durante a prática dessa metodologia também pode favorecer a melhoria de produtos e serviços já existentes, levando a empresa a uma vantagem competitiva no mercado. 

 

Aumento do envolvimento e motivação dos colaboradores

 

Ao permitir que os funcionários participem ativamente de um processo que fomenta a geração de ideias, a empresa  aumenta o envolvimento e a motivação da equipe.

Ao ouvir as ideias dos funcionários, a organização promove um sentimento de valorização por parte do colaborador, aspecto que resulta em um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo. 

 

Melhoria na comunicação interna 

 

Durante as sessões, os colaboradores são incentivados a expressar suas ideias, ouvir atentamente seus colegas de equipe e elaborar novas contribuições para o problema. Esse momento ajuda a promover a comunicação aberta e transparente dentro da empresa

Essa troca de informações, e principalmente de opiniões, fortalece a comunicação interna, aumentando a compreensão e evitando mal-entendidos. O ambiente de trabalho se torna um local mais aberto, com uma cultura de confiança e colaboração

 

Agilidade e adaptação às mudanças

 

Em uma sessão de brainstorming, a empresa pode conseguir uma grande quantidade de ideias em um curto período de tempo.

Essa característica é útil em situações em que a organização está passando por algum problema que necessita de soluções rápidas ou em momentos de crise, nas quais a agilidade é essencial nas tomadas de decisões. 

Com o brainstorming, as empresas conseguem aprender a agir de forma rápida, se adaptando em tempo curto às novas circunstâncias, identificando oportunidades e encontrando soluções disruptivas. 

 

Desenvolvimento de habilidades individuais

 

Além dos benefícios coletivos, o brainstorming também contribui para o desenvolvimento de habilidades individuais dos colaboradores. Durante as sessões, os profissionais podem aprimorar a capacidade de comunicação, pensamento criativo, resolução de problemas e trabalho em equipe.

 

equipe-fazendo-brainstormingFoto: Freepik

 

Técnicas de brainstorming

 

Durante a sessão de brainstorming, algumas técnicas podem ser utilizadas para tornar o processo mais eficaz. Separamos, para você, algumas dicas:

 

Brainwriting

 

A técnica Brainwriting, também conhecida por método 6-3-5, foi desenvolvida pelo professor alemão Bernd Rohrbach e tem como objetivo encontrar 108 ideias em apenas meia hora.

Para isso, as soluções devem ser registradas por escrito para se definir um objetivo específico e a qualidade das sugestões. 

A proposta original da técnica é que 6 pessoas escrevam 3 ideias no papel em 5 minutos e, após seis rodadas de 30 minutos, 108 novas ideias estarão disponíveis.

Vale lembrar que a quantidade de soluções, o tempo necessário e o número de pessoas podem variar de acordo com a realidade da empresa. 

 

Post-it

 

Conforme mencionado anteriormente, os post-its podem ser bem úteis durante as sessões de brainstorming. A ideia aqui é distribuir bloquinhos e canetas para os participantes escreverem suas ideias e colarem os papéis em um mural. 

Nessa técnica, os papéis coloridos ficam expostos para que todos vejam as sugestões um dos outros. A visualização pode inspirar a equipe e incentivar a criatividade para outras ideias surgirem. 

Vale lembrar que as soluções não precisam estar, necessariamente, escritas, os colaboradores podem, se quiserem, desenhar e fazer rascunhos que representam suas ideias. 

 

Brainstorming “oposto”

 

O brainstorming foca em trazer soluções, mas e se fosse ao contrário? Na técnica de brainstorming oposto, a ideia é trabalhar no problema, ampliando-o e citando possíveis caminhos se ele continuar. 

Embora a técnica possa parecer estranha, o objetivo é focar no problema para entender todas as suas vertentes e encontrar um bom caminho para sair dele. Trabalhar a ideia ao contrário pode ajudar a encontrar a solução. 

Isso porque, ao focar nas soluções, muitas pessoas esquecem dos pontos negativos do problema e dos impactos que eles podem trazer ao longo do caminho. Por isso, o brainstorming oposto é uma forma de trabalhar a questão minuciosamente, observando por todos os ângulos. 

 

Se coloque no lugar de alguém que você admira

 

Outra técnica interessante é imaginar o que alguém que se admire faria naquela situação. Os cristãos, por exemplo, costumam utilizar essa ideia para a vida, tendo como filosofia o questionamento “o que Jesus faria?”. 

Durante a sessão de brainstorming, pensar em uma pessoa que se tem admiração pode ajudar a ter mais criatividade, buscando alternativas diferentes para o problema. 

 

Mapa mental – Mind Mapping

 

Os mapas mentais também são boas alternativas para auxiliar na construção de ideias no brainstorming. Eles resumem a questão que está sendo abordada em apenas três palavras.

Durante as sessões, a dica é que o coordenador identifique três termos que expressem a ideia de forma clara, deixando que a equipe trabalhe a partir deles.

As três palavras devem ser anotadas em uma folha, e cada participante deve escrever palavras relacionadas a elas de alguma forma, conectando-as em linhas. 

Após as ideias se esgotarem, o mesmo processo deve ser feito com as palavras derivadas das iniciais, trabalhando assim até que todas as sugestões se esgotem.

 

Brainstorming tangível

 

O brainstorming tangível tem como objetivo trazer exemplos que tragam aos participantes algo palpável para estimular as ideias.

Se o objetivo da sessão é, por exemplo, resolver uma questão de uma empresa de moda fitness, o coordenador pode levar peças que essa marca comercializa, para dar aos colaboradores um estímulo para pensar.  

 

Chuva de ideias rápidas

 

Essa técnica pode ser feita de duas formas.

Na primeira, o coordenador pode colocar um cronômetro no centro da mesa para que todas as ideias sejam trabalhadas no tempo estabelecido. Essa proposta tem como objetivo limitar o tempo das sessões, fazendo com que elas aconteçam de forma rápida e objetiva. 

Outra maneira de fazer a chuva de ideias rápidas é falar apenas uma palavra e, a partir dela, todos começarem a dizer palavras relacionadas, similar ao método do mapa mental. 

 

Mural de imagens

 

O mural de imagens pode ajudar a tornar o brainstorming mais visual, com imagens que estimulem o cérebro dos participantes da sessão.

A ideia é pensar em fotos relacionadas com o tema, para os colaboradores poderem olhar e enxergar nitidamente a situação proposta.

Essas imagens podem ser retiradas de onde o coordenador da reunião achar melhor, como Instagram, Google, Pinterest e outras plataformas. 

 

Soluções impossíveis para o problema

 

Incentivar ideias diferentes, novas, inovadoras e até mesmo que pareçam ser impossíveis também é uma boa técnica para facilitar o brainstorming. Para isso, é importante retirar as restrições e permitir que a equipe trabalhe livremente sem se prender a questões que possam limitar

Essa técnica pode não parecer produtiva, mas pode render frutos interessantes e trazer soluções inovadoras para o problema. 

 

Recursos infinitos

 

Muitas vezes as ideias de um brainstorming não são compartilhadas, pois os colaboradores acreditam que os recursos disponíveis não serão suficientes para colocar as soluções em prática.

Por isso, uma das técnicas disponíveis é pensar que não há limite de recursos, ou seja, que eles são infinitos. 

O recurso, no caso, não se trata apenas da questão financeira, se enquadram nessa técnica o tempo, pessoas ou outros aspectos. 

 

Brainstorming individual

 

É comum pensar que o brainstorming aconteça apenas em grupo, mas isso não é verdade, pois ele também pode ser feito individualmente.

Essa técnica acontece de forma similar quando feita com uma equipe, estimulando a criatividade para solucionar uma questão. Esse tipo de sessão pode ser feita em ocasiões diferentes, como: 

 

  • Quando se trabalha sozinho;
  • Quando se é autônomo; 
  • Quando não há a possibilidade de fazer sessões em grupo;
  • Quando não há adaptação da equipe ao brainstorming;
  • Quando o brainstorming em grupo exige muito tempo e investimento; 
  • Quando o problema a ser solucionado não é algo tão grande que compense o tempo para reunir todos os profissionais. 

 

 Exemplos de brainstorming

 

Para te ajudar a visualizar melhor o que é e como funciona o brainstorming, iremos te dar alguns exemplos. 

Uma clínica de saúde está com um problema, onde seu público não atende 20% das ligações, gerando buracos na agenda. O problema nesse caso é a falta de retorno dos clientes e a culpa para a questão que afeta toda a empresa, certamente cairá sobre o call center. 

Para pensar em soluções, a empresa pode fazer um brainstorming com todos, levantando algumas questões para os colaboradores pensarem em soluções para o problema. Algumas das perguntas que podem ser feitas são: 

 

  • Em qual período ocorreram mais ligações perdidas? 
  • Porque se perdem tantas ligações nesse momento?
  • Os profissionais do call center durante esse período sabem exatamente suas funções e como reagir nesses momentos? 

 

A partir daí é possível encontrar falhas, pensar em soluções e discutir correções

Outro exemplo é sobre uma empresa que não consegue aumentar suas vendas em relação ao concorrente. Os produtos comercializados são parecidos, mas ainda assim apenas a outra marca está tendo lucros significativos.

Esse é um problema que atinge muitas empresas e que pode ser solucionado com o brainstorming. As perguntas que podem ser feitas para estimular a criatividade dos colaboradores nesse momento são: 

 

  • Quais são os canais utilizados para se conectar com o público-alvo? 
  • Como é a experiência do usuário na página e quais são os pontos fortes?
  • O valor do produto está compatível com o mercado? 

 

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