Campanhas sazonais para vendas: como fazer um planejamento?

Aprenda a criar os conteúdos certos para campanhas sazonais e veja ideias de temas para datas comemorativas.

Publicado em: 29 de julho de 2024
Atualizado em: 29 de julho de 2024

Usar a internet e as redes sociais perto de grandes datas comemorativas é quase como observar uma vitrine temática. Em qualquer lugar que você role o feed, há conteúdos e ofertas relacionadas àquela data.

No Dia das Mães, encontramos promoções de perfumes e joias. Já no Halloween, é como uma explosão de fantasias e decorações assustadoras.

Se você trabalha com marketing digital, provavelmente já sabe que esse fenômeno ocorre graças às campanhas sazonais. No SEO, esse tipo de ação também conta para garantir um bom ranqueamento no Google

Quer entender qual é a relação entre SEO e campanhas sazonais? E como executar uma ação que realmente funcione para alavancar suas vendas? Neste conteúdo, vamos mostrar tudo isso e muito mais!

Vamos começar? Boa leitura!

O que é uma campanha sazonal de vendas?

Uma campanha sazonal de vendas pode ser definida como:

“Estratégia de marketing que aproveita eventos ou épocas do ano para aumentar as vendas.”

Em outras palavras, trata-se de uma ação publicitária que tem como objetivo capitalizar sobre o comportamento de compra dos consumidores. Pode variar de acordo com as estações do ano, feriados ou eventos específicos. 

A campanha sazonal ajuda a criar um senso de urgência e engajar os clientes no produto de que mais precisam (ou desejam) naquele momento. 

Por exemplo, a maioria das marcas de roupa lança campanhas especiais para o verão. É um momento de muito calor, em que os brasileiros estão indo à praia e às piscinas com mais frequência. Então, faz sentido dar destaque às coleções de moda praia e roupas leves. 

Agora você pode estar se perguntando: “O que isso tem a ver com SEO?”

Tem tudo! 

Em uma estratégia de SEO, o objetivo principal é chegar ao topo dos resultados de pesquisas do Google e de outros buscadores. Nós fazemos isso por meio de várias técnicas de otimização, como o uso de palavras-chave relevantes e criação de conteúdo de qualidade. 

Acompanhar a sazonalidade dos assuntos nos ajuda a prever o comportamento de busca dos consumidores. Antes do Dia dos Pais, por exemplo, as pesquisas por presentes relacionados ao perfil dos pais brasileiros aumentam.

Ao antecipar esse movimento, podemos otimizar o conteúdo e o site com essas palavras-chave. Assim, as chances de atrair tráfego orgânico também crescem. 

Veja a seguir como a Renner implementou uma ação de sazonalidade na área de breadcrumbs para o Dia dos Pais:

campanha sazonal renner
Reprodução/Renner

No blog da empresa, também podemos observar conteúdos criados com temática de inverno, confira:

campanha sazonal blog renner
Reprodução/Renner

Os exemplos nos mostram dois tipos de estratégias de sazonalidade. Primeiro, a loja separou uma área específica com produtos que se relacionam ao Dia dos Pais. Lá encontramos camisas masculinas, calças e acessórios para presentear nesta data.

Ao mesmo tempo, eles criam conteúdo com temática de inverno, antecipando as necessidades dos clientes durante essa estação.

Passo a passo de uma campanha sazonal de vendas 

Agora que você entendeu o que é uma campanha sazonal de vendas e como ela se relaciona às estratégias de SEO on-page e off-page, vamos entender como criar um bom planejamento para essas ações! 

1) Diagnóstico 

O diagnóstico é o primeiro passo para o planejamento de uma campanha de sazonalidade. É ideal fazer uma análise detalhada do perfil do cliente.

O objetivo é entender qual público-alvo se deseja atingir. Para isso, podemos fazer as seguintes perguntas:

Quem são seus clientes ideais?

  • Qual é a faixa etária deles?
  • Onde eles moram?
  • Qual é o nível de escolaridade e ocupação deles?
  • Quais são seus interesses e comportamentos?

O que eles estão buscando resolver com seus produtos ou serviços?

  • Quais problemas eles enfrentam que sua oferta pode solucionar?
  • O que eles valorizam em produtos ou serviços?
  • Como eles fazem compras?

Eles preferem comprar on-line ou em lojas físicas?

  • Quais são seus métodos de pagamento preferidos?
  • Como eles descobrem novos produtos ou marcas?
  • Quais são os gatilhos sazonais que afetam suas compras?

Quais datas sazonais são mais importantes para eles (ex: Natal, Dia dos Namorados)?

  • Que tipo de produtos eles compram durante essas épocas do ano?
  • Como eles reagem a promoções e ofertas sazonais?
  • Quais são suas principais preocupações e objeções?

Quando você conseguir responder a todas essas perguntas, vai ter uma visão mais clara do público-alvo. 

DICA EXPERTA: Construir personas a partir dessas informações é o pulo do gato. Assim, você consegue humanizar os clientes do negócio e criar campanhas ainda mais direcionadas. 

2) Definição de objetivos

Depois, passamos para uma das etapas mais importantes: a definição de objetivos. 

O que você quer alcançar com a sua campanha? Vender? Aumentar o engajamento? Melhorar a visibilidade da sua marca? São muitas possibilidades e tudo depende do objetivo.

Com essa definição em mente, podemos começar a estabelecer o funil de vendas

O funil geralmente inclui as etapas de conscientização, consideração e decisão. Nós as determinamos a partir do objetivo e, assim, selecionamos quais fases precisam de mais atenção.

Vamos a um exemplo! Imagine que o seu cliente é uma marca de cosméticos, cujo objetivo é aumentar as vendas de protetor solar. Podemos pensar na seguinte estratégia:

Conscientização: 

O que fazer? Criar conteúdo útil que fale sobre a importância de usar protetor solar todos os dias. Publicar em várias plataformas, como blogs, Youtube e redes sociais.

Por quê? O objetivo aqui é informar e educar o público sobre os benefícios do protetor solar e criar um interesse pelo produto.

Consideração:

O que fazer? Durante a Black Friday, que ocorre em novembro (verão brasileiro e um pouco antes das férias escolares), ofereça amostras gratuitas de protetor solar para todos que fizerem uma compra no site.

Por quê? A ideia é aproveitar esse evento de compras popular para incentivar que as pessoas experimentem o produto. 

Decisão:

O que fazer? Ofereça kits exclusivos de verão que incluam o protetor solar com outros produtos relacionados, como óleos de bronzear ou chapéus. Simultaneamente, invista em estratégias de link building para atrair backlinks de qualidade para a página de ofertas. 

Por quê? A oferta de kits exclusivos pode motivar a compra ao criar uma sensação de valor adicional. O link building vai levar a página de oferta para o topo da SERP do Google.

3) Plano de ação 

Montar um cronograma vai te ajudar a garantir que tudo saia conforme o planejado. No marketing, chamamos isso de plano de ação. 

Uma dica é dividir as atividades em curto, médio e longo prazo. No exemplo que demos anteriormente sobre a venda de protetor solar, poderíamos criar um plano de ação assim:

Curto prazo (prioridades imediatas)

  • Criação de conteúdo;
  • Preparação da oferta de amostras;
  • Planejamento do link building.

Médio prazo (tarefas dependentes e preparações)

  • Lançamento da Black Friday;
  • Distribuição do link building;
  • Otimização do site;
  • Planejamento da landing page do kit promocional.

Longo Prazo (implementação e avaliação)

  • Promoção dos kits exclusivos;
  • Divulgação massiva nas redes sociais;
  • Avaliação das métricas;
  • Ajustes necessários. 

4) Definição de estratégias

Existem muitas estratégias diferentes dentro do marketing digital. Você pode escolher a que melhor se adequa ao seu público e objetivos. Vamos conferir algumas das principais: 

  • Inbound Marketing: É uma estratégia que foca na construção de relacionamentos duradouros com os consumidores. Nela, o objetivo é atrair, converter e encantar clientes através de conteúdo de qualidade e relevante;
  • Outbound Marketing: Aqui, temos uma prospecção ativa de clientes. Aposta em abordagens mais diretas, como anúncios, cold calls e e-mails em massa;
  • Marketing de conteúdo: É a criação de conteúdo para atrair e engajar o público. Tem foco na resolução dos problemas do consumidor e não na promoção direta da marca;
  • Marketing de relacionamento: Sabe aquela empresa que sempre oferece benefícios exclusivos para os assinantes? É assim que se faz uma boa estratégia de relacionamento;
  • Marketing de retenção: Tática usada para manter os clientes engajados e dispostos a comprar. Um exemplo clássico são os streamings que oferecem um mês gratuito para os usuários;
  • Marketing de influência: Usa pessoas influentes para promover seus produtos ou serviços. O influenciador compartilha fotos usando as roupas da marca e gera interesse na audiência, por exemplo.

Vale lembrar que nenhuma estratégia exclui a outra. É possível realizar mais de uma por campanha, mas tudo vai depender do que vamos abordar no próximo tópico: recursos

DICA DE LEITURA COMPLEMENTAR: As melhores estratégias de marketing de conteúdo para atrair mais visibilidade ao seu negócio

4) Recursos

Chegou o momento de identificar quais serão os recursos necessários para colocar a campanha em movimento. 

Quando falamos sobre os profissionais, geralmente são necessários:

  • Especialistas em marketing;
  • Analistas de SEO;
  • Redatores;
  • Designers gráficos;
  • Produtores de conteúdo audiovisual;
  • Equipe de vendas;
  • Desenvolvedores web.

Agora, em relação ao orçamento, vale prestar atenção em:

5) Escolha dos canais de comunicação com o público 

Por fim, é necessário escolher quais canais de comunicação valem mais a pena para a sua estratégia. Você pode pensar em:

Se voltarmos na estratégia para a venda de protetores solares do exemplo anterior, você vai perceber que não usamos apenas um canal de comunicação. Na verdade, assim como as estratégias de marketing, os canais não se anulam. 

Quanto mais canais e mais estratégias você puder implementar, melhor será o seu resultado final!

Benefícios das campanhas sazonais para vendas

Os benefícios do planejamento para campanhas sazonais são inúmeros! Além de atrair mais vendas, eles podem te trazer mais autoridade e relevância no mercado. Mas, agora vamos focar nas vantagens para o SEO. 

Maximização de oportunidades

Ninguém gosta de descobrir que desperdiçou uma boa oportunidade de ganhar dinheiro, correto? 

Pois é, quando não investimos em campanhas sazonais para as vendas, é exatamente isso que está acontecendo. 

Seguir o passo a passo do planejamento vai te ajudar a aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pelas datas. Black Friday, Natal e Dia dos Namorados são alguns dos momentos em que os consumidores estão mais propensos a gastar.

Não deixe essa oportunidade passar!

Criação de conteúdo relevante

Se você sempre estiver de olho nas datas comemorativas e períodos do ano, te garanto que nunca faltará conteúdo relevante para ser produzido. 

Praticamente todos os dias do ano têm seus significados que podem ser implementados em diferentes nichos. 

Por exemplo, você sabia que existe o Dia do Café (14 de abril) e o Dia do Chocolate (7 de julho)? Se você tem um restaurante, pode ser uma boa oportunidade para desenvolver conteúdos relacionados a esses temas. 

Segmentação eficiente

Vamos imaginar que você vende um produto muito específico, como ombreiras coloridas personalizáveis. 

Sabemos que não são todos os períodos do ano que as vendas para essa mercadoria estarão lá em cima. Mas, com um bom planejamento de campanhas sazonais podemos fazer uma segmentação para maximizar as vendas em determinado momento. 

No carnaval, por exemplo, esse produto pode fazer parte de muitas fantasias. 

Que conteúdo fazer nas principais datas comemorativas?

Seja para blog ou redes sociais, é importante fazer conteúdos condizentes com as datas comemorativas. Vamos ver exemplos do que publicar nesses dias!

Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor acontece todo ano no dia 15 de março. Nessa data, você pode criar conteúdos com os seguintes temas: 

  • Dicas de como achar boas promoções;
  • Infográficos que mostram a satisfação dos consumidores do seu produto;
  • Depoimentos de clientes que tiveram boas experiências com o produto.

DICA EXPERTA: Nesta data também é importante conectar esses conteúdos com ofertas e promoções especiais para seus clientes!

Páscoa

A Páscoa é um período marcado por comidas gostosas e reuniões em família. É um bom momento para produzir conteúdos com: 

  • Receitas temáticas, como ovos de chocolate e pratos tradicionais;
  • Ideias de presentes de Páscoa, destacando seus produtos se possível;
  • Histórias de Páscoa que se relacionem com o seu produto.

Dia das Mães

O Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio. Para essa data, existem alguns conteúdos mais comuns:

  • Guia de presentes para as mães;
  • Depoimentos emocionantes de mães e filhos que se relacionam com produtos ou serviços da marca. 

Dias dos Namorados

O Dia dos Namorados acontece dia 12 de junho e é a hora ideal para deixar o romance fluir. Dependendo do seu negócio, você pode até fazer decorações temáticas e oferecer promoções especiais. Mas, para o conteúdo sugerimos: 

  • Ideias de presentes perfeitos para o seu par;
  • Sugestões de como celebrar o dia ao lado da pessoa amada;
  • Histórias de clientes sobre como seus produtos ajudaram a criar momentos especiais.

Dia dos Pais

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto. Nessa data, você pode criar conteúdos semelhantes ao do Dia das Mães. Veja esses temas:

  • Sugestões de presentes para os pais;
  • Histórias de pais e filhos em situações cômicas;
  • Depoimentos emocionantes de superação. 

Dia dos Pets

No dia 4 de outubro temos o Dia dos Pets. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) afirma que o mercado pet no Brasil representa 0,36% do PIB do país

Vale ou não vale a pena investir em conteúdo para essa data? Veja nossas sugestões de temas: 

  • Dicas e conselhos sobre cuidados com os animais de estimação;
  • Listas com animais que não costumam ser de estimação (pets não convencionais); 
  • Histórias emocionantes sobre os pets e seus donos. 

Dias das Crianças

É impossível passar o dia 12 de outubro sem relembrar bons momentos da infância, certo? O Dia das Crianças é uma excelente oportunidade para criar conteúdos com os temas como:

  • Desenhos feitos pelos filhos da equipe de colaboradores que mostrem seu produto;
  • Lista com ideias de brincadeiras para pais e filhos;
  • Quiz com perguntas sobre desenhos clássicos de diferentes décadas. 

Dia dos Professores

O Dia dos Professores é em 15 de outubro e não podemos deixar essa data passar em branco. Afinal, sem esses profissionais nenhum de nós estaria aqui lendo ou escrevendo! 

Nossa sugestão de temas é a seguinte: 

  • Depoimentos de professores contando sua trajetória;
  • Ideias de presentes para os professores, além da maçã;
  • Pesquisas que abordem o futuro da profissão.

Dias das Bruxas

Apesar de ser um feriado tradicional dos Estados Unidos da América, também é muito celebrado aqui no Brasil. Portanto, no dia 31 de outubro é hora de montar em suas vassouras e escrever sobre: 

  • Histórias de terror, lendas urbanas ou curiosidades sobre o Dia das Bruxas;
  • Como preparar petiscos e sobremesas assustadoras;
  • Ideias para decorar a casa no clima do Dia das Bruxas.

Black Friday

A Black Friday acontece todo ano na última sexta-feira de novembro. É uma oportunidade imperdível para quem vende produtos online. Então, se esse é o seu caso, escreva sobre: 

  • Review de produtos que estarão em promoção;
  • Guia com dicas para os consumidores aproveitarem ao máximo o evento;
  • Histórias de clientes que se deram bem na Black Friday. 

Natal

O Natal chega muito rápido e é importante estar preparado para essa data. A competição é acirrada, já que todos estão produzindo conteúdo. Por isso, no dia 25 de dezembro, use e abuse da sua criatividade com temas como estes:

  • Como seria se o Papai Noel fosse brasileiro;
  • Natal ao longo das décadas: como eram os enfeites no século passado;
  • Presentes não convencionais para presentear sua família no Natal.

Outras datas comemorativas

Além dessas principais oportunidades de dias para criar campanhas sazonais, também temos:

  • Carnaval (47 dias antes do domingo de Páscoa)
  • Ano Novo (1 de janeiro)
  • Réveillon (31 de dezembro)
  • Dia Internacional das Mulheres (8 de março)
  • Cyber Monday (segunda-feira posterior à Black Friday)
  • Dia do Amigo (20 de julho)

Existem diversas datas comemorativas que podem ser aproveitadas para criar uma campanha sazonal. Pesquise dias que celebram temas relacionados com o seu negócio. A Experta, por exemplo, sempre se atenta ao Dia do Jornalista (7 de abril) e ao Dia do Blog (31 de agosto).

Outra dica interessante é se aproveitar das datas de aniversário da cidade ou estado em que sua empresa se encontra, como o aniversário de Niterói, no Rio de Janeiro (22 de novembro).

Eventos periódicos

Outro ponto importante que merece atenção são os eventos sazonais. Veja alguns:

  • Épocas do ano (como verão e inverno)
  • Férias escolares/volta às aulas
  • Festa junina
  • Bienal do Livro
  • Rock in Rio
  • Campus Party
  • Fashion Week
  • Comic-Con
  • Fórmula 1
  • Copa do Mundo
  • Olimpíadas
  • Festival de Cannes
  • Parada LGBT+

Cada um desses eventos é uma oportunidade para criar conteúdo direcionado. Anote essas dicas e coloque em prática tudo que se relacionar ao seu nicho!

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