Como funciona o spam no marketing digital e como evitar

Você já abriu sua caixa de entrada e encontrou uma enxurrada de e-mails não solicitados, oferecendo produtos milagrosos ou oportunidades imperdíveis?  Isso se chama spam, um termo que já ouvimos…

Você já abriu sua caixa de entrada e encontrou uma enxurrada de e-mails não solicitados, oferecendo produtos milagrosos ou oportunidades imperdíveis? 

Isso se chama spam, um termo que já ouvimos falar, mas nem todo mundo entende como funciona e porque é tão prejudicial para o marketing digital

Uma coisa é certa: compreender o funcionamento do spam é essencial para evitar penalidades severas

Quer saber mais? Neste conteúdo, vamos explicar o que é spam, quais são os diferentes tipos existentes e os riscos associados. Você também vai aprender como criar uma estratégia de marketing sem recorrer a essa prática.

Boa leitura!

 

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O que é spam no marketing digital?

 

O termo “spam” tem uma origem curiosa. Tudo começou com um produto alimentício chamado “SPAM”, uma carne enlatada produzida pela Hormel Foods desde 1937. Mas como isso se relaciona com a enxurrada de mensagens indesejadas? 

Uma piada do grupo de comédia britânico Monty Python foi responsável por estabelecer a conexão. Na esquete, um restaurante serve pratos com SPAM em todas as opções do menu, e os clientes repetem a palavra sem parar, tornando a situação irritante.

A ideia de algo que é repetitivo e chato foi aplicada ao envio massivo de mensagens eletrônicas não solicitadas que inundam as caixas de entrada de e-mail, de forma igualmente irritante.

 

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Foto: Reprodução / Hormel Foods

 

Conhecer esse histórico é interessante, mas aposto que você ainda está se perguntando: o que é spam no marketing digital? Como ele se relaciona a uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization)?  

Bom, podemos definir o spam como:

Qualquer forma de comunicação não solicitada que é enviada em massa, geralmente, com conteúdo publicitário.

Em outras palavras, trata-se de uma prática de marketing invasiva, que busca promover produtos ou serviços sem o consentimento prévio do destinatário. 

O Google explica porque é importante combater o spam, veja: 

 

“Sites de spam tentam alcançar o topo dos resultados da pesquisa usando várias técnicas, como repetição de palavras-chave ou exibição de conteúdo diferente do que os usuários veem, uma prática conhecida como “cloaking”. Às vezes, hackers podem até acessar sites legítimos e transformá-los em sites de spam que podem redirecionar pessoas a golpes ou coisas piores.”

 

Tipos de spam

 

Depois de compreender o que define spam no marketing digital, chegou a hora de analisar seus tipos mais comuns. 

 

Link spamming

 

Imagine que você está lendo um artigo em um blog e, de repente, encontra links aleatórios para sites que nada têm a ver com o conteúdo. Isso é link spamming, prática comum de black hat SEO.  

Spammers inserem links irrelevantes em sites e fóruns com a intenção de enganar os motores de busca e aumentar o tráfego para seus próprios sites. No entanto, eles não levam em consideração algo muito importante: o Google está atento a tudo

O link spamming resulta em uma péssima experiência do usuário e pode acarretar penalidades graves, como:

 

  • Queda no ranking de resultados das páginas de busca;
  • Desindexação do site;
  • Diminuição da Autoridade de Domínio;
  • Aumento da taxa de rejeição. 

 

E-mail marketing

 

Quem nunca recebeu um e-mail promocional de uma empresa da qual nunca ouviu falar prometendo uma solução milagrosa para um problema que você não tem? Esse é um exemplo clássico de spam via e-mail marketing.

Empresas compram listas de contatos para automação de e-mails e enviam campanhas em massa sem a permissão dos destinatários. Além de irritar os consumidores, as mensagens são filtradas como spam pelos provedores e, muitas vezes, nem chegam ao objetivo final. 

Ou seja, é uma grande perda de tempo e de recursos, que ainda pode resultar em consequências severas para a reputação do remetente! 

 

Spamdexing

 

O termo é uma combinação das palavras “spam” e “indexing” (indexação). Spamdexing é uma técnica usada para manipular os algoritmos de busca, que consiste em encher uma página web com palavras-chave que não têm nada a ver com o conteúdo real.

Sabe quando você acessa um conteúdo sobre turismo e ele tem vários links que levam para receita de bolo ou produtos de carro, por exemplo? Basicamente, funciona assim. O objetivo é melhorar o ranking nos resultados de pesquisa, mas a prática tem chances altas de dar errado. 

DICA EXPERTA: Qualquer tipo de estratégia que tente enganar os motores de busca tem prazo de validade. Keyword stuffing, cloaking, hidden text e outras práticas podem destruir a reputação perante ao Google e afastar os consumidores. Por isso, a importância de apostar em uma agência de SEO ética e profissional. 

 

Apps de mensagens e SMS

 

Spam não está restrito aos e-mails e nem à SERP do Google. Spammers também enviam mensagens não solicitadas em massa por meio de aplicativos de mensagens e SMS, muitas vezes, contendo links maliciosos. 

Vejam o exemplo:

 

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Imagem: Reprodução SMS 

 

O spam em SMS costuma seguir o padrão da imagem acima. Vem de um número desconhecido oferecendo um prêmio que parece bom demais para ser verdade. Além de serem irritantes, essas mensagens podem ser perigosas! Fique atento sempre! 

 

Redes sociais

 

Uma situação comum nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook, é o recebimento de comentários ou mensagens diretas (DMs) de perfis desconhecidos que, muitas vezes, também são inapropriados. 

Você posta uma foto ou uma atualização e, em pouco tempo, aparece um comentário ou uma mensagem oferecendo links promocionais, produtos milagrosos ou serviços com condições especiais. Já passou por isso?

Esse tipo de atividade é conhecido como spam em redes sociais. Spammers utilizam perfis falsos ou bots para inundar as plataformas com mensagens comerciais não solicitadas, com o objetivo de promover produtos ou serviços de forma agressiva.

Se você quer construir uma marca confiável e segura, não opte por esse caminho!

 

Outros tipos de spam

 

O spam não se limita apenas ao marketing digital. Há outras formas de spam que podem ser igualmente prejudiciais e irritantes. Vamos ver algumas delas:

 

Comercial

 

Há alguns anos, as pessoas abriam a caixa do correio e encontravam pilhas de panfletos não solicitados, oferecendo desde assinaturas de revistas até promoções de academias.  

Com a migração para os meios digitais, isso não mudou tanto assim. O spam comercial funciona de forma semelhante, mas por meio de e-mails, mensagens e ligações telefônicas

Já aconteceu de receber diversas ligações da companhia telefônica oferecendo um plano novo? É um exemplo clássico.

 

Político

 

Durante os períodos eleitorais, você pode notar o aumento no número de e-mails e mensagens. Boa parte delas com o objetivo de promover candidatos ou causas políticas. 

É preciso redobrar a atenção com esse tipo de spam, pois envolve um tema muito delicado. No Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece regras específicas para a propaganda eleitoral na internet.

Algumas práticas que são consideradas spam e podem resultar em processos judiciais, veja: 

 

  • Envio de mensagens em massa sem consentimento; 
  • Comentários repetitivos ou irrelevantes;
  • Uso de bots;
  • Falsificação de identidade (criar perfis falsos para disseminar propaganda política).

 

Phishing

 

Se você é uma pessoa inserida no universo digital, provavelmente já conhece a prática, mas, talvez, não pelo nome. Sabe as mensagens que se disfarçam de comunicações legítimas de bancos, lojas on-line ou outras entidades confiáveis e que trazem um link falso? 

Isso se chama phishing, uma forma perigosa de spam que tenta enganar os usuários para que revelem informações pessoais, como senhas e números de cartão de crédito. 

Para não cair nessas armadilhas, é importante verificar os portais sites oficiais dessas lojas e instituições. Não saia clicando em tudo que aparece, pode ser um golpe!

 

Malware

 

Outro tipo sério de spam é aquele que distribui malware. A prática foi muito popular nos anos 2000, quando as pessoas começaram a usar as plataformas de e-mail com mais frequência. Porém, ainda hoje, é preciso tomar cuidado! 

O malware acontece da seguinte maneira: você recebe um e-mail com um anexo ou um link. Quando aberto, ele instala um software malicioso no seu dispositivo. Assim, os spammers conseguem roubar dados, danificar arquivos e sequestrar sistemas em troca de um resgate, no caso de informações empresariais. 

 

Como deixar a estratégia de marketing livre de spam

 

Manter a estratégia de marketing livre de spam é indispensável para garantir a confiança dos clientes e assegurar a integridade da marca. Veja como isso pode ser feito: 

 

Não compre listas de e-mails

 

Comprar listas de e-mails pode parecer uma forma rápida de aumentar sua base de contatos, mas é uma prática prejudicial. Isso porque essas listas costumam conter e-mails de pessoas que não deram consentimento para receber suas mensagens.

Como resultado, você estará enviando comunicações para pessoas que não estão interessadas no seu conteúdo, produto ou serviço. Com o uso dessas listas, a probabilidade de uma alta taxa de rejeição e possíveis penalidades é maior. 

Nossa dica é construir uma lista de contatos de forma orgânica, por meio de: 

 

  • Criação de ebooks, whitepapers ou guias gratuitos em troca do e-mail dos visitantes;
  • Inclua formulários de inscrição em locais estratégicos do site (página inicial, em postagens de blog e em pop-ups); 
  • Organize webinars, workshops ou eventos virtuais e peça aos participantes que se inscrevam com seu e-mail. 

 

Além disso, é importante manter a lista de contatos atualizada. Caso contrário, você pode desperdiçar recursos com contas inativas ou pessoas que vão simplesmente jogar o e-mail na lixeira.

 

Não utilize títulos clickbait

 

Você já ouviu falar em clickbait? É uma estratégia usada por criadores de conteúdo para atrair mais visitantes para suas páginas. Para isso, os títulos são projetados para serem tão chamativos e intrigantes que os leitores não conseguem resistir ao clique.

Mas, quando eles entram no conteúdo, não é bem aquilo que esperavam. É o famoso “Perca 10kg em uma semana sem se exercitar” que aparece tanto para os usuários. 

O problema desse tipo de estratégia é que elas tendem a decepcionar os leitores. Por isso, o tempo de permanência no site vai ser menor e a taxa de rejeição aumenta. 

Há dicas que podem auxiliar na criação de títulos honestos, sem perder os cliques, veja:

 

  • Em vez de usar títulos vagos e chamativos, foque em ser claro e específico sobre o que os leitores podem esperar. Por exemplo, “Cinco estratégias para aumentar o tráfego orgânico“;
  • Inclua dados ou fatos interessantes no título para aumentar a credibilidade e a atratividade, sem recorrer ao sensacionalismo. Por exemplo, “Estudo revela: 70% das empresas aumentaram as vendas com marketing de conteúdo”;
  • Não faça promessas que não possa cumprir. Títulos como “Ganhe milhões com apenas 1 hora de trabalho por semana” são exagerados e podem levar à frustração do leitor. 

 

Faça e-mails marketing personalizados 

 

Você já recebeu um e-mail ou uma mensagem que começa te chamando pelo nome? Como você se sentiu? Aposto que teve a sensação de que a comunicação era mais pessoal e relevante. Esse é o “pulo do gato” da personalização no marketing por e-mail.

Quando for enviar e-mails marketing, utilize o nome do destinatário. Outra dica é segmentar as campanhas para enviar mensagens que, realmente, interessem o seu público. Também é possível usar templates HTML para deixar as mensagens visualmente atraentes. 

DICA EXPERTA: Certifique-se de que seus e-mails sejam compatíveis com padrões de acessibilidade e que carreguem rapidamente. Isso faz toda a diferença! 

Quer aprofundar os conhecimentos para a realização de um conteúdo atrativo e otimizado? Confira o nosso e-book: Guia de SEO para jornalistas e produtores de conteúdo!

 

Não seja insistente e repetitivo nas redes sociais

 

Há perfis nas redes sociais que estão sempre repetindo os conteúdos e enviando várias mensagens na DM. Será que a prática traz resultados positivos? 

Provavelmente, sim! Afinal, a estratégia é “atirar para todos os lados”, então, em algum momento, deve haver retorno. Mas, definitivamente, não vale a pena adotar esse tipo de abordagem. 

Imagine os recursos que são desperdiçados com essa prática. A insistência excessiva e a repetição podem causar mais danos do que benefícios. Entenda:

 

  • Quando as pessoas são bombardeadas com o mesmo conteúdo ou mensagens repetitivas, elas tendem a perder o interesse e a desengajar;
  • Ser insistente pode fazer com que sua marca seja vista como invasiva e agressiva, o que pode afastar potenciais clientes;
  • Investir tempo e dinheiro em estratégias que não produzem engajamento genuíno é um desperdício de recursos.

 

Para produzir conteúdo relevante para as redes sociais, aprenda como fazer um planejamento editorial

 

Tenha uma política de privacidade

 

A política de privacidade é importante para garantir que sua estratégia de marketing não seja categorizada como spam. É uma exigência legal, que ajuda a construir uma relação de confiança com o público. 

Imagine a frustração de receber comunicações de uma empresa sem saber como seu e-mail foi obtido ou como suas informações estão sendo usadas. 

Uma política de privacidade clara e acessível demonstra que a empresa valoriza a proteção dos dados dos usuários e está comprometido com práticas de marketing éticas. Veja algumas dicas que podem ser implementadas:

 

  • Informe aos usuários quais dados você coleta, como serão usados e com quem serão compartilhados;
  • Dê aos seus visitantes a oportunidade de consentirem, explicitamente, com a coleta e o uso de seus dados (formulários são excelentes para isso);
  • Ofereça a possibilidade de não receber mais comunicações ou excluir suas informações de suas listas (opt-out).

 

Quais os riscos de usar spam?

 

Usar spam em suas estratégias de marketing pode trazer sérias consequências. Separamos os principais riscos, veja:

 

  • Prejudicar a imagem da empresa: enviar spam pode manchar a reputação da sua empresa. Os consumidores costumam associar práticas de spam à falta de profissionalismo e ética;

 

  • Péssima avaliação do domínio: se os e-mails são marcados como spam, pode ter certeza que os provedores começarão a associar seu domínio à prática; 

 

  • IP rastreado e penalizado: os servidores de e-mail monitoram e rastreiam endereços IP que enviam grandes volumes de spam. Então, se o seu IP for identificado como origem de spam, ele pode ser bloqueado ou penalizado;  
  • E-mails não atingem o objetivo: se seus e-mails forem marcados como spam, não serão lidos e sua mensagem não será transmitida. Definitivamente não vale o esforço!

 

Políticas do Google contra spam 

 

O Google está sempre em busca de melhorar a experiência dos usuários. Para isso,  mantém uma política de combate ao spam. A plataforma já lançou várias atualizações para manter a qualidade das buscas. 

Vamos dar uma olhada rápida em algumas dessas atualizações e focar na mais recente, de março de 2024:

 

  • Em 2011, tivemos o famoso Google Panda, que mirava em sites com conteúdo de baixa qualidade;
  • Em 2012, veio o Google Penguin, focado em combater links de spam;
  • Em 2013, foi a vez do Google Hummingbird, que trouxe uma abordagem mais semântica, para uma melhor compreensão sobre o contexto das buscas;
  • Avançando alguns anos, em 2020, o Google BERT foi um grande avanço, que ajudou o mecanismo de busca a entender melhor a linguagem natural. 
  • E não podemos esquecer do SpamBrain, introduzido em 2021, que usa Inteligência Artificial para detectar e combater o spam de forma mais eficiente.
  • Em março de 2024, aconteceu a atualização que pode ser considerada um grande passo na luta contra o spam. 

 

Lançada em 5 de março e concluída em 20 de março deste ano, a nova atualização do Google trouxe várias melhorias nos sistemas automatizados para detectar spam. Uma das grandes novidades foi a introdução de três novas políticas:

 

  1. Abuso de conteúdo em escala: foca em sites que produzem grandes volumes de conteúdo de baixa qualidade;
  2. Abuso de domínio expirado: combate a prática de comprar domínios expirados para manipular rankings;
  3. Abuso da reputação do site: visa sites que tentam enganar os usuários sobre sua reputação.

 

As políticas foram criadas para garantir que os resultados de busca sejam mais úteis e relevantes para os usuários. O Google também reforçou o uso do SpamBrain para lidar com novos tipos de spam e tornar a detecção ainda mais precisa.

Então, é bom ficar de olho e garantir que seu conteúdo esteja em conformidade com as políticas do Google. Afinal, ninguém quer ser pego pelo radar do SpamBrain, não é mesmo?

Se quiser conhecer todas as atualizações do Google, leia nosso conteúdo: Atualizações do Google: mudanças, melhorias e SEO.

 

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