O que é um blog? Conceito, características e tipos

Acesse esse mini guia sobre o que é um blog, descubra tudo o que você sempre quis saber sobre esse universo e saiba como criar o seu próprio blog!

Publicado em: 28 de março de 2024
Atualizado em: 2 de novembro de 2024

Em tempos em que as redes sociais ganham enorme visibilidade no ambiente digital, os blogs continuam ocupando um espaço relevante na esfera da internet. Seja para fins pessoais ou empresariais, eles parecem resistir ao tempo e têm se tornado ferramentas de grande utilidade para informar, divulgar produtos e serviços e também gerar receita.

Mas, afinal, o que é um blog? Você já parou para pensar? O que determina se uma página na internet é blog ou site? Quando ele surgiu? Por que nos dias de hoje, os blogs ainda são relevantes? 

Para responder a essas e outras perguntas, idealizamos esse mini guia com tudo o que você sempre quis saber sobre o universo da blogosfera. 

E tem mais! Também vamos destacar um assunto que está sempre em alta no meio digital: a importância do Search Engine Optimization (SEO) para ajudar no ranqueamento dos blogs nos mecanismos de busca, como Google e Bing. 

Para não perder nada, fique com a gente e navegue pelos tópicos a seguir. Vamos começar? 

O que é um blog? 

Antes de qualquer coisa, vamos conceituar o que é um blog. 

Já falamos um pouquinho sobre ele na introdução, mas podemos dizer que o blog é um espaço no ambiente digital que tem por finalidade disseminar conteúdos variados sobre:

  • um nicho específico;
  • assuntos gerais;
  • produtos ou serviços oferecidos por empresas.

O blog tem como estrutura apresentar os conteúdos em ordem cronológica inversa, ou seja, das publicações mais recentes para as mais antigas. Eles operam na mesma base dos sites, com a diferença de trazerem conteúdos de cunho informativo e com mais frequência de atualizações. 

Por fim, e não menos importante, vale destacar que os blogs são poderosos canais de compartilhamento de ideias, em uma estrutura acessível e bastante flexível que permite alcançar uma audiência global. 

História dos blogs

Os primeiros registros sobre o uso do termo blog remontam à década de 1990, quando a internet ainda engatinhava. 

Primeiro surgiu a palavra weblog, pelas mãos de John Barger, em 1997. Ele era autor do blog Robot Wisdom Weblog. Posteriormente, o termo foi abreviado para “blog”, por Peter Merholz, em 1999. 

Mas foi a partir de 1999 que o blog ganhou tração. A popularização veio com a criação das ferramentas Blogger, criada pelo programador do Pyra Labs, Evan Williams, e o LiveJournal. Essas duas plataformas permitiram que qualquer pessoa pudesse criar e produzir conteúdo para blog sem a necessidade de conhecimentos em programação. 

Já nos anos 2000, ocorreu uma verdadeira explosão dos blogs. Houve um crescimento exponencial, fazendo com que eles se tornassem uma plataforma bastante popular e barata. 

Esse crescimento também fez dos blogs uma ferramenta de mídia e influência, muitos dos quais usados como fontes respeitáveis, desafiando o monopólio dos veículos de comunicação tradicionais, detentores, até então, da informação. 

Características do blog

A seguir, vamos detalhar algumas características-chave que diferenciam os blogs de outras páginas na internet, como os sites, por exemplo: 

Atualizações frequentes

Por funcionar como um diário online, os blogs recebem atualizações frequentes, com novos posts publicados a partir de uma periodicidade definida pelo próprio autor. As publicações podem ser diárias, semanais ou mensais. 

Muitos se perguntam, com que frequência devo publicar no blog? Mas não existe um número ideal. Para responder a essa pergunta, é preciso levar em consideração:

  • Conteúdo de qualidade: Nunca se esqueça de que qualidade sempre deve vir antes de quantidade. O foco deve estar em oferecer conteúdo útil e relevante aos visitantes do blog, em vez de simplesmente aumentar o número de postagens. 
  • Recursos financeiros e humanos: Produzir conteúdo de qualidade exige tempo, esforço e bons profissionais. Por isso, a frequência escolhida deve ser sustentável a longo prazo, levando em conta a disponibilidade dos recursos necessários.
  • SEO: As otimizações de SEO também contribuem para a melhoria da visibilidade nos mecanismos de busca, mas sem comprometer a qualidade e pertinência do conteúdo.

Vale lembrar que mais do que quantidade, o Google prioriza qualidade, consistência e experiência do usuário como pontos positivos para estar no topo das pesquisas.

Interação

A interação com os leitores é outra característica bastante marcante do blog. Ao publicar um novo conteúdo, o autor permite que os leitores possam se manifestar por meio de comentários. 

Há outras formas de engajamento, como a possibilidade de compartilhamento do conteúdo nas redes sociais, o que aumenta ainda mais o alcance das postagens. 

Diversidade de conteúdo e temas

Por serem muito democráticos, os blogs não seguem um padrão de assunto. Cabe ao autor definir um nicho de sua preferência ou, também, usar o espaço para abordar assuntos mais genéricos. 

Mas em geral, os blogs são orientados para um assunto específico, como beleza, saúde, política, tecnologia, viagem, gastronomia, negócios, entre outros. 

Tipos de blogs 

Que tal falarmos agora sobre os principais tipos de blogs encontrados atualmente? De modo geral, podemos elencar os blogs em 4 categorias: 

Corporativo

O blog corporativo é mantido por empresas ou organizações para compartilhar conhecimento sobre a sua área de atuação, e também para disseminar outras informações relevantes para clientes e parceiros, como produtos e serviços oferecidos.  É uma forma de gerar visibilidade, fortalecer a imagem no meio digital e também construir autoridade no seu ramo de negócios.

O blog da Experta, por exemplo, entra nessa categoria. Nele, trazemos postagens sobre diversos assuntos do universo digital, em especial sobre link building e SEO on page e off page, em que somos referência.

Profissional

O blog profissional, por sua vez, é usado por profissionais de diversos ramos de atuação, que têm por objetivo promover o seu próprio trabalho. 

É um misto de blog pessoal com blog corporativo, porém com a diferença de focar no trabalho de um único profissional. Esse tipo de blog é comumente utilizado como portfólio online, principalmente, por jornalistas, redatores e copywriters.

Pessoal

O blog pessoal funciona como um diário online, onde o autor compartilha experiências pessoais com os usuários. Esse tipo de blog era o mais popular na década de 1990, quando a blogosfera ainda estava no seu início. 

Setorizado (de nicho)

Os blogs de nicho ou setorizados são os mais comuns de serem encontrados. Isso porque a grande maioria dos blogs nascem para tratar de um assunto específico, em que o autor tenha familiaridade para falar sobre. 

E aí podemos citar vários assuntos que os blogs de nicho costumam abordar, como culinária, estilo de vida, esportes, moda, entre vários outros. 

Notícias

Nesta categoria entram os blogs que se concentram em publicações diárias de notícias de diversas categorias. Geralmente incluem editorias que vemos comumente nos jornais: economia, esportes, saúde, cidadania, política e por aí vai.

Muitos deles têm jornalistas renomados como autores, que usam desse espaço para lançar notícias em primeira mão a partir de informações colhidas junto a fontes confiáveis.

Mas a grande maioria dos blogs de notícias são de pessoas que usam o blog como portal de notícias mesmo, são atualizados constantemente.      

Tipos de posts para blog

Como dissemos até aqui, os blogs são espaços na internet que permitem a publicação de conteúdos diversos a serem consumidos por leitores interessados nos assuntos abordados pelo canal. 

Dentro desse universo, porém, há diversos tipos de posts possíveis, cada qual assumindo uma estrutura de conteúdo. Conheça os mais populares:     

Tutoriais

Os tutoriais são um tipo de conteúdo que fornece informações detalhadas de como realizar determinada ação. Isso vale para uma receita de bolo, uma configuração no aparelho celular ou em um perfil de rede social. 

Por isso, essas publicações também são conhecidas como posts passo a passo, justamente por ensinarem de forma didática tudo o que precisa ser feito para se chegar ao resultado desejado. 

É muito comum que essas publicações sejam ilustradas com capturas de telas ou mesmo imagens, com o objetivo de facilitar o entendimento do leitor sobre o que está sendo ensinado.

Abaixo você confere um exemplo de tutorial do ramo de assessoria de imprensa e SEO:

print blog post seo na assessoria

Reviews

Como o próprio nome sugere, os reviews são avaliações feitas a partir de experiências com produtos, serviços, filmes, livros, e mais. É uma forma de compartilhar opiniões sobre algo que outras pessoas também desejam experienciar.

Um tipo de review muito comum são os encontrados nos blogs de tecnologias, sobre o lançamento de produtos de última geração, por exemplo.

Um exemplo da Experta é este review sobre o ChatGPT:

print blog post chat gpt

Sazonais

Os conteúdos sazonais são aqueles publicados com periodicidade definida, respeitando a temporalidade que dita aquele assunto. Podemos citar como exemplo os posts de fim de ano, sobre os destinos mais procurados para celebrar o Réveillon, ou as cores mais indicadas para começar o novo ano com o pé direito. 

Outros assuntos sazonais muito comuns incluem: Copa do Mundo e Olimpíadas (a cada 4 anos), Black Friday, Páscoa e Natal (1 vez ao ano), e por aí vaí. Em suma, são temas que nunca morrem e retornam à pauta sempre que estão próximos de acontecer.

Conteúdo Evergreen

Fugindo da sazonalidade, podemos citar também o conteúdo evergreen, o qual se utiliza de temas atemporais e textos mais extensos, com o intuito de durar mais e manter seu blog sempre atualizado.

Para manter a relevância destes temas atemporais, é essencial que o conteúdo seja mais extenso e completo com explicações, contexto, referências e dicas. Assim, toda vez que uma pessoa quiser se informar sobre o assunto ela poderá acessar o material.

Um exemplo de conteúdo evergreen é o nosso Guia de SEO para jornalistas e produtores de conteúdo:

banner ebook guia de seo

Vídeos e infográficos

Blogs não são abastecidos unicamente com conteúdos textuais. Vídeos e infográficos também são exemplos de conteúdos, porém audiovisuais, que servem muito bem a esse canal. Aliás, visualmente, eles podem ser até mais atrativos para determinados leitores. 

Vídeos e infográficos também têm mais chances de serem compartilhados e até mesmo de viralizarem. São ótimos materiais para complementar textos e também servem como material de apoio a algo que se queira explicar de forma mais didática.

Pesquisas

As pesquisas ou estudos que apresentam dados relevantes são outro tipo de conteúdo muito utilizado em postagens de blog. Eles trazem autoridade ao conteúdo e bastante exatidão para refutar ou corroborar teses que fazem parte das buscas dos leitores. 

Também servem aos blogs corporativos para revelar insights sobre o mercado de atuação da empresa. 

Guias 

Os guias também entram na categoria de conteúdo evergreen por serem materiais ricos e bem completos produzidos para dar conta plenamente de determinado assunto. Em geral, são extensos e apresentam um nível grande de detalhamento para esgotar o tema. 

Não é incomum encontrarmos títulos para esse tipo de conteúdo como “Tudo o que você precisa saber sobre…”, “O guia completo”, “O guia defininitivo”, entre outras variações.   

Veja um exemplo de guia publicado no blog da Experta:

print blog post comprar backlinks

Perguntas e respostas

Outro excelente tipo de conteúdo que costuma atrair tráfego qualificado para o blog são os textos no formato de perguntas e respostas, também conhecidos por “Q&A” (questions and answers). 
Para criar postagens como essa, basta definir um tópico e responder a perguntas de interesse da comunidade. 
Essas perguntas, inclusive, podem ser uma forma de interação do autor do blog junto aos seguidores, que poderão ajudar na construção das questões. Para as respostas, especialistas podem ser convidados, ou essa responsabilidade pode ficar a cargo do próprio autor, buscando informações colhidas junto a profissionais ou sites com autoridade naquele assunto.  

Veja um exemplo de Q&A publicado no blog da Experta:

print blog post perguntas e respostas

Site X Blog

As diferenças entre site e blog podem parecer sutis, mas a verdade é que é muito fácil identificar quando estamos diante de um ou de outro. 

Conforme já detalhamos na introdução, os sites costumam servir mais a fins institucionais e recebem pouca atualização de conteúdo. O menu é geralmente dividido em seções que apresentam conteúdos estáticos e que sofrem pouquíssimas ou quase nenhuma atualização.  

Por outro lado, os blogs são espaços onde há grande oferta de conteúdo, com atualizações frequentes. As publicações são periódicas e mostradas em cronologia reversa, ou seja, postagens mais recentes são exibidas primeiro. 

Em casos de blogs corporativos, é muito comum que eles sejam parte do site da empresa.

Como criar um blog

Se você chegou até aqui, temos a certeza de que está, de fato, interessado em saber mais sobre o vasto universo dos blogs. 

Neste tópico, vamos trazer algumas orientações para você criar um blog do zero. Acompanhe o passo a passo e comece hoje mesmo! 

1) Escolha a plataforma

O primeiro passo para criar um blog do zero é escolher a plataforma mais adequada para a publicação dos conteúdos. Das mais conhecidas, o WordPress é o mais indicado, pois oferece boas funcionalidades e é gratuito. Além disso, também é bastante indicado para quem deseja investir em SEO e galgar posições no Google.   Além do WordPress, podemos citar o Wix e o Blogger como outras opções populares disponíveis no mercado. 

2) Encontre o nicho certo

Essa etapa é muito importante na concepção do seu blog. Afinal, você deverá escolher um nicho com que você tenha familiaridade e afinidade para escrever sobre. 

É essa escolha que irá nortear todo o planejamento dos conteúdos que serão publicados. Você pode escrever sobre moda, assim como sobre turismo ou marketing digital, apenas para citar alguns exemplos. 

3) Defina o domínio

Chegou a hora de exercitar a criatividade. Sim! Essa etapa consiste na escolha do nome para o blog. Essa é uma escolha trabalhosa e vai exigir de você diversos critérios para tomar a melhor decisão. 

Assim que o nome for definido, escolha o nome do domínio, ou seja, qual será o endereço (URL) do blog. Geralmente o nome do blog e do domínio se equivalem. Esta é uma recomendação do Google!

4) Escolha o template

O próximo passo é escolher o visual do blog. Para facilitar o processo, escolha um template padrão já pronto, fornecido pela plataforma de hospedagem e use recursos de personalização para deixar o blog com a sua cara. 

É importante você escolher um formato que tenha relação com o tema do blog, é claro. 

5) Crie um calendário editorial 

Assim que a estrutura do blog estiver montada, é chegada a hora de partir para a produção de conteúdo propriamente dita. Mas antes de pôr a mão na massa, é preciso criar um calendário editorial, onde você deverá pensar nos assuntos que irá abordar. 

Também convém já definir a frequência de postagens para que você possa se planejar quanto à produção dos textos e a respectiva publicação.

6) Produza conteúdo atrativo e de qualidade 

O grande momento chegou: produzir o seu primeiro post! Para tudo existe um começo, não é mesmo? Produzir um conteúdo útil, atrativo e de qualidade nem sempre é tarefa das mais fáceis. O importante nisso tudo é exercitar!

Não existe fórmula pronta para criar um blog post de sucesso, mas procure produzir um conteúdo envolvente, original e que faça a diferença na vida de quem está lendo. 

Se atente a alguns pontos importantes:

  • Faça um conteúdo especializado para o seu público-alvo;
  • Demonstre conhecimento aprofundado no assunto;
  • Ofereça experiência ao usuário (o leitor vai sair do blog post com todas as dúvidas sanadas?);
  • Crie conteúdo de pessoas para pessoas, não para robôs do Google;
  • Lembre-se das otimizações de SEO, sempre com moderação;
  • Atenda os avaliadores de qualidade (EEAT – Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança).

Não esqueça de inserir imagens, elas funcionam muito bem para espaçar os blocos de texto e tornar o post mais atrativo. Otimize para SEO, usando palavras-chave adequadas que vão ajudar o seu texto a ser mais facilmente encontrado nos mecanismos de busca. 

Após isso, revise, faça as correções necessárias e publique.  

7) Promova e monetize

Por último, não esqueça de promover e monetizar o blog. Você pode fazer isso de diversas formas, entre elas compartilhar os conteúdos nas redes sociais para que mais pessoas acessem o blog e investir em SEO para gerar mais tráfego orgânico

Além disso, você também pode submeter o blog ao AdSense do Google e ganhar pela exibição de peças publicitárias. Esta dica, porém, não é indicada para blogs corporativos.

Inbound marketing para blog

Além de todas as vantagens já mencionadas, o blog também serve às estratégias de inbound marketing, em especial para as empresas, que buscam transformar potenciais clientes em leads

Em síntese, o inbound marketing faz uso de estratégias que visam atrair clientes, por meio do marketing do conteúdo, SEO e redes sociais, criando um relacionamento duradouro com esse público. Por isso, o blog é tão relevante nesse contexto. 

A seguir, vamos detalhar as etapas que compõem o processo de inbound marketing, também chamadas de funil de vendas, e qual tipo de conteúdo se ajusta a cada jornada. Confira:  

Topo de funil 

A primeira etapa do inbound marketing, também chamada de topo de funil, é a fase do aprendizado e descoberta. Aqui, a estratégia é atrair clientes com pouco conhecimento sobre o produto ou serviço oferecido pela empresa, mas com algum grau de interesse sobre eles. Ou seja, é um público em potencial. 

Nessa primeira fase, o blog pode atuar na oferta de conteúdos relevantes para essa audiência, com o objetivo de dar o start na construção de um relacionamento mais duradouro. 

Aqui, podem ser trabalhados assuntos mais básicos sobre o mercado de atuação da empresa, por exemplo. Como o lead ainda não está pronto para realizar a conversão, nesse momento o objetivo não é tanto a venda, mas sim a geração de tráfego qualificado.  

Meio de funil 

A segunda fase, chamada de meio de funil, consiste em converter os visitantes que chegam até o blog em “leads quentes” ou “leads qualificados”, ou seja, com grande potencial para comprar seu produto ou contratar o serviço. É a fase da consideração e intenção de compra. 

Aqui, vale investir em conteúdos que considerem a “dor” do leitor, ou seja, que apresentem soluções para os problemas reais da audiência através do produto ou serviço oferecido. 

Em síntese, o meio do funil consiste em uma etapa do inbound marketing em que os consumidores já cogitam considerar a compra do produto ou a contratação do serviço, porém ainda estão avaliando as diferentes opções disponíveis no mercado.  

Fundo do funil

A última etapa da jornada de compra diz respeito ao fundo de funil, conhecida como a fase da avaliação e decisão. Aqui, o consumidor está pronto para agir e fechar a compra.

Por ser uma etapa decisiva, os conteúdos devem trazer mais detalhes sobre as soluções ou produtos oferecidos pela empresa. Posts com estudos de caso ou até mesmo com demonstração do produto podem ser utilizados com bastante êxito. 

Resumindo…

resumo do funil de vendas

Vantagens do SEO para blog

Por último, vamos falar sobre a importância das boas práticas de SEO para os blogs. Se você não sabe o que é SEO, nós vamos explicar. 

O SEO consiste no uso de diversas técnicas que fazem com que um blog seja encontrado mais facilmente nos mecanismos de busca. Isso gera mais tráfego qualificado para o canal, além de torná-lo mais conhecido. 

A seguir, listamos 5 vantagens do uso do SEO para alavancar um blog nos mecanismos de busca. Confira:  

Mais conversões

Sim, o SEO pode gerar mais conversões para o seu negócio. De que forma? Ao investir em SEO, o blog passa a receber mais visitas, direcionando tráfego a partir das buscas feitas pelos usuários nos mecanismos de buscas. 

Ao chegar ao conteúdo de interesse desse usuário, há grande chances de ele navegar por outras páginas e chegar até o seu site para efetuar uma compra, por exemplo. Nesse sentido, o blog é um poderoso aliado no aumento das conversões. 

ROI

O ROI (retorno sobre o investimento) em SEO é bastante alto e também duradouro. Se a estratégia for bem aplicada, os resultados são visíveis e há relativamente pouco investimento em recursos, ao contrário do que acontece com publicidade paga. 

É claro que o trabalho exige inicialmente tempo e recursos, mas uma vez feito, trará resultados por um prazo bastante longo. 

Qualificação de leads

Se as estratégias de SEO forem bem planejadas, o blog terá grande potencial de atrair leads qualificados. Além de um conteúdo rico e envolvente, é preciso fazer o uso correto de palavras-chave para que os resultados apareçam. 

Posicionamento orgânico

Ao empregar técnicas de SEO, é mais fácil conquistar boas posições no ranking do Google, tanto para o blog quanto para o seu site. Estar bem posicionado nos mecanismos de busca é uma vantagem competitiva importante no meio digital. 

Mais tráfego

Ao conquistar boas posições no ranqueamento do Google, é natural que o blog cresça em número de visitas. É importante que os textos para SEO sejam bem otimizados para performar no TOP 3 dos buscadores, isso porque 60% a 75% dos cliques são direcionados para os três primeiros colocados da busca.

Métricas para blog

Para finalizar, vamos detalhar a seguir algumas métricas de marketing relevantes para você acompanhar o desempenho do seu blog e melhorar a performance a partir da interpretação dos dados colhidos. Confira: 

Tráfego

Aqui, temos as fontes de tráfego que levam o visitante até o seu blog. Os principais canais que geram visitas são: busca orgânica, redes sociais, e-mail marketing, tráfego pago e tráfego direto (quando o usuário digita o endereço do blog diretamente no navegador). 

É importante acompanhar essa métrica para entender por que meios o visitante chega até o seu blog. 

Engajamento (CTR)

O CTR ou click through rate mede o engajamento do visitante com seus conteúdos. No caso do blog, o CTR mostra a relação entre o número de cliques e o número de impressões (exibição do título e meta description) do post na busca orgânica. 

Taxa de conversão

Essa métrica diz respeito à porcentagem de visitantes que realizam uma conversão no blog, ou seja, que realiza alguma ação importante para o propósito da marca. Isso inclui fechamento de venda, realização de cadastro, download de um e-book, entre outras variáveis. Para calcular, basta dividir o número de visitantes pelo número de conversões.  

Retenção de leitores

Esse indicador está relacionado ao tempo de permanência do usuário no blog ou, ao contrário, da taxa de rejeição, também conhecida como bounce rate (quando o visitante acessa uma página e em seguida sai, sem dar seguimento à navegação). 

Comparação com blogs concorrentes

Existem diversas ferramentas de SEO que permitem a você comparar o desempenho do seu blog frente ao dos concorrentes. 

Por exemplo, o Ahrefs e o Semrush, que permitem monitorar a presença dos concorrentes nas primeiras posições do Google a partir da pesquisa por palavras-chave. Faça esse exercício e busque entender por que aquele conteúdo está no topo. 

Na análise, é possível observar a respectiva quantidade de palavras do texto e de backlinks para aquela página, e as métricas de autoridade da mesma. 

A partir dos dados colhidos, fica mais fácil repensar estratégias e definir um plano de ação para ganhar posições no Google e até ultrapassar o concorrente.

Gestão de blogs é com a Experta 

Agora que você já sabe tudo sobre o universo dos blogs, que tal contar com a nossa expertise para alavancar os resultados do seu negócio? A Experta tem uma equipe experiente na produção de conteúdo para o seu blog. 

Nosso serviço de Gestão de Blogs segue as diretrizes do Google e a aplicação de boas práticas de SEO para chegar no topo das buscas. 

Se precisar da Experta, é só acessar a nossa página de contato para receber uma proposta!

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