Produção de conteúdo para blogs: por que você deve começar agora mesmo

Produzir conteúdo para seu blog corporativo é uma solução indispensável para suas estratégias de marketing digital

Publicado em: 31 de julho de 2020
Atualizado em: 29 de novembro de 2024

Com tanta atenção voltada aos conteúdos de vídeos, podcasts, transmissões ao vivo, infográficos e outras ferramentas usadas no ambiente virtual para alcançar e converter leads, você pode pensar que os blogs estão ultrapassados.

Mas isso é um engano, pois a produção de conteúdo para blogs é uma solução indispensável para as estratégias de marketing de conteúdo e deve ser a base online para o seu negócio.

Se você ainda acredita que o blog não é essencial para o seu marketing de conteúdo, continue lendo este artigo.

Falaremos sobre os seguintes tópicos:

  • os aspectos favoráveis dos blogs para que agências, marcas pessoais e empresas analisem o assunto;
  • porque incluir a produção de conteúdo para blogs na sua estratégia de conteúdo.

Boa leitura!

3 vantagens de investir em produção de conteúdo para blog

Quando ouvimos falar de blog, logo lembramos do velho e bom texto. É verdade que o formato de artigo é o mais utilizado nesse tipo de canal, mas nada impede que outros formatos possam ser explorados para enriquecer o conteúdo.

Por isso, o blog é e continuará sendo um plano essencial para atingir seu público, já que é bem versátil. Num blog post é possível incorporar imagens, vídeos do Youtube, gifs, postagens em redes sociais e outros elementos clicáveis que despertam a participação.

Confira outras vantagens e veja porque você deve envolver o blog em suas estratégias:

  • O blog é uma tática de marketing de conteúdo relevante. Segundo a Content Trends 2019, pesquisa que analisa as tendências de marketing de conteúdo no Brasil, os posts em blogs respondem por 64,5% das táticas de Marketing de Conteúdo mais utilizadas nas agências, perdendo apenas das redes sociais, com 87,4% da preferência. Para deixar mais claros os números desse estudo, os vídeos têm uma parcela de 52,8% de adesão.
  • Você tem uma chance maior de ter uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa (SERPs) se apresentar um blog como parte do seu site;
  • As empresas que usam blogs como parte de seu mix de marketing de conteúdo obtêm mais leads do que aquelas que não usam. O blog corporativo pode ser um canal de alta performance para estreitar o relacionamento das empresas com seus clientes.

10 motivos pelos quais os blogs devem fazer parte da sua estratégia de conteúdo:

ilustração de uma mão fazendo sinal positivo
Ilustração: flaticon.com

1. Os blogs são importantes para o detalhar e fornecer informações

ilustração de personagem com características masculinas sentado em uma escrivaninha interagindo com 4 telas um páginas de sites abertas
Ilustração: freepik.com

A publicação de conteúdo de forma longa tem um desempenho sistemático. Isso tem valor para o usuário, especialmente porque o próprio Google indica que até 10% das necessidades diárias de informações de suas pesquisas envolvem aprendizado sobre um tópico amplo.

2. Um blog pode ser a melhor e mais confiável fonte de informação online

ilustração de um texto em uma tela de computador
Ilustração: flaticon.com

O conteúdo escrito traz a personalidade de uma marca ou serviço e é o espaço onde uma empresa pode identificar os problemas e preocupações do seu público. Através do blog, é possível saber quão agradável é sua marca e o que a diferencia da concorrência.

3. Os blogs direcionam tráfego para o seu site

ilustração de uma página de um site em uma tela de computador com elementos de link building ao redor
Ilustração: freepik.com

Uma vez que contenha artigos com palavras-chave do seu nicho, valiosos para qualquer campanha de otimização de mecanismo de pesquisa (SEO), os blog posts tornam-se ferramentas indispensáveis.

Este ponto fundamental para o SEO (Search Engine Optimization) deve, inclusive, ter uma abordagem de destaque.

As palavras-chave são o meio pelo qual os usuários conseguem encontrar respostas para suas buscas no Google. Quanto mais seu conteúdo aparecer nos resultados dos mecanismos de pesquisa, mais tráfego obterá o seu site e mais leads serão gerados para o seu negócio.

E você pode chegar lá usando palavras-chave no conteúdo do seu blog. Portanto, saber aplicar as keywords é metade do caminho para ter um blog de sucesso e elencar seu site nas buscas do Google.

4. Os blogs incentivam os backlinks

ilustração de laptop conectando a 3 páginas suspensas
Ilustração: freepik.com

As empresas que contam com postagens em um blog vinculado ao seu site recebem mais links do que aquelas que não o fazem. Essa é uma estatística bastante impressionante.

Inbound links (hiperlinks que retornam ao seu conteúdo) são a força vital de qualquer site. Eles são os bens mais valiosos da Internet, pois backlinks de alta qualidade apontados para o seu site conferem a você uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs).

Quanto mais conteúdo de valor você posta em seu blog, maiores são as chances de você obter backlinks de qualidade de sites externos.

5. Uma postagem exclusiva e atual no seu blog é uma ótima oportunidade para gerar comentários e discussões com os leitores

ilustração de um laptop com uma folha com texto na frente e uma mulher sentada
Ilustração: freepik.com

Portanto, além das mídias sociais, você pode se valer do blog para a interação com seus clientes e seguidores.

Para isso, é interessante ter uma seção de comentários aberta. Isso permite que seu público-alvo comente e dê feedback sobre assuntos do blog.

Se as seções de comentários não forem uma opção viável, a vinculação a um fórum permitirá discussões sobre tópicos relacionados.

Além disso, incentive seus leitores a compartilhar uma postagem que eles achem interessante. Isso pode ser ativado com botões para compartilhamento nas mídias sociais ou o envio por e-mail.

6. Os blogs são essenciais para o sucesso nas mídias sociais

mãos ilustradas segurando celulares e likes e simulação de comentários na saindo das telas
Ilustração: freepik.com

Embora essas duas ferramentas da Internet já tenham sido vistas com diferença – os blogs eram onde se encontrava o conteúdo sério e de formato longo, enquanto na mídia social o conteúdo ganhava um tom mais descontraído -, agora isso não é mais relevante.

Blog e redes sociais trabalham em conexão. Enquanto a linkagem para o texto longo enriquece os conteúdos publicados em redes sociais, o alcance das redes sociais ajuda a trazer novos leitores para o blog.

7. O seu blog pode funcionar como a melhor ferramenta de publicidade

ilustração de uma mulher interagindo com um rank em uma tela de celular
Ilustração: freepik.com

A maioria dos clientes usa o blog da empresa para descobrir mais sobre um produto ou serviço, com resultados muito melhores do que um banner na Web.

Sem um blog para promover seu negócio nas redes sociais, você está perdendo uma oportunidade de criar envolvimento de alta qualidade com seu público.

8. Os blogs evoluíram de um simples porta-voz da empresa para a agenda de marketing digital

ilustração de uma tela de computador com uma página aberta e duas mulheres na frente interagindo com a cena
Ilustração: freepik.com

Agora, os leitores esperam encontrar histórias francas e transparentes em seu blog, em conteúdos que forneçam informações valiosas.

Portanto, concentre-se na produção de conteúdo valioso e aprofundado no seu blog, fazendo dele parte da sua estratégia de marketing digital.

9. Pense que o maior benefício do blog é que todo tráfego que você consegue gerar depende só de você

ilustração de mulher em uma régua manuseando uma espécie de régua de pontuação em uma parede
Ilustração: freepik.com

Sua audiência não ficará refém de outra plataforma, como acontece nas redes sociais. O simples fato de fazer uma boa postagem impulsiona o tráfego do seu site.

Para as equipes de marketing de conteúdo, os blogs também são muito mais gerenciáveis ​​e acessíveis do que outros tipos de conteúdo.

10. As postagens do blog ajudam a construir um conteúdo que resiste ao teste do tempo

ilustração de um relógio representando tempo
Ilustração: flaticon.com

Em uma boa gestão de blog, você apenas precisa mantê-lo atualizado aos olhos do seu leitor e do Google. Para isso, existem ferramentas que você pode utilizar para encontrar as postagens que estão perdendo tráfego de pesquisa e classificações.

Atualize essas postagens com informações recentes, novas imagens ou mais palavras, editando seu conteúdo regularmente.

Produção de conteúdo para blog é na Experta

Existem muitos outros tipos de conteúdo que você pode criar, mas os blogs suportam todas as suas estratégias de marketing. Por quê? Porque o blog é como um “hub” de conteúdo.

Você pode usá-lo para compartilhar os outros tipos de conteúdo que está criando, como um podcast, um vídeo do Youtube, um infográfico, um guia, entre outros.

Sem um blog de alta qualidade, você perde a chance de aumentar sua marca, aumentar o tráfego do site e promover suas ofertas.

Tem alguma dúvida sobre a elaboração de uma estratégia de conteúdo para o seu blog? Sinta-se à vontade para falar na seção de comentários abaixo.

Se você deseja contar com ajuda profissional em relação a blog posts para a sua estratégia de conteúdo, fale conosco!

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