Remover conteúdo desatualizado do site: sim ou não?

Se você administra blogs com base nas estratégias de SEO on-page, provavelmente, já se deparou com um dilema: devo ou não remover o conteúdo desatualizado do site?  Por mais que…

Se você administra blogs com base nas estratégias de SEO on-page, provavelmente, já se deparou com um dilema: devo ou não remover o conteúdo desatualizado do site? 

Por mais que possa parecer uma ação simples, a decisão de excluir ou manter um conteúdo antigo pode ter impacto na performance do site. 

Manter os textos com informações atualizadas é indispensável, mas nem sempre excluir a página por completo será a melhor escolha.

Analisar todos os prós e contras da decisão faz parte do trabalho do profissional especialista em SEO. Afinal, ter um olhar atento sobre o que está funcionando ou não em um site é essencial para manter a relevância e a autoridade nos motores de busca

Neste texto, você vai aprender em quais situações é necessário remover conteúdos desatualizados. Também vamos ensinar um passo a passo de como fazê-lo da maneira correta. 

Preparados? Vamos lá!

 

análise-de-seo-gratuita-Experta-Media-Agência-de-SEO

 

Se você administra blogs com base nas estratégias de SEO on-page, provavelmente, já se deparou com um dilema: devo ou não remover o conteúdo desatualizado do site? 

Por mais que possa parecer uma ação simples, a decisão de excluir ou manter um conteúdo antigo pode ter impacto na performance do site. 

Manter os textos com informações atualizadas é indispensável, mas nem sempre excluir a página por completo será a melhor escolha.

Analisar todos os prós e contras da decisão faz parte do trabalho do profissional especialista em SEO. Afinal, ter um olhar atento sobre o que está funcionando ou não em um site é essencial para manter a relevância e a autoridade nos motores de busca

Neste texto, você vai aprender em quais situações é necessário remover conteúdos desatualizados. Também vamos ensinar um passo a passo de como fazê-lo da maneira correta. 

Preparados? Vamos lá!

 

Por que remover conteúdo desatualizado?

 

Primeiramente, vamos nos debruçar sobre os motivos que levam a remoção de conteúdos desatualizados do site: 

 

Para garantir uma boa estratégia de SEO

 

Para que uma estratégia de SEO traga bons resultados, é necessário que o conteúdo esteja sempre atualizado. Informações antigas podem estar erradas e prejudicar a experiência de quem acessou a página. 

Imagine que, em 2018, você publicou um texto com o seguinte tema: “Home Office: o que é e como funciona?”. Ele está perfeitamente otimizado e ranqueando bem nos resultados de pesquisa. Porém, desde então, muitas coisas mudaram no cenário de trabalho remoto, sobretudo, após a pandemia da Covid-19. Novas ferramentas, práticas e políticas foram adotadas, tornando o conteúdo escrito em 2018 obsoleto. 

Manter o texto sem atualizações pode levar os leitores a informações erradas e prejudicar a credibilidade do seu site. O Google valoriza a experiência do usuário, portanto, é importante que o conteúdo traga o que há de mais recente e relevante sobre o tema.

 

Porque não tem mais o produto ou serviço

 

Manter uma página que menciona um produto ou serviço que você não oferece mais pode causar confusão entre os visitantes do seu site. A situação pode prejudicar a imagem da sua empresa. 

Imagine que, no passado, você oferecia um curso on-line que abordava estratégias para ranquear no Google. Mas, com o tempo, percebeu que o material estava desatualizado e decidiu desenvolver um novo produto, mais abrangente.

Se você não remover corretamente a página que divulgava o curso antigo, pode confundir e frustrar os visitantes. 

 

Há compartilhamento desatualizado sobre a empresa

 

Informações desatualizadas sobre a empresa podem causar grandes problemas. Você deve ter atenção especial aos seguintes dados

 

  • Mudanças na administração;
  • Endereço;
  • Telefone de contato;
  • E-mail.

 

Já parou para pensar o que aconteceria se um grande cliente tentasse entrar em contato com você para fechar um contrato, mas o e-mail estivesse desatualizado? E se o representante de um órgão regulador ligasse para um número de telefone antigo e não conseguisse falar com ninguém?

O compartilhamento de informações desatualizadas sobre a empresa pode acarretar problemas ou resultar em oportunidades perdidas.

 

Páginas ou imagens que aparecem não estão de acordo com o site atual

 

À medida que o design e o layout do site evoluem, algumas páginas ou imagens podem não estar mais em sintonia com o novo estilo. Na Experta, por exemplo, tivemos grandes evoluções no design, confira:

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Na imagem acima, conseguimos observar a página com o design antigo do nosso e-book “Guia de SEO para jornalistas e produtores de conteúdo”. 

Agora, observe a próxima imagem:

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Nela, você vê a página do e-book “Tudo que você precisa saber sobre link building”. Consegue perceber a diferença entre as duas? Isso acontece, pois estamos sempre buscando melhorar o design do nosso site. 

Manter elementos desatualizados pode prejudicar a coesão visual do site e a experiência do usuário!

 

Quando há material com promoção que acabou

 

Outro motivo para remover conteúdo do seu site é quando há informações e páginas sobre promoções que já acabaram. É muito comum que sejam oferecidas condições especiais, principalmente, em campanhas sazonais.

Manter essas promoções expiradas no site pode criar um efeito contraproducente. Imagine que um usuário busque por seu produto e o encontre com um preço inacreditável. Mas, quando ele abre a página, descobre que se tratava de uma oferta de Natal do ano anterior. 

Esse tipo de situação pode frustrar o usuário e causar uma percepção negativa da sua marca. O visitante pode se sentir enganado, e isso pode levar a uma perda de confiança e à desistência de futuras compras.

 

Por que não remover conteúdos desatualizados?

 

Agora, vamos falar sobre os contextos em que o conteúdo desatualizado não deve ser removido. Confira:

 

Quando é possível atualizar a página e solicitar rastreamento e indexação

 

Às vezes, o problema com uma página desatualizada não está no conteúdo, mas na forma como os motores de busca a estão vendo. 

Imagine que você tem um conteúdo de blog anunciando um evento que já aconteceu e decide alterar algumas informações. Mesmo após a atualização, o Google pode exibir a versão antiga da página. Isso pode acontecer porque ele ainda “não viu” as mudanças recentes que você fez.

Nesse caso, a solução não é remover a página, mas, sim, pedir ao Google para “revisitá-la” e verificar as novas informações

Você pode fazer isso usando o Google Search Console, conforme as orientações da própria plataforma:

Você pode solicitar que um URL inspecionado seja indexado pelo Google. A indexação pode levar até duas semanas. Use a ferramenta para conferir o andamento do processo.

Para solicitar a indexação de um URL, faça o seguinte:

  • Inspecione o URL da página.
  • Clique em “Solicitar indexação” na página de resultados da inspeção do URL. Se a página passar por uma verificação rápida para testar erros de indexação imediatos, ela será enviada para a fila de indexação. Não será possível solicitar a indexação se a página não for considerada indexável no teste em tempo real.

Para solicitar a indexação de muitas páginas novas ou atualizadas, a melhor opção é enviar um sitemap e marcar as páginas modificadas com <lastmod>.”

Quando o conteúdo tem informações úteis ao usuário

 

Mesmo se uma página tiver algumas informações desatualizadas, ela ainda pode ter informações úteis para quem a visita. Retornando ao exemplo do texto sobre “Home Office: o que é e como funciona?”, outra opção, além da remoção, seria a atualização. 

Afinal, é um conteúdo útil ao usuário e pode ser reformulado a qualquer momento, desde que você seja o proprietário do site. Nesses casos, é possível revisá-lo e atualizar o que for necessário.

Nesse caso, também é preciso pedir que o Google reavalie a página. Isso garantirá que as atualizações sejam refletidas nos resultados de busca e que os visitantes vejam as informações mais recentes.

 

Google Search Console para remover conteúdo

 

O Google Search Console (GSC) é uma ferramenta gratuita, fornecida pelo Google, que tem a função de monitorar, manter e otimizar a presença dos sites nos resultados de pesquisa do buscador

São muitas funcionalidades disponíveis pela ferramenta, como: 

 

  • Monitoramento do desempenho do site nos resultados de pesquisa;
  • Identificação e correção de erros de rastreamento e indexação;
  • Verificação de quais páginas estão sendo indexadas e quais não estão;
  • Solicitação da remoção de URLs específicas do índice de pesquisa.

 

Neste texto, iremos falar, especificamente, da capacidade de gerenciar e remover conteúdo desatualizado ou indesejado do índice de pesquisa do Google. Como explicamos, para manter a relevância e a qualidade dos sites é necessário ter conteúdos atualizados. 

Dentro do GSC, há uma maneira direta de retirar qualquer página da SERP do Google. Vamos compreendê-la no próximo tópico. 

 

Passo a passo para remover conteúdo

 

O primeiro passo é abrir o navegador e acessar o Google Search Console. Você também pode seguir direto para a plataforma clicando aqui. Na sequência, siga as seguintes orientações:

 

Faça login

 

Assim que estiver na plataforma, você precisará realizar login na sua conta do Google associada ao seu site. Se você ainda não tiver uma conta, será necessário configurar uma e verificar a propriedade do seu site.

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Imagem: Reprodução / GSC

 

Vá até o menu “Indexações”

 

Assim que você acessar o GSC, precisará selecionar o site do qual deseja remover o conteúdo. Depois, vá até a seção “Indexação”, que pode ser encontrada no menu, ao lado esquerdo da plataforma. Lá, você verá a aba “Remoções”, clique nela. 

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Imagem: Reprodução / GSC

 

Faça uma nova solicitação

 

Já na aba de “Remoções”, clique em “Nova Solicitação” para iniciar o processo.

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Imagem: Reprodução / GSC

 

Inserir a URL que será excluída

 

Agora, você precisa inserir a URL completa da página que você deseja remover. Nesse momento, é possível inserir apenas uma URL específica ou todas as URLs relacionadas.

Caso tenha dúvidas sobre como isso pode impactar o seu site, é aconselhável inserir cada URL separadamente. Após fazer sua seleção, clique em “Próxima”.

 

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Imagem: Reprodução / GSC

 

Envie a solicitação

 

Verifique se todos os detalhes estão corretos e clique em “Enviar Solicitação”. 

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Imagem: Reprodução / GSC

 

Cancelar a solicitação

 

Após o envio, a solicitação entrará em processamento e poderá ser cancelada, caso seja necessário. 

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Imagem: Reprodução / GSC

 

Verifique o status da solicitação

 

Depois de enviar a solicitação de remoção, você poderá acompanhar o status para ver como está o processo. Podem aparecer diferentes indicações, veja:

 

  • Pendente: indica que sua solicitação está aguardando o processamento. Pode levar algum tempo até que o Google complete a análise e faça a remoção;
  • Aprovado: a URL será removida do índice de busca do Google. Dessa forma, o conteúdo desatualizado não aparecerá mais nos resultados de pesquisa;
  • Negado: você precisará revisar as informações enviadas e garantir que elas atendem a todos os critérios exigidos. Pode ser necessário enviar uma nova solicitação corrigida;
  • Expirado: as solicitações podem expirar se não forem processadas a tempo. Caso isso aconteça, você terá a opção de enviar uma nova solicitação.

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Imagem: Reprodução / GSC

 

Passo a passo para remover uma imagem

 

Há duas alternativas para remover imagens dos resultados de pesquisa do Google:

 

  1. Utilizar regras no arquivo robots.txt
  2. Aplicar o cabeçalho HTTP X-Robots-Tag: noindex

 

Ambos os métodos são usados para remover imagens do seu site e têm o mesmo resultado. De acordo com o Google: 

“Você pode escolher o método que funciona melhor para seu site. O Googlebot precisa rastrear os URLs para extrair os cabeçalhos HTTP. Portanto, não é necessário implementar os dois métodos ao mesmo tempo.”

Agora, se você deseja remover uma imagem de um site que não tem acesso, o procedimento muda. Isso pode acontecer se outro domínio estiver utilizando uma foto sua ou da sua marca. 

Nesses casos, é necessário entrar em contato com o proprietário, conforme explica o suporte do Google: 

“A maioria das imagens que aparecem nos resultados da pesquisa do Google são de sites que não são do Google. Por isso, não podemos remover essas imagens da Web. Primeiro, entre em contato com o proprietário do site para solicitar a remoção da imagem.”

 

A Experta pode ajudar com seu site!

 

A remoção de conteúdos pode ser uma atividade complicada, principalmente para quem não está acostumado a usar o Google Search Console. Para evitar essa dor de cabeça, contrate a consultoria de SEO para melhorar seu site!

A Experta está no mercado de SEO há anos e atende clientes por todo o Brasil com seus serviços de destaque, ranqueamento e conversão

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