Você já ouviu falar em UGC?
No marketing digital, UGC é a sigla para user generated content, que em português significa “conteúdo gerado por usuário”.
A estratégia permite que os usuários se tornem criadores de conteúdo ao divulgarem uma marca por meio de suas próprias perspectivas sobre produtos ou serviços que já consumiram.
Plataformas como Instagram, YouTube e TikTok têm permitido que consumidores comuns sejam criadores de conteúdos, que incluem desde vídeos até avaliações nas redes sociais.
Entender o que é UGC é fundamental para quem quer se destacar no ambiente digital, uma vez que a estratégia permite que as marcas se conectem com os clientes de maneira mais autêntica e pessoal.
Ficou curioso para saber mais?
Continue a leitura! Preparamos um conteúdo especial com tudo o que você precisa saber sobre UGC.
O que é UGC?
O conteúdo gerado por usuário (UGC) é uma estratégia realizada pelos próprios usuários das marcas, que podem ser clientes, parceiros ou fornecedores.
O UGC funciona de forma simples: os usuários dão um depoimento positivo sobre o produto ou serviço, que é usado como conteúdo a fim de estimular mais pessoas a se conectarem com a marca devido ao impacto proporcionado pelo feedback.
Os conteúdos podem ser em forma de vídeo, foto, comentários, feedbacks e avaliações nas redes sociais.
O ponto alto dessa estratégia é que ela se molda a qualquer tipo de negócio, atendendo às necessidades específicas da empresa de forma orgânica.
É importante destacar que o UGC não deve ser confundido com outras estratégias, como as parcerias e as colaborações com influenciadores digitais. O conteúdo UGC é feito de forma orgânica e sem trocas.
O UGC é um tipo de estratégia de marketing simples, rápida, prática e eficiente. Além disso, pode ser divulgada por plataformas digitais, favorecendo a visibilidade, aumentando o alcance e tornando a marca mais conhecida.
Outro ponto interessante é que esse tipo de conteúdo ajuda a estreitar a conexão com o público, que se vê no consumidor que compartilhou a sua experiência com a empresa.
Qual é o impacto do UGC no marketing?
Ao integrar de forma estratégica o conteúdo gerado pelo usuário em suas campanhas, as empresas criam oportunidades. Confira alguns dos impactos que o UGC pode trazer:
Fortalecimento da marca
O primeiro impacto do UGC no marketing digital é a sua capacidade de reforçar a imagem da marca. Os conteúdos gerados pelos usuários, frequentemente, oferecem uma visão genuína e descomplicada do que uma marca e seu produto ou serviço representam.
Com isso, as empresas podem aumentar o reconhecimento e a reputação no mercado, aspectos que ajudam a construir uma imagem sólida e confiável.
Aumento da confiança do cliente
Uma das propostas do marketing digital é construir uma relação de confiança com o cliente, o que pode ser alcançado com o UGC. Quando os clientes criam e compartilham conteúdo sobre sua marca, eles estão associando a imagem deles à sua.
Isso demonstra confiança e aumenta a lealdade do cliente. Quando ele investe tempo para criar e compartilhar conteúdo sobre sua marca, é muito provável que ele também esteja fidelizado para as próximas compras.
O UGC não apenas ajuda a fortalecer a imagem e a reputação da marca, como também cria um vínculo emocional com os consumidores, resultando em lealdade e recomendações. Esses elementos são considerados fundamentais para a sobrevivência e o crescimento dos negócios em meio à concorrência.
Como o UGC pode ser utilizado?
Como vimos anteriormente, o UGC pode ser uma estratégia valiosa para o marketing digital, trazendo impactos positivos para as campanhas. Agora é hora de conferir para quais finalidades ele pode ser utilizado.
A seguir, você confere três caminhos que podem ajudar na elaboração de estratégias com o UGC:
Para expansão de marca
O UGC contribui para a expansão da marca no marketing digital. Ao incentivar os consumidores a criarem e compartilharem suas experiências com produtos ou serviços, as empresas conseguem ampliar o alcance e a visibilidade.
As redes sociais, como Instagram e TikTok, são plataformas ideais para disseminar esses conteúdos autênticos e não filtrados, já que chegam a um público mais amplo e diversificado.
A variedade de conteúdos gerados espontaneamente pelos usuários aumenta a diversidade de material promocional disponível, enriquecendo as campanhas de marketing e proporcionando uma visão mais abrangente da marca.
Para conversão de novos leads
Além de fortalecer a imagem da marca, o UGC auxilia na conversão de novos leads. As avaliações, os comentários e os depoimentos compartilhados por consumidores reais atuam como prova social, influenciando positivamente a decisão de compra de potenciais clientes.
Campanhas que incentivam a criação de UGC, como concursos e desafios, podem gerar um grande volume de conteúdo, aumentando o engajamento e a interação com a marca. Esse tipo de estratégia não apenas atrai novos seguidores, mas também os envolve ativamente, aumentando as chances de conversão.
Engajamento do público
O UGC também contribui para o engajamento do público. Quando os usuários são incentivados a compartilhar suas experiências e criações, eles se tornam parte ativa da comunidade da marca. Isso não apenas cria uma sensação de pertencimento, mas também motiva outros consumidores a se envolverem.
Destacar os conteúdos gerados pelos usuários em canais oficiais da marca reforça a relação entre a empresa e os clientes. Mostrar que a marca valoriza e responde ao feedback dos usuários aumenta o engajamento.
Grandes marcas utilizam o UGC para essa finalidade:
- A GoPro utiliza vídeos, fotos e depoimentos de usuários em publicações nas redes oficiais da marca. A ação gera pertencimento e faz com que outros consumidores compartilhem suas publicações.
- No mundo da moda quem também adere a esse tipo de estratégia é a Farm. A marca criou um nome próprio para suas consumidoras e compartilha diariamente looks usados por elas nas redes oficiais, o que ajuda a criar uma sensação de comunidade e pertencimento.
Como incentivar os usuários a produzirem conteúdos
A criação de conteúdo por usuários é uma solução benéfica para as marcas, mas para colocá-la em prática é preciso ter estratégias eficazes. Afinal, como garantir que o público produza conteúdos espontâneos?
Na realidade, há algumas táticas que podem ser aplicadas para colocar em prática o UGC:
Avaliações e reviews
Entre as formas mais comuns de UGC estão as avaliações e os reviews. Para que elas aconteçam, é importante que a marca incentive os usuários.
Uma ideia é enviar cards demonstrando o interesse em ouvir a opinião do público. Algumas empresas usam essa estratégia adicionando frases como “Conte a sua experiência” ou “Queremos ouvir a sua opinião”.
Isso faz com que os consumidores se sintam à vontade para compartilhar suas avaliações no site, nas redes sociais ou em outros espaços. Unboxing
O unboxing é um tipo de review que ganhou popularidade com a popularização de influenciadores digitais. A prática consiste em compartilhar com os seguidores a experiência ao receber o produto, mostrando-o desde o momento de sua chegada.
Vale destacar que um fator decisivo para que os consumidores se sintam à vontade para fazer unboxing é a forma como as marcas entregam os produtos. Muitas lojas de moda, por exemplo, adicionam brindes, cartões e itens diferenciados que tornam a experiência do usuário mais rica e diferenciada.
Quando os usuários compartilham um unboxing, outras pessoas têm acesso a esse conteúdo e são influenciadas a comprar itens da marca para viver a mesma experiência.
Concursos
Os concursos também são uma boa alternativa para obter UGC. A ideia é estimular os consumidores a interagirem com a marca para ganharem prêmios. Descontos, brindes e outros estímulos favorecem a divulgação livre nas redes sociais.
Comentários
Muitos clientes interagem nas redes sociais, no blog da marca e em outras plataformas de forma espontânea sem a necessidade de estímulo. Por isso, é importante ficar de olho nos comentários, pois pode ter um conteúdo interessante por ali.
Ao republicar esses comentários, você mostra para outros consumidores que esse também é um canal de visibilidade, fazendo com que mais pessoas exponham opiniões.
É importante destacar que é necessário pedir a autorização para garantir o consentimento de nome, imagem e mensagens dos clientes. Essa cautela evita problemas com a privacidade de dados.
Benefícios do UGC
Agora que você já é um expert em UGC, chegou a hora de conferir os benefícios que a estratégia pode proporcionar para a sua marca.
As vantagens do UGC são diversas, confira as principais:
Conteúdo gratuito
O conteúdo gerado pelos usuários tem baixo custo e alto retorno. Os materiais produzidos pelos consumidores podem ser usados em todos os canais da empresa.
O investimento financeiro nesse tipo de estratégia é mínimo, já que os usuários estão dispostos a compartilhar suas experiências de forma orgânica.
Entretanto, a empresa deve se concentrar em oferecer produtos ou serviços de qualidade para assegurar que as experiências sejam positivas.
Aumento do alcance nas redes sociais
O UGC oferece vantagens para as redes sociais. Ter conteúdos criados pelos usuários aumenta o alcance da marca.
Ter consumidores promotores da marca é essencial para atingir novas pessoas de forma gratuita e orgânica, já que não será necessário investir em anúncios.
Impacto nas estratégias de SEO
Para o SEO, o conteúdo gerado por usuários é fundamental porque pode diminuir a necessidade de produção interna de conteúdo.
Além disso, o UGC permite que os profissionais da área avaliem o material criado pelos usuários, identificando o que faz sentido transformar em conteúdo otimizado.
Outro aspecto relevante para o SEO são os comentários em fóruns e artigos. Quando bem moderados e indexados pelo Google, eles podem agregar ainda mais valor ao conteúdo.
Coleta de dados
Com conteúdos gerados pelos usuários, você pode reunir informações sobre as expectativas em relação à marca e aos produtos, identificar a melhor forma de comunicação e obter dados sobre a experiência e a jornada dos consumidores até você.
Com essas percepções, é possível desenvolver novas estratégias e destacar pontos fortes da marca que foram mencionados pelos usuários.
Contribuição para a jornada de compras
O conteúdo gerado por usuários desempenha um papel importante na jornada de compra ao construir credibilidade e confiança entre consumidores.
Avaliações e depoimentos são considerados mais autênticos e confiáveis do que a publicidade tradicional, influenciando positivamente as decisões de compra.
Além disso, o UGC promove maior engajamento e interação com a marca, criando uma sensação de comunidade que incentiva outros consumidores a se envolverem. Assim, a estratégia não só enriquece a experiência de compra, mas também fortalece o relacionamento entre consumidores e marcas.
A Experta pode ajudar a sua marca!
Como você pode ver, o UGC é uma estratégia que pode ser bastante útil para a sua empresa.
No entanto, para que essa estratégia seja eficiente, é preciso incentivar a criação dos conteúdos, monitorar a qualidade das informações e alinhar os materiais com o SEO e outras soluções do marketing digital. Para isso, contratar uma agência de link building qualificada fará toda a diferença no seu resultado final.
Aqui na experta trabalhamos com uma abordagem estratégica que inclui: SEO técnico, blog posts atrativos e link building, com foco em ranquear sua empresa nas primeiras posições dos buscadores e aumentar a sua taxa de conversão.
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