Agência de marketing digital: tudo o que ela pode fazer por sua empresa
Veja quais são os benefícios de contratar uma agência de marketing digital para o seu negócio.
A maior parte das empresas deseja aumentar o alcance de público e as vendas, certo? Se você está sonhando com isso, pense: que lugar é melhor do que a internet para falar com as pessoas?
Por isso, as agências de marketing digital tornaram-se fundamentais para o sucesso das empresas.
Por meio de estratégias que vão desde campanhas publicitárias até a otimização de sites e redes sociais, as agências de marketing digital são responsáveis por criar uma presença on-line para as marcas.
Estar em diferentes canais permite a comunicação com públicos diversos, e isso pode ser extremamente vantajoso para o sucesso do seu negócio.
No entanto, simplesmente ter uma rede social ou um site não garante visibilidade. É preciso ter estratégias para conquistar a confiança das pessoas e ocupar um lugar significativo no mundo digital, que é tão competitivo.
Portanto, contar com profissionais especializados é um diferencial para se destacar. Neste conteúdo, vamos mostrar como os serviços de uma agência de marketing digital podem impulsionar os resultados da sua empresa.
Se você ficou curioso para descobrir tudo que ela pode fazer, continue a leitura!
O que é uma agência de marketing digital?
É uma empresa que oferece diferentes serviços de marketing digital. Ou seja, é um ambiente formado por especialistas na área, que trabalham na criação de estratégias para o sucesso do seu negócio.
As estratégias variam de acordo com o objetivo de cada cliente e podem incluir:
- Criação e gerenciamento de sites
- Gestão de redes sociais
- Produção de conteúdo em SEO
- Campanhas publicitárias
- Outras alternativas
Assim, a principal função de uma agência de marketing digital é trazer visibilidade para uma empresa. A presença digital é capaz de fazer a marca se conectar com clientes, ter uma comunicação transparente e aumentar as vendas.
Entre suas responsabilidades estão traçar metas e desenvolver planejamentos de ações de marketing digital que irão impactar os resultados de uma empresa. Para isso, analisa o comportamento das pessoas na internet e identifica oportunidades de negócio.
Uma agência de marketing digital lida, constantemente, com números e dados para criar estratégias. Os serviços oferecidos são amplos, sendo preciso seguir um critério para estabelecer o que é melhor para sua companhia.
Por isso, é realizada uma pré-avaliação de cada caso, reconhecendo as dores dos clientes e propondo soluções. A depender do desenvolvimento das ações, os resultados podem ser no longo prazo. No entanto, com uma execução eficaz, vale a pena ser paciente para se destacar no mundo digital.
Agência full service x Agência especializada
Agora que você já entendeu o que é uma agência de marketing digital, vamos nos aprofundar em duas propostas diferentes: full service e especializada.
A primeira trabalha a ideia da comunicação 360°, o que significa que uma única agência é responsável por todos os aspectos comunicacionais do cliente, o que envolve:
- Gestão de mídias
- Campanhas para o Google
- Desenvolvimento de sites
- Estratégias on-line e off-line
- Outros serviços
Já as agências de marketing digital especializadas focam em uma parte da comunicação. É o caso da Experta, que oferece serviços específicos: SEO, link building e digital PR.
A primeira impressão pode ser de que o modelo full service é mais prático por “englobar tudo de uma vez”, mas nem sempre os serviços serão ofertados com a mesma qualidade de profissionais especializados. Já ouviu o ditado “quem tudo quer, nada tem”?
A agência especializada oferece as seguintes vantagens:
- Conhecimento aprofundado
- Time de especialistas
- Atenção aos detalhes
- Maior qualidade na entrega
Já o modelo full service apresenta as seguintes desvantagens:
- Elevado número de tarefas
- Menos tempo para detalhar processos
Por isso, é importante poder contar com a experiência das agências de marketing digital especializadas. Aumentar o tráfego orgânico é um trabalho que exige muitas demandas. Com ações específicas, personalizadas e atentas aos detalhes, as chances de sucesso são maiores.
Conheça o trabalho da agência de marketing digital
A seguir, entenda mais sobre o que uma agência de marketing digital pode fazer pela sua empresa:
Construção de estratégias
Para as ações de marketing funcionarem, é necessário seguir um planejamento estratégico, por isso, os seguintes aspectos são analisados:
Análise de mercado e concorrência
Uma das primeiras etapas para pensar em estratégias de marketing digital é analisar como está o posicionamento da marca no mercado. Para isso, é preciso analisar a concorrência e entender suas estratégias de conteúdo.
A partir de então, é definido qual caminho seguir a fim de se destacar no meio de tanta competição. As informações colhidas durante a análise podem ser valiosas para o seu nicho e representar oportunidades.
Comportamento de sua empresa na internet
O comportamento na internet diz muito sobre um negócio. Por isso, a agência de marketing digital verificar constantemente como está o desempenho de redes sociais, blog, site e e-commerce. Por meio de ferramentas específicas, os profissionais acompanham e analisam métricas de cliques, engajamento, tráfego orgânico e conversão, por exemplo.
Comportamento do seu cliente
É fundamental entender quem é o seu público e onde ele está no universo digital. Por exemplo, dependendo da faixa etária, pode ser que ele se concentre mais em um tipo de rede social ou que consuma um determinado tipo de mídia. Reconhecer esses fatores ajuda a segmentar as ações de marketing digital, apresentando melhores resultados.
Persona
A persona é a representação do cliente ideal. Dessa forma, revela o perfil das pessoas interessadas nos produtos ou serviços de uma empresa: como se comportam, quais são seus gostos e quais mídias usam. A persona ajuda a definir ações específicas para chegar ao seu público.
Pesquisas on-line
As pesquisas guiam todas as etapas do processo, pois estratégias de SEO e marketing digital envolvem o trabalho analítico. A realização de estudos e levantamentos influencia no entendimento sobre o próprio setor de mercado, os concorrentes e os consumidores.
Definição de ações
É o trabalho realizado após o período de análise e planejamento. A definição de ações de marketing digital busca aumentar a visibilidade de uma empresa, atraindo mais visitas e impactando nas vendas.
Produção de conteúdo
Os conteúdos são os responsáveis por atrair as pessoas, por isso, as agências de marketing digital precisam produzir conteúdos relevantes e otimizados. A produção é dividida nas seguintes etapas:
Calendário editorial
O calendário editorial é um cronograma que marca quando os conteúdos serão publicados. É uma etapa indispensável para a produção de conteúdo. Com ele, é possível planejar:
- Tema dos conteúdos
- Datas de publicação
- Formatos de veiculação
- Definição de palavra-chave utilizada
- Conteúdo, de acordo com a jornada do consumidor
Além de promover a ordenação dos conteúdos, o calendário editorial oferece uma visão ampla sobre as etapas dos processos e, assim, ajuda a equipe produtiva a se orientar.
Pautas
A elaboração de pauta é a receita do conteúdo. Nela estão contidas as informações principais que um conteúdo deve ter, especificando a keyword a ser trabalhada e o público a ser atingido. Trata-se do pontapé inicial para a produção e, por isso, deve estar alinhada ao planejamento estratégico das ações e marketing desenvolvidas.
O responsável pela escrita da pauta deve ter um profundo conhecimento sobre todas as etapas seguintes, sendo capaz de sugerir o melhor tom de voz e o tipo de conteúdo a ser produzido.
Conteúdos úteis com análise de SEO e link building
Os conteúdos precisam ser atrativos e úteis para o público, e as análises de SEO contribuem para o desenvolvimento de materiais relevantes.
Um conteúdo otimizado e de qualidade tem maior chance de receber destaque nas buscas, para isso, é preciso seguir as técnicas de SEO.
O link building é uma estratégia que consiste em conquistar menções para a sua página em outros sites, através de links. Este trabalho ajuda a atrair tráfego orgânico, sendo fundamental para o marketing digital.
Canais relevantes
No caso do link building e do Digital PR, a distribuição de conteúdo precisa ser estratégica, o que significa identificar canais relevantes para a veiculação. Quanto mais expressivo um canal, maior pode ser a quantidade de cliques, as chances de visita e as oportunidades de sucesso.
Além disso, a publicação precisa estar de acordo com o público-alvo. Ou seja, tem que ocorrer nos veículos e nas mídias que têm esse grupo como audiência para que a estratégia traga resultados.
Diversificação de mídias
Uma agência de marketing digital atua em diferentes frentes. Nas mídias on-line, as opções se concentram em redes sociais, e-mails e sites.
Publicidade em mídias sociais
As mídias sociais servem de vitrine para promover um produto ou serviço. Através delas, o público pode interagir com as publicações da campanha de publicidade e aumentar o engajamento da marca.
A publicidade consiste na produção de conteúdos promocionais, sendo importante chegar até o público e estimular o seu envolvimento. Assim, quanto maior a participação, maior será o sucesso deste trabalho.
Uma estratégia muito comum nas redes sociais é lançar um sorteio ou promoção e solicitar que os interessados compartilhem o post para confirmar a participação. O intuito é que a divulgação do seu produto/serviço alcance os seguidores dos participantes.
Aposta em e-mail marketing
É uma estratégia de marketing digital fundamental para nutrir um bom relacionamento com os clientes. Por meio dela, é possível enviar mensagens especiais de ofertas, fornecer informações relevantes e divulgar novos produtos ou serviços.
As aplicações de conteúdos são diversas:
- Transacional: e-mail automático enviado para confirmar venda, cadastro, preenchimento de formulário, entre outros;
- Newsletter: conteúdo informativo sem a intenção direta de venda, como notícias de mercado, blog posts e dicas para os possíveis leads;
- Fluxo de nutrição: cadência de e-mails para que o lead transite pelo funil de vendas até finalizar a compra ou fechar o contrato;
- Convites: forma eficaz de convidar os usuários para eventos, presenciais ou on-line, como lives, feiras, congressos, entre outros;
- Release: utilizado por jornalistas, produtores de conteúdo e veículos de comunicação para divulgar conteúdos de uma empresa com o intuito de serem publicados em outros canais.
Dentre as vantagens, pode-se destacar o custo relativamente baixo quando comparado aos outros meios de comunicação. É possível fazer o rastreamento de informações dos usuários, como identificação e registro de abertura das mensagens.
Ao optar por campanhas de e-mail marketing, a agência também pode aumentar a taxa de conversão. Isso porque a relação com os clientes por esse meio é mais específica, permitindo maior clareza sobre em qual etapa do funil de vendas um potencial cliente está.
Conteúdos e gestão de blogs
Os blogs são fontes de informações sobre o seu nicho para os clientes e, por isso, uma boa gestão é fundamental para o trabalho de marketing digital.
Se determinado visitante tem dúvidas, os conteúdos produzidos no seu blog deverão ajudá-lo a solucioná-las. É possível se antecipar e descobrir quais são as perguntas mais frequentes entre os potenciais clientes para a produção de conteúdos estratégicos.
O blog não pode ter conteúdos aleatórios e deve seguir uma hierarquia que facilite o acesso e desperte o interesse dos usuários. Também é necessário ter um texto otimizado para SEO, de forma que os mecanismos de busca sejam capazes de encontrá-lo e ranqueá-lo na melhor posição.
Ao produzir conteúdos úteis e relevantes, tanto o consumidor, quanto os mecanismos de busca - como o Google e o Bing - passam a considerar a sua página como uma fonte confiável de informação e, consequentemente, uma referência no mercado.
Mensuração de resultados
Todo plano de ação precisa incluir uma etapa de mensuração dos resultados. As checagens são essenciais para avaliar se as metas estão sendo atingidas ou não, indicando se há necessidade de aprimoramento das estratégias. Portanto, a agência de marketing digital também trabalha com ferramentas de análise de métricas e dados.
Análise do Google Analytics
O Google Analytics é uma das ferramentas de análise de dados mais populares, que oferece um detalhamento sobre o desempenho de um site na internet, sugerindo insights para melhoria das estratégias.
Com os relatórios, é possível analisar os números de tráfego orgânico e pago as taxas de conversão, o perfil dos visitantes e os acessos de cada página.
Análise de métricas
As métricas desempenham o papel de controle de metas. Através dos números, é possível saber o que falta para atingir determinado resultado.
Métricas de alcance, taxa de engajamento e conversões permitem um olhar aprofundado sobre as estratégias de marketing digital, que podem variar conforme o canal escolhido. A análise é um processo indispensável para alcançar melhores resultados.
Relatórios e clipping
Os relatórios reúnem as informações sobre as análises das métricas e, assim, apresentam de forma clara a evolução de uma campanha e os resultados das estratégias.
Como as campanhas de Digital PR têm o intuito de promover uma empresa, é necessário ter o controle sobre os espaços alcançados na mídia. O monitoramento de clipping é responsável por selecionar todas as menções e notícias sobre a marca para identificar o alcance e a relevância das ações.
Contrate uma agência de marketing digital especializada
Como você pôde perceber, o trabalho de uma agência de marketing digital é focado em trazer um posicionamento sólido para sua empresa na internet.
A Experta é uma empresa especializada em estratégias de SEO, link building e Digital PR, que podem impulsionar o seu negócio!
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