Posicionamento de mercado: o que é e quais as vantagens?

Você sabia que se destacar no mercado vai muito além de ter um bom produto ou serviço? Em um cenário de alta concorrência, o que faz a diferença é como…

Publicado em: 5 de dezembro de 2024
Atualizado em: 18 de dezembro de 2024
Flávia Crizanto

Jornalista. Mestre em Comunicação e Sociedade, com foco em tecnologia. Especialista em link building e SEO. Fundadora da Experta, a maior agência de link building do Brasil, pioneira em Digital PR.

Você sabia que se destacar no mercado vai muito além de ter um bom produto ou serviço? Em um cenário de alta concorrência, o que faz a diferença é como sua marca é percebida pelos consumidores. Isso se chama posicionamento de mercado.

A estratégia consiste em criar uma imagem única na mente dos consumidores, diferenciando-se das demais opções disponíveis no mercado. 

Para entender se a empresa está ou não bem posicionada no mercado, basta analisar quais as primeiras marcas que passam pela mente dos clientes quando pensam em um serviço ou produto. Se for a sua, ela está em ótima posição!

Uma das principais formas de estudar o mercado e mapear os concorrentes para melhorar o posicionamento da marca é a partir do Search Engine Optimization (SEO), que reúne práticas para melhorar a visibilidade de um site nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing. 

Ficou confuso? Não se preocupe. Neste conteúdo, vamos explicar o que é e como o posicionamento de mercado pode ser um diferencial para o sucesso da sua marca. 

Vamos lá?

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Foto: Reprodução/Freepik

 

Para que serve o posicionamento de mercado?

 

O posicionamento de mercado define como uma marca é percebida pelos consumidores e  impacta diretamente a posição que o site ou blog dessa marca conquista no ranqueamento do Google e de outros mecanismos de busca.

Quando uma marca tem um posicionamento claro e bem definido, ela atrai o público certo e, consequentemente, tem um melhor desempenho nos resultados de pesquisa.

Na prática, podemos pensar no seguinte exemplo: uma marca quer se posicionar como autoridade em um nicho específico, como “cosméticos veganos”. Ela deve alinhar o seu conteúdo e as suas práticas de SEO para refletir esse posicionamento. 

A partir disso, o Google começa a entender que o site daquela marca é relevante para esse tema, o que melhora o posicionamento das páginas e aumenta as chances de elas serem encontradas quando os usuários buscam por termos relacionados, como “melhores cosméticos veganos” ou “cosméticos sustentáveis”.

O posicionamento de mercado também serve para direcionar a criação de conteúdo com maior qualidade para o público-alvo. Isso atrai mais visitantes por meio do tráfego orgânico, isto é, pessoas que encontram o site de forma espontânea, pelos buscadores.

 

Quando você entende para quem está falando e o que esses consumidores procuram, fica mais fácil produzir conteúdos que respondam às suas necessidades.

 

O que a empresa deve fazer para encontrar seu posicionamento de mercado?

 

Encontrar o posicionamento de mercado certo para a sua empresa é um processo estratégico. Especialistas de uma agência de SEO entendem todo o mercado-alvo, analisam a concorrência e identificam comportamentos dos consumidores. Esses passos são importantes para estabelecer uma posição única e relevante na mente dos seus consumidores. A seguir, entenda mais sobre cada um deles:

 

Estudar o mercado-alvo

 

O primeiro passo para definir o posicionamento de mercado é entender quem são os seus consumidores. Isso significa identificar o mercado-alvo, que é o grupo de pessoas que têm mais chances de se interessar pelo produto ou serviço que sua empresa oferece. 

Por exemplo, uma marca de roupas esportivas precisa determinar se seu mercado-alvo são atletas profissionais, praticantes de esportes amadores ou pessoas que buscam roupas confortáveis para o dia a dia. Com base nisso, a empresa pode ajustar a comunicação e a oferta de produtos para atender melhor às demandas.

Ao entender o mercado-alvo, é possível criar uma mensagem de marketing que esteja alinhada às expectativas desse grupo de consumidores, aumentando a eficiência das campanhas e destacando melhor o posicionamento de mercado em comparação à concorrência.

 

Analisar concorrência

 

Depois de entender seu público, é fundamental identificar quem são os principais concorrentes no mercado e entender como eles se posicionam. Para isso, é necessário fazer uma análise de concorrência.

De acordo com o Sebrae, acompanhar as ações dos concorrentes ajuda no planejamento para manter a marca sempre à frente. Para isso, há alguns tópicos que podem ser úteis:

  • Definir os concorrentes, analisando o nicho de atuação e os serviços oferecidos;
  • Elaborar objetivos da análise, examinando preços ou campanhas dos concorrentes;
  • Estabelecer critérios, como volume de tráfego pago ou frequência de postagens;
  • Determinar o método de pesquisa;
  • Coletar dados por meio de pesquisas sobre os concorrentes, análise das redes sociais e das newsletters.

Analisar a concorrência permite aprender com os erros e acertos dos outros, ajudando a refinar ainda mais o seu posicionamento de mercado.

 

Identificar comportamentos relacionados à marca

 

Entender como os consumidores interagem com sua marca é outro passo importante. Para isso, é necessário monitorar:

  • Experiência dos usuários;
  • Preferências de compra;
  • Feedbacks;
  • O que os consumidores falam sobre a sua marca nas redes sociais.

Vamos pensar em um exemplo prático: uma marca de cosméticos descobre que seus clientes mencionam a qualidade dos ingredientes e o compromisso com a sustentabilidade como motivos para escolherem seus produtos.

Com essas informações, a empresa pode reforçar esses aspectos em sua comunicação e planejar a expansão da sua linha de produtos sustentáveis.

Identificar os comportamentos dos consumidores ajuda a alinhar a percepção que eles têm da sua marca e o posicionamento que você deseja alcançar, garantindo que ambos estejam em harmonia. 

 

Comunicar seus diferenciais

 

Após entender o mercado-alvo, analisar a concorrência e identificar os comportamentos dos consumidores, o último passo é comunicar de forma clara os diferenciais da sua marca.

Os diferenciais são o que tornam sua marca única!

Vamos pensar em mais um exemplo: uma empresa de tecnologia se destaca pelo atendimento excepcional que oferece ao cliente. Esse é um diferencial, logo, deve estar na mensagem central de suas campanhas de marketing. 

A comunicação garante que o público entenda o porquê deve escolher sua marca em vez das outras. Isso ajuda a consolidar o seu posicionamento de mercado, fazendo com que sua marca ocupe um espaço claro na mente dos consumidores.

DICA DA EXPERTA: um bom posicionamento de mercado depende da consistência. Certifique que todas as suas ações, desde o atendimento ao cliente até a comunicação visual, reflitam a mesma mensagem. Isso fortalece a identidade da marca.

 

Mapa de posicionamento de mercado

 

Para tornar o conceito visual, temos o mapa de posicionamento de mercado. A ferramenta mostra as percepções dos consumidores em um mercado-alvo, o que ajuda a visualizar onde sua marca se encaixa em relação aos concorrentes e ao que os consumidores valorizam. 

Isso facilita a identificação de oportunidades e ajustes estratégicos para garantir que você esteja realmente se destacando da maneira que deseja.

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Foto: Reprodução/AbriMinhaEmpresa

 

Como funciona o mapa de posicionamento?

 

O mapa de posicionamento costuma ser representado como um gráfico de dois eixos. Cada eixo representa um critério importante para os consumidores, como preço e qualidade, ou inovação e tradição. Por exemplo:

  • Eixo X (horizontal): pode representar o preço, indo de baixo a alto.
  • Eixo Y (vertical): pode representar a qualidade ou inovação, indo de básica à avançada.

As marcas ou produtos são colocados no gráfico de acordo com suas características relativas. Isso permite ver, rapidamente e de forma funcional, onde sua marca está posicionada e como ela se compara com a concorrência. 

Em momentos de crise ou emergências, esta análise rápida pode facilitar a tomada de decisões. Por isso, é importante ter em mente as vantagens do uso do mapa de posicionamento de mercado. Veja a seguir:

  • Identificação de lacunas: o mapa revela falhas no mercado que sua empresa pode explorar. Se você perceber que há uma área no gráfico onde não há marcas representadas, pode ser uma oportunidade para lançar um novo produto ou serviço que atenda à demanda.
  • Estratégia de diferenciação: se todos os concorrentes estão posicionados em uma mesma área do gráfico, você pode focar em características ou benefícios que os outros não estão oferecendo para se destacar.
  • Ajuste de estratégia: se seu posicionamento atual não está atraindo o público desejado, o mapa pode ajudar a visualizar a mudança necessária. Por exemplo, se você deseja mudar de uma marca de baixo custo para uma marca premium, será necessário ajustar as estratégias de marketing e o produto para refletir a mudança.

 

Vantagens de definir o posicionamento de mercado

 

Definir o posicionamento de mercado da sua empresa traz vantagens para construir uma marca forte e bem-sucedida. Veja algumas das principais vantagens:

 

Fidelização de clientes

 

Quando sua marca tem um posicionamento claro, é mais fácil criar um vínculo forte com seus clientes. Quando os consumidores sabem exatamente o que esperar e como a marca se diferencia da concorrência, eles são mais leais.

Isso acontece, sobretudo, pela clareza dos serviços e o alinhamento de valores. Além disso, conhecer o seu público-alvo permite que você ofereça personalizações e recompensas que realmente interessem ao seu público. Isso pode ajudar a construir uma comunidade ao redor da marca.

 

Controle de imagem

 

Um posicionamento de mercado bem definido permite que você controle a imagem da sua marca.

Vamos pensar no seguinte exemplo: uma empresa de tecnologia que se posiciona como inovadora e com foco em segurança cibernética pode comunicar esse posicionamento por meio de campanhas de marketing, design de produto e nas interações com clientes. Isso ajuda a manter uma imagem consistente e evitar confusões sobre o que é realmente oferecido.

 

Aumento da competitividade

 

Ao definir um posicionamento de mercado, você consegue destacar sua marca em meio à concorrência, o que é um diferencial para atrair e reter clientes, especialmente em mercados saturados.

O setor de moda, por exemplo, é muito competitivo. Se você decidir se posicionar como uma marca que oferece roupas personalizadas e feitas sob medida, isso pode ajudar a conquistar uma posição favorável em comparação com marcas que oferecem apenas roupas de prateleira. Sua oferta única pode atrair clientes que buscam exclusividade.

 

Conexão com o público

 

Um posicionamento bem definido ajuda a criar uma conexão mais profunda com seu público-alvo. Quando sua marca ressoa com os valores, as necessidades e os desejos dos consumidores, é possível estabelecer uma relação mais significativa e duradoura.

Com base nisso, você pode criar conteúdos relevantes para o público, abordando tópicos que realmente importam, respondendo às perguntas ou preocupações. Isso aumenta o engajamento e a confiança.

 

Clareza nas decisões

 

Ter um posicionamento de mercado claro cria uma base para tomar decisões estratégicas. Com uma visão bem definida de onde sua marca se encaixa e o que a diferencia, é possível tomar decisões mais informadas sobre desenvolvimento de produtos, estratégias de marketing, entre outras.

Vamos pensar em mais um exemplo: se você posiciona sua marca de suplementos como a mais confiável e científica, suas decisões de marketing podem se concentrar em apresentar dados e estudos clínicos em vez de apelos emocionais.

 

Como definir o posicionamento de mercado?

 

Definir o posicionamento de mercado é como escolher a melhor estratégia para uma partida de xadrez. Você precisa entender o cenário, conhecer seus oponentes e saber qual movimento vai colocá-lo na melhor posição para vencer. 

No mundo dos negócios, a analogia pode ser explicada em 6 passos simples

 

1º passo: para definir o posicionamento de mercado, é preciso conhecer o seu público-alvo o máximo possível. Quem são os consumidores em potencial? O que eles querem? Quais são seus desafios e desejos? 

 

2º passo: assim como já foi explicado, após conhecer o público, é preciso dar atenção aos concorrentes. O que eles estão fazendo bem? Onde eles estão falhando? Quais lacunas você pode preencher?

 

3º passo: saber o que torna sua marca única é fundamental para estabelecer seu posicionamento de mercado. Seu diferencial é o que vai fazer sua marca se destacar na mente dos consumidores.

 

4º passo: crie uma proposta clara de valor, que consiste na promessa que você faz ao seu cliente sobre o que eles ganharão ao escolher sua marca. Esta é a essência do seu posicionamento e, por isso, deve ser clara e convincente.

 

5º passo: com tudo definido, é hora de testar seu posicionamento no mercado. Isso pode envolver campanhas de marketing, feedback de clientes e análise de concorrência. 

 

Último passo: comunique o seu posicionamento. Isso ajuda a reforçar a percepção desejada e a construir uma imagem sólida da marca.

 

Exemplos de posicionamento de mercado

 

Quando falamos em posicionamento de mercado, estamos falando de como sua marca se destaca e se comunica.  Confira alguns exemplos:

 

Qualidade do Produto

 

Há marcas que se posicionam como líderes em qualidade. Elas apostam na superioridade dos seus produtos para atrair consumidores que buscam o melhor do mercado. A qualidade pode se traduzir em durabilidade, eficiência ou exclusividade dos materiais utilizados. 

Quando você se posiciona com base na qualidade, é fundamental que o conteúdo do seu site reflita isso. É importante otimizá-lo com palavras-chave relevantes e garantir uma navegação fluida para melhorar o ranqueamento no Google.

 

Preço

 

O posicionamento baseado em preço foca em oferecer o melhor valor possível pelo dinheiro investido. Há marcas que se destacam por serem as opções mais econômicas, enquanto outras podem se posicionar como premium, oferecendo produtos ou serviços por preços mais altos.

Para se posicionar bem no SEO, obter backlinks relevantes pode ajudar a melhorar a autoridade do seu site. Para estratégias econômicas, isso pode significar parcerias com blogs. Para estratégias premium, parcerias com influenciadores e publicações de luxo podem trazer bons resultados.

 

Serviços para clientes

 

Outras empresas se destacam pelo excelente atendimento ao cliente. Elas criam um posicionamento de mercado baseado na qualidade e na excelência dos serviços prestados, como suporte ao cliente, garantias e políticas de devolução.

Produzir conteúdo relevante que destaque a qualidade do atendimento e foque na experiência do usuário pode ser uma alternativa para fortalecer o posicionamento. 

 

Conveniência

 

Posicionamento baseado em conveniência foca em facilitar a vida dos consumidores. Isso significa ter um acesso fácil aos produtos, horários de funcionamento flexíveis ou serviços que economizam tempo.

A Amazon é um bom exemplo de conveniência. Seus atributos tornam as compras on-line convenientes para os clientes, o que a posiciona como uma escolha para quem valoriza  praticidade e funcionalidade.

 

Estilo de Vida

 

Há marcas que se posicionam em torno de um estilo de vida específico. Elas atraem consumidores que se identificam com valores específicos, criando uma conexão emocional com a marca.

Para uma marca que promove um estilo de vida saudável, por exemplo, é aconselhável criar conteúdos para blog e/ou vídeos e posts em redes sociais que destaquem não apenas os benefícios dos produtos, mas também como eles se encaixam nesse lifestyle.

 

Personalização

 

O posicionamento baseado em personalização oferece produtos ou serviços adaptados às necessidades individuais dos consumidores, destacando a flexibilidade e a atenção ao detalhe.

A Nike é conhecida por seu serviço Nike By You, que permite aos consumidores personalizarem seus tênis, o que atrai clientes que buscam exclusividade.

O posicionamento de mercado pode, portanto, assumir várias formas, desde focar na qualidade do produto até oferecer serviços excepcionais e personalização. Cada abordagem tem suas vantagens e atrai diferentes segmentos de consumidores.

 

Saiba como a Experta pode te ajudar

 

A Experta atua com um time de profissionais especializados na criação de estratégias de SEO que podem ajudar a estabelecer e consolidar o seu posicionamento de mercado.

Nosso trabalho contribui para que a sua marca conquiste mais visibilidade nos mecanismos de busca. Entre em contato com a gente e saiba como uma agência especializada pode fazer a sua empresa crescer com o tráfego orgânico!

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