Google lança atualização de spam de junho de 2024

O Google começa a implementar a atualização de spam de junho de 2024, que deve levar uma semana para ser concluída.

Publicado em: 21 de junho de 2024
Atualizado em: 21 de junho de 2024

No dia 20 de junho, o Google anunciou no X o lançamento do spam update (atualização de spam) de junho de 2024, que tem como objetivo melhorar ainda mais os resultados de pesquisa, visando os sites que violam as políticas de spam do Google.

De acordo com um comunicado, a atualização, que começou no mesmo dia do anúncio, deve levar até uma semana para ser totalmente implementada.

De acordo com o portal Search Engine Land, o Google afirmou que essa não é a versão algorítmica da aplicação da política de abuso de reputação do site. Esta ainda não foi implementada, e o Google fará um anúncio separado para informar as pessoas quando isso acontecer.

Pela terceira vez, vou repetir: tenho plena confiança de que, quando estivermos agindo algoritmicamente sobre o abuso da reputação do site, diremos isso. Não é o caso agora. Também não estarei respondendo a essa pergunta específica toda semana, portanto, talvez seja melhor deixar passar um mês entre as perguntas...

- Google SearchLiaison (@searchliaison), 20 de junho de 2024

Histórico das atualizações e políticas de spam do Google

O Google atualiza regularmente seus sistemas para reduzir o conteúdo de baixa qualidade e com spam de seus resultados de pesquisa.

As atualizações de spam têm como alvo os sites que violam as regras do Google, tais como:

  • Gerar conteúdo automaticamente apenas para melhorar as classificações de pesquisa;
  • Compra ou venda de links para manipular as classificações;
  • Ter conteúdo duplicado ou de baixa qualidade;
  • Enganar os usuários com redirecionamentos ocultos ou outras técnicas enganosas.

O último spam update do Google foi lançado em março.

Apesar de a atualização de março ter afetado muitos sites com spam, alguns conteúdos gerados por IA ainda conseguiram se classificar bem nos resultados de pesquisa.

A análise de Roger Montti, do Search Engine Journal, observa que alguns sites de spam com IA foram classificados para mais de 217.000 consultas, com mais de 14.900 classificações nos 10 principais resultados de pesquisa.

Os sites usavam táticas como a rápida rotatividade de conteúdo, imagens geradas por IA e estruturas de artigos com modelos, explorando uma brecha que permitia que o novo conteúdo recebesse um aumento inicial na classificação.

Confira: todas as atualizações do Google de 2003 até 2024

Possível impacto nos resultados de pesquisa

A atualização de spam de junho de 2024 provavelmente refinará ainda mais os recursos de detecção de spam do Google.

No entanto, experiências anteriores mostraram que o fechamento de brechas pode afetar inadvertidamente sites legítimos.

Como acontece com qualquer atualização significativa, o spam update de junho pode resultar em flutuações no tráfego e nas classificações de pesquisa de alguns sites.

Os sites envolvidos em práticas que violam as políticas de spam do Google ou que dependem muito de conteúdo gerado por IA podem sofrer uma queda em sua visibilidade de pesquisa.

Por outro lado, alguns sites podem se beneficiar da atualização, pois enfrentarão menos concorrência de sites com spam nos resultados de pesquisa.

O Google afirma que a atualização de spam de junho de 2024 pode levar até uma semana para ser totalmente implementada.

Quando a implementação estiver concluída, o Google publicará uma atualização no Painel de Status da Pesquisa Google, e você poderá avaliar o impacto da atualização nas suas classificações de pesquisa.

Não dependa da IA para criar conteúdo!

Nós sabemos que a IA já é parte fundamental no marketing digital. Mas quando se trata de produzir conteúdo útil para ranquear no Google, ela não pode ser a única aliada.

Por isso, conheça nosso serviço de gestão de blogs para produzir conteúdo útil, exclusivo e de qualidade! Nossa equipe de jornalistas especializados é responsável pela criação de pautas e artigos relevantes para o mercado e que condizem com os valores que a sua marca deseja passar.

CONFIRA TAMBÉM