Estudo aponta IA em textos de marketing como um assassino de vendas

O estudo conclui que mencionar a IA em textos de marketing reduz a confiança do consumidor e a intenção de compra em várias categorias de produtos, desafiando as estratégias de conteúdo atuais.

Publicado em: 6 de agosto de 2024
Atualizado em: 6 de agosto de 2024

Pesquisas mostram que mencionar a IA em textos de marketing pode ser um tiro pela culatra, diminuindo a confiança do consumidor e a intenção de compra.

Um estudo conduzido pela WSU e publicado no Journal of Hospitality Marketing & Management descobriu que mencionar explicitamente o termo “inteligência artificial”ou “IA” nas descrições dos produtos pode afastar os possíveis compradores, apesar da crescente presença da IA nos bens de consumo.

Principais descobertas

O estudo, que entrevistou mais de 1.000 adultos norte-americanos, constatou que os produtos rotulados com IA tiveram desempenho consistentemente inferior.

O autor principal, Mesut Cicek, da WSU, observou: 

"As menções à IA diminuem a confiança emocional, prejudicando a intenção de compra."

Os testes abrangeram diversas categorias: TVs inteligentes, eletrônicos de ponta, dispositivos médicos e fintech. Os participantes viram descrições de produtos idênticas, diferindo apenas na presença ou ausência de "inteligência artificial".

Impacto em produtos de alto risco

A aversão à IA aumentou com as ofertas de "alto risco", que são produtos com grandes riscos financeiros ou de segurança em caso de falha. Esses itens naturalmente provocam mais ansiedade e incerteza no consumidor.

Cicek afirmou:

"Testamos o efeito em oito categorias diferentes de produtos e serviços, e os resultados foram todos iguais: é uma desvantagem incluir esses tipos de termos nas descrições dos produtos."

Implicações para os profissionais de marketing

A principal lição para os profissionais da área é repensar as mensagens sobre IA. Cicek aconselha ponderar cuidadosamente as menções à IA em textos de marketing ou desenvolver táticas para aumentar a confiança emocional.

Destaque os recursos e benefícios do produto, não a tecnologia de IA. "Evite os chavões sobre IA", adverte Cicek, especialmente para ofertas de alto risco.

A pesquisa ressalta a confiança emocional como um fator-chave na percepção do produto de IA.

Isso cria um desafio duplo para as empresas focadas em IA: inovar os produtos e, ao mesmo tempo, aumentar a confiança do consumidor na tecnologia.

Olhando para o futuro

A crescente presença da IA na vida cotidiana destaca a necessidade de mensagens cuidadosas sobre seus recursos no conteúdo voltado para o consumidor.

Os profissionais de SEO marketing e as equipes de produtos devem reavaliar a forma como apresentam os recursos de IA, equilibrando a transparência e o conforto do usuário.

O estudo, de coautoria do professor da WSU Dogan Gursoy e do professor associado da Temple University Lu Lu, estabelece as bases para pesquisas adicionais sobre as percepções de IA do consumidor em diferentes contextos.

À medida que a IA avança, as empresas precisam acompanhar as mudanças nos sentimentos dos consumidores e ajustar o marketing de acordo. Este trabalho mostra que, embora a IA possa melhorar os recursos do produto, mencioná-la no marketing pode afetar inesperadamente o comportamento do consumidor.

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