O que é SEO off-page

Você sabia que o link building é uma prática de SEO off-page? Redes sociais e guest posts entram nessa lista também. Saiba como utilizá-las de modo eficiente.

Publicado em: 10 de junho de 2020
Atualizado em: 22 de julho de 2024

Nós estamos sempre falando sobre Link Building, uma prática de SEO muito eficiente para melhorar a autoridade de um site. O que muitas pessoas não sabem é que o trabalho de Search Engine Optimization, em português, otimização para mecanismos de busca se divide em duas frentes: O On-page e o Off-page.

O Link Building refere-se a uma prática off-page, cujo foco é o que ocorre fora do ambiente do seu site. Hoje vamos nos dedicar a falar sobre essa modalidade e te explicar porque ela é tão importante para quem deseja conseguir se destacar na Internet. 

Portanto, neste post você vai ler sobre:

  • O que é SEO off-page
  • Qual a diferença entre SEO off-page e SEO on-page
  • Quais as melhores técnicas de SEO-off page

O que é SEO off-page

O SEO é um conjunto de técnicas para aprimoramento de sites. O objetivo é fazer com que os robôs do Google, ao analisarem um site por meio de seus algoritmos, não tenham dificuldades para identificar o tipo de conteúdo o usuário vai encontrar.

Essa verificação também leva em consideração o relacionamento entre os sites. Assim como ocorre nas relações humanas, se o seu site recebe boas referências constantemente, ele obterá algumas vantagens a médio e longo prazo. É sobre esse tipo de troca que vamos falar agora!

As ações que ocorrem fora do seu domínio, mas que contribuem para que o seu site conquiste posições mais elevadas no ranking dos buscadores, fazem parte daquilo que conhecemos como SEO off-page. 

Em termos práticos, o SEO off-page refere-se ao processo de construção de autoridade a partir do relacionamento com outros sites. 

Qual a diferença entre SEO off-page e SEO on-page

Antes de apresentarmos as técnicas de SEO off-page que trazem resultados efetivos, vamos falar também sobre as otimizações que precisam ser feitas internamente, dentro do seu próprio site.

Por meio do SEO on-page, você prepara diversas áreas desse ambiente para atender em duas frentes. Em primeiro lugar, para fornecer uma experiência fluida e agradável para as pessoas que vão visitar o seu site. Consequentemente, o Google vai captar e considerar esse esforço na hora de decidir qual resultado ele exibe primeiro para um usuário que busca por aquilo que você oferece.

No SEO on-page, é possível otimizar:

Títulos e subtítulos

Também conhecidos como headings, os títulos e subtítulos das páginas de um site são capazes de construir uma hierarquia de informações. Quanto mais importante for um tema dentro do seu site, maior deve ser a sua relevância dentro dessa esquematização. A maneira de expressar essa organização para o robô do Google é através das tags de título e subtítulo (H1, H2, H3 e assim por diante).

Meta description

A meta descrição é um resumo do que cada página do seu site vai abordar. É uma espécie de apresentação, que torna tudo mais claro para o Google e também ajuda o usuário a decidir melhor qual resultado apresentado para ele em sua busca vai responder melhor àquilo que ele de fato quer saber.

URLs amigáveis

A URL é o endereço de cada página do seu site. Uma URL amigável é aquela que expressa da forma mais clara possível o conteúdo da página, por meio das palavras-chave mais adequadas, com volume de busca relevante.

Palavras-chave

E por falar em termos de busca, é de extrema importância que você conheça quais são as palavras-chave mais importantes para o seu negócio e distribua esse termos ao longo dos conteúdos.

A diferença entre SEO on-page e SEO off-page é, principalmente, o local onde as ações de otimização serão colocadas em prática.

As melhores técnicas de SEO-off page

Agora que você já entendeu o conceito de SEO off-page, vamos falar sobre como fazer essa estratégia acontecer. É importante destacar que quando falamos em otimização, é o conjunto de diferentes ações e a consistência delas que vai trazer o resultado esperado. Vamos lá?

Redes Sociais

Apesar de não ser um fator de ranqueamento direto, uma presença forte nas redes sociais vai manter seu público sempre informado sobre o que ocorre em sua marca. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Estimular compartilhamentos e criar um fluxo de informação no Facebook ou Instagram, por exemplo, pode trazer novos visitantes para o seu site. O truque é inserir, sempre que útil e necessário, um link para o seu site nas publicações.

Link Building

Construir links que referenciem o seu site é uma medida certeira para chamar a atenção dos robôs do Google. A linkagem é um código capaz de transmitir uma mensagem, grosso modo, semelhante à propaganda boca a boca.

Como já falamos por aqui, o link building é, inegavelmente, um diferencial competitivo para quem deseja obter bons resultados de ranqueamento em motores de busca como o Google. 

Guest Posts e Parcerias

Uma forma super eficiente de conseguir criar e movimentar o SEO off-page do seu site é desenvolver uma rede de relacionamento com outros sites. Você pode listar blogs que tratam de assuntos relacionados ao seu produto ou serviço, por exemplo, e oferecer seu conteúdo para eles. Parcerias com marcas complementares à sua também podem render resultados incríveis.

Conclusão

O SEO off-page nos remete à própria estrutura da internet, que é baseada na linkagens e na colaboração. Invista em relacionamento mapeando sua rede de interesse e descubra como pode contribuir com ela. Na dúvida, conte com o nosso apoio!

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