O que é SEO Local?

Saiba como fazer com que o seu negócio se destaque em uma região específica usando o SEO local

Publicado em: 6 de agosto de 2020
Atualizado em: 13 de dezembro de 2024
Flávia Crizanto

Jornalista. Mestre em Comunicação e Sociedade, com foco em tecnologia. Especialista em link building e SEO. Fundadora da Experta, a maior agência de link building do Brasil, pioneira em Digital PR.

Ter um site significa uma oportunidade para alcançar pessoas em qualquer lugar do mundo. Entretanto, muitas vezes, o que um usuário deseja é obter informações de uma região geográfica próxima, principalmente quando realiza essas buscas pelo celular. É aí que as técnicas de SEO local entram em ação. Não é mistério para ninguém que sem pensar em SEO é bastante improvável que um site alcance o topo da lista de resultados em motores de busca, como o Google.

O SEO – ou Search Engine Optimization, em inglês – é um conjunto de técnicas utilizadas para, como o próprio nome diz, otimizar um site de acordo com os parâmetros utilizados pelo Google para decidir a ordem dos resultados.

Confira nosso Guia de SEO para conhecer as principais técnicas de SEO:

baixar guia SEO

A cada nova atualização desses parâmetros, mais otimizações são possíveis. Tudo isso para que a pessoa que utiliza esse buscador tenha uma experiência cada vez mais gratificante quando utilizá-lo, para que volte a utilizar sempre. Foi assim que, há alguns anos, o Google percebeu que quando pessoas procuram por certos tipos de empresas, os resultados que estão em uma área próxima fazem mais sentido.

É por isso que, na busca local, o fator proximidade é levado em consideração. Em outras palavras, o Google vai mostrar a lista de resultados considerando o local onde quem faz a pesquisa está. O SEO Local foi se tornando importante à medida que os acessos a partir de dispositivos móveis foram aumentando. Se você tem um negócio que oferece serviços ou produtos em um local fixo (ainda que operando em delivery!), não pode deixar de preparar o seu site para alcançar o público que está perto de você. Você vai ler nesse artigo:

  • O que é SEO Local
  • Quais os benefícios de apostar o SEO Local
  • O que é preciso fazer para aparecer nas buscas locais

O que é SEO Local

pesquisa do termo seo em um buscador online
fonte: freepik.com

Para saber o que é o SEO Local e como ele funciona, antes é preciso falar sobre o SEO. Search Engine Optimization, ou somente SEO, é o termo que os profissionais do marketing digital utilizam para falar de algumas técnicas que são empregadas em um site.

O objetivo de uma otimização SEO é fazer com que um site esteja adequado aos critérios que o Google considera importantes. Ter um site otimizado para SEO é o jeito mais seguro para conquistar posições no ranking do Google. Ou seja, para aparecer entre os primeiros resultados quando uma pesquisa por alguma palavra-chave referente ao seu negócio é feita.

No SEO Local, o que muda é o fator localização, que passa a ser considerado. Os resultados que vão aparecer para quem realiza uma pesquisa serão aqueles que estão ao seu redor, geograficamente. Nem mesmo é preciso que a pessoa que está pesquisando inclua termos como “perto de mim” ou o nome da cidade onde ele está.

O Google já é capaz de mostrar resultados nas proximidades se baseando pela localização do IP (quando a busca é feita por um computador) ou do GPS do celular. Faça o teste! Abra o Google agora e digite “pizza”. Não fique espantado ao ver pizzarias perto de você aparecendo tanto nos resultados pagos quanto nos orgânicos. Se você fizer a mesma busca estando em outro lugar, ainda que no mesmo dispositivo, os resultados mostrados serão diferentes.

A fórmula para ter o seu site figurando entre os resultados da busca local é, basicamente, deixar o Google saber que sua empresa oferece um serviço em determinado lugar, e mostrar a ele a sua relevância nessa área. Falaremos disso mais adiante. Antes, vamos entender que tipo de vantagem um site otimizado para SEO Local pode trazer.

Benefícios do SEO Local

ilustração de uma mão fazendo sinal positivo
fonte: flaticon.com

Você não precisa ter um e-commerce para se beneficiar do trabalho em SEO Local. Pelo contrário, esse formato de resultado é perfeito para negócios que possuem local fixo de atendimento, como restaurantes e salões de beleza, por exemplo.

Enquanto o Google mostra nos resultados da busca lugares onde é possível ir, você tem a chance de atrair para o seu negócio quem estava procurando pelo que você oferece. Confira mais alguns benefícios de fortalecer seu site para SEO Local:

  • Aumenta a visibilidade do seu negócio, deixando o nome da sua empresa entre os concorrentes e na mente do consumidor;
  • Você tem a chance de começar a venda on-line, dando informações ao cliente por meio do site antes mesmo que ele chegue ao seu estabelecimento;
  • Sua marca conquista autoridade entre o público e próprio Google.

SEO Local: como aparecer entre os resultados da busca local

ilustração de uma mão segurando lupa em uma tela de computador com uma página de site aberta e outras ao redor, exemplificando a relação do link building com SEO
fonte: freepik.com

Existem duas formas de aparecer como uma opção entre os resultados de uma busca que atende aos requisitos de SEO local.

Local Pack

São 3 resultados que aparecem logo no topo da busca, em um local de destaque. Para ter a chance de aparecer no Local Pack, é preciso cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio. Em seguida, são listados os resultados orgânicos. É para aparecer nessa lista que as técnicas de SEO Local são aplicadas. Conheça 3 formas de otimização para SEO Local:

SEO on-page x  NAP

Ter um site organizado, seguindo as boas práticas do Google, não deixa de ser extremamente importante quando o objetivo é ranquear no SEO Local. Além de cuidar para que seu site tenha uma boa velocidade de carregamento, URLs amigáveis, seja seguro e mobile friendly, você também precisa inserir os dados NAP (name, address, phone ou nome, endereço e telefone). Assim você se certifica que o Google sempre associará sua empresa ao local onde ela está.

Link Building

Uma das formas do Google captar o relacionamento de um site com outro é por meio de links, com a estratégia de link building.  Essa é uma forma de mostrar aos algoritmos que a sua empresa possui relevância.

Quando falamos especificamente sobre SEO Local, conquistar backlinks de outras empresas da região, de sites de notícias locais ou até mesmo de blogs que explorem essa localização em seus posts pode ser válido. Os dados NAP também são indispensáveis sempre que houver uma citação!

Conteúdo local

Manter seu site atualizado é fundamental para que o Google possa perceber sua relevância. Uma boa opção pode ser ter um blog onde você fale tanto do nicho de atuação da sua empresa quanto da área onde ela está localizada.

Não são apenas os e-commerces que podem se beneficiar do SEO. Qualquer empresa que queria atrair mais clientes pode utilizar o marketing digital para isso. O SEO Local é mais uma opção para atingir esse objetivo.

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