Bounce rate (taxa de rejeição): por que o site tem esse problema?

Saiba o que é bounce rate e como calcular e interpretar esta métrica por meio de estratégias de SEO.

Publicado em: 16 de julho de 2024
Atualizado em: 16 de julho de 2024

Você já ouviu falar em bounce rate? Esta é uma das métricas que costumam ser mal interpretadas quando falamos de SEO on-page. Conhecê-la é fundamental para entender como os usuários interagem com o seu site.  

Vamos fazer um teste: abra o Google Analytics e busque pela taxa bounce rate. Achou? Agora, veja se o número está alto ou baixo. Será que você consegue dizer se o valor é bom ou ruim para o seu site?

Se você está se sentindo confuso, não se preocupe! Neste conteúdo, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre bounce rate: o que é, qual é a sua importância, como calculá-lo e analisá-lo corretamente e, também, o que é preciso para melhorar esta métrica e otimizar o desempenho do seu site

Vamos lá!

Sabe o que é bounce rate?

Primeiramente, precisamos revisar o conceito de sessões no Google Analytics (GA), veja a definição oferecida pela própria plataforma:

“A sessão é um grupo de interações de usuários com seu site ou app em um determinado período. No Google Analytics, uma sessão começa quando a pessoa abre seu app em primeiro plano ou acessa uma página ou tela sem nenhuma sessão ativa no momento (por exemplo, a sessão anterior expirou). Por padrão, uma sessão expira depois de 30 minutos de inatividade do usuário. É possível ajustar o tempo limite da sessão, e ela pode durar quanto você quiser.”

Em outras palavras, é um período durante o qual um usuário interage com o site. Todas as ações realizadas pelo usuário nesse intervalo de tempo são agrupadas em uma única sessão. 

Já o bounce rate, expressão que pode ser traduzida para o português como “taxa de rejeição”, é definido pelo Google como: 

“Uma rejeição é uma sessão de página única no seu site.”

Dessa forma, o bounce rate é uma métrica que mede a porcentagem de visitantes que entram em uma página do seu site e saem sem realizar nenhuma interação adicional. Ou seja, eles não clicam em outros conteúdos, não preenchem formulários nem interagem com chatbots.

Vale ressaltar que o tempo que um visitante permanece na página não influencia na métrica. Seja por 30 segundos ou 10 minutos, se o usuário sair sem interagir com outras páginas do site, isso será considerado um bounce e afetará a taxa de rejeição.

Um bounce rate alto é sempre ruim?

Depois de entender a definição de bounce rate, muitas pessoas podem presumir que uma alta taxa de rejeição é sempre prejudicial. No entanto, isso não é necessariamente verdade. Em qualquer estratégia de SEO, não podemos categorizar nenhuma taxa como “boa” ou “ruim” apenas olhando para ela de forma individual. 

Se estivermos analisando um portal de notícias, por exemplo, uma alta taxa de rejeição é comum. Afinal, o usuário pode estar interessado em ler apenas aquela matéria e sair ao fim da leitura. Cada notícia é uma unidade de informação completa e autônoma.

Por outro lado, se estivermos falando de uma página de e-commerce, um alto bounce rate não é tão positivo. Afinal, espera-se que os visitantes naveguem por diversas páginas, visualizem produtos, adicionem itens ao carrinho e finalizem uma compra.

Um alto bounce rate em uma página de e-commerce pode indicar que os visitantes não estão encontrando o que procuram rapidamente, que há problemas de usabilidade ou que a página não está otimizada para realizar a conversão.

Por isso, contar com o suporte de uma agência de SEO é essencial. Ela pode auxiliar na interpretação de métricas e ajustar as estratégias, conforme as necessidades específicas do seu site.

Bounce rate x Taxa de saída

Chegamos em um ponto muito importante. Se você estiver anotando as informações, é o momento de colocar o marca-texto para uso. Grave estas palavras: 

BOUNCE RATE e TAXA DE SAÍDA são métricas totalmente diferentes. 

É comum haver confusão entre os dois termos, mas precisamos lembrar que representam conceitos distintos. Como explicado anteriormente, a taxa de rejeição indica quantos visitantes entraram em uma página e saíram sem interagir. Definimos que ela pode ser alta ou baixa, dependendo do tipo de site e conteúdo que é veiculado. 

Por outro lado, a taxa de saída vai mostrar quantos visitantes deixaram uma página específica do seu blog ou site.

Portanto, a taxa de rejeição está associada à página de entrada, enquanto a taxa de saída, como o próprio nome sugere, refere-se à página em que o visitante finaliza sua visita ao blog ou site.

Vamos a um exemplo para deixar essa explicação mais didática:

Imagine que você tem um site de e-commerce que vende roupas. Um visitante acessa a página inicial do seu site (página A) por meio de uma pesquisa feita no Google. Ele vê alguns produtos, mas não clica em nada e decide sair do site sem interagir com outras páginas. 

Neste caso, o acesso à página inicial e a saída sem interação seria contabilizado como um bounce, ou seja, um caso de taxa de rejeição para a página A.

Considere que outro visitante chegou ao seu site pela página A e ele decide acessar uma página de produto específico (página B). Ele verifica as informações do produto, compara preços e decide fazer a compra ou sair do site após visualizar outros produtos. 

Neste caso, a ação seria contabilizada como uma taxa de saída específica da página B, não como um bounce.

Podemos concluir que, enquanto o bounce rate se refere à porcentagem de visitantes que acessam uma página e saem sem interagir com outras páginas, a taxa de saída é específica para cada página e indica quantos visitantes a deixam após terem navegado em outras áreas do site.

Assim ficou mais fácil de entender, certo?

Saiba mais: 18 métricas de marketing que seu negócio precisa

Problemas que o bounce rate causa no site

Já discutimos como a taxa de rejeição pode ser interpretada de maneiras diversas, dependendo do tipo de site. 

No caso de um e-commerce ou qualquer outro site que depende da navegação contínua do usuário, é importante estar atento ao bounce rate e compreender os possíveis problemas que podem estar relacionados à métrica.

Pensando nisso, destacamos alguns dos principais impactos negativos que o bounce rate pode causar no seu site:

Dificuldade de reter visitantes

Um alto bounce rate pode indicar que o site não está conseguindo engajar os visitantes. E nós sabemos que o Google valoriza muito a experiência do usuário, portanto, é um aspecto que exige atenção. 

Quando os visitantes saem, rapidamente, após acessar uma página, a ação pode indicar que algo não está atraindo e retendo a atenção deles. Alguns motivos comuns para essa dificuldade incluem:

  • Conteúdo irrelevante: se o conteúdo não atende às expectativas do usuário, provavelmente, ele sairá da página. Imagine um site de receitas que promete “As melhores receitas de bolo de chocolate” e, ao clicar, o usuário encontra apenas receitas de saladas. Isso geraria alta rejeição;
  • Design ruim: um layout confuso, com cores agressivas, pouco contraste ou fontes ilegíveis, pode afastar os visitantes;
  • Problemas de usabilidade: páginas lentas, links quebrados, formulários complicados ou botões de ação mal posicionados podem frustrar os usuários. Imagine um e-commerce onde o botão “comprar” está escondido ou não funciona corretamente: os visitantes desistiriam rapidamente.

Grande esforço para obter bons resultados

Se os visitantes estão saindo rapidamente, é sinal que você tem gastado mais tempo e recursos para atrair visitantes, sem conseguir convertê-los em clientes ou leads. Isso pode acontecer por diversos motivos: 

  • Investimento em marketing desperdiçado: se você está investindo em tráfego pago, mas os visitantes saem rapidamente, seu investimento não está sendo aproveitado. Por exemplo, uma loja virtual gasta muito em anúncios no Google Ads, mas a taxa de rejeição é alta. Podemos concluir que o dinheiro investido não está gerando conversões;
  • Tempo e recursos perdidos: criar conteúdo útil e de qualidade, otimizar páginas e promover o site demanda tempo e recursos. Se os visitantes não permanecem, todo esse esforço pode ser em vão.

Por isso, ressaltamos a importância de contar com profissionais especializados que possam orientar você nesse processo. Evitar práticas como a compra de backlinks e outras estratégias de SEO inadequadas é fundamental para alcançar resultados positivos.

Gasto maior com anúncios

Um alto bounce rate pode aumentar os custos de aquisição de clientes, pois será necessário investir mais em anúncios para atrair visitantes:

  • Custo por clique (CPC) mais alto: se os visitantes saem, rapidamente, após clicar em um anúncio, você pagará pelo clique, mas não obterá engajamento real. Por exemplo, se você anuncia um curso on-line, e os visitantes saem sem se inscrever, o CPC se torna caro e ineficiente;
  • Menos conversões: visitantes que saem rapidamente não se convertem em clientes, assinantes ou leads. Isso significa que você precisa atrair mais visitantes para obter conversões, o que também aumenta seus gastos com anúncios.

Como calcular bounce rate

Para calcular o bounce rate de uma página, é preciso utilizar a seguinte fórmula:

fórmula para calcular bounce rate (taxa de rejeição)
Fórmula para calcular bounce rate.

Mas a boa notícia é que você não precisa fazer isso manualmente! Há ferramentas que realizam o cálculo automaticamente: 

Google Analytics

O Google Analytics é uma plataforma gratuita que fornece dados detalhados sobre o bounce rate de cada página do site, permitindo identificar e corrigir problemas específicos. Basta se cadastrar no site usando sua conta do Gmail. 

Saiba mais: Guia descomplicado sobre Google Analytics (GA4)

Adobe Analytics

OAdobe Analytics também oferece dados importantes sobre o comportamento dos visitantes, permitindo analisar o bounce rate de maneira detalhada, identificando padrões de comportamento e áreas de melhoria. 

DICA EXPERTA: Se você comparar os dados do Google Analytics com os do Adobe Analytics, conseguirá uma visão mais completa do desempenho das suas páginas. Isso vai ajudar a tomar decisões mais informadas para otimização SEO.

Tipos de bounce race

Há alguns tipos mais comuns de taxa de rejeição que precisamos conhecer. A seguir, veremos os principais:

  • Rejeição de links de terceiros: ocorre quando os visitantes chegam ao site por meio de um link externo (de outro site, por exemplo) e saem, rapidamente, sem explorar outras páginas. Pode ser causada por conteúdo irrelevante ou uma experiência ruim.
  • Rejeição de palavras-chave: acontece quando os visitantes chegam ao seu site após pesquisarem uma palavra-chave específica no Google, mas não encontram o que esperavam. Pode ser resultado de uma correspondência inadequada entre a keyword, a intenção de busca e o conteúdo da página, o que destaca a importância de escolher as palavras-chave mais apropriadas, de acordo com uma estratégia específica. 
  • Rejeição de páginas mais acessadas: às vezes, as páginas mais visitadas em um site também têm altas taxas de rejeição, o que pode indicar que elas não estão atendendo às expectativas dos visitantes.
  • Rejeição em blogs: se o seu site tem um blog, é importante monitorar a taxa de rejeição nas postagens. Se estiver alta, pode indicar que o conteúdo não está envolvendo os leitores ou não é relevante para eles.
  • Rejeição em landing pages: se a taxa de rejeição for alta, pode ser necessário otimizar o design, o conteúdo ou os CTAs (Call to Action), afinal, as landing pages são projetadas para converter visitantes em leads ou clientes. A exceção é para aquelas que são informativas e não requerem nenhuma ação. 

Como diminuir o bounce rate?

Diminuir o bounce rate pode dar um certo trabalho, já que, primeiro, precisamos descobrir o que está causando o aumento da taxa. Mas há algumas dicas gerais que podem ajudar, vamos conferir:

  • Revise as páginas com as maiores taxas de saída e melhore o conteúdo e layout para manter os visitantes no seu site por mais tempo;
  • Interprete os dados analíticos on-page com ferramentas próprias que possam ajudar a entender como os visitantes estão interagindo com suas páginas;
  • Faça testes A/B com diferentes versões de suas páginas para ver quais alterações resultam em menores taxas de rejeição;
  • Otimize para mobile! É muito importante se certificar de que o site seja responsivo e fácil de usar em dispositivos móveis;
  • Facilite a leitura das páginas com um design limpo e fácil de navegar, que seja legível;
  • Opte por CTAs claros e analise o posicionamento deles. Call to actions claros e bem posicionados podem aumentar o engajamento dos visitantes;
  • Revise a meta description, pois se feitas de forma estratégica podem aumentar a taxa de cliques e reduzir a taxa de rejeição;
  • Segmente palavras-chave de tráfego de alto valor e foque em palavras-chave que tragam visitantes interessados no seu conteúdo;
  • Lembre-se de melhorar suas métricas de Core Web Vitals, principalmente, o Largest Contentful Paint (LCP), pois isso pode melhorar a experiência do usuário e reduzir a taxa de rejeição.

Conte com a Experta! 

Como você viu, entender plenamente as diferentes métricas é essencial para conseguir ter uma visão mais ampla na hora de montar qualquer tipo de estratégia de SEO.

Na Experta, temos uma equipe especializada, experiente e pronta para resolver qualquer problema relacionado ao bounce rate. Nós sempre valorizamos a construção de materiais ricos, informativos e de qualidade! 

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