Crawler: saiba o que é e tudo o que ele pode fazer

Você já se perguntou como os mecanismos de busca conseguem organizar a vasta quantidade de informações disponíveis na web, oferecendo conteúdos e páginas relevantes para responder às suas perguntas? Isso…

Você já se perguntou como os mecanismos de busca conseguem organizar a vasta quantidade de informações disponíveis na web, oferecendo conteúdos e páginas relevantes para responder às suas perguntas?

Isso acontece através dos rastreadores de pesquisa, também chamados de bots, spiders ou crawlers.

Entender como crawling, indexação e renderização funcionam é importante não só para os profissionais de marketing e desenvolvedores de sites, mas para qualquer pessoa que deseja aproveitar, ao máximo, as oportunidades on-line. 

Neste conteúdo, vamos explorar o que é um crawler e as diversas vantagens que podem trazer para o seu negócio, indexando e ranqueando o seu conteúdo na internet.

Boa leitura!

O que é crawler?

 

O conceito de crawler é muito importante para o SEO, pois é através da sua análise que conseguimos entender como o Google e outros buscadores enxergam as páginas de um site e, assim, criar estratégias de otimização.

Esses rastreadores são como códigos que percorrem a internet e acessam os links de todos os sites, categorizando as suas informações, como URLs, títulos de página, meta descrições, textos âncoras e mídias.

De acordo com a definição do próprio Google:

“Rastreador” (às vezes também chamado de “robô” ou “indexador”) é um termo genérico para qualquer programa usado para descobrir e examinar sites automaticamente seguindo links entre páginas da Web. O principal rastreador do Google usado para a Pesquisa Google se chama Googlebot.

A sua missão é indexar páginas relevantes para que os mecanismos de busca possam encontrar informações mais precisas e melhorar a experiência do usuário.

É como se, em uma enorme biblioteca, os rastreadores fossem os bibliotecários que avaliam, categorizam e classificam todos os livros, possibilitando que eles sejam encontrados com maior facilidade pelos leitores.

 

Funcionamento do crawler

 

Para entender como um crawler pode beneficiar o seu site, é fundamental compreender seu funcionamento interno. Vamos desmembrar este processo em três partes principais: rastreamento, indexação e ranqueamento.

 

Rastreamento

 

O rastreamento é a etapa inicial do funcionamento de um crawler. Também conhecido como crawling, o processo envolve a navegação automática e sistemática por páginas da web para descobrir novos conteúdos e atualizações.

Se um crawler começa com a análise da URL de uma página inicial, ele vai seguir os links internos que levam a outras páginas do site e, possivelmente, links externos que apontam para outros sites. Esse processo é repetido continuamente, permitindo que o crawler descubra novos conteúdos e atualize informações sobre as páginas já conhecidas.

 

Indexação

 

Depois de rastrear uma página, o próximo passo é a indexação. Nessa etapa, o crawler coleta informações sobre o conteúdo da página, como textos, metadados e linkagens, e as armazena em um banco de dados. Dessa forma, esses dados podem ser recuperados e apresentados quando os usuários realizam pesquisas.

Por exemplo: se um crawler encontra uma página com um artigo sobre “link building”, ele pode registrar suas palavras-chave, tópicos discutidos e a estrutura do conteúdo

Isso permite que o motor de busca entenda o que a página oferece e a categorize adequadamente. Quando alguém fizer uma pesquisa sobre “o que é link building“, os resultados classificados como relevantes aparecerão para o usuário, como o blog da Experta que explica o assunto:

exemplo-de-crawler

Sem um índice atualizado e bem estruturado, os motores de busca não conseguiriam fornecer respostas rápidas e úteis às consultas dos usuários. A indexação ajuda a garantir que todo o conteúdo acessível na web esteja organizado e possa ser facilmente encontrado quando necessário.

 

Ranqueamento

 

Finalmente, o ranqueamento é o processo pelo qual os motores de busca determinam a relevância e a qualidade das páginas indexadas em relação às consultas dos usuários. 

Após a indexação, o motor de busca usa algoritmos complexos para avaliar quais páginas oferecem o conteúdo mais relevante para uma consulta específica e apresenta aquelas que considera mais pertinentes

O ranqueamento leva em conta diversos fatores, como qualidade do conteúdo, experiência do usuário, relevância das palavras-chave e a autoridade de domínio. Seus algoritmos são constantemente atualizados para melhorar a precisão dos resultados. 

Além disso, os motores de busca podem personalizar os resultados com base no histórico de pesquisa do usuário, localização e preferências individuais, oferecendo resultados que são adaptados à cada pessoa.

 

Crawler e SEO

 

Agora você já entende a importância dos rastreadores e como eles fazem para destacar conteúdos de relevância entre os resultados.

No entanto, para aprimorar as estratégias de SEO e guiar o rastreamento e a indexação dos web crawlers, é possível usar técnicas de gerenciamento de crawl budget e bloqueadores para fins específicos. Vamos explicar, a seguir:

 

Crawler X Web crawler

 

Os termos “crawler” e “web crawler” são frequentemente usados como sinônimos, mas enquanto o primeiro é um termo mais genérico e pode se referir a qualquer programa automatizado que coleta dados de diversas fontes, o segundo se refere especificamente aos que operam nas páginas da web.

Ou seja, os web crawlers são projetados para explorar e coletar informações de páginas relevantes e construir os seus índices, como os pertencentes aos motores de busca Google, Bing e Yahoo.

Esses rastreadores são fundamentais para a organização de conteúdo na internet. Além do processo de indexação, eles podem ser usados para a manutenção automatizada de um site, realizando a checagem de links e a validação de códigos HTML, por exemplo. 

 

Crawl budget

 

O crawl budget é a quantidade de recursos que um motor de busca dedica ao rastreamento e à indexação de um site. Esse orçamento pode influenciar a frequência com que suas páginas são visitadas e atualizadas no índice dos buscadores.

Se seu site tem muitas páginas ou é atualizado frequentemente, gerenciar o crawl budget é essencial para garantir que os conteúdos mais importantes sejam visitados com regularidade.

Uma boa prática é otimizar o site para facilitar o trabalho dos crawlers. Isso inclui ter um sitemap XML atualizado e garantir que suas páginas não estejam bloqueadas por arquivos robots.txt.

Links quebrados e páginas de baixa qualidade ou duplicadas também podem desperdiçar o crawl budget. Por isso, é indicado remover ou redirecionar links quebrados e utilizar ferramentas para corrigir problemas de duplicação de conteúdo.

Além disso, sites que carregam rapidamente proporcionam uma melhor experiência ao usuário e permitem que os crawlers acessem mais páginas em menos tempo. Otimize o desempenho do seu site para melhorar a velocidade de carregamento e, assim, maximizar a eficiência do rastreamento.

 

Bloqueadores

 

Existem situações em que você pode querer restringir o acesso a certas partes do seu site, como em páginas de teste, conteúdos duplicados ou áreas que devem ser acessíveis apenas para administradores e editores.

Pensando nisso, o arquivo robots.txt é uma maneira de comunicar aos crawlers quais áreas do seu site você não deseja que sejam rastreadas, sempre se certificando de que não está bloqueando, acidentalmente, páginas importantes que devem ser indexadas.

Além disso, as meta tags “noindex” e “nofollow” podem ser usadas para evitar que conteúdos específicos sejam indexados ou que links sejam seguidos pelos crawlers, impedindo que o valor de SEO seja transferido para outros sites.

Veja um exemplo da diferença das estruturas abaixo:

 

  • Link dofollow: <a href=”URL”>texto âncora</a>

 

  • Link nofollow: <a href=”URL” rel=”nofollow”> texto âncora </a>

 

Para identificar a tag do link, é possível clicar nele com o botão direito do mouse e selecionar a opção “Inspecionar”.

 

Vantagens que o web crawler traz

 

Os web crawlers são ferramentas automatizadas que vão além do rastreamento e da indexação de páginas pelos buscadores, oferecendo uma gama de informações que podem transformar sua abordagem de marketing digital.

Por isso, existem diversas ferramentas de SEO que, através dos seus próprios rastreadores, tentam reproduzir o comportamento dos crawlers dos principais buscadores e oferecer dados estratégicos.

Estão entre as principais ferramentas:

 

 

Mas quais são as possibilidades desses recursos e que tipos de vantagens podem trazer para a estratégia de crescimento da sua empresa? Listamos abaixo:

 

Otimização das vendas

 

Ao explorar dados de diferentes plataformas e sites, um web crawler pode identificar padrões e tendências no comportamento de compra dos clientes. A partir dessas informações, é possível otimizar campanhas promocionais e ajustar estratégias de marketing.  

Por exemplo: se um bot detecta um aumento nas buscas por produtos relacionados a um tema específico, uma loja de e-commerce pode ajustar seu portfólio para incluir mais itens que atendam a essa demanda;

Ao alinhar as ofertas às necessidades e preferências do seu público-alvo, é possível aumentar potencialmente suas vendas

 

Análise da concorrência

 

Com a ajuda dos crawlers também é possível monitorar as atividades on-line de seus concorrentes, como acompanhar as atualizações em sites, checar as palavras-chave que estão ranqueando e verificar suas estratégias de conteúdo.

Isso inclui analisar artigos de blog, infográficos, vídeos e outros formatos, além de como esse conteúdo é distribuído e promovido. Ao entender o que está funcionando para eles, você pode identificar quais temas e abordagens têm atraído mais atenção e engajamento, analisando a possibilidade de adaptação do seu negócio. 

A análise de concorrência permite encontrar possíveis erros cometidos que você pode corrigir e transformar em um diferencial competitivo.

Mas não se esqueça: não é recomendado copiar cegamente cada movimento dos concorrentes e, sim, manter-se informado para criar as próprias estratégias.

 

Alertas em tempo real

 

Os crawlers também podem ser configurados para fornecer alertas em tempo real sobre mudanças importantes no seu site ou na concorrência. O Google Alerts, por exemplo, é uma ferramenta que tem a função de detectar conteúdos relacionados a termos ou frases definidas por você. 

Dessa forma, é possível acompanhar os assuntos que mais interessam e identificar o que concorrentes e outras empresas estão escrevendo e, com isso, também incluí-lo em sua estratégia de marketing de conteúdo.

Os alertas em tempo real também podem ser aplicados para monitorar seu próprio site e notificar sobre problemas críticos, como falhas de segurança, links quebrados, erros de carregamento de página ou alterações inesperadas no conteúdo. 

Com essas informações, é mais fácil corrigir problemas e garantir que o seu site permaneça funcional e otimizado.

 

Monitoramento de reputação

 

Manter uma boa reputação on-line é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. A percepção do público pode influenciar diretamente a decisão de compra e, por isso, é importante entender e gerenciar o que está sendo dito sobre sua marca.

Pensando nisso, os crawlers podem ser configurados para monitorar o que está sendo falado na web, incluindo análises de clientes ou colaboradores em comentários de fóruns, blogs ou mídias sociais.

Com essas informações, você pode responder a feedbacks e abordar qualquer problema antes que ele se torne uma crise, demonstrando ao público que sua empresa está atenta e comprometida com a satisfação do cliente

Dessa forma, também é possível fazer melhorias em aspectos que não necessariamente estão relacionados às estratégias de marketing, como a qualidade do atendimento, do produto e de logística.

 

Monitoramento do desempenho do conteúdo

 

Os rastreadores também podem ser usados para monitorar o desempenho de um conteúdo específico publicado no seu site, revelando métricas como taxa de cliques, tempo de permanência na página e taxa de conversão.

Esses dados ajudam a entender quais tipos de conteúdo estão funcionando e quais áreas precisam de melhorias. Com essas informações, você pode otimizar seu conteúdo para maximizar o engajamento e alcançar um maior tráfego orgânico.

 

Conheça a Experta!

 

Agora você já sabe que os web crawlers rastreiam seu site para que suas páginas sejam descobertas e indexadas. 

Entender como eles funcionam permite que você otimize seu conteúdo para conquistar as primeiras posições da SERP, ajudando clientes em potencial a encontrar seu negócio com mais facilidade. 

A Experta é referência no mercado de SEO e backlinks por conta dos serviços de destaque, ranqueamento e conversão. Nossa equipe está pronta para impulsionar o tráfego orgânico e qualificado do seu site.

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