Otimização além dos dados: design thinking para SEO

Eleve sua estratégia de SEO usando uma estrutura de design thinking para criar campanhas de pesquisa mais impactantes e centradas no usuário.

Publicado em: 8 de agosto de 2024
Atualizado em: 8 de agosto de 2024

Quando se trata de SEO, automaticamente pensamos táticas baseadas em dados e números, conhecimento técnico e otimização de palavras-chave.

Logicamente, reagimos ao que os números estão nos dizendo e decidimos as próximas etapas de acordo com eles. É uma abordagem comprovada.  

Mas e as pessoas que geram esses dados? E quanto à intenção delas? Podemos usar um pensamento mais criativo para buscar melhores estratégias de otimização? 

Quando se trata de SEO, nosso objetivo não é realmente obter o cobiçado backlink. Trata-se de alcançar as pessoas certas e atender às suas necessidades, oferecendo o que elas querem da forma mais rápida e fácil possível.

Então, como alcançamos esse objetivo?

Os usuários estão sempre buscando fazer algo, seja encontrar informações, divertir-se ou comprar um produto. Como podemos aproveitar os dados emocionais e comportamentais para apoiá-los?

É aí que entra o design thinking. 

O que é design thinking?

Design thinking é exatamente o que parece: adotar uma mentalidade de designer. 

É uma estrutura centrada no ser humano para a solução de problemas da mesma forma que um designer faria: resolvendo um problema usando a criatividade em vez de apenas dados.

O processo de design thinking é normalmente dividido em cinco estágios:

  1. Empatia
  2. Definir
  3. Idealizar
  4. Protótipo
  5. Testar e avaliar

Com o design thinking, a ênfase não está apenas na solução, mas também no usuário final.

O SEO se concentra especificamente em fornecer a melhor solução para um público específico. Trata-se de entender a intenção do usuário e agregar valor. 

Saiba mais: Como oferecer uma boa experiência do usuário no site pode impactar o SEO

Entendendo o design thinking no contexto de SEO

Incorporado ao processo de SEO, o design thinking muda o foco da otimização cega para os mecanismos de pesquisa para a criação de valor para o usuário final.

Muitos profissionais de SEO continuam tentando decifrar os "200 fatores de classificação", concentrando-se em ficar a par das intermináveis atualizações do algoritmo do Google e em adivinhar a próxima mudança de layout da SERP. 

Por isso, muitas estratégias de SEO têm uma vida útil curta, válida somente até a próxima atualização principal. O foco no curto prazo funciona para a experimentação de SEO em ambientes de alto risco e alta recompensa. Mas essa não é a abordagem correta para empresas que visam ao crescimento em longo prazo. 

Os SEOs orientados para o design e para o crescimento entendem que o problema real e muito mais gratificante a ser resolvido não é o algoritmo, mas o usuário. Isso requer conhecer seu público-alvo, o que ele quer e por que, e como resolver o problema dele com as restrições existentes.

O design thinking introduz um elemento criativo e sistemático na solução de problemas. Ele envolve a compreensão das necessidades do usuário, o desafio de suposições, a redefinição de problemas e a criação de soluções inovadoras para protótipos e testes. 

Um novo processo de otimização 

A seguir, vamos entender melhor como funciona cada estágio.

1. Empatia: conheça seu público

A empatia, nesse contexto, está centrada na identificação e na compreensão de seu público.

A melhor estratégia de SEO é otimizar a descoberta do consumidor ao compreender as pessoas que estão pesquisando. Isso garante que você agregue valor aos usuários e, por fim, aumente seu público-alvo por meio de maior visibilidade orgânica. 

Realize uma pesquisa completa para conhecer seu público-alvo existente e obter insights sobre comportamentos de pesquisa, motivações e pontos problemáticos.

  • Quem são seus usuários e/ou públicos? 
  • Que problemas eles estão procurando resolver? 
  • Qual é a necessidade imediata deles? 
  • Qual é a necessidade final? 

Há várias ferramentas disponíveis para ajudar a pesquisar seu público-alvo. Usar o Google Analytics para entender quem está acessando o seu site é um ótimo ponto de partida. 

No GA4, você pode visualizar relatórios de público em Usuário > Atributos do usuário para identificar local, sexo, idade, idioma e até mesmo interesses, quando disponíveis. 

Saiba mais: Google Analytics 4 descomplicado

Você também pode aproveitar o Google Trends, o Facebook Audience Manager e o mapeamento de personas ou ferramentas de pesquisa para saber mais sobre seu público potencial.

A coleta dessas informações ajuda a adaptar os esforços, desde a seleção de palavras-chave até a criação de conteúdo e os esforços fora da página. Quando sua estratégia de SEO está ancorada no alcance de um público-alvo que você entende completamente, você pode alcançá-lo com mais eficiência.

2. Definir: qual problema estamos tentando resolver?

A próxima etapa envolve a análise dos dados de seu público-alvo para definir os desafios de SEO que você pretende abordar. 

Isso é fundamental para garantir que você atenda aos desejos e às necessidades reais do público por meio dos esforços de SEO, em vez de trabalhar com base em suposições como volume de pesquisa ou cliques. 

Com base nos públicos-alvo exclusivos que você identificou, é possível determinar melhor os desafios específicos que você precisa enfrentar e como alcançar os usuários. Considere:

  • Que mensagens e terminologia têm maior probabilidade de repercutir no seu público-alvo?
  • Os usuários estão tendo dificuldades para encontrar informações relevantes no seu site? 
  • lacunas em seu conteúdo que precisam ser preenchidas?
  • Com base na localização, quais mecanismos de pesquisa o público está usando além do Google? 
  • Com base na idade e no gênero, quais mecanismos de pesquisa não tradicionais você precisa considerar? TikTok, YouTube, Amazon, Pinterest? 

A meta imediata de SEO aqui pode ser identificar as diversas maneiras pelas quais os usuários podem estar sinalizando suas intenções: 

  • Pesquisas internas e externas;
  • Padrões de navegação;
  • Tipos de conteúdo visualizado;
  • Visualizações de página e pesquisas que tendem a ocorrer na mesma sessão.

A definição clara do problema permite que você concentre seus esforços nas áreas que mais afetarão seu desempenho de SEO.

3. Idealizar: qual é a melhor maneira de resolver esse problema?

Com uma compreensão clara do desafio de SEO, faça um brainstorming do maior número possível de soluções em potencial. 

É fácil cair no mesmo padrão de otimizar seu site com base em dados analíticos e tendências de pesquisa, mas, com o design thinking, enfatizamos os dados qualitativos em vez dos quantitativos.   

Algumas técnicas diferentes de brainstorming para ajudar a transcender seus hábitos de pensamento do lado esquerdo do cérebro incluem:

  • Brainwriting: Todos no grupo escrevem três ideias relacionadas ao desafio. A partir daí, todos passam suas ideias para a pessoa ao lado para que ela desenvolva os pensamentos iniciais e acrescente estratégias ou táticas. Esse processo se repete até que as ideias tenham sido passadas para todo o grupo. Assim, todos contribuem para cada ideia.
  • Starbursting: Com uma ideia ou estratégia específica, crie uma estrela de seis pontas em torno da ideia, fazendo as perguntas quem, o quê, quando, onde, por que e como. Concentrar-se nesses elementos-chave para cada ideia incentiva a equipe a pensar em valor e execução.

Pense fora da caixa e considere como criar valor para o seu público por meio de conteúdo, atualizações do site ou experiência do usuário. 

  • A expansão de conteúdo é algo que poderia ajudar a resolver seu desafio?
  • Você precisa de conteúdo adicional que aborde um ponto problemático?
  • É necessário melhorar a facilidade com que os usuários encontram o conteúdo existente? 
  • A mídia social deve ser considerada para aumentar a visibilidade e ampliar o alcance?
  • Existem táticas de relações públicas que poderiam ajudar a gerar uma cobertura obtida (como menções à marca)?
  • Outras mídias, como vídeos, webinars ou podcasts, poderiam ajudar a atender à necessidade? 

Talvez as táticas tradicionais de SEO ajudem a resolver seu desafio específico. Mas, muitas vezes, ao integrar táticas entre canais, é possível enfrentar melhor os desafios de SEO e agregar valor aos usuários.

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4. Protótipo: construindo a estratégia

Antes de implementar qualquer estratégia ou tática de SEO em escala, crie "protótipos" para visualizar e testar suas ideias.

A visualização é fundamental para entender como uma estratégia pode abordar o problema ou o desafio. Entretanto, seu protótipo não precisa ser um ativo visual de alta fidelidade.

Isso pode envolver:

  • Atualizar mapas de palavras-chave e topic clusters;
  • Elaborar amostras de conteúdo;
  • Criação de maquetes de novos recursos;
  • Desenvolvimento de wireframes para atualizações do site. 

Em muitos casos, não são necessárias ferramentas sofisticadas e uma equipe de engenheiros. Você pode usar ferramentas como o Figma ou o Google Sheets, para criar protótipos básicos que transmitam claramente a solução.

Seja qual for o formato do protótipo, é essencial ter em mente o problema ou desafio exclusivo e relacioná-lo ao público-alvo.

Ao considerar a eficácia do seu protótipo, use a encenação para se colocar no lugar do público-alvo. 

5. Testar e avaliar: essa solução funciona?

O design thinking faz muito sentido para o SEO porque, assim como o SEO, é um processo repetitivo, ou seja, que exige testes. 

A etapa final é obter feedback sobre "protótipos" e/ou táticas para refinar soluções e estratégias.

Teste intencionalmente suas táticas e monitore continuamente o desempenho. Utilize uma estrutura moderna para executar testes de SEO. Adote uma cultura de experimentação para evoluir sua abordagem e entender melhor os pontos problemáticos. 

  • Faça testes A/B, desde metadados até mensagens e estrutura de conteúdo;
  • Aproveite o mapeamento de calor para entender melhor como o público-alvo está usando seu site;
  • Teste palavras-chave e mensagens usando o Google Ads;
  • Considere a possibilidade de testar a usabilidade por meio de uma ferramenta como o Hotjar ou o UserTesting;
  • Busque ativamente feedback sobre o design, o layout e a funcionalidade do seu site por meio de pesquisas.

As alterações no comportamento do usuário são mais direta e imediatamente mensuráveis do que os KPIs de SEO tradicionais.

Ao testar com usuários reais, você pode obter feedback no início do processo e fazer os ajustes necessários ao longo do caminho.

Solução criativa de problemas para SEO

Lembre-se, tudo começa com a redefinição dos problemas que estamos tentando resolver.

Reenquadrar os desafios de SEO em torno das necessidades e desafios do público-alvo nos permite oferecer melhor às pessoas o que elas querem.

Quando seus esforços de SEO estão concentrados no público certo, é mais fácil alcançá-lo. O tráfego aumenta, o que leva a mais conversões. 

Use o design thinking para equilibrar os lados analítico e criativo do SEO.

Ele pode ajudá-lo a entender melhor quando usar dados, ignorar tendências e assumir riscos, permitindo que você crie campanhas de SEO mais impactantes e centradas no usuário.

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