Dicionário de SEO: 43 termos técnicos para você não esquecer mais
Se você está entrando agora no mundo do SEO, pode acabar se confundindo com os diversos termos que existem. Por isso, criamos um dicionário completo especialmente para você!
O nome Search Engine Optimization pode assustar logo de primeira, já que oficialmente utilizamos o termo em inglês. Para facilitar, adotamos a sigla SEO. Em português, Otimização para Motores de Busca.
No universo do SEO existem diversos termos técnicos. Muitos em inglês, outros já são usados na sua tradução para o português comumente, mas o significado pode ainda não ser totalmente claro para todo mundo.
Por isso, listamos abaixo os principais conceitos que você precisa conhecer.
Alt de Imagem ou Alt Text
Campo inserido nas imagens conhecido como texto alternativo. É um fator de ranqueamento, além de ser importantíssimo para pessoas com deficiência visual, já que o conteúdo desse campo pode ser lido por dispositivos de áudio.
AMP (Accelerate Mobile Pages)
É um formato de página otimizada para um carregamento simplificado. O objetivo é atender ao Postconceito de Mobile First, no qual a arquitetura e o desenvolvimento são direcionados aos dispositivos móveis e, em seguida, aos desktops.
Arquitetura da informação
Organização das seções, categorias e subcategorias de um site. Uma boa arquitetura colabora para uma melhor navegação dos bots do Google.
Atributo do link
Um atributo descritivo anexado a um hiperlink para definir o tipo do link ou a relação entre link de origem e de destino.
Sugerimos a leitura do nosso artigo “Mudanças e novos atributos de links: nofollow, sponsored, UGC” para você ficar por dentro das mudanças ocorridas em 2020 nos atributos de links.
Autoridade de domínio
Autoridade de domínio é uma medida qualitativa que está relacionada à visibilidade e a classificação de um site nos mecanismos de busca. Os algoritmos do Google consideram diversos fatores para determinar o nível de autoridade de um site na Web, com base, principalmente, na qualidade do conteúdo e na relevância dos links que apontam para ele.
Atualizações do Google
refere-se a mudanças que o Google faz em seus algoritmos e que podem impactar no ranqueamento de um site. As grandes atualizações possuem nomes como: Panda, Penguin, Hummingbird e muitos outros.
Backlinks
São links que outros sites enviam para o seu site ou página. A linkagem entre páginas tem um papel importante. Pode-se dizer que os backlinks organizam a Internet ajudando a transformá-la em um ambiente coeso.
Black Hat
Técnicas e ações para ranquear um site que vão contra as orientações do Google. Em determinadas situações, o black hat por parte dos motores de busca.
CMS (content management system)
Sistema de gerenciamento de conteúdo. Um exemplo famoso de CMS é o WordPress. Um CMS permite criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo na internet, permitindo que o mesmo seja modificado, removido e adicionado sem a necessidade do conhecimento da linguagem HTML de marcação.
Canonical tag
É uma tag de link HTML com o atributo rel = canonical. Uma tag canonical permite que você informe aos mecanismos de pesquisa que certas URLs possuem conteúdo semelhantes e informa qual deve ser levada em consideração. É fundamental para que o Google não considere alguns conteúdos como duplicados.
Densidade de palavras-chave
Refere-se a porcentagem ou mensuração de quantas vezes um determinado termo é inserido em um conteúdo.
Description / Meta description
Não é considerado um fator de ranqueamento. É um texto resumido que tem a intenção de mostrar o assunto da página ranqueada. É muito relevante, pois, muitas vezes, irá determinar se o usuário se interessará pelo assunto e se clicará ou não em sua página/site.
Domínio
É o endereço do de um site. Exemplo: expertamedia.com.br
Fatores de ranqueamento
São elementos que o Google leva em consideração ao determinar a posição de um URL/página nos resultados da pesquisa. Existem muitos fatores de classificação e eles consideram tanto os fatores técnicos de um site, quanto a relação com outros sites.
Follow
Atributo que indica aos robôs que eles devem seguir para origem de destino de um link e contar o link como fator de autoridade.
Headings
Também conhecidas como H1, H2, H3. São tags HTML utilizadas para destacar títulos e intertítulos de uma página.
HTML
Linguagem utilizada na construção de páginas na Web.
HTTPS/HTTP (Hyper Text Transfer Protocol Secure)
São protocolos de comunicação para transferência de dados, garantindo a segurança dos dados enviados e recebidos pelo usuário.
Indexar – Indexação
Processo no qual as informações do rastreamento são salvas em um grande banco de dados, chamada de index.
Keyword (palavra-chave)
Refere-se ao termo de busca que o usuário insere nos motores de buscas.
Long Tail
As long tails, ou palavras-chave de cauda longa, são compostas por frases que geralmente contêm mais de três palavras. Elas são mais descritivas e específica.
Link building
É o processo e estratégia de construção de backlinks vindo de outros sites.
Saiba mais em: https://www.expertamedia.com.br/link-building/historia-link-building/
Nofollow
O código rel=”nofollow” indica que determinado link ou conteúdo não devem ser “seguidos” pelos bots do Google.
Mecanismos de Busca
São os sites como o Google que tem o objetivo de procurar por informações na web e entregar ao usuário. São chamados também de mecanismos de pesquisa ou motores de busca.
Otimização
Todo o trabalho realizado para melhorar o ranqueamento de uma página ou de um conteúdo no Google.
PageRank
Métrica criada pela Google e utilizada pelo Google dentro do seu algoritmo para classificar a importância que um site ou página. O PageRank deixou de ser atualizado pelo Google há alguns anos e não deve ser usado como referência.
Penalidade ou penalização
É a punição do Google para um site. Ocorre quando alguma ação que vai contra as suas diretrizes é cometida.
Ranqueamento
Posicionamento alcançado pelo conteúdo nas páginas do Google.
Redirecionamento ou Redirect
Quando uma página da web é visitada em um determinado URL, ela muda para um URL diferente.
Responsivo
É um site que se adapta a diferentes plataformas (celular, tablet, desktop)sem afetar a experiência do usuário.
Resultados orgânicos
São os resultados que aparecem nas páginas dos buscadores de forma natural e sem pagar.
Robôs do Google ou GoogleBots
Também conhecido como spiders ou simplesmente bots, são um programa que navega sistematicamente na World Wide Web para indexar e classificar informações.
SEO Off-page
Estratégia de SEO que visa a construção de autoridade a partir do relacionamento com outros sites.
Saiba mais em: https://www.expertamedia.com.br/seo/o-que-e-seo-off-page/
SEO On-page
Melhorias que fazemos no próprio site e conteúdo.
Saiba mais em: https://www.expertamedia.com.br/seo/seo-on-page/
SERP (Search Engine Results Page)
Página de resultados dos motores de busca.
Sitemap
Trata-se literalmente do mapa do seu site, no qual você indica aos crawlers do Google quais páginas deverão ser indexadas.
Tags
Marcações específicas de que hierarquizam os conteúdos no site.
Texto-âncora (anchor text)
Quando você navega por um texto em uma página de um site, muitas vezes você se depara com um hiperlink clicável. Por exemplo este aqui: EXPERTA MEDIA. Como o hiperlink está na palavras EXPERTA MEDIA, chamamos esta expressão de texto-âncora.
Title – Page Title:
É uma marcação HTML que mostra o título de uma página aos buscadores.
URL
É um caminho de um conteúdo de um site.
301
Redirecionamento permanente que transfere a relevância da página antiga para a nova.
302
Redirecionamento temporário.
404
Página de Erro. Devemos evitar ter muitos 404 no nosso site; há formas de otimizar a página de erro. Saiba mais aqui.