Featured snippets: é possível ter destaque além da primeira posição no Google?
Entenda o que são e como funcionam os featured snippets, uma forma alternativa de aparecer na primeira página do Google.
O mercado digital é bastante competitivo. Chamar a atenção dos possíveis clientes e driblar a concorrência nos mecanismos de busca e é um dos grandes objetivos de quem se destacar. Existem algumas formas de fazer isso on-line, como aplicar técnicas de SEO para que o site da sua empresa ou marca apareça em primeiro lugar no Google ou até mesmo em um featured snippet, a famosa posição zero.
Por isso, preparamos este artigo para que você conheça melhor os featured snippets, que oferece ainda mais destaque para a sua página nos resultados de busca também chamados de SERP (Search Engine Results Page).
O que são featured snippets?
Primeiro é importante entender o que são os snippets. Ao fazer qualquer busca no Google você se depara com uma série de resultados como este:
Cada resultado mostrado é um snippet composto pelos seguintes itens:
Snippets são os resultados comuns da SERP do Google que você está habituado.
- URL: Mostra o endereço do site.
- Título: extremamente importante porque é uma das primeiras coisas que o usuário vê na página do Google.
- Meta descrição: é um texto resumido que tem a intenção de mostrar sobre o que a página ranqueada se refere. Este texto é muito importante, pois muitas vezes irá determinar se o usuário se interessará pelo assunto e clicará ou não na sua página.
Já os featured snippets, chamados também de trechos em destaque, são aquelas caixinhas que aparecem em destaque na SERP com intuito de responder de forma resumida a uma pesquisa feita no Google. Eles podem ter diferentes formatos e estarem no topo ou na lateral da página, fornecendo informações sobre perguntas ou questionamentos. Os featured snippets podem ou não linkar para uma página.
O próprio Google explica que os trechos em destaque são caixas especiais em que o formato habitual dos resultados é invertido. Nos snippets convencionais vemos que a estrutura é composta pela URL, título e meta descrição. Já nos featured snippets a meta descrição é destacada primeiro.
Experiência do usuário em primeiro lugar
O objetivo do featured snippet é fazer com que usuário tenha menos trabalho possível em obter resultados das suas pesquisas. Essa funcionalidade do Google entrega uma ótima experiência para o usuário em suas buscas por palavras-chaves, fazendo com que ele nem chegue a olhar o resto da página.
Sendo assim, a página linkada no featured snippet acaba se tornando referência quando buscamos certa palavra-chave ou termo de pesquisa. Com isso, o domínio ali presente acaba tendo bastante vantagem em relação aos outros que estão concorrendo pela atenção do usuário.
Apesar de pesquisas como a da Search Engine Land mostrarem que um featured snippets recebem 8% a mais de clinks, isso não significa necessariamente que um resultado de featured snippet vai obter o mesmo desempenho. Pelo contrário!
Dependendo da resposta que o usuário busca, ela pode estar ali mesmo no trecho em destaque e ele nem vai precisar clicar no link e visitar a página. Já nas pesquisas de palavras-chave que não apresentam featured snippets, a chance do usuário clicar no primeiro ou outros links é maior.
Como conquistar um featured snippet?
Não vou iludir você e dizer que tem um passo a passo a ser seguido ou algum segredo que vai te fazer chegar na posição 0 do Google. O próprio buscador informa que “os sistemas do Google determinam se a página gera um trecho em destaque adequado à solicitação de pesquisa do usuário e, se sim, a exibem como o primeiro resultado.”
Será então que o resultado que está em primeiro lugar no Google consegue conquistar mais facilmente o espaço do featured snippet? Não necessariamente. Pode ser que um link que esteja na quinta página do Google seja promovido a trecho em destaque.
Apesar de não ser possível marcar a própria página como um trecho em destaque e de a primeira posição no Google não ser garantia de obtenção de um featured snippet, como podemos alcançar a desejada posição 0?
A resposta é: CONTEÚDO!. O Google seleciona a página para ocupar a posição 0 se ele julgar que ali há o melhor conteúdo para ser mostrado como resultado da pesquisa daquela palavra-chave.
Para isso, é importante responder a alguns questionamentos quando for escrever sobre um tema com foco em um termo ou palavra-chave. Busque abordar no seu conteúdo:
- Como?
- O que é?
- Como fazer?
- Por quê?
- O que?
Não é obrigatório responder a todos estes pontos no seu artigo. Mas tente, pelo menos, abordar os três primeiros, já que são perguntas que os usuários fazem bastante em suas pesquisas
Tipos de featured snipppet
Existem diferentes tipos de featured snippets, com diferentes formatos. Temos aqueles que destacam conceitos, os que mostram listas, etc. Estão presentes em resultados de receitas, definições, entre outros.
Vamos conhecer agora os principais características de cada tipo de featured snippet.
Lista
É uma forma de consumir rapidamente o conteúdo que você busca. As listas simplificam as informações, não sendo necessário um parágrafo para entender a mensagem.
É um formato bem comum de aparecer e costumam listar resultados de passo a passo, rankings, entre outros. Assim como no caso do exemplo da imagem, ao pesquisar “melhores” + algum outro termo, você poderá ter uma lista como resultado.
Parágrafo
É o trecho em destaque que mais aparece e é bem simples: ele destaca um trecho de um texto, equivalente a um parágrafo. Os conceitos e definições de termos geralmente aparecem neste formato.
Featured snippet em forma de parágrafo oferece um resumo para a resposta que você procura, destacando uma ou mais palavras-chave pesquisada, como podemos ver no exemplo acima.
Tabela
O formato tradicional de uma tabela também aparece como featured snippet. Suas colunas fornecem informações ou podem vir como quadro comparativo.
Mapa
Mostra uma prévia de onde está localizado no mapa o termo pesquisado, de forma geral. Pode ser uma pesquisa específica, como “restaurante japonês no Centro do Rio” ou um termo mais genérico, como “Icaraí Niterói”.
Perguntas e respostas
É uma caixa que mostra perguntas relacionadas ao termo pesquisado. Geralmente, perguntas que as pessoas mais fazem em relação a palavra-chave em suas buscas.
Carrossel
O carrossel apresenta, na maioria das vezes, imagens e aparece para mostrar principais notícias, vídeos, produtos e até redes sociais, como o Twitter, que destaca tweets sobre a palavra-chave pesquisada.
O termo “carrossel” foi popularizado no meio digital com a possibilidade da publicação de mais de uma foto de uma vez só no Instagram. Semelhante a estrutura de carrossel da rede social, é possível visualizar em sequência, na horizontal, mais resultados de pesquisa relacionado ao termo pesquisado ao clicar na “setinha” pro lado. Observe que todas as imagens de exemplos de cada tipo de carrossel tem essa característica em comum.
Knowledge graph e featured snippet são a mesma coisa?
Agora que já vimos exemplos de trechos em destaque no Google e sabemos identificá-los inclusive os tipos -, atenção a imagem a seguir:
O resultado mostrado também está em destaque e aparece antes das páginas listadas, certo? Mas isso não quer dizer que seja um featured snippet.
Este resultado é proveniente da base de conhecimento do Google. Ele exibe o resultado sem destacar nenhuma página. Observe que não há links e nem nome de domínios relacionados.
Pode acontecer de, em alguns resultados, o Google exibir a fonte dos dados do seu knowledge graph. Mesmo assim, é apenas a referência. Não é necessariamente o site na posição 0:
Agora que você já conhece quais são os tipos e formatos de featured snippets e como ter mais chances de alcançar essa posição, trabalhe seu conteúdo com foco na qualidade.
Lembre-se de que não há fórmula mágica para ter sua página como trecho em destaque. Siga as dicas e orientações do nosso artigo. O Google pode selecionar o seu conteúdo e ele pode se tornar referência para um ou mais resultados de buscas.