19 ferramentas de SEO para ranquear no Google
Guia definitivo de plataformas e ferramentas de SEO para te ajudar a conquistar uma posição melhor nos mecanismos de busca.
Você já se perguntou o que faz um site aparecer em primeiro lugar nas pesquisas do Google? Será que é aleatório ou existe alguma técnica por trás? E se existe um método, como colocá-lo em prática?
Se você já se questionou sobre isso, saiba que existe sim uma técnica capaz de jogar qualquer site para as primeiras posições dos resultados de busca do Google. Ela se chama Search Engine Optimization ou SEO, como ficou mais conhecida.
Esse termo se refere ao conjunto de estratégias usadas para otimizar a visibilidade de um site nos mecanismos de busca, como o Google, Bing e outros. O principal objetivo de usar SEO é melhorar o posicionamento de um site nos resultados orgânicos dessas plataformas e, por consequência, aumentar as chances de ele ser encontrado por usuários.
Para entender definitivamente o que é SEO, sugiro que nos acompanhe em um rápido teste. Abra o Google, digite “meias divertidas” e observe atentamente o resultado dessa pesquisa.
“Aproximadamente 726.000 resultados em 0,42 segundos” foi o que apareceu aqui e sabemos que o usuário não irá olhar todas essas páginas. Mas, dentro dessa infinidade de resultados, o seu site pode encontrar uma maneira de aparecer em primeiro lugar através das técnicas de SEO. Nessa prática, muitos recursos podem ser utilizados:
- Seleção estratégica de palavras-chave relevantes para o nicho do site;
- Otimização de conteúdo;
- Conquista de backlinks de qualidade;
- Melhoria da velocidade de carregamento da página;
- Adaptação para dispositivos móveis;
- Entre diversas outras estratégias de SEO.
Felizmente, existem inúmeras ferramentas de SEO que auxiliam nesse processo, facilitando a vida do profissional de marketing.
Ficou curioso para saber quais são essas ferramentas? Continue lendo, pois a Experta separou 19 ferramentas incríveis que vão fazer toda a diferença no ranqueamento do seu site no Google ou no Bing.
Boa leitura!
O que são ferramentas de SEO?
Você já compreendeu o que é SEO e qual é o intuito principal dele, agora vamos nos aprofundar nas ferramentas que ele usa para chegar até esse objetivo.
Esses recursos podem ser aplicativos ou programas que auxiliam no aprimoramento e na otimização de sites, ao permitir que os especialistas em SEO analisem, monitorem e aperfeiçoem diversos aspectos de suas presenças online.
Uma das estratégias mais usadas no dia a dia é a pesquisa de palavras-chave para SEO, uma vez que esses termos possibilitam a criação de conteúdos mais direcionados e alinhados com as intenções de busca de seu público-alvo. Ferramentas para esta finalidade funcionam analisando quais termos e frases são mais relevantes e frequentemente buscados por usuários em seu nicho de mercado. Elas também podem ajudar no reconhecimento de keywords de cauda longa, menos competitivas e potencialmente mais lucrativas.
Há ainda ferramentas usadas para facilitar a análise de concorrência através da avaliação de rankings de busca. Funciona assim: a plataforma indica como a concorrência está se saindo, quais palavras-chave estão direcionando tráfego para seus sites e dá uma ideia de quais estratégias estão adotando. Dessa forma, fica mais fácil identificar oportunidades e ameaças no seu nicho.
Também existem muitas plataformas focadas na otimização de conteúdo através de inteligência artificial, por exemplo. Elas podem fazer uma análise detalhada do conteúdo de um site e sugerir melhorias em:
- Palavras-chave;
- Estrutura de tópicos;
- Uso de imagens;
- Meta descrição;
- Links internos e externos.
Além disso, revelam informações sobre o desempenho dos sites em termos de:
- Velocidade de carregamento;
- Usabilidade móvel;
- Compatibilidade com diferentes dispositivos.
Todos esses fatores devem estar sempre funcionando em perfeita harmonia, pois os mecanismos de busca valorizam experiências do usuário positivas e penalizam sites lentos ou mal otimizados para dispositivos móveis.
Existem outras ferramentas, com foco no monitoramento do progresso das estratégias de SEO. Elas fornecem relatórios sobre posicionamento na SERP (página de resultados de mecanismos de busca), tráfego orgânico, conversões e muito mais. Essas informações são indispensáveis, pois garantem a evolução constante e o aprimoramento das táticas.
Deu para entender que as ferramentas de SEO podem ser verdadeiros parceiros nessa jornada, né? Sem elas, ficaria muito mais difícil tomar decisões e traçar estratégias coerentes com os objetivos de cada site.
Portanto, continue lendo se deseja descobrir quais são as melhores plataformas e o que cada uma pode fazer para te ajudar.
O que a ferramenta de SEO precisa ser e ter?
Antes de escolher as ferramentas de SEO certas para suas necessidades, é importante considerar algumas características-chave que elas devem oferecer. Vamos analisar juntos?
Gratuita versus paga
Uma das principais dúvidas que aparecem na hora de escolher a sua ferramenta ideal de SEO é: investir em uma plataforma paga ou ficar na gratuita?
Bom, essa é uma consideração muito importante e ela vai depender das suas necessidades individuais e principalmente do seu orçamento. Ferramentas pagas costumam oferecer recursos mais avançados, análises mais detalhadas e suporte ao cliente mais eficaz. Porém, plataformas gratuitas podem atender todas as suas demandas e te auxiliar na otimização do seu site sem que comprometa seu orçamento.
Na verdade, as opções grátis podem ser um ótimo ponto de partida para quem está começando, uma vez que possibilitam ganho de experiência e compreensão dos mecanismos. Por outro lado, sites maiores podem se beneficiar mais de ferramentas pagas, justamente por oferecerem uma gama mais ampla de recursos avançados, relatórios personalizados e insights mais profundos.
Portanto, lembre-se de analisar seus objetivos e seja racional nesse momento! Mesclar as duas formas pode ser uma solução. Tudo depende do que você precisa.
Fácil de usar
Mais importante que o valor, é analisar a usabilidade das ferramentas. Já imaginou pagar por um ano de mensalidade e não saber como utilizar os recursos? A facilidade e praticidade são critérios indispensáveis na hora de escolher sua ferramenta SEO.
Quando essas plataformas são intuitivas e amigáveis, existem muitas vantagens:
- Economia de tempo;
- Permite o uso por iniciantes;
- Menor curva de aprendizado;
- Independência de especialistas;
- Acesso rápido a informações cruciais;
- Maior adoção por parte da equipe.
Observe todos esses fatores e não hesite em pesquisar a fundo sobre cada ferramenta, essa escolha pode ser a diferença entre uma empresa bem-sucedida e uma empresa improdutiva.
Múltiplas funcionalidades
Como falamos no começo, existem diversas ferramentas de SEO que atendem a diferentes funcionalidades. Na hora de escolher a plataforma, muitos autônomos e empresas buscam por aquela que terá o máximo de funções possíveis.
Realmente essa preocupação faz todo sentido, uma vez que ter tudo reunido em um só lugar pode ajudar a poupar tempo e também recursos financeiros.
Compatibilidade com plataformas diversas
Para finalizar, é importante estudar se a plataforma escolhida é flexível em diferentes sistemas operacionais, navegadores da web e dispositivos móveis. Com o mundo integrado que vivemos, é indispensável acessar e utilizar a ferramenta a partir de qualquer lugar, a qualquer momento, sem estar limitado a um dispositivo específico.
Ferramentas de SEO para colocar um site no topo
Você já entendeu o que é SEO, quais as principais bases das ferramentas e o que deve observar na hora de escolher. Mas isso não é o suficiente!
Então, finalmente vamos analisar 19 ferramentas de SEO que podem te ajudar a ficar no topo das pesquisas do Google.
Continue lendo!
1. Google Analytics 4
Vamos começar pelo Google Analytics 4, uma das ferramentas de SEO mais usadas no mundo e indispensável para quem quer compreender e aprimorar o desempenho de um site. É uma plataforma de análise de tráfego da web, ou seja, do fluxo de visitantes e atividades que ocorrem em um site ou página da web. Essa é uma das ferramentas que usamos aqui na Experta, inclusive!
Como o próprio nome diz, essa ferramenta pertence ao Google e funciona com base na inserção de um código de rastreamento. O código acompanha todas as atividades dos visitantes em seu site e coleta uma variedade de métricas de marketing importantes.
Veja algumas informações que ele pode oferecer:
- Número de visitantes;
- Tempo gasto no site;
- Origem do tráfego (Google, paga, mídias sociais);
- Páginas mais visitadas;
- Conversões;
- Taxa de rejeição (bounce rate);
- Receitas;
- Comportamento do usuário.
O Google Analytics é mais conhecido por sua versão gratuita, que atende às necessidades da maioria dos sites menores. Já para empresas maiores, que precisam de uma análise de dados mais avançada, existem planos pagos mais completos: Google Analytics 360 ou Google Analytics for Firebase.
2. WooRank
O WooRank é um software automatizado que revisa sites através de auditorias e monitoramentos de SEO on-page, rastreamento de palavras-chave, análise competitiva e varredura do site.
Ele ajuda a identificar áreas de melhoria referentes à usabilidade e ao desempenho, baseando-se na exploração detalhada de um site. Essa ferramenta oferece relatórios em PDF e um recurso exclusivo de geração de leads para profissionais de marketing digital.
Alguns fatores essenciais avaliados para a otimização de mecanismos de busca são:
- Qualidade do conteúdo;
- Estrutura de links;
- Uso de palavras-chave;
- Velocidade de carregamento da página.
Essas análises ajudam a entender o que está funcionando bem em seus sites e quais áreas precisam de atenção.
O WooRank disponibiliza uma versão gratuita, porém as funcionalidades são limitadas. Para acessar todos os recursos e receber relatórios mais detalhados, há planos pagos que variam entre US$ 89,99 e US$ 199,99 por mês, com um plano personalizado para empresas.
3. Google Search Console
Alerta de mais uma queridinha da Experta!
Essa ferramenta é fornecida pelo próprio Google e é utilizada para o monitoramento e a otimização do desempenho dos sites nos resultados de pesquisa. O principal diferencial dela é que oferece informações detalhadas sobre como o Google vê seu site. Afinal, o objetivo básico do SEO é ser visto pelo Google.
Veja as funcionalidades que esta plataforma oferece:
- Acompanhamento do progresso da indexação do seu site;
- Informações sobre os termos de pesquisa que acionam impressões;
- Rastreamento e relatórios de erros (páginas quebradas ou bloqueios no arquivo robots.txt);
- Informações sobre links externos que apontam para o seu site.
A melhor parte é que o Google Search Console é uma ferramenta totalmente gratuita. Ou seja, avalie os insights e recursos que ela oferece antes de pensar em investir em outras plataformas. Quem sabe ela já é o suficiente para sua empresa?
4. Bing Webmaster Tools
Até agora falamos mais sobre ferramentas que têm foco principal na otimização de resultados para o Google. E de fato, o Google é o buscador número um para a maioria dos usuários. Porém, o Bing, mecanismo de buscas da Microsoft, é considerado o segundo mais popular em todo o mundo, alcançando a marca de 100 milhões de usuários por dia.
Por isso, o Bing Webmaster Tools também se torna uma ferramenta muito importante para quem deseja otimizar seu site. O funcionamento dele se assemelha com o do Google Search Console, ou seja, fornece informações sobre:
- Indexação;
- Erros de rastreamento;
- Palavras-chave que geram impressões nos resultados do Bing.
Um diferencial é que ele oferece insights do desempenho em dispositivos móveis, o que pode ser muito útil para quem possui um público-alvo que usa mais celular.
O Bing Webmaster Tools é 100% gratuito e oferece uma série de recursos liberados para ajudar no desempenho do seu site nos resultados do Bing.
5. SEOWork Analysis Tool
A SEOWork Analysis Tool é uma ferramenta abrangente que faz auditorias detalhadas de SEO. Ela promete deixar seus usuários orientados por dados, mostrando acompanhamento de concorrentes, informação sobre o potencial de crescimento de tráfego e vendas e estimativa de retorno do investimento.
Suas funcionalidades incluem:
- Avaliação de tags HTML;
- Análise de estrutura de links internos e externos;
- Identificação da velocidade do site.
A SEOWork Analysis Tool oferece uma versão gratuita limitada em relação aos recursos disponíveis em planos pagos. O preço inicial do plano é US$ 299 por mês, é indicado para e-commerce, sites com mais de 1.000 páginas e oferece mais de 3.000 palavras-chave.
6. SEOptimer
O SEOptimer é uma ferramenta que se destaca pela rapidez e eficácia das análises em seu site. Os usuários o avaliam como um programa intuitivo, com relatórios bonitos e suporte maravilhoso. Ele é útil se você deseja:
- Verificação de meta tags;
- Estruturas de links internos e externos;
- Relatório da velocidade de carregamento.
O SEOptimer também oferece diversas opções de ferramentas gratuitas para a análise, como:
- Gerador de meta tags;
- Gerador de .htaccess;
- Verificador de H1;
- Verificador de tags de cabeçalho;
- Verificador de SSL;
- Testador de ping
Para quem deseja ir além e quer explorar os recursos premium, existem três planos: DIY SEO, por US$ 19 por mês; White Label, por US$ 29 por mês; e White Label & Embedding, por US$ 59 por mês. Eles são recomendados respectivamente para proprietários de sites individuais, profissionais de marketing e agências avançadas.
7. SimilarWeb
A SimilarWeb é uma plataforma bem completa que permite analisar o cenário competitivo de sites e aplicativos. Para isso, são realizadas análises abrangentes do tráfego de sites e do comportamento dos usuários na web. Veja algumas das funcionalidades:
- Pesquisa de mercado;
- Análise de público;
- Jornada do consumidor;
- Geração de leads;
- Demandas do consumidor;
- Otimização de busca interna.
A SimilarWeb oferece algumas ferramentas gratuitas, como análise dos sites em tendência, principais aplicativos para Android e iOS, além de verificação de páginas específicas.
Já os planos variam entre US$ 149 e US$ 333 por usuário/mês. A principal diferença entre esses pacotes é a quantidade de resultados de sites por relatório, palavras-chave e meses de dados históricos.
Existe também a opção de planos personalizados para equipes ou grandes empresas.
8. PageSpeed Insights
O PageSpeed Insights é uma ferramenta do Google com foco na velocidade e no desempenho do site. Ele analisa o funcionamento em termos de velocidade de carregamento e responsividade. Usamos essa plataforma aqui na Experta, pois ela é muito importante para nossa análise da experiência do usuário. Além disso, o PageSpeed Insights oferece informações sobre:
- Imagens do site (se estão otimizadas ou não);
- Minificação de código;
- Renderização da página;
- Priorização de carregamento;
- Melhorias para dispositivos móveis.
Essa ferramenta é totalmente gratuita, você pode acessar as análises e sugestões sem nenhum custo. Por esse motivo, ela é muito popular entre proprietários de sites, desenvolvedores da web e profissionais de marketing digital.
9. Ahrefs
Outra ferramenta que também usamos aqui na Experta é o Ahrefs. Ela facilita a análise e o acompanhamento do desempenho de um site nos resultados de pesquisa do Google. Além disso, realiza pesquisas de palavras-chave, análise da concorrência e auditorias de SEO. Veja algumas das suas funcionalidades:
- Análise de backlinks;
- Pesquisa de palavras-chave;
- Análise de concorrentes;
- Rastreamento de classificações;
- Auditoria de site.
Essa é uma das principais ferramentas utilizadas nas estratégias de link building, justamente por permitir acompanhar o desempenho dos seus backlinks. Ainda é possível comparar com os concorrentes que estão nas primeiras posições do Google, o que permite identificar oportunidades na criação de links e melhorias de conteúdos.
Além disso, o Ahrefs fornece informações sobre autoridade de domínio (DR) e da página (PR), tráfego pago e orgânico, e até quantos backlinks estão linkando para um site. Todos esses dados são essenciais na hora de avaliar um site para publicação e distribuição de conteúdo.
O Ahrefs oferece uma versão de testes gratuita, mas é uma ferramenta paga. Os planos são Lite, Standard, Avançado e Enterprise; e os preços variam entre US$ 99 e US$ 999. Há ainda a possibilidade de pagar o valor anual, ganhando dois meses grátis.
10. SEMrush
SEMrush? Usamos também! Na verdade, o Semrush é uma das plataformas de SEO mais abrangentes e amplamente utilizadas no mundo do marketing digital. Ele oferece:
- Pesquisa de palavras-chave;
- Análise de concorrentes;
- Auditoria de sites;
- Análise de backlinks;
- Análise de tráfego;
- Monitoramento de mídias sociais.
Assim como o Ahrefs, o SEMrush é uma ferramenta paga, mas oferece uma versão de teste grátis. Os valores começam em US$ 129 e chegam a US$ 499 por mês. A escolha do plano depende do porte da sua empresa e quais recursos deseja.
Essa plataforma também oferece o SEO Writing Assistant para análise de conteúdo, que pode ser instalado no próprio Google Docs. A partir da análise dos 10 melhores ranqueados no Google para a palavra-chave em questão, a ferramenta:
- Mostra a qualidade geral de artigo por meio de uma pontuação geral;
- Avalia a legibilidade do texto;
- Apresenta recomendações sobre as palavras-chave dadas, o seu volume e dificuldade;
- Indica variações de palavras-chave semanticamente relacionadas;
- Fornece dicas para título de página, meta descrição e até recursos para obter backlinks.
11. MozBar
A MozBar é uma extensão de navegador desenvolvida pela Moz, uma das maiores empresas de marketing digital do mundo. E claro, a Experta usa essa plataforma para mensurar resultados no mundo de SEO. Ela oferece informações diversas, como:
- Autoridade de domínio (DA);
- Autoridade de página (PA);
- Spam score;
- Tempo de carregamento de página;
- Links internos e externos;
- Título da página;
- Meta descrição;
- Alt text.
MozBar é uma extensão gratuita, mas tem recursos limitados em comparação com a versão paga que se chama MozPro. Nessa opção premium, os valores vão de US$ 99 a US$ 599 por mês.
12. Screaming Frog
O Screaming Frog é uma das ferramentas de SEO mais populares no mercado, também usada nos processos da Experta! Ele é muito eficaz no rastreamento e na identificação de problemas no site. Veja suas funcionalidades:
- Rastreamento de URLs;
- Análise de títulos e meta descrições;
- Identificação de erros técnicos;
- Análise de dados estruturados;
- Auditoria de links internos e externos.
O Screaming Frog tem uma versão gratuita que oferece o rastreamento de até 500 URLs. Já a opção paga garante o rastreamento ilimitado de URLs, além de configurações mais avançadas, pelo valor de US$ 259,00 por ano.
13. JetOctopus
O JetOctopus é uma ferramenta voltada para a análise técnica. Ele realiza varreduras detalhadas em busca de problemas técnicos, que incluem erro 404 (páginas não encontradas) e problemas de indexação. Suas principais funcionalidades são:
- Logs em tempo real;
- Análise de mais de 40 bots com dinâmica do comportamento;
- Relatórios predefinidos com problemas;
- Opção de comparação de rastreamentos;
- Listas de vencedores/perdedores de URLs;
- Páginas ativas que trazem tráfego massivo.
O JetOctopus é uma plataforma paga e seu valor varia conforme o volume de páginas de um site. O preço começa em US$ 171 por mês e chega a US$ 2.515, além de planos personalizados para empresas maiores.
Ferramentas para checagem de links
Já imaginou colocar um conteúdo no ar e ele ter um link quebrado? Isso prejudica muito a experiência dos usuários. Por isso, confira duas ferramentas para resolver esse problema:
14. Check My Links
O Check My Links é uma extensão de navegador que auxilia no gerenciamento de sites e realiza auditorias de SEO. Sua principal ferramenta é a verificação de todos os links de um site para a indicação de possíveis links quebrados e inválidos.
Ao ativar a extensão, todos os links de uma página são destacados, sendo categorizados por cor em: links válidos, link com redirecionamento, avisos e links inválidos.
O melhor de tudo é que essa ferramenta, além de simples, é gratuita, tornando-a uma opção acessível para todos.
15. Link Redirect Trace
Outra extensão, o Link Redirect Trace, auxilia na identificação, rastreamento e análise de redirecionamentos de URLs em um site. Algumas informações oferecidas por essa ferramenta incluem o código de status HTTP associado a cada redirecionamento, a URL de destino, o tempo de carregamento, etc.
Para a felicidade geral, essa extensão também é 100% gratuita e disponível para o uso através da instalação no seu navegador de preferência.
Ferramentas para encontrar palavras-chave
As palavras-chave são a base de qualquer estratégia de SEO, então separamos algumas ferramentas específicas para ajudar nessa missão:
16. Keyword Explorer
Para quem tem dificuldade de escolher ou de variar palavras-chave, o Keyword Explorer é uma ferramenta criada pela Moz que pode ser uma opção. Ele sugere ideias de palavras-chave com base nas consultas dos usuários, ajudando você a entender quais termos e frases são populares em relação ao seu campo de atuação.
Mas vale ressaltar que a Keyword Explorer não é uma plataforma independente e sim uma ferramenta (totalmente gratuita) dentro do site oficial do Moz.
17. Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta disponibilizada por Neil Patel, um dos maiores profissionais de marketing do mundo. Assim como a Keyword Explorer, o foco principal é na pesquisa de palavras-chave. Ao entrar no site, basta pesquisar uma KW e você receberá:
- Volume de buscas;
- Nível de dificuldade de SEO;
- Pessoas que clicam nos resultados;
- Faixa etária;
- Ideias de conteúdo.
Uma versão gratuita, com recursos limitados, é oferecida no Ubersuggest. Porém, para quem deseja investir, existem planos, que variam de US$ 12 a US$ 40 por mês, com mais funções à disposição, como auditoria de sites, estimativa de tráfego e oportunidades de backlinks.
18. Keyword Planner
O KeyWord Planner também é uma ferramenta de busca de palavras-chave. Ela é fornecida pelo Google e é especialmente útil para quem usa o Google Ads. Na prática, ele oferece:
- Pesquisa de palavras-chave;
- Volume de pesquisa;
- Concorrência;
- Segmentação por localização geográfica.
O Keyword Planner é gratuito para uso, mas requer uma conta do Google Ads para acessá-lo. Dessa forma, ele acaba sendo mais focado em palavras-chave para mídia paga, mas continua sendo muito útil na produção de conteúdo orgânico.
19. Keyword Revealer
A Keyword Revealer é uma ferramenta que oferece análises detalhadas de palavras-chave, incluindo:
- Volume de pesquisa;
- Dificuldade de classificação ;
- Custo por clique (CPC) estimado;
- Sugestão de KW de cauda longa.
A Keyword Revealer tem uma versão gratuita com recursos limitados, o que pode ser útil para pequenos projetos ou para quem está começando no mundo do SEO. Porém, também há planos pagos que variam entre US$ 12,50 e US$ 29,50 por mês.
Vem para a Experta!
Aqui na Experta, contamos com uma equipe especializada em ferramentas de SEO.
Então, tá esperando o que? Contrate uma empresa especializada em serviços de link building e SEO.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços!