Google Search Console: tudo o que você precisa saber

Aprenda como usar o Google Search Console para monitorar e otimizar o desempenho do seu site.

Publicado em: 26 de junho de 2024
Atualizado em: 26 de junho de 2024

O Google Search Console (GSC) é uma das ferramentas mais populares dentro do universo de estratégias do SEO (Search Engine Optimization). E não é por acaso, já que a plataforma oferece insights técnicos que englobam desde desempenho até usabilidade dos sites. 

Se você é profissional de SEO há algum tempo, provavelmente já utilizou o Search Console e sabe de cor todas as suas funcionalidades. No entanto, se você for iniciante ou apenas um entusiasta de sites, pode facilmente se confundir com a quantidade de recursos e relatórios disponíveis. 

Entre sitemaps e relatórios de erro 404, pode parecer um desafio entender por onde começar e como usar cada funcionalidade para otimizar seu site. Este guia foi criado justamente para isso: descomplicar o uso do Google Search Console e te ensinar como aproveitar ao máximo essa ferramenta queridinha pelos profissionais do SEO.

Então, se você pesquisou “google search console para que serve” e se deparou com nosso conteúdo, saiba que chegou ao melhor resultado. Vamos juntos entender as funcionalidades mais importantes da plataforma, como conferir métricas, verificar a indexação das páginas, analisar o desempenho geral e identificar os termos de busca mais acessados. 

Além disso, vamos te explicar porque essa ferramenta é tão valorizada pelos profissionais de SEO e como você pode começar a utilizá-la hoje mesmo. Está pronto para levar seu site a um novo patamar?

Vamos lá!

Conhecendo o Google Search Console

O Google Search Console é uma plataforma gratuita oferecida pelo próprio buscador que permite aos proprietários de sites monitorá-los e mantê-los na melhor posição do ranqueamento do Google. Com ela, é possível acompanhar o desempenho orgânico das suas páginas. 

Além disso, a ferramenta possibilita a visualização de resultados em outras áreas do Google, permitindo a avaliação da performance do SEO técnico e do status de indexação das páginas, incluindo:

  • Posicionamento nos resultados de busca;
  • Problemas de rastreamento pelo Googlebot. 

É através do Google Search Console que ocorre a comunicação direta entre você e o Google, facilitando a troca de informações importantes sobre o seu site.

Ainda está um pouco confuso? Vamos usar uma metáfora para esclarecer as coisas: 

Imagine que a SERP do Google é uma trilha daquelas muito complicadas, impossíveis de fazer sozinho. Nesse cenário, o GSC seria o guia experiente que vai te mostrar o caminho mais seguro para alcançar o topo da montanha, que seria a melhor posição na SERP. 

Basicamente, o Search Console funciona como um mapa detalhado que revela como o mecanismo de busca vê as páginas do seu site e detecta quaisquer problemas durante os processos de rastreamento, indexação e classificação. Analisando esses dados, você pode identificar oportunidades de melhorias e otimizar a experiência do usuário no site.

Para que serve o Google Search Console?

Na prática, o Google Search Console é utilizado para identificar e solucionar uma série de problemas relacionados à visibilidade e ao desempenho do seu site nos resultados de pesquisa do Google. É nesse sistema que conseguimos ter uma visão mais geral do que está acontecendo no domínio. 

Eventualmente, podemos até utilizar outras ferramentas de SEO, como Ahrefs e Semrush, para obter dados complementares e realizar análises mais profundas, mas o GSC é a base essencial para qualquer estratégia de SEO.

Estas são algumas das suas principais funcionalidades do dia a dia:

  • Verificar a indexação para garantir que as páginas estão sendo corretamente listadas pelo Google e identificar possíveis erros;
  • Monitorar o tráfego orgânico do site, incluindo cliques, impressões, CTR e posição média nos resultados de pesquisa;
  • Identificar termos de busca relevantes que estão levando tráfego para o site e encontrar novas oportunidades de palavras-chave;
  • Detectar problemas de usabilidade em dispositivos móveis e desktop que podem afetar a experiência do usuário;
  • Receber alertas de segurança, como malware ou hacking;
  • Analisar métricas de experiência do usuário, como tempo de carregamento e interatividade, para melhorar a qualidade do seu site.

Vale ressaltar que não é obrigatório se registrar no Google Search Console para que suas páginas apareçam nos resultados de pesquisa. O Google indexará suas páginas automaticamente assim que estiverem online e forem rastreáveis. 

Porém, ter acesso a essa ferramenta é extremamente útil para monitorar e resolver problemas relacionados à presença do seu site no sistema de pesquisa do Google. Esteja sempre atento!

Quais são as ferramentas do Google Search Console?

Agora chegou o momento mais aguardado: vamos esmiuçar as principais ferramentas disponíveis no Google Search Console. Preparados? 

Relatório de visão geral

Assim que você abrir a plataforma do GSC, irá se deparar com uma seção dedicada a uma análise mais geral do site. Ela se chama “Relatório de Visão Geral”, veja:

Relatório de Visão Geral do google search console
Reprodução/Google Search Console

Esse relatório vai oferecer uma visão abrangente e rápida do desempenho do seu site. É ideal para aquele momento inicial da análise, em que você está buscando identificar áreas que precisam de atenção imediata. 

No dia a dia, aqui na Experta, utilizamos essa seção para fazer um monitoramento periódico do site. A partir dessa visão geral, podemos acessar relatórios detalhados para investigar a fundo os problemas detectados.

Relatório de desempenho 

Ao clicar em “Relatório completo”, você vai acessar o relatório de desempenho do GSC.

Muita atenção nesse momento! Essa ferramenta talvez seja a mais importante para o SEO, pois é a que envolve mais métricas essenciais para uma estratégia bem sucedida. O relatório de desempenho traz dados detalhados sobre a performance do seu site nos resultados da Pesquisa do Google.

São informações indispensáveis para entender como seu site está sendo encontrado e acessado pelos usuários. É importante ressaltar que o menu vai mostrar opções de acordo com as funcionalidades que o site tem. Exemplo: discover, notícias, fotos etc.

Relatório de desempenho do google search console
Reprodução/Google Search Console

As principais métricas apresentadas, são:

  • Cliques: número total de cliques que seu site recebeu dentro da SERP;
  • Impressões: quantas vezes seu site apareceu nos resultados de busca;
  • CTR (Taxa de Cliques): taxa calculada dividindo o número de cliques pelo número de impressões; 
  • Posição média: a posição média do seu site nos resultados de busca.

O Google Search Console ainda permite personalizar os relatórios por:

  • Tipo de pesquisa: web, imagem, vídeo e notícias;
  • Data: análise de um mês específico ou até comparação entre meses anteriores;
  • Consulta: termos específicos utilizados na busca;
  • Páginas ou URLs específicas;
  • País de origem da busca;
  • Dispositivo: computador, tablet ou celular;
  • Aspectos de pesquisa, como snippets.

Além disso, o relatório de desempenho também permite visualizar as palavras-chave que os usuários usaram para chegar ao seu site. E, aqui na Experta, nós sabemos que em terra de SEO, keyword é a rainha!

Palavras-chave que os usuários usaram para chegar ao site
Reprodução/Google Search Console

Geralmente, a KW com mais cliques é o próprio nome da empresa, como no exemplo acima. Neste caso, trata-se de um e-commerce de moda praia feminina, por isso, os principais termos de busca são produtos da loja.

No dia a dia, durante a criação de estratégias de SEO on-page e off-page, essa seção do GSC pode ser a sua melhor aliada. As métricas podem ser utilizadas para agir rapidamente na resolução de problemas. 

Inspeção de URL

A próxima ferramenta disponível no Google Search Console é a inspeção de URL, ela aparece quando você clica no menu e redireciona para a barra superior. Com ela, conseguimos investigar as informações que o Google indexou sobre uma URL específica. Elas podem incluir:

  • Se a página foi realmente foi indexada pelo Google;
  • Caso contrário, é possível solicitar a indexação;
  • Erros de código HTML e JavaScript da página; 
  • Erros de usabilidade em dispositivos móveis;
  • Versões canônicas de uma página e muitas outras.
inspeção de url no google search console
Reprodução/Google Search Console

Essa seção é extremamente útil para encontrar possíveis problemas de indexação que possam estar impedindo que a página apareça nos resultados de busca. 

Relatório de indexação

O relatório de indexação de páginas no Google Search Console é uma ferramenta importante para monitorar o status de cada página do seu site em relação ao índice do Google. Ele mostra quais páginas estão indexadas, quais não estão e quais podem ser indexadas. Veja:

Relatório de indexação do google search console
Reprodução/Google Search Console

Lembre-se: nenhuma página pode ranquear no Google se não estiver indexada pelo buscador! 

Nessa seção, também podemos tirar informações importantes sobre o tipo de erro que está levando à desindexação da sua página. Os mais comuns são:

  • Página com redirecionamento;
  • Error 404 (não encontrado);
  • Error no servidor (5xx).
relatório gsc "por que as páginas não foram indexadas"
Reprodução/Google Search Console

Agora, você pode observar no print anterior que aparecem alguns outros tipos de avisos relacionados a páginas canônicas. Esses são erros relativamente menores, mas que precisam de atenção. 

As “páginas alternativas com tag canônica adequada”, por exemplo, indicam que as páginas foram encontradas, mas não estão indexadas porque o Google considera que há versões canônicas mais relevantes. Se uma página importante estiver nessa categoria, você deve revisar as configurações.

Agora, caso apareça “cópia sem página canônica selecionada pelo usuário”, temos que ter uma atenção maior. Trata-se, muito provavelmente, de um problema conhecido como canibalização de conteúdo, em que duas ou mais páginas do site estão competindo pela mesma KW com a mesma intenção de busca – o que pode confundir o algoritmo do Google e prejudicar a classificação geral. Sugerimos que você busque ajuda profissional imediatamente, caso não queira sofrer punições mais graves em seu site! 

Relatório de Sitemaps

Para quem não conhece, um sitemap é um arquivo que lista todas as páginas do seu site, juntamente com informações adicionais sobre elas, como a hierarquia e a frequência de atualização. Ele facilita o trabalho dos robôs de busca, proporcionando uma visão clara da arquitetura do site e ajudando na indexação das páginas.

Eles são importantes para garantir que o Google possa rastrear e indexar todas as páginas do seu site de maneira eficiente. Então, caso apareça algum erro nos relatórios de sitemaps do GSC, pode significar que o buscador está enfrentando problemas para ler o seu site.

relatório de sitemaps do google search console
Reprodução/Google Search Console

Experiência na página

A seção de experiência na página está totalmente relacionada com a acessibilidade do site. Ela vai te apresentar informações como o tempo de carregamento, interatividade, compatibilidade com dispositivos móveis e uso de HTTPS. 

No fim, o relatório apresenta a proporção de URLs que o Google avalia como proporcionando uma experiência positiva aos usuários, sempre levando em conta esses elementos do Page Experience. 

Na imagem a seguir, mostramos como a ferramenta funciona:

seção de experiência na página do gsc
Reprodução/Google Search Console

Relatório de usabilidade mobile

O relatório de usabilidade mobile fica dentro da seção de experiência na página, mas devido à sua importância, optamos por separar essa ferramenta e explicá-la com mais detalhes. Esse relatório vai avaliar a experiência das suas páginas para os usuários mobile. 

E por que isso é tão importante?

Bom, hoje em dia a maioria das pessoas faz buscas através de celular e tablets. Inclusive, uma pesquisa de fevereiro de 2024 do Statista comprovou isso. O levantamento mostrou que 96,17% das pesquisas no Google são realizadas em dispositivos móveis!

Na prática, esse relatório vai identificar problemas comuns, como:

  • Elementos clicáveis muito próximos;
  • Conteúdo que não cabe na tela;
  • Incompatibilidade com certos dispositivos.

Saiba mais: o que é SEO mobile e como aplicar?

Core Web Vitals

Se você acompanha a Experta há algum tempo, já sabe que estamos sempre atentos aos Core Web Vitals. Além de estarem disponíveis no PageSpeed Insights de forma mais aprofundada, esses dados também vão aparecer dentro do GSC. 

O relatório vai mostrar as principais métricas da Web, como:

  • Carregamento (Largest Contentful Paint ou LCP);
  • Interatividade (First Input Delay ou FID);
  • Estabilidade visual (Cumulative Layout Shift ou CLS).
análise de core web vitals pelo gsc
Reprodução/Google Search Console

Ao acompanhar esse relatório, você pode detectar questões relacionadas a essas métricas e realizar ajustes necessários. Isso permite que você otimize elementos que influenciam diretamente no algoritmo de classificação do Google.

Saiba mais: como melhorar a velocidade do seu site com Google PageSpeed Insights

AMP

O relatório de AMP, ou Accelerated Mobile Pages, está diretamente ligado à compatibilidade com dispositivos móveis. As páginas AMP são projetadas para oferecer um desempenho superior em smartphones, garantindo carregamento rápido e uma experiência de usuário otimizada.

relatório amp no google search console
Reprodução/Google Search Console

Essa ferramenta só vai aparecer no Google Search Console caso você tenha essa estratégia empregada no seu site. Na maioria dos casos, os especialistas em SEO optam pelo design responsivo, que é mais recomendado pelo Google. 

No entanto, as páginas AMP representam uma alternativa viável para melhorar a compatibilidade com dispositivos móveis. Se você optar por implementá-las, é essencial acompanhar o relatório de AMP para garantir que essas páginas estejam sendo indexadas corretamente.

Relatório de ações manuais 

O relatório de ações manuais é uma seção que você deve sempre encontrar vazia, porque se algo aparecer nela, é sinal de que você pode acabar levando uma punição séria do Google. Essas ações são tomadas quando práticas suspeitas, como spam ou técnicas de Black Hat SEO, são detectadas, violando as diretrizes do Google.

relatório de ações manuais no gsc
Reprodução/Google Search Console

Ele vai revelar todas as vezes em que o Google identificou atividades suspeitas no seu site e oferecer orientações sobre como resolver cada problema específico. O mais importante nesses casos é a agilidade. 

DICA EXPERTA: Depois de receber uma notificação no relatório de ações manuais, corrija as falhas e solicite uma nova indexação para que o Google reavalie seu site. Mesmo se a penalidade for injusta, é importante identificar e corrigir qualquer problema para evitar futuras suspeitas por parte do buscador.

Problemas de segurança

O relatório de problemas de segurança, por outro lado, vai indicar possíveis infrações que possam ser prejudiciais para o seu usuário. É como se o Google estivesse verificando se o seu site está vulnerável a ameaças, como malware ou outras questões de segurança. Se isso for detectado, você vai precisar resolver urgentemente a falha.

relatório de problemas de segurança no gsc
Reprodução/Google Search Console

Se o site sofrer com a instalação de um malware, por exemplo, o Google vai emitir um aviso nessa seção do GSC e também pode exibir um aviso aos usuários junto ao snippet nos resultados da pesquisa. 

Assim como no relatório de ações manuais, você vai poder corrigir esse problema e solicitar uma reconsideração. Isso permite que o Google revise novamente a página afetada e, se todas as correções forem feitas corretamente, remova o aviso de problema de segurança da SERP.

Relatório de links

O relatório de links é uma seção que mostra uma lista dos sites que estão linkando para o seu site (backlinks) e os links internos mais importantes. Quem está buscando melhorar sua posição na SERP do Google já sabe como obter backlinks de qualidade é essencial. Por isso, a importância dessa ferramenta.

relatório de links no gsc
Reprodução/Google Search Console

O mais interessante desse relatório é que, caso identifique backlinks indesejados, você pode solicitar a remoção utilizando a ferramenta de rejeição de links do Google Search Console. Também é possível identificar os sites que estão criando backlinks para você e desenvolver relações positivas com eles.

Por que o Search Console é o queridinho dos profissionais de SEO?  

Depois de toda essa jornada pelas funcionalidades do Google Search Console, você provavelmente já sabe a resposta para essa pergunta, não é mesmo?

O principal motivo do Search Console ser o queridinho dos profissionais de SEO é a sua incrível versatilidade. Em uma só plataforma, nós conseguimos acessar diversas métricas diferentes que juntas fornecem uma visão abrangente e detalhada do desempenho do site nos resultados de busca.

Por ser oferecido pelo próprio Google, ele fornece dados precisos e detalhados. É daquelas ferramentas que podemos confiar de olhos fechados (ou quase). 

DICA EXPERTA: Esteja sempre atento aos dados e nunca confie plenamente em apenas uma única plataforma. Para que as estratégias de SEO sejam bem sucedidas, precisamos ter um olhar amplo e analisar além do básico!

Além disso, o Search Console é uma ferramenta gratuita e fácil de usar, o que a torna acessível para todos os tipos de profissionais, desde iniciantes até experts em SEO.

Veja o que as Analistas de SEO da Experta têm a dizer sobre a plataforma:

depoimento talitha sobre gsc

depoimento panmela sobre gsc

Como criar uma conta no Google Search Console

Depois desse guia você já é quase um especialista no Google Search Console, certo? Mas, antes de qualquer coisa, precisa criar sua conta na plataforma. Confira o passo a passo a seguir. 

Adicionar o site e o tipo 

Para começar, você precisa acessar o Google Search Console e adicionar sua propriedade, que pode ser o domínio inteiro ou uma URL específica dentro do seu domínio.

Validar DNS

Para verificar que você é o proprietário do site, é necessário validar a propriedade do domínio através do DNS. Esse processo envolve adicionar um registro TXT fornecido pelo GSC ao seu provedor de domínio. Aqui está como você pode fazer isso:

  1. Copie o código de verificação fornecido pelo GSC;
  2. Acesse o painel de controle do seu provedor de domínio;
  3. Adicione um registro TXT com o código de verificação fornecido pelo GSC;
  4. Salve as alterações no painel de controle do seu provedor de domínio.

Fazer verificação do site

Depois de adicionar e validar seu site, é hora de verificar a propriedade. O Google Search Console oferece várias opções para verificar a propriedade do seu site, como:

  • Arquivo HTML;
  • Tag HTML;
  • Google Analytics;
  • Google Tag Manager.

Escolha o método de verificação que melhor se adapta às suas habilidades técnicas e ao ambiente do seu site.

Saiba mais: guia completo sobre o Google Analytics 4

Ajustar preferências de configurações

Recomendamos que você ajuste as preferências de configurações para receber alertas importantes, como problemas críticos de segurança ou quedas significativas no tráfego. Além disso, é importante colocar a região-alvo correta para garantir que ele seja exibido nos resultados de pesquisa relevantes para o seu público-alvo.

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Garantir a otimização de sites pode parecer uma tarefa difícil. Mas, você estará em boas mãos com a Experta. Somos uma empresa especializada em SEO, link building, Digital PR e gestão de blogs. 

Nossa equipe de jornalistas e especialistas em SEO está pronta para te garantir as melhores posições no ranking do Google. 

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