Google Trends: guia definitivo para entender a ferramenta

Saiba o que é o Google Trends e como ele pode te ajudar!

Estar por dentro das tendências é fundamental para quem trabalha com SEO, afinal, são elas que ditam os tipos de conteúdos e assuntos que serão relevantes para o público. Para desvendar todas as novidades e entender o que se passa na mente coletiva da internet, é possível contar com o apoio de uma ferramenta valiosa: o Google Trends

Essa solução foi criada pelo Google e traz diversos recursos úteis para quem quer conhecer o que o público está consumindo a partir da pesquisa de palavras-chave e/ou tópicos. A ferramenta funciona tanto para a elaboração de conteúdos para estratégias de link building, quanto para a otimização do desempenho do site nos mecanismos de busca. 

Se você não conhece ou sabe pouco sobre o Google Trends, fique conosco. Neste artigo, preparamos um guia definitivo com todas as informações importantes sobre essa ferramenta. 

A seguir você irá conferir: 

 

  • O que é Google Trends?
  • Para que serve o Google Trends? 
  • Como usar o Google Trends no SEO?
  • Tendências do Google Trends
  • Google Trends para pesquisar palavras-chave
  • Como usar Google Trends para fazer pautas quentes?

 

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O que é Google Trends?

 

O Google Trends é uma ferramenta do Google que coleta dados de pesquisa do próprio buscador e mostra o que as pessoas estão buscando em tempo real e ao longo do tempo. Por isso, ele é apontado como uma ferramenta valiosa para identificar tendências de buscas e compreender o interesse do público de forma ágil.

Na ferramenta, os usuários podem obter dados que mostram o interesse de busca por um tema em um local ou em momentos específicos por meio de gráficos interativos, informações numéricas detalhadas e listas.

As informações do Google Trends podem ser classificadas por tempo real — nos últimos sete dias — ou por um intervalo específico que pode ser de horas ou anos atrás. Outro ponto interessante é que os usuários podem fazer comparações de interesses entre diferentes termos ou entre a localização geográfica das buscas.

Ao criar ferramentas como o Google Trends, o Google dá os recursos ideais para que os profissionais que produzem conteúdo para a internet possam criar materiais relevantes e atraentes para o público, uma vez que essa solução disponibiliza os assuntos e as palavras-chave mais pesquisadas pelos usuários. 

 

Para que serve o Google Trends?

 

Essa ferramenta disponibiliza informações importantes sobre o comportamento e os interesses do público, dados que podem ajudar os usuários em diferentes questões. 

O Google Trends mostra tendências em atitudes sociais, questões políticas, entretenimento, esportes e outras áreas. Entre as funcionalidades da ferramenta estão as tendências de pesquisa, as filtragens de dados por período e localidade, as categorias relevantes, as exportações de dados e outras. Confira! 

 

Pesquisar tendências de busca

 

Uma das primeiras funcionalidades do Google Trends é a possibilidade de pesquisar tendências de busca. A ferramenta permite que o usuário visualize o volume de busca de determinada palavra-chave durante o tempo, mostrando como o interesse nesse tópico varia. 

 

Filtrar dados por período e localidade

 

A filtragem de dados por período e localidade também está entre os destaques da plataforma. Essa funcionalidade oferece a opção de filtrar informações por localização geográfica e tempo. Com isso, o usuário consegue fazer análises detalhadas sobre os termos em sua região ou em outras, por prazos que vão desde as últimas 24 horas até 10 anos atrás.

 

Exportar dados

 

Outra funcionalidade do Google Trends é a possibilidade de exportar os dados de tendência em formato CSV (comma separated values), facilitando a análise e o compartilhamento das informações obtidas durante a pesquisa. 

 

Consultas por mapa

 

No caso das consultas geográfica, o Google Trends disponibiliza visualizações de mapa que mostram a popularidade de um termo por região ou cidade. Essa funcionalidade pode ser útil para algumas estratégias de SEO que envolvem localidade. 

 

Como usar Google Trends no SEO?

 

Logo na página inicial, em destaque, é possível ver uma barra de pesquisa onde você pode procurar qualquer tema do seu interesse. A partir disso, você irá se deparar com um gráfico que mostra como o interesse desse termo flutuou nos últimos 12 meses. Mas vale lembrar que também é possível fazer análises sobre um período maior ou selecionar uma região diferente. 

No caso do Brasil e de outros países, a ferramenta permite até mesmo ver a popularidade do tema por estado ou por cidade. Mas afinal, como o Google Trends pode te ajudar no SEO?

Basicamente a ferramenta pode ser usada para tudo, desde previsões estratégicas até a otimização dos sites. Por isso, conhecer essa ferramenta é um conhecimento valioso para os profissionais da área. 

Confira a seguir algumas formas que o Google Trends pode te ajudar no SEO! 

 

Faça um estudo completo de palavras-chave

 

As palavras-chave são valiosas para o SEO e o Google Trends pode ser uma boa ferramenta para fazer análises completas. É possível ver o volume de busca, alcance por região e outras informações interessantes. 

No decorrer do texto, voltaremos a falar de palavras-chave na ferramenta. Continue a leitura! 

 

Obtenha ideias para a sua produção de conteúdo

 

Com os dados obtidos nas análises de palavras-chave, é possível obter ideias para produção de conteúdo. Isso porque a ferramenta traz informações sobre os tópicos que mais recebem buscas na internet ultimamente, ou seja, os assuntos que mais geram interesse no público. 

Focando nesses temas, é possível traçar estratégias para produzir conteúdos relevantes, o que consequentemente irá atrair mais usuários para as páginas da sua marca. Afinal, por melhor que sejam os conteúdos produzidos no seu site, eles só vão ser visualizados regularmente se tiverem relevância para a sua audiência, certo? 

 

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Descubra as principais tendências de pesquisa local

 

A partir dessa ferramenta, os profissionais de SEO podem conhecer quais são os assuntos mais comentados em determinadas regiões, entendendo assim os comportamentos e preferências do seu público-alvo. 

Essa visão detalhada das tendências de pesquisa local facilita a criação de projetos mais eficazes e personalizados, alinhados às preferências e necessidades específicas de cada área geográfica.

 

Tendências do Google Trends

 

O Google Trends é uma ferramenta para quem quer estar por dentro das tendências. Nele, há uma aba chamada “Em alta” que reúne os principais assuntos pesquisados no Google. 

Nessa função, é possível filtrar as tendências por localização e conferir as pesquisas mais populares em tempo real e de dias anteriores. Essas tendências são atualizadas de hora em hora e podem ser usadas para entender o que mais está atraindo a atenção do público no momento. 

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Google Trends para pesquisar palavras-chave

 

Como já te explicamos no decorrer do texto, uma das formas de se usar o Google Trends é obtendo análises completas das palavras-chave. Mas como isso funciona e como fazer isso?

A seguir te daremos dicas para ajudar nas suas pesquisas de palavras-chave na ferramenta. Confira!

 

Compreender o volume de pesquisa de palavras-chave

 

Uma das funcionalidades do Google Trends é o volume de pesquisa de cada termo em um período de tempo específico. Para os profissionais da área do SEO, esse tipo de informação é importante, pois o volume de busca indica se uma palavra-chave tende a atrair mais tráfego para um site. 

Com a ferramenta é possível inserir qualquer palavra-chave e ver gráficos de como o interesse nesse tópico cresceu e diminuiu ao longo de algum período. Vamos supor que o objetivo seja entender mais sobre o termo “moda praia” para traçar estratégias para uma empresa que trabalha com biquínis, maiôs e peças desse nicho. Na imagem a seguir, é possível entender a variação do interesse pelo termo e até mesmo o período em que foi mais pesquisado pelos usuários. 

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Descendo a tela, ainda é possível entender mais sobre o interesse regional por palavra-chave. Esse tipo de informação é válida para compreender em quais locais o termo é mais popular e assim direcionar estratégias de SEO local.

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A ferramenta ainda traz informações sobre assuntos e pesquisas relacionados ao termo. 

 

Identificar tendências de temporada

 

Grande parte dos profissionais que trabalham com SEO gosta de planejar o cronograma de conteúdos com antecedência e ficar atento às atualizações das palavras-chave. Por isso, monitorar as tendências por temporada na ferramenta pode ajudar a se antecipar e saber quando aquele tema é mais pesquisado. 

Os gráficos apresentados pelo Google Trends podem dar um norte para determinados assuntos, mostrando que alguns temas ficam mais relevantes em épocas do ano específicas, como feriados e outras datas comemorativas

 

Evitar palavras-chave temporariamente populares

 

O Google Trends pode ajudar a entender se a palavra-chave está realmente em alta ou se está em uma fase passageira. Caso você precise saber sobre a tendência legítima ou uma tendência momentânea de um termo, a ferramenta te mostra o interesse de pesquisa por tópicos populares nos últimos anos ou meses. 

Os “picos” são facilmente visíveis no Google Trends e ajudam a entender a popularidade de uma palavra-chave em determinados momentos. Um ótimo exemplo disso são as séries que viram assuntos na época de seus lançamentos. Na imagem a seguir, é possível ver o pico que “Outer Banks”, série lançada pela Netflix, teve no dia 10 de outubro, quando a quarta temporada estreou. Antes disso, o termo pouco teve destaque nas pesquisas do Google. 

Os termos que são tendências momentâneas dificilmente atrairão visitantes ao seu site fora da época em que estão em alta, por isso, é bom evitá-los em uma estratégia de conteúdo evergreen.

 

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Encontrar tópicos relacionados

 

O Google Trends é uma ferramenta valiosa, pois, ao analisar tendências de pesquisa, ele também sugere tópicos relacionados

Junto de qualquer termo pesquisado, duas tabelas exibem assuntos e pesquisas relacionados ao termo procurado. O usuário pode visualizá-los por tópicos e termos em ascensão ou pelos principais.

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Usar previsões de tendências

 

O Google Trends exibe dados de previsão de tendência para palavras-chave existentes. Com isso, se uma palavra relacionada ao seu negócio estiver projetada para aumentar no volume de buscas nos próximos meses ou ano, você poderá aproveitar isso para traçar estratégias. 

 

Otimizar a estratégia de SEO local

 

O Google Trends permite filtrar locais e sub-regiões específicas, por isso, é possível usá-lo para identificar tendências e ajustar sua estratégia de SEO local. É importante notar que muitos profissionais de marketing utilizam a navegação estruturada de palavras-chave da ferramenta, então ser inovador com frases de cauda longa é essencial. 

 

Melhorar a estratégia de SEO em vídeo

 

Imagine que sua empresa queira postar um vídeo tutorial sobre como usar um de seus produtos ou serviços, e você precisa saber o que as pessoas estão procurando sobre esse tema. Quando deseja que suas postagens de vídeo se destaquem, usar o Google Trends para identificar tópicos de vídeo em alta permite criar títulos e descrições mais alinhados com as pesquisas. 

Você pode alternar a pesquisa de palavras-chave do botão de pesquisa básica para o botão de pesquisa do YouTube. Isso oferece acesso instantâneo ao que as pessoas buscam sobre o tema do seu vídeo, ajudando a adaptar o conteúdo e as tags de forma eficaz.

 

Conte com a Experta! 

 

Como você viu, entender a funcionalidade do Google Trends é importante para quem trabalha com conteúdos relevantes para os usuários.

Na Experta, temos uma equipe especializada, experiente e pronta para pensar em conteúdos interessantes para o público. Valorizamos a construção de materiais ricos, informativos e de qualidade! 

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