Keywords ou, em português, palavras-chave, são peças essenciais em uma estratégia de SEO.
É por meio delas que alguém busca uma resposta em serviços de busca como o Google ou o Bing. Saber usá-las corretamente pode representar maiores chances de aparecer nos primeiros resultados das pesquisas de um buscador.
Neste post, falaremos sobre:
- o que são palavras-chave;
- qual a importância de utilizá-las;
- como utilizá-las;
- quais são os tipos de palavras-chave;
- quais as possíveis mudanças nos buscadores atuais.
O que é keyword (palavra-chave)?
Palavra-chave – ou keyword – é um termo ou expressão utilizado pelas pessoas para buscar algo na Internet.
A keyword resume o conteúdo de uma página e, consequentemente, sinaliza para o buscador o assunto a ser tratado. Sendo assim, se alguém pesquisar sobre aquele tema, provavelmente encontrará páginas otimizadas para a palavra-chave correspondente à busca.
Importância das palavras-chave
- Ilustração: freepik
Como já foi dito, elas são o elo entre quem busca algo na Internet e a sua página. Então, dentro de uma estratégia de Marketing, as keywords são cruciais para a construção de conteúdo para web. O uso correto, junto a outros fatores, representa ao serviço de buscas um dos indicadores de relevância no tema pesquisado.
Se o buscador considera seu conteúdo relevante, ele irá, como consequência, colocá-lo entre os primeiros da lista, o que aumentará as chances de um possível clique.
Quais palavras-chave usar?
Existem inúmeras alternativas para fazer uma pesquisa de palavras-chave para seu conteúdo. A busca pode ser rasa, usando o próprio Google, que completa as pesquisas com os termos mais buscados, ou mais profunda, por meio de plataformas especializadas.
Podemos citar entre essas plataformas o SEMrush, uma ferramenta paga que auxilia na construção de uma estratégia de SEO.
Existem também opções gratuitas como o Google Adwords e o Ubersuggest, que também podem ser utilizadas para encontrar palavras-chave.
Por meio da pesquisa de keyword, é possível saber a quantidade de tráfego e o custo por clique, informações cruciais para a escolha dos termos que irão compor a estratégia de Marketing de Conteúdo.
A quantidade de tráfego indicará a competitividade do termo: quanto maior o tráfego, maior é a competição pelo ranqueamento. Já o custo por clique pode mostrar que os acessos de determinada palavra-chave refletem em conversões, ou seja, o indivíduo, ao final, consome o produto oferecido pela página.
Termos genéricos ou específicos?
- Ilustração: freepik.com
Essa é uma questão importante na escolha das keywords de seu conteúdo. Mas, o que são palavras-chave genéricas e específicas?
Genéricos ou head tails
Costumam ser termos que não expressam uma intenção determinada de quem busca. Eles apresentam um relevante tráfego. No entanto, uma concorrência igualmente maior.
Por serem gerais, acabam diminuindo as conversões, já que o seu conteúdo pode não corresponder com o interesse de quem busca.
Por exemplo: “depilação a laser”. O termo usado na busca pode ser utilizado por alguém que quer realizar o procedimento ou, simplesmente, por quem quer saber mais sobre o assunto.
Específicos ou long tails
São termos que deixam clara a intenção de quem busca. Eles apresentam um tráfego menor que os termos genéricos. Consequentemente, uma competição menor.
No entanto, costumam ser mais eficientes para conversões, já que, quando alguém acessa seu site por meio de um desses termos, provavelmente sua intenção já é clara.
Por exemplo: “empresa depilação a laser Recife”. As palavras usadas demonstram que a pessoa está interessada nesse tipo de procedimento estético e, provavelmente, está procurando a melhor opção nas redondezas.
Palavras-chave no conteúdo
Escolhidas as palavras certas, está na hora de utilizá-las em seu conteúdo. Essa é a parte em que surgem as principais dúvidas. O ideal é colocá-las de maneira natural e contextualizada, nunca repetindo inúmeras vezes: evitando que o buscador desclassifique o seu material.
Em um vídeo no YouTube, Flávia Crizanto, jornalista e fundadora da Experta Media, oferece dicas sobre vários assuntos envolvendo SEO e otimização de sites, além de responder algumas questões acerca das keywords. Para ela, a quantidade de palavras-chave em uma página não deve ser considerada à risca:
“(…) O que a gente precisa é ter um texto contextualizado. Mais do que pensar se aquela palavra-chave tem X%, pense não só na palavra-chave, mas em todo o contexto das palavras que estão lá (…)”.
A profissional considera que pensar em percentual de uso de palavras-chave no texto não deve ser uma grande preocupação na hora da escrita de um conteúdo para Internet. Entretanto, o uso nos títulos e heads (subtítulos) é fundamental.
Ainda no mesmo vídeo, a Flávia também afirma que não é necessário utilizar como regra a palavra-chave logo no começo do título ou das title tags. Para ela, o importante é manter a qualidade e a compreensão e, por isso, ter a keyword no título pode já ser suficiente.
Se você buscar algo no Google ou Bing, verá que nem sempre a palavra-chave fica o mais à esquerda possível.
Crizanto explica que, para quem trabalha com conteúdo de empresas de serviços, pode ser interessante utilizar as palavras-chave o mais à esquerda possível, para beneficiar o SEO para e-commerce.
Já para um conteúdo jornalístico, por exemplo, basta apenas estar no título. Lembrando sempre que a localização da keyword no título deve ser natural e coesa. No vídeo, ainda é possível retirar outras dúvidas acerca do tema.
Se você quer aprofundar-se mais ainda no assunto, baixe nosso material “Guia de SEO“. Nele você encontrará dicas preciosas de SEO para sua página:
Intenções de buscas
O Web Ranking PM Manager do Bing, Frédéric Dubut, afirmou durante a Search Marketing Expo (SMX) de 2020, que os buscadores estão cada vez mais perto de substituir a keyword search pela search intent (em português, intenção de pesquisa).
De acordo com o profissional, os buscadores desejam aperfeiçoar, cada vez mais, seus algoritmos para captar a intenção de quem busca. Ele esperava que essas empresas migrassem o foco para o intent search. Essa mudança representaria uma necessidade de quem trabalha com SEO repensar os métodos de ranqueamento, já que eles podem tornar-se obsoletos gradualmente.
Mudanças em SEO e no uso de keywords
- Ilustração: freepik
Já o Webmaster Trends Analyst do Google, John Mueller, não concorda com o pensamento de Frédéric. Em uma chamada de vídeo, ele foi perguntado sobre substituir o método keyword search por intent search, e respondeu:
“Eu não vejo assim (…) mesmo que os buscadores estejam trabalhando para entender mais que apenas as palavras (keywords), mostrar palavras específicas para os usuários pode fazer com que eles entendam, de maneira mais fácil, do que se trata sua página (…)”.
Ele acredita que sempre haverá espaço para keyword search, independentemente dos avanços dos algoritmos. Ainda existe muita evolução possível no universo SEO, o que, com certeza, representará novos desafios para os profissionais da área. Por enquanto, o ideal é acompanhar todos os avanços propostos pelos buscadores.
Por isso, é importante ficar de olho nas novidades do mercado. Você pode acompanhá-las aqui no blog da Experta!
Faça seu site vender mais com a Experta!
A Experta se destaca no mercado de SEO e crescimento orgânico. Somos especialistas em otimizar sites para aumentar o tráfego orgânico, gerando mais visitas, obtendo mais cliques e aumentando as chances de conversão online.
Através da metodologia exclusiva de SEO, Conteúdo e Link Building, conseguimos resultados expressivos para diversos clientes, como é o caso da Ruby Academy, que alcançou mais de 280% de crescimento em tráfego orgânico através do nosso trabalho.
Entre em contato conosco e solicite uma análise gratuita do seu site. Vamos montar um plano personalizado para você e te explicar como funcionam os nossos serviços.