Pesquisa de palavras-chave: encontre os termos certos para seu site com o Keyword Planner

Entenda como a pesquisa de palavras-chave pode melhorar suas estratégias de SEO e confira dicas para encontrar os melhores termos com o Google Keyword Planner.

Publicado em: 27 de outubro de 2023
Atualizado em: 29 de julho de 2024

Com uma enorme fonte de informações disponíveis na internet, a maioria de nós recorre a pesquisas on-line para encontrar respostas e soluções. Você já parou para pensar como isso pode ser uma estratégia valiosa para a sua página? 

Tudo o que você precisa é compreender como funciona a otimização de sites. E o primeiro passo é saber realizar uma pesquisa de palavras-chave.

Se você está se perguntando como a escolha do termo certo se relaciona com fatores de ranqueamento nos motores de busca, este post é para você!

Ao longo do conteúdo, vamos explicar como identificar as palavras-chave ideais, quais ferramentas auxiliam no processo, qual é a importância desse levantamento para as estratégias de SEO e como usá-lo para impulsionar um negócio on-line.

Se você deseja aprofundar seus conhecimentos neste tema, continue a leitura!

O que é pesquisa de palavras-chave?

Imagine alguém se preparando para ir a uma festa de Halloween, mas não tem nada para vestir. Provavelmente, ela irá pesquisar no Google “fantasias de Halloween” ou alguma variação disso: “fantasias de Halloween feminina” ou “fantasias de Halloween casal”, por exemplo.

São justamente essas as palavras-chave!

A palavra-chave, também chamada de keyword, consiste no termo procurado pelas pessoas nas buscas feitas pela internet.

Uma pesquisa de palavras-chave tem a finalidade de identificar quais são os termos mais procurados pelo seu público-alvo

Ao entender o que os seus clientes em potencial estão buscando, fica mais fácil criar uma estratégia para oferecer conteúdos relevantes, atrativos e que consigam oferecer as soluções desejadas.

A partir dessa compreensão, é possível afirmar que a pesquisa de palavras-chave é fundamental para criar conteúdo útil e bem posicionado para o seu nicho.

Diferenças de palavras-chave

Sim, existem diferenças quando o assunto é palavra-chave. Mas não precisa se preocupar, compreender essas particularidades é uma tarefa simples e fácil. Confira os conceitos a seguir:

Head tail

Compreende as palavras-chave mais gerais e que recebem um maior volume de buscas. 

Em nosso exemplo, a head tail é “fantasias de Halloween”, cujo volume de busca, segundo o Ahrefs é 52.000.

As palavras-chave head tail são aproveitadas por empresas que querem conquistar maior tráfego orgânico. No entanto, é preciso levar em consideração os seguintes fatores na pesquisa de keywords em head tail

  • Potencial para aumentar o número de visitas: termos amplos atraem um público maior, se comparado aos específicos. Portanto, ao ranquear uma palavra-chave head tail, as visitas na sua página tendem a aumentar significativamente. 
  • Maior concorrência: quanto mais buscas, maior a concorrência. Afinal, uma palavra abrangente pode ser encontrada em vários conteúdos e páginas. Assim, a competição pelo ranqueamento é muito maior. 
  • Conteúdos mais trabalhados: para se destacar em buscas por palavras head tail, o conteúdo deve ser completo e otimizado. É necessário estar à frente dos concorrentes, considerando a alta competitividade.
  • Atualização constante: uma vez alcançada uma boa posição para um conteúdo com palavra-chave head tail, é preciso mantê-lo atualizado para não cair de posição.

Long tail

Palavras-chave de cauda longa ou long tail são mais específicas. 

Em nosso exemplo, as long tail são “fantasias de Halloween feminina” e “fantasias de Halloween casal”.

A pesquisa por “fantasias de Halloween” mostrará ideias e lojas de fantasias para todos os públicos, desde crianças até adultos. Porém, ao especificar o que procura, o Google irá segmentar as buscas para o público feminino ou casais de namorados, por exemplo.

Enquanto “fantasias de Halloween” tem um alto volume de buscas (52.000), os termos “fantasias de Halloween feminina” e “fantasias de Halloween casal” tendem a receber menos por serem mais específicos, respectivamente 6.300 e 2.600.

Veja a análise feita no Ahrefs:

Pesquisa de palavras-chave: encontre os termos certos para seu site com o Keyword Planner
A ferramenta “Keywords Explorer” do Ahrefs mostra algumas das long tails mais pesquisadas da palavra-chave em questão. Reprodução/Ahrefs

E qual é a vantagem? 

A oportunidade de ranqueamento é maior! Apesar das buscas por palavras específicas serem menores, elas são menos concorridas. 

Por isso, é importante considerar os seguintes aspectos para a pesquisa de palavra-chave long tail

  • Concorrência menor: a probabilidade de alguém buscar por um termo específico é mais baixa, por isso, não há tantos conteúdos e sites ranqueando para uma palavra-chave com essa característica. 
  • Atrair tráfego orgânico qualificado: quem faz uma busca mais específica costuma ter um objetivo claro. Logo, a long tail não atrai um público genérico, mas sim visitantes interessados. 
  • Conteúdos aprofundados: nos conteúdos de cauda longa, os assuntos podem ser aprofundados, pois têm a intenção de demonstrar domínio sobre determinado assunto.
  • Maior chance de conversão: os visitantes podem se converter em leads de forma mais rápida, pois a pessoa tem um interesse prévio pelo assunto.

Tipos de palavras-chave

O processo de escolha de uma palavra-chave, bem como o acompanhamento dos seus resultados, depende da análise das intenções de busca por trás de cada termo. 

Por isso, existe a classificação de palavras-chave de acordo com as intenções de buscas. São quatro tipos:

1) Informativo

A intenção é a busca por informações e respostas para perguntas específicas. 

Geralmente, essas palavras-chave são práticas, com a única intenção de responder questões que começam com o que, onde, por que, quem e como.

As palavras-chave informacionais podem ter um alto volume de buscas, mas representam visitantes sem intenção de compra. 

Por exemplo: “o que é Halloween”.

2) Navegação

É uma palavra que tem o objetivo de encontrar um domínio específico. Um exemplo é quando alguém busca diretamente pelo nome de uma empresa.

Considerando que, no geral, o nome de uma marca é exclusivo, essa é uma palavra-chave que não entra em concorrência com outras. 

As pessoas que fazem essa navegação, normalmente, já conhecem a empresa, sendo uma fonte de tráfego orgânico para marcas reconhecidas no mercado. 

Por exemplo, quando alguém nos conhece em algum evento e nos procura no Google por “Experta” para saber mais sobre a agência

3) Transacional

São as palavras-chave que têm maior intenção de compra

Ou seja, o consumidor não quer apenas saber mais sobre algum assunto, ele quer de fato efetuar a compra de um produto ou serviço.

Elas são específicas e já indicam a decisão pela compra do produto ou pela vontade de adquirir um serviço. Apresentam termos como: “onde comprar”, “inscrição em”, “à venda”, entre outras expressões. 

Por exemplo: “onde comprar fantasias de Halloween”.

4) Comercial

Aqui a intenção pode até ser de compra, mas no sentido de buscar mais informações sobre produtos ou serviços

Assim, na pesquisa há palavras-chave com intenções comerciais, podendo ser de comparação entre produtos, procura por ofertas ou descontos, por exemplo.

Por exemplo: “fantasias de Halloween baratas”.

Variáveis de palavra-chave

Há muitas alternativas para realizar uma pesquisa de palavras-chave, porém, é importante conhecer quais são as variáveis essenciais a serem consideradas na seleção.

Aqui estão as principais variáveis ​​para pesquisar palavras-chave:

Volume

Indica o número de buscas mensais que um termo recebe. É um aspecto importante para conferir relevância aos conteúdos. 

Por isso, é fundamental analisar as buscas voltadas para cada nicho de mercado, identificando os interesses do público-alvo. 

Dificuldade

É um critério que auxilia na realização de escolhas estratégicas. Se um site com boa autoridade e bem avaliado pelo Google já está ranqueando para uma palavra-chave que você pretende escolher, talvez seja melhor optar por outro termo. 

A mudança é necessária, pois aquela palavra-chave poderá representar uma enorme dificuldade para ranquear nas buscas. Por isso, é importante fazer escolhas viáveis para o seu nicho. 

No entanto, é importante avaliar se a palavra apresenta uma dificuldade orgânica ou se ela está no topo por usar mídia paga. 

Muitas empresas compram links patrocinados para determinadas palavras, o que não significa que elas sejam, de fato, difíceis para o ranqueamento.

Oportunidade

Ao realizar uma pesquisa no Google, você já notou que aparecem outros tipos de resultados, além de sites? Isso inclui vídeos, imagens, empresas locais, mapas, anúncios, entre outros.

Trata-se dos resultados patrocinados e dos featured snippets. Estes consistem em trechos em destaque com intuito de responder de forma resumida a uma pesquisa feita no Google.

Pesquisa de palavras-chave: encontre os termos certos para seu site com o Keyword Planner
Neste caso, os featured snippets são as imagens que o Google mostra em primeiro lugar e os patrocinados à direita. Reprodução/Google

Esses elementos competem pela atenção dos usuários e diminuem a taxa de cliques nos resultados orgânicos. Quanto mais eles aparecem nos resultados, menor é a oportunidade para um termo específico. 

Dessa forma, a pesquisa de palavras-chave também deve considerar a oportunidade como uma de suas variáveis. 

Posição atual

É preciso analisar a posição atual do seu site para ter dimensão de como será o desempenho para determinada palavra-chave.

Isso ajuda a identificar quais páginas podem ser otimizadas para melhorar a posição ou quais conteúdos devem ser criados para a página ser ranqueada.

Por que a pesquisa de palavras-chave é importante?

Uma pesquisa de palavras-chave dá dicas sobre o comportamento e o interesse dos usuários. 

Esse tipo de levantamento permite compreender quais são os temas e as informações mais relevantes para o seu público-alvo, o que auxilia na criação de conteúdo mais direcionado e eficiente para a conversão de leads.

Sem a pesquisa de palavras-chave, o marketing de conteúdo não funciona, pois o material produzido não terá visibilidade. 

Além disso, atualizar suas páginas para palavras-chave específicas ajuda a aumentar a autoridade do site, segundo os mecanismos de busca.

Assim, a pesquisa de palavra-chave é responsável por: 

Orientar o trabalho de SEO

Uma pesquisa de palavras-chave bem feita é a base do SEO técnico. Pois, além de qualidade, ele depende de estratégias. 

Por isso, a seleção da palavra-chave a ser trabalhada nos conteúdos é uma das etapas mais importantes para o SEO on-page

A intenção da busca, o nível de concorrência, a angulação do conteúdo e outros detalhes vão guiar a fase de produção. 

Avaliar números e métricas na pesquisa faz toda diferença para a construção de conteúdos atrativos, tanto para os motores de busca, quanto para o público-alvo. 

Melhora o posicionamento nos mecanismos de busca

É justamente por meio das palavras-chave que os usuários vão encontrar seu produto ou serviço no Google.

Assim, um conteúdo bem planejado, otimizado com técnicas de SEO e palavras-chave corretas tem a maior probabilidade de obter uma boa classificação nos resultados de busca. 

Até porque, quando pesquisamos algo na internet, raramente vamos além da primeira página de resultados, não é mesmo?

Portanto, esse é um dos objetivos da pesquisa de palavras-chave. Todas as análises têm como finalidade encontrar o caminho mais eficaz para alcançar um bom posicionamento e atrair muitos visitantes para a página.

Como realizar uma pesquisa de palavras-chave eficiente?

Agora, é o momento de ver como os conceitos trazidos até aqui funcionam na prática. Para encontrar os termos certos e melhorar o ranqueamento de sua página, considere os seguintes passos:

Explore ferramentas

O uso de ferramentas é essencial para realizar uma pesquisa de palavras-chave mais detalhada. Esses recursos permitem conferir as métricas e fazer as análises de cada termo, facilitando a escolha certa para a sua estratégia de conteúdo. 

As principais ferramentas gratuitas que podem ajudar nesse processo são: 

  • Google Keyword Planner
  • Google Trends
  • Ubersuggest
  • Keyword Tool

Ferramentas pagas:

  • Ahrefs
  • SEMRush
  • Moz

Faça brainstorming

É importante colocar suas ideias em ordem e definir: 

  1. Qual público eu quero alcançar?
  2. Qual é a linha de conteúdo que deve ser seguida?
  3. Qual é o posicionamento da minha página em relação aos concorrentes? 

Essas perguntas vão ajudar a entender o objetivo por trás da escolha de uma palavra-chave. 

Com essas informações, é possível ter uma estimativa de como será o desempenho do conteúdo, agilizando o processo de produção e, também, o de acompanhamento dos resultados.

Conheça seu público

O primeiro passo em uma pesquisa de palavras-chave é conhecer bem o seu público. O que eles procuram? Como procuram? E onde procuram? 

Saiba qual solução seus potenciais clientes desejam e descubra quais os principais termos e expressões que eles utilizam para procurar essa solução nos mecanismos de busca. Assim, você será capaz de identificar oportunidades e concorrentes no seu nicho.

Além disso, você deve saber quais plataformas seu público-alvo mais utiliza. Seja Google, Bing ou até mesmo redes sociais, como Instagram, TikTok e YouTube.

Analise a concorrência

A análise da concorrência revela o quão disputada uma palavra-chave é nos mecanismos de busca. Ou seja, ela mostra quantos sites ou blogs você precisa competir para conseguir uma boa posição. 

Quanto maior a concorrência, mais difícil é! Sobretudo se sua página não tem autoridade de domínio

Então, esse é um passo fundamental para garantir que todo o seu trabalho não seja jogado fora! Encontre outras alternativas e variações de palavras-chave para ter mais resultados orgânicos.

Saiba mais sobre o Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma ferramenta que revolucionou o marketing digital e as estratégias de tráfego orgânico. É uma funcionalidade gratuita oferecida pelo Google que nos permite descobrir e analisar as palavras-chave mais relevantes para cada negócio. 

Tudo começou com o Google AdWords, lançado nos anos 2000 como uma plataforma de publicidade online. Lá os anunciantes podiam criar anúncios de texto e exibi-los nos resultados de pesquisa. 

No entanto, desde então já havia um desafio: como escolher as palavras-chave certas para segmentar os anúncios e alcançar o público certo?

Foi aí que o Planejador de Palavras-chave entrou em cena. Originalmente, era uma ferramenta interna usada pelos próprios funcionários do Google para otimizar campanhas de anúncios. Mas, conforme a demanda por publicidade on-line crescia, o Google percebeu que essa ferramenta poderia ser valiosa para todos os anunciantes e proprietários de sites. 

Então, em 2013 aconteceu o lançamento oficial do Google Keyword Planner como parte do Google AdWords (que posteriormente se tornou o Google Ads). A ferramenta foi projetada para ajudar os anunciantes a encontrar palavras-chave relevantes, estimar o volume de pesquisa e planejar suas campanhas de anúncios com base em dados reais.

interface google keyword planner
Para acessar o Keyword Planner, clique em “Ferramentas” na aba lateral e selecione o “Planejador de palavras-chave”. Reprodução/Google Ads

Agora que você já compreendeu a importância de saber as palavras-chave corretas e como o Keyword Planner pode ajudar nesse processo, vamos aprender como usar essa ferramenta para maximizar seus esforços de SEO.

Descubra novas palavras-chave

Certamente o carro chefe do Keyword Planner é a pesquisa de palavras-chave, afinal foi para isso que essa plataforma foi desenvolvida. Para começar a pesquisa, você precisa:

  1. Acesse o Google Keyword Planner (você pode encontrá-lo na aba “Ferramentas” dentro do Google Ads);
  2. Clique em “Descobrir novas palavras-chave”;
  3. Selecione a opção “Começar com um site” na parte superior;
  4. Insira os termos relacionados ao seu nicho, produto ou serviço;
  5. Dê “Enter” para salvar cada termo;
  6. Clique em “Ver resultados” e explore as sugestões geradas. Elas podem incluir variações, sinônimos e termos relacionados.
descobrindo novas palavras-chave com o google keyword planner
Logo abaixo, você também pode inserir um site para restringir ainda mais os termos e remover ideias de palavras-chave sem relação direta com seus serviços. Reprodução/Google Ads

O Keyword Planner ajuda a descobrir termos que você talvez não tenha considerado, o que é excelente para expandir a estratégia. Imagine, por exemplo, que você tem um e-commerce de roupas. 

Ao pesquisar “vestido de festa”, a ferramenta sugere variações como “vestido de festa longo” ou “vestido para casamento”. Essas opções podem ampliar seu público-alvo e tornar seu site bem posicionado no Google. 

Confira o volume de buscas

Como falamos anteriormente, o volume de buscas é uma métrica que indica quantas vezes determinada palavra-chave ou frase é pesquisada pelos usuários nos mecanismos de busca durante um período específico, geralmente mensalmente. Veja como verificar:

Na mesma página de resultados de variações de palavra-chave, você pode observar a média de pesquisas mensais (volume de busca) de cada termo sugerido.

conferindo volume de buscas com o google keyword planner
Nas colunas ao lado, você também pode analisar a oscilação no volume de buscas, a concorrência para cada KW e o menor e o maior valor de custo por clique (CPC). Reprodução/Google Ads

Se você vende produtos sazonais, como biquínis, por exemplo, esses dados serão indispensáveis. Ao criar uma estratégia, o analista de SEO provavelmente irá focar em palavras-chave com alto volume durante o verão e mudar a dinâmica em outras épocas.

Como encontrar keywords com alto volume de buscas? 

Palavras-chave populares geram mais tráfego, mas também têm mais concorrência. Encontrar o equilíbrio é importante. 

Por exemplo, pensando em um blog de receitas, “receitas fáceis” é uma palavra-chave com alto volume. No entanto, a concorrência é acirrada. O que podemos fazer é segmentar “receitas fáceis para iniciantes” para atrair um público específico.

Para identificar palavras-chave com alto volume, siga estas dicas:

  • Foque em termos relevantes ao seu público-alvo;
  • Verifique a concorrência. Evite palavras extremamente competitivas (de alta concorrência);
  • Considere palavras-chave de cauda curta (geralmente mais populares) e de cauda longa (mais específicas).

Buscas específicas para um local

O SEO local é aquele que se concentra em otimizar seu site para pesquisas específicas de uma região geográfica ou localização. Nesse caso, adaptar as palavras-chave é indispensável. 

Se estamos criando uma estratégia para um restaurante em São Paulo, as keywords podem ser algo como “melhor restaurante em SP”.

A boa notícia é que o Keyword Planner permite segmentar por região. Veja como:

  1. Na mesma página de resultados, clique no filtro de geolocalização (fica ao lado da palavra-chave pesquisada);
  2. Insira a cidade, região ou país desejado (é possível selecionar vários);
  3. Clique em “Salvar” e analise as sugestões de palavras-chave com base na localização.
segmentando buscas para um local com o google keyword planner
A ferramenta mostra o alcance da região, ou seja, uma estimativa do número de pessoas que estão no local selecionado ou que têm interesse nele, com base no número de usuários conectados que acessam sites do Google. Reprodução/Google Ads

Palavras-chave de long tail 

Ao abrir o Keyword Planner, se você se deparar com sugestões de palavras-chave que mais parecem frases completas, não se assuste. As long tail keywords, como são conhecidas, têm menor volume de buscas, mas geralmente têm uma competição mais baixa.

Em outras palavras, elas são mais fáceis de ranquear nos resultados de pesquisa e têm maior potencial de conversão, pois refletem uma intenção de busca mais precisa por parte do usuário.

Por exemplo, um blog sobre jardinagem pode usar “como plantar tomates orgânicos em vasos” como palavra-chave de cauda longa. Da mesma forma, um e-commerce de sapatos pode se beneficiar de termos como “melhor tênis para corrida em trilhas”.

Essas possibilidades demonstram como as long tail keywords podem direcionar usuários que estão mais propensos a se engajar com seu conteúdo ou realizar uma compra.

Keywords de baixa concorrência

Evite competir com gigantes. Escolha palavras-chave menos disputadas para obter melhores resultados. Para começar, siga esses passos:

  1. Verifique a coluna “Concorrência” no Keyword Planner;
  2. Escolha termos com concorrência moderada ou baixa.

Ao selecionar as keywords de baixa concorrência, você aumenta suas chances de ranqueamento mais rápido nos resultados de busca. 

Imagine que você tem uma livraria virtual e quer começar a ranquear melhor para seus livros de romance. 

Ao abrir o Keyword Planner, você encontra o termo “livros de romance mais vendidos em 2024”. Esta é uma frase de cauda longa que especifica exatamente o que seu público está procurando e pode parecer ideal à primeira vista.

Mas, provavelmente ela já é utilizada por marcas concorrentes que são grandes nomes do mercado, como Amazon e Magazine Luiza. O que fazer nesse cenário?

Você pode optar por usar uma variação ainda mais específica, como “romances contemporâneos brasileiros 2024”. Essa frase ainda captura a intenção de compra de um público interessado em romances, mas com uma competição potencialmente menor.

Desse modo, você não estará tentando competir com gigantes e ainda assim pode melhorar suas chances de atrair visitantes mais qualificados e propensos a converter em vendas na sua livraria virtual.

Temas de destaque

Outra funcionalidade interessante da ferramenta é a capacidade de identificar temas de destaque – por enquanto, esta opção só está disponível para pesquisas em inglês. Isso ajuda demais na criação de conteúdo atualizado e atrativo para o seu público-alvo.

Para identificar essas tendências e temas relevantes, você pode explorar a seção “Ideias de grupo de anúncios” no Keyword Planner. Nessa área, você encontrará grupos de palavras-chave relacionados que refletem interesses atuais e comportamentos de busca dos usuários.

Keywords dos concorrentes

Conhecer as keywords dos concorrentes é um passo importante para entender as suas estratégias de SEO e assim desenvolver as suas próprias. Por exemplo, uma loja virtual de eletrônicos pode investigar as palavras-chave utilizadas por um concorrente líder para ajustar sua própria estratégia e captar uma fatia maior do mercado.

Veja como você pode descobrir as palavras-chave dos seus concorrentes:

  1. Na interface do Keyword Planner, clique em “Descobrir novas palavras-chave”;
  2. Selecione a opção “Começar com um site” na parte superior;
  3. Insira o site de um concorrente no Keyword Planner;
  4. Clique em “Ver resultados” e analise as palavras-chave sugeridas e as estratégias recomendadas pelo planner.
analisando concorrentes com google keyword planner
Aqui, você pode analisar o site inteiro ou uma URL específica. Reprodução/Google Ads

Outras ferramentas para pesquisar palavras-chave no Google 

Embora o Google Keyword Planner seja uma excelente ferramenta, existem várias outras que podem complementar sua estratégia de pesquisa de palavras-chave. Vamos ver algumas delas brevemente.

Google Trends

O Google Trends é conhecido por mostrar a popularidade de termos de pesquisa ao longo do tempo. É uma boa ferramenta para quem deseja identificar tendências sazonais e aumentar o engajamento em momentos estratégicos. 

Veja como fazer essa pesquisa:

  1. Acesse o Google Trends;
  2. No menu suspenso, selecione o Explorar;
  3. Em seguida, adicione seu termo de pesquisa;
  4. Personalize o período como desejar.
exemplo google trends
Reprodução/Google Trends

Ubersuggest

O Ubersuggest oferece sugestões de palavras-chave, ideias de conteúdo e análise da concorrência, além de fornecer dados sobre volume de buscas e CPC (custo por clique). Veja como acessar:

  1. Acesse o site e no menu lateral selecione “Pesquisa de Palavra-chave”;
  2. Insira uma palavra-chave no buscador;
  3. Observe os dados e ideias de keywords mais populares. 
exemplo ubersuggest
Ubersuggest/Reprodução

Semrush

O SEMrush é uma ferramenta completa de SEO que oferece uma análise aprofundada das palavras-chave, incluindo volume de buscas, dificuldade, e insights sobre a concorrência. Para isso:

  1. Cadastre-se no SEMrush;
  2. Acesse a ferramenta Keyword Magic;
  3. Digite sua palavra-chave principal;
  4. Analise as ideias de palavras-chave;
  5. Avalie as métricas.
exemplo semrush
Reprodução/Semrush

Ahrefs

O Ahrefs é conhecido por sua capacidade de análise de backlinks, mas também oferece uma ferramenta robusta de pesquisa de palavras-chave. Veja como buscar essas palavras:

  1. Acesse o Ahrefs e faça login na sua conta;
  2. Use o Explorador de Palavras-Chave;
  3. Digite sua palavra-chave principal na barra de pesquisa;
  4. Escolha um dos seis relatórios de ideias de palavras-chave disponíveis;
  5. Analise os resultados;
  6. Crie uma lista de palavras-chave.
ideias de palavras-chave do ahrefs
Reprodução/Ahreds

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Como saber se escolhi os termos certos?

Com tantas variáveis a serem analisadas, é normal bater uma insegurança sobre se, de fato, a palavra-chave escolhida é a ideal. Principalmente, sabendo que o termo é fundamental para uma estratégia de conteúdo. 

Mas não se preocupe, no SEO, assim como em qualquer estratégia, a tentativa faz parte. Para avaliar o desempenho das keywords, você pode se apoiar em alguns indicadores. Para isso, confira as seguintes orientações:

Monitore resultados

É importante monitorar os resultados dos termos escolhidos ao longo do tempo, conferindo se a estratégia funcionou ou se serão necessários ajustes. 

Uma boa forma de fazer o monitoramento é verificar em qual posição dos motores de busca sua página está para a palavra-chave selecionada. 

Confie nas métricas

As métricas funcionam como referência para a sua estratégia. 

Se você observar aumento no tráfego orgânico, maior número de cliques e melhoria na posição do seu site nos resultados de busca, significa que você está no caminho certo.

Mas atenção: não adianta alcançar as primeiras posições e achar que o trabalho terminou. É preciso alimentar aquela palavra-chave por meio do link building e da linkagem interna no site para garantir que ela irá permanecer no topo!

Por outro lado, se as métricas pouco se alteram, é sinal de que algo está errado! Nesse caso, o problema pode estar além da palavra-chave. Por isso, é aconselhável realizar uma auditoria de SEO.

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